Salário para o cargo de Instrutor de auto-escola
CBO 3331-05 > Instrutores e professores de cursos livres

Instrutor de auto-escola - Descrição, atividades e funções do cargo

Os profissionais dessa família ocupacional devem ser capazes de criar e planejar cursos livres, elaborar programas para empresas e clientes, definir materiais didáticos, ministrar aulas, avaliar alunos e sugerir mudanças estruturais em cursos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Instrutores e professores de escolas livres
        • Instrutores e professores de cursos livres

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores e professores de cursos livres exercem suas funções em instituições de ensino, basicamente em escolas que oferecem cursos livres. Atuam de forma individual e também em equipe, trabalham com supervisão ocasional e, dependendo da característica do curso, podem atuar em ambiente fechado, a céu aberto e em veículos. Na grande maioria, trabalham na condição de profissinais autônomos, atuando nos períodos diurno e noturno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores e professores de cursos livres

O exercício desse cargo é livre. Requer-se escolaridade e qualificação profissional variadas, dependendo da área de atuação. Os cursos livres não estão sujeitos à regulamentação do mec. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Instrutor de auto-escola

Instrutores e professores de cursos livres devem:

  • planejar cursos;
  • criar cursos livres;
  • avaliar alunos;
  • ministrar aulas;
  • sugerir mudanças estruturais no curso;
  • demonstrar competências pessoais;
  • definir materiais didáticos;

Atividades

  • informar aluno acerca de seu aproveitamento;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • avaliar resultados das mudanças efetuadas nos cursos;
  • desenvolver criatividade;
  • aprimorar-se continuamente;
  • compatibilizar diferenças entre alunos;
  • elencar necessidades técnicas e físicas para realização do curso;
  • utilizar experiências e conhecimentos prévios dos alunos;
  • apresentar vantagens e desvantagens das técnicas;
  • despertar outros interesses nos alunos;
  • monitorar desempenho dos alunos;
  • levantar necessidades do público alvo;
  • acompanhar mudanças e tendências de mercado;
  • adequar metodologia aos objetivos do curso;
  • desenvolver metodologia a ser aplicada ao curso;
  • elaborar atividades teóricas e práticas;
  • identificar dificuldades dos alunos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • dominar conteúdo ministrado;
  • elaborar relatórios;
  • adequar cursos às mudanças do mercado;
  • elaborar cronograma dos cursos;
  • controlar presença dos alunos;
  • acompanhar realização dos exercícios;
  • diagnosticar nível de conhecimento do aluno;
  • definir conteúdo programático dos cursos;
  • elucidar dúvidas dos alunos;
  • definir objetivos gerais dos cursos;
  • preparar planos de aula;
  • mediar relação ensino-aprendizagem;
  • adequar periodicidade dos cursos, ao público alvo;
  • manusear materiais e equipamentos técnicos;
  • promover atividades práticas;


Setores que mais contratam Instrutor de auto-escola no mercado de trabalho

  • Formação de condutores
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Cursos de pilotagem
  • Outras atividades de serviços pessoais
  • Outras atividades de ensino
  • Transporte rodoviário de produtos perigosos




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