Salário para o cargo de Locutor de chamadas (promocionais e institucionais)
CBO 2617-15 > Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Locutor de chamadas (promocionais e institucionais) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Quanto ganha um Locutor de chamadas (promocionais e institucionais)

Um Locutor de chamadas (promocionais e institucionais) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.558,69 e R$ 4.124,46, com a média salarial de R$ 2.154,99 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Locutor de chamadas (promocionais e institucionais)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.154,99 25.859,86 538,75 11,54
1º Quartil 1.558,69 18.704,27 389,67 8,35
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 9,64
3º Quartil 3.145,49 37.745,83 786,37 16,84
Teto Salarial 4.124,46 49.493,47 1.031,11 22,09


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.605 - 6.616 2.839,13 1.604,73 2.154,50 5.462,43 6.616,26
São Paulo - SP 1.721 - 6.266 2.915,47 1.720,86 2.319,00 5.173,47 6.266,26
São Luís - MA 1.545 - 3.853 2.303,00 1.544,78 2.057,00 3.181,39 3.853,39
Belo Horizonte - MG 1.895 - 5.701 3.237,98 1.894,67 3.468,00 4.707,09 5.701,36
Porto Alegre - RS 1.850 - 3.993 2.283,16 1.850,06 2.022,00 3.296,75 3.993,12
Duque de Caxias - RJ 1.658 - 2.493 1.794,75 1.658,43 1.707,10 2.058,21 2.492,97
João Pessoa - PB 1.440 - 5.671 2.418,78 1.439,67 1.510,00 4.681,67 5.670,58
Campo Grande - MS 1.826 - 5.013 3.351,74 1.825,92 3.986,00 4.139,00 5.013,28
Niterói - RJ 1.554 - 4.350 2.789,03 1.554,20 3.501,00 3.591,64 4.350,30
Cascavel - PR 1.723 - 3.201 1.970,42 1.723,00 1.723,71 2.642,82 3.201,06
Brasília - DF 1.640 - 7.378 3.494,76 1.640,10 3.058,50 6.091,74 7.378,50
Feira de Santana - BA 1.476 - 2.155 1.588,56 1.475,62 1.565,00 1.779,44 2.155,32
Fortaleza - CE 1.424 - 4.025 2.159,02 1.423,88 1.772,42 3.323,25 4.025,22
Belém - PA 1.441 - 2.964 1.732,64 1.441,09 1.510,00 2.446,88 2.963,73
Caxias do Sul - RS 1.458 - 2.863 1.900,86 1.457,63 1.957,00 2.364,13 2.863,50
Goiânia - GO 1.827 - 4.753 2.955,48 1.826,63 3.215,00 3.924,00 4.752,87
Florianópolis - SC 1.574 - 3.646 2.037,72 1.574,00 1.721,00 3.010,14 3.645,98
São João de Meriti - RJ 1.624 - 2.869 1.979,72 1.623,56 2.015,00 2.368,43 2.868,71
Ribeirão Preto - SP 1.797 - 5.193 3.036,34 1.796,90 3.274,00 4.287,71 5.193,41
Recife - PE 1.516 - 2.694 1.767,26 1.516,14 1.600,00 2.224,29 2.694,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.526 - 4.472 2.245,06 1.526,44 1.797,00 3.692,32 4.472,25
São Paulo 1.615 - 5.038 2.572,14 1.614,61 2.228,00 4.159,15 5.037,69
Minas Gerais 1.427 - 4.025 2.084,71 1.427,07 1.747,00 3.322,71 4.024,56
Santa Catarina 1.504 - 3.740 2.088,67 1.503,54 1.863,00 3.088,07 3.740,36
Rio Grande do Sul 1.444 - 3.574 2.032,98 1.443,60 1.945,00 2.950,39 3.573,60
Paraná 1.574 - 4.099 2.227,12 1.574,26 1.880,00 3.383,87 4.098,64
Maranhão 1.435 - 3.540 1.962,79 1.435,11 1.680,00 2.923,00 3.540,43
Bahia 1.426 - 3.087 1.812,00 1.426,05 1.565,00 2.548,40 3.086,70
Goiás 1.438 - 3.914 2.020,57 1.438,39 1.575,00 3.231,82 3.914,47
Pará 1.442 - 3.364 1.905,62 1.441,59 1.694,00 2.777,57 3.364,27
Pernambuco 1.460 - 2.966 1.781,24 1.460,50 1.543,18 2.448,86 2.966,14
Ceará 1.412 - 3.196 1.822,23 1.412,00 1.542,00 2.638,68 3.196,05
Mato Grosso do Sul 1.412 - 4.916 2.420,86 1.412,00 2.000,00 4.058,41 4.915,67
Mato Grosso 1.444 - 4.236 2.337,66 1.443,96 2.330,00 3.497,41 4.236,17
Paraíba 1.412 - 4.197 1.968,79 1.412,42 1.510,00 3.465,25 4.197,21
Rondônia 1.414 - 2.485 1.671,99 1.414,38 1.560,00 2.051,56 2.484,91
Espírito Santo 1.470 - 2.936 1.788,66 1.469,60 1.686,00 2.424,27 2.936,34
Rio Grande do Norte 1.448 - 3.135 1.916,49 1.447,82 1.807,00 2.588,64 3.135,43
Sergipe 1.708 - 3.651 2.367,37 1.707,91 2.047,60 3.014,55 3.651,31
Piauí 1.412 - 10.365 3.170,15 1.412,00 1.449,00 8.557,24 10.364,79
Distrito Federal 1.640 - 7.378 3.494,76 1.640,10 3.058,50 6.091,74 7.378,50
Alagoas 1.418 - 2.630 1.754,97 1.417,71 1.794,00 2.171,00 2.629,58
Amazonas 1.419 - 8.710 3.201,35 1.418,50 2.500,00 7.191,19 8.710,18
Tocantins 1.423 - 2.727 1.897,65 1.423,25 2.123,00 2.251,50 2.727,08
Roraima 1.550 - 2.232 1.714,09 1.550,00 1.700,00 1.842,50 2.231,69
Acre 1.412 - 2.516 1.589,22 1.412,00 1.500,00 2.077,50 2.516,33
Amapá 1.489 - 3.975 2.632,25 1.489,00 2.879,00 3.282,00 3.975,26


Principais locais de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.


Funções e atividades do Locutor de chamadas (promocionais e institucionais)

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais devem:

  • gravar voz para mídias;
  • narrar transmissão de eventos;
  • apresentar eventos;
  • comentar os fatos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar conteúdo para apresentação;
  • apresentar programas e noticiários;
  • entrevistar pessoas;
  • anunciar produtos e serviços;

  • Atividades

    • posicionar os participantes do evento;
    • analisar roteiro de apresentação;
    • descrever o evento;
    • passar o texto;
    • demonstrar capacidade de administrar tempo;
    • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
    • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
    • seguir o roteiro do evento;
    • gravar voz padrão para emissoras;
    • delimitar o conteúdo;
    • interromper o entrevistado;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • gravar reportagens;
    • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
    • demonstrar flexibilidade;
    • selecionar material;
    • fazer enquete;
    • locutar conteúdos para programas digitais;
    • adequar o tempo da entrevista;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • editar textos;
    • anunciar programação;
    • demonstrar imparcialidade;
    • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
    • operar equipamentos (mesa de som e outros);
    • locutar documentários;
    • noticiar fatos;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • anunciar promoções e peças publicitárias;
    • anunciar chamadas;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • levantar informações e dados;
    • apresentar os participantes do evento;
    • apresentar programações diversas;
    • instruir o entrevistado;
    • participar de debates e mesas redondas;
    • locutar audiodescrição;
    • construir a cena;
    • relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
    • demonstrar capacidade de expressão corporal;
    • administrar chamadas e inserts comerciais;
    • opinar a respeito do evento;
    • ler os comerciais no ar;
    • organizar as informações;
    • anunciar/desanunciar músicas;
    • sugerir nomes para entrevistas;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • elaborar o roteiro da entrevista;
    • formular perguntas;
    • ancorar programas;
    • demonstrar credibilidade;
    • chamar reportagem;
    • animar o programa;
    • anunciar eventos ao vivo;
    • administrar tempo para o evento;
    • demonstrar capacidade de emocionar o público;
    • checar as informações;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • demonstrar cordialidade;
    • anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas);
    • mediar debates;
    • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
    • locutar voz para sistemas digitais (uras);
    • demonstrar dinamismo;
    • envolver o entrevistado;
    • chamar os comerciais;
    • ajustar a narração ao evento;
    • demonstrar qualidade de voz e dicção;
    • realizar análise crítica e técnica dos eventos;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • demonstrar facilidade de relacionamento humano;
    • interpretar o conteúdo da apresentação;
    • analisar fatos, notícias e eventos;
    • ensaiar a apresentação;
    • rebater o entrevistado;
    • editar material gravado;
    • locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc);
    • ler o texto no ar;
    • participar da definição da pauta;
    • provocar o entrevistado;
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • gravar voz para conteúdo indoor;
    • redigir a notícia;


    Setores que mais contratam Locutor de chamadas (promocionais e institucionais) no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Atividades de televisão aberta
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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