Salário para o cargo de Instrutor de nível médio no ensino profissionalizante
CBO 3313-05 > Professores de nível médio no ensino profissionalizante

Instrutor de nível médio no ensino profissionalizante - Descrição, atividades e funções do cargo

Ministram aulas em cursos profissionalizantes em instituições públicas e privadas de formação profissional e centros de treinamento de empresas e afins, tendo escolaridade de ensino médio e experiência profissional em área específica de atuação.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio no ensino profissionalizante

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio no ensino profissionalizante lecionam para jovens e adultos, em instituições de formação profissional como o sistema ´s´ (senai, senac, senar, senat) e centros de desenvolvimento profissional públicos e privados, nas diversas áreas profissionais da indústria e da agroindústria, do comércio e dos serviços, dos transportes, da agropecuária, da silvicultura e aqüicultura. Trabalham individualmente e em equipe, em salas de aulas, laboratórios, veículos e no campo, com supervisão, em períodos diurnos e noturnos. Podem trabalhar como empregados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e ao ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio no ensino profissionalizante

Para o exercício dessa ocupação requer-se ensino médio ou cursos técnicos (nível médio), acompanhados de formação continuada, seja por meio de freqüência a cursos de qualificação básicos até duzentas horas, ou a cursos de atualização e especialização. O pleno desempenho das atividades ocorre após dois anos de prática.


Funções e atividades do Instrutor de nível médio no ensino profissionalizante

Professores de nível médio no ensino profissionalizante devem:

  • desenvolver pesquisas;
  • manter equipamentos e ambiente de trabalho;
  • coordenar atividades (projetos, equipes, feiras, etc.);
  • administrar atividades, executar atividades administrativas;
  • preparar aula;
  • ministrar aula;
  • educar o aluno para uma postura profissional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar recursos didáticos;
  • planejar atividades (aula, curso, ensino, currículo);
  • avaliar (alunos, equipamentos, material didático, novas técnicas);

Atividades

  • demonstrar postura profissional;
  • estruturar conteúdos;
  • estabelecer parcerias;
  • adequar conteúdo das aulas ao perfil dos alunos;
  • propor trabalhos de pesquisa aos alunos;
  • adaptar equipamentos, sistemas, produtos, insumos;
  • atestar competências do aluno;
  • manter equipamentos;
  • transcrever notas;
  • organizar eventos;
  • avaliar projeto pedagógico;
  • estimular a criatividade dos alunos;
  • demonstrar assiduidade;
  • levantar material didático;
  • identificar oportunidades de estágio;
  • comprar materiais;
  • organizar o local de trabalho;
  • higienizar equipamentos, materiais e utensílios;
  • expressar-se com clareza;
  • criar equipamentos, sistemas, produtos, insumos;
  • desenvolver atividades de recuperação;
  • acompanhar projetos de pesquisa;
  • regular o equipamento;
  • redigir textos;
  • estabelecer cronogramas;
  • planejar estratégia de cursos;
  • pesquisar bibliografia;
  • preencher formulários;
  • participar de reuniões;
  • sensibilizar para direitos e deveres da cidadania;
  • programar atividades;
  • demonstrar empatia;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • debater com os alunos;
  • desenvolver atividades em salas de aula;
  • estabelecer normas e regras de comportamento;
  • acompanhar estágios;
  • orientar a organização do ambiente de trabalho;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • prestar assistência e assessoria técnica e tecnológica;
  • elaborar roteiro de aula;
  • realizar trabalhos em equipe;
  • atualizar material didático;
  • orientar quanto à apresentação pessoal;
  • demonstrar senso crítico;
  • encaminhar alunos para estágios/entrevistas;
  • demonstrar criatividade;
  • limpar equipamentos, materiais e utensílios;
  • avaliar o desempenho dos alunos;
  • aplicar instrumentos de avaliação;
  • treinar docentes;
  • pesquisar técnicas e tecnologia;
  • selecionar recursos (materiais, recursos humanos, equipamentos);
  • procurar patrocínios;
  • definir objetivos e metas;
  • desenvolver atividades práticas em oficinas;
  • ensinar noções de primeiros socorros;
  • orientar alunos quanto à manutenção dos equipamentos;
  • consultar empresas, associações técnicas, profissionais e afins;
  • demonstrar auto controle;
  • orientar quanto à postura profissional;
  • esclarecer dúvidas;
  • estabelecer critérios de avaliação;
  • supervisionar estágios;
  • manter-se atento a detalhes;
  • preencher diário;
  • demonstrar discrição;
  • emitir relatórios;
  • saber ouvir;
  • demonstrar práticas profissionais e técnicas;
  • manusear equipamentos;
  • visitar centros técnicos, empresas, museus, feiras;
  • elaborar estudos de caso para simulação de situações de trabalho;
  • lavar equipamentos, materiais e utensílios;
  • ensinar noções de higiene, segurança e meio ambiente;
  • processar a informação;
  • demonstrar auto confiança;
  • pesquisar insumos e matérias primas;
  • manter-se atualizado;
  • definir metodologia;
  • levantar necessidades do mercado de trabalho;
  • estudar conteúdos;
  • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
  • demonstrar ética;
  • solicitar materiais;
  • demonstrar organização;
  • indicar bibliografia;
  • treinar profissionais;
  • interpretar catálogos, manuais, internet, livros técnicos;
  • calibrar o equipamento;
  • esterilizar equipamentos;
  • monitorar o desempenho dos alunos;
  • encaminhar documentos para departamento administrativo;
  • convidar especialistas;
  • avaliar o comportamento dos alunos;
  • demonstrar dinamismo;
  • avaliar cursos;
  • liderar equipes e alunos;
  • orientar para detalhes;
  • demonstrar entusiasmo;
  • comprometer-se com objetivos educacionais;
  • formular plano de trabalho;
  • propor atividades;
  • analisar tecnicamente recursos materiais e equipamentos;
  • elaborar material (escrito, audiovisual);
  • definir pré-requisitos (de aluno, disciplinas);
  • conferir materiais, equipamentos e instalações;
  • formular projetos;
  • ministrar aulas expositivas;


Setores que mais contratam Instrutor de nível médio no ensino profissionalizante no mercado de trabalho

  • Educação profissional de nível técnico
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação superior - graduação
  • Ensino de idiomas
  • Ensino fundamental
  • Ensino médio
  • Atividades associativas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Educação infantil - pré-escola
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Educação infantil - creche
  • Administração pública em geral
  • Atividades de condicionamento físico
  • Treinamento em informática
  • Confecção de peças do vestuário
  • Atividades de museus e de exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares




Profissões em Destaque: