Salário para o cargo de Instrutor de cursos livres
CBO 3331-10 > Instrutores e professores de cursos livres

Instrutor de cursos livres - Descrição, atividades e funções do cargo

Os profissionais dessa família ocupacional devem ser capazes de criar e planejar cursos livres, elaborar programas para empresas e clientes, definir materiais didáticos, ministrar aulas, avaliar alunos e sugerir mudanças estruturais em cursos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Instrutores e professores de escolas livres
        • Instrutores e professores de cursos livres

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Instrutores e professores de cursos livres exercem suas funções em instituições de ensino, basicamente em escolas que oferecem cursos livres. Atuam de forma individual e também em equipe, trabalham com supervisão ocasional e, dependendo da característica do curso, podem atuar em ambiente fechado, a céu aberto e em veículos. Na grande maioria, trabalham na condição de profissinais autônomos, atuando nos períodos diurno e noturno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores e professores de cursos livres

O exercício desse cargo é livre. Requer-se escolaridade e qualificação profissional variadas, dependendo da área de atuação. Os cursos livres não estão sujeitos à regulamentação do mec. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Instrutor de cursos livres

Instrutores e professores de cursos livres devem:

  • ministrar aulas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar alunos;
  • definir materiais didáticos;
  • elaborar cursos para empresas e clientes;
  • planejar cursos;
  • criar cursos livres;
  • sugerir mudanças estruturais no curso;

Atividades

  • formatar projetos de cursos;
  • atualizar material didático existente;
  • discutir conteúdo programático e objetivos com os alunos;
  • utilizar experiências e conhecimentos prévios dos alunos;
  • auxiliar coordenação dos cursos;
  • adaptar técnicas didático-pedagógicas ao público específico;
  • compilar informações coletadas da pesquisa;
  • adequar cursos às mudanças do mercado;
  • determinar pré-requisitos do público alvo;
  • desenvolver criatividade;
  • preparar planos de aula;
  • adequar periodicidade dos cursos, ao público alvo;
  • estabelecer objetivos específicos dos cursos;
  • avaliar resultados das mudanças efetuadas nos cursos;
  • acompanhar elaboração de projetos;
  • elaborar cronograma dos cursos;
  • visitar empresas e clientes;
  • diagnosticar nível de conhecimento do aluno;
  • elucidar dúvidas dos alunos;
  • definir conteúdo programático dos cursos;
  • tutoriar alunos à distância;
  • realizar pesquisas bibliográficas;
  • elencar necessidades técnicas e físicas para realização do curso;
  • adequar estratégias e ou conteúdo do curso;
  • manusear materiais e equipamentos técnicos;
  • sugerir valor de cursos;
  • aplicar procedimentos de avaliação contínua;
  • desenvolver módulos do curso;
  • utilizar recursos audiovisuais;
  • despertar outros interesses nos alunos;
  • propor elaboração de módulos avançados;
  • definir objetivos gerais dos cursos;
  • acompanhar mudanças e tendências de mercado;
  • analisar material didático existente;
  • apresentar programa do curso;
  • demonstrar flexibilidade;
  • adaptar material didático ao público alvo e aos objetivos do curso;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • apresentar vantagens e desvantagens das técnicas;
  • monitorar desempenho dos alunos;
  • mediar relação ensino-aprendizagem;
  • identificar dificuldades dos alunos;
  • elaborar relatórios;
  • controlar presença dos alunos;
  • determinar carga horária do curso;
  • adequar metodologia aos objetivos do curso;
  • apresentar, teoricamente, o assunto a ser abordado;
  • elaborar atividades teóricas e práticas;
  • participar da elaboração do plano de desenvolvimento educacional;
  • pesquisar segmento de mercado;
  • retratar realidade do mercado;
  • diagnosticar necessidades das empresas;
  • definir recursos didáticos e materiais para os cursos;
  • adequar a dinâmica do curso a empresas e clientes;
  • consultar bibliografia;
  • aprimorar-se continuamente;
  • detectar demanda de mercado;
  • acompanhar realização dos exercícios;
  • promover atividades práticas;
  • desenvolver metodologia a ser aplicada ao curso;
  • dominar conteúdo ministrado;
  • elaborar materiais didáticos;
  • levantar necessidades do público alvo;
  • estimular criatividade;
  • compatibilizar diferenças entre alunos;
  • expor mudanças de mercado;
  • promover aulas vivenciais;
  • informar aluno acerca de seu aproveitamento;


Setores que mais contratam Instrutor de cursos livres no mercado de trabalho

  • Ensino de idiomas
  • Atividades de condicionamento físico
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Treinamento em informática
  • Ensino de esportes
  • Comércio varejista de livros
  • Ensino fundamental
  • Formação de condutores
  • Educação profissional de nível técnico
  • Clubes sociais, esportivos e similares
  • Cursos preparatórios para concursos
  • Administração pública em geral
  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Educação superior - graduação




Profissões em Destaque: