Salário para o cargo de Instrutor de auto-escola
CBO 3331-05 > Instrutores e professores de cursos livres

Instrutor de auto-escola - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Os profissionais dessa família ocupacional devem ser capazes de criar e planejar cursos livres, elaborar programas para empresas e clientes, definir materiais didáticos, ministrar aulas, avaliar alunos e sugerir mudanças estruturais em cursos.

Quanto ganha um Instrutor de auto-escola

Um Instrutor de auto-escola trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.150,51 e R$ 7.382,04, com a média salarial de R$ 2.541,64 e o salário mediana em R$ 1.634,88 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Instrutor de auto-escola

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.541,64 30.499,71 635,41 11,94
1º Quartil 1.150,51 13.806,13 287,63 5,41
Salário Mediana 1.634,88 19.618,56 408,72 7,68
3º Quartil 5.629,86 67.558,30 1.407,46 26,45
Teto Salarial 7.382,04 88.584,47 1.845,51 34,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Instrutores e professores de escolas livres
        • Instrutores e professores de cursos livres

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.938 - 11.696 4.061,02 1.938,38 2.332,53 9.656,70 11.696,48
Rio de Janeiro - RJ 1.205 - 18.218 4.927,86 1.205,26 1.552,91 15.040,54 18.217,55
Curitiba - PR 1.150 - 2.010 1.311,62 1.150,40 1.219,58 1.659,07 2.009,51
Belo Horizonte - MG 1.534 - 6.936 2.599,91 1.534,21 1.588,00 5.726,40 6.935,99
Brasília - DF 2.067 - 2.810 2.206,32 2.067,05 2.209,77 2.319,60 2.809,57
Fortaleza - CE 1.313 - 1.656 1.337,86 1.312,78 1.335,83 1.367,09 1.655,86
Campo Grande - MS 1.044 - 1.990 1.235,07 1.044,13 1.123,00 1.642,56 1.989,52
Porto Alegre - RS 1.615 - 2.778 2.033,74 1.615,38 2.105,40 2.293,35 2.777,77
Guarulhos - SP 1.938 - 2.885 2.238,40 1.938,22 2.332,53 2.382,24 2.885,44
Manaus - AM 1.051 - 2.342 1.381,87 1.051,09 1.200,00 1.933,79 2.342,27
Salvador - BA 1.612 - 2.188 1.692,17 1.612,48 1.662,37 1.806,27 2.187,81
Montes Claros - MG 1.583 - 2.103 1.687,99 1.582,67 1.715,45 1.736,36 2.103,13
Maringá - PR 1.191 - 1.518 1.220,79 1.191,14 1.219,58 1.252,89 1.517,54
Recife - PE 1.231 - 2.555 1.488,00 1.230,68 1.300,00 2.109,77 2.555,42
Campinas - SP 2.013 - 2.844 2.242,30 2.012,76 2.342,77 2.347,70 2.843,61
Contagem - MG 1.549 - 2.339 1.663,32 1.549,10 1.588,00 1.931,31 2.339,26
Joinville - SC 1.690 - 2.645 1.890,97 1.690,23 1.815,50 2.183,39 2.644,59
João Pessoa - PB 1.053 - 16.207 4.086,41 1.052,86 1.150,00 13.380,36 16.206,69
Palhoça - SC 1.508 - 2.310 1.712,82 1.508,49 1.774,00 1.907,11 2.309,94
Canoas - RS 1.399 - 2.784 1.960,16 1.399,36 2.195,60 2.298,39 2.783,87


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.690 - 11.117 3.875,77 1.689,83 2.332,53 9.178,65 11.117,46
Minas Gerais 1.386 - 3.009 1.762,72 1.386,09 1.588,00 2.484,61 3.009,43
Santa Catarina 1.534 - 2.867 1.869,91 1.534,28 1.774,00 2.367,15 2.867,16
Paraná 1.161 - 1.739 1.258,73 1.160,52 1.219,58 1.435,46 1.738,67
Rio Grande do Sul 1.582 - 2.756 2.032,11 1.581,67 2.111,20 2.275,53 2.756,19
Rio de Janeiro 1.196 - 15.207 4.291,58 1.195,70 1.476,82 12.554,95 15.206,93
Espírito Santo 1.145 - 2.328 1.456,71 1.144,58 1.390,66 1.921,76 2.327,70
Ceará 1.301 - 14.664 4.014,22 1.300,73 1.335,83 12.106,44 14.663,69
Bahia 1.567 - 2.188 1.679,34 1.566,53 1.662,37 1.806,12 2.187,63
Pernambuco 1.124 - 7.217 2.396,01 1.123,55 1.250,00 5.958,12 7.216,65
Mato Grosso 1.059 - 2.606 1.521,80 1.059,28 1.465,94 2.151,61 2.606,10
Mato Grosso do Sul 1.049 - 2.163 1.294,28 1.049,29 1.145,50 1.786,12 2.163,40
Goiás 1.041 - 2.836 1.441,33 1.041,30 1.100,40 2.341,70 2.836,34
Distrito Federal 2.067 - 2.810 2.206,32 2.067,05 2.209,77 2.319,60 2.809,57
Paraíba 1.052 - 7.580 2.372,30 1.052,46 1.110,00 6.257,78 7.579,61
Rondônia 1.119 - 2.852 1.629,82 1.118,85 1.540,00 2.354,83 2.852,25
Pará 1.080 - 2.068 1.432,51 1.079,52 1.565,92 1.706,99 2.067,56
Rio Grande do Norte 1.097 - 2.240 1.435,62 1.097,34 1.400,00 1.849,35 2.239,99
Maranhão 1.045 - 45.326 10.027,54 1.045,00 1.090,45 37.421,12 45.325,58
Amazonas 1.049 - 2.343 1.387,70 1.049,05 1.200,00 1.934,39 2.343,00
Piauí 1.083 - 12.502 3.396,64 1.082,91 1.171,17 10.321,38 12.501,56
Alagoas 1.047 - 1.770 1.223,51 1.046,85 1.200,00 1.460,94 1.769,53
Tocantins 1.045 - 1.569 1.135,31 1.045,23 1.100,00 1.295,34 1.568,95
Sergipe 1.045 - 16.085 4.024,87 1.045,00 1.100,00 13.280,13 16.085,29
Acre 1.103 - 2.215 1.480,62 1.102,72 1.497,00 1.828,60 2.214,85
Amapá 1.045 - 1.745 1.149,94 1.045,00 1.045,00 1.440,55 1.744,84


Principais locais de trabalho

Instrutores e professores de cursos livres exercem suas funções em instituições de ensino, basicamente em escolas que oferecem cursos livres. Atuam de forma individual e também em equipe, trabalham com supervisão ocasional e, dependendo da característica do curso, podem atuar em ambiente fechado, a céu aberto e em veículos. Na grande maioria, trabalham na condição de profissinais autônomos, atuando nos períodos diurno e noturno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores e professores de cursos livres

O exercício desse cargo é livre. Requer-se escolaridade e qualificação profissional variadas, dependendo da área de atuação. Os cursos livres não estão sujeitos à regulamentação do mec. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Instrutor de auto-escola

Instrutores e professores de cursos livres devem:

  • avaliar alunos;
  • sugerir mudanças estruturais no curso;
  • elaborar cursos para empresas e clientes;
  • ministrar aulas;
  • planejar cursos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • criar cursos livres;
  • definir materiais didáticos;

  • Atividades

    • avaliar resultados das mudanças efetuadas nos cursos;
    • detectar demanda de mercado;
    • estimular criatividade;
    • compatibilizar diferenças entre alunos;
    • retratar realidade do mercado;
    • formatar projetos de cursos;
    • adequar periodicidade dos cursos, ao público alvo;
    • acompanhar elaboração de projetos;
    • sugerir valor de cursos;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • propor elaboração de módulos avançados;
    • controlar presença dos alunos;
    • consultar bibliografia;
    • expor mudanças de mercado;
    • determinar pré-requisitos do público alvo;
    • desenvolver metodologia a ser aplicada ao curso;
    • determinar carga horária do curso;
    • acompanhar mudanças e tendências de mercado;
    • compilar informações coletadas da pesquisa;
    • estabelecer objetivos específicos dos cursos;
    • definir objetivos gerais dos cursos;
    • visitar empresas e clientes;
    • elaborar cronograma dos cursos;
    • mediar relação ensino-aprendizagem;
    • pesquisar segmento de mercado;
    • informar aluno acerca de seu aproveitamento;
    • apresentar, teoricamente, o assunto a ser abordado;
    • elencar necessidades técnicas e físicas para realização do curso;
    • diagnosticar nível de conhecimento do aluno;
    • analisar material didático existente;
    • definir conteúdo programático dos cursos;
    • definir recursos didáticos e materiais para os cursos;
    • adequar metodologia aos objetivos do curso;
    • promover aulas vivenciais;
    • diagnosticar necessidades das empresas;
    • adequar cursos às mudanças do mercado;
    • utilizar experiências e conhecimentos prévios dos alunos;
    • elucidar dúvidas dos alunos;
    • levantar necessidades do público alvo;
    • utilizar recursos audiovisuais;
    • aplicar procedimentos de avaliação contínua;
    • manusear materiais e equipamentos técnicos;
    • tutoriar alunos à distância;
    • despertar outros interesses nos alunos;
    • discutir conteúdo programático e objetivos com os alunos;
    • participar da elaboração do plano de desenvolvimento educacional;
    • atualizar material didático existente;
    • desenvolver módulos do curso;
    • apresentar programa do curso;
    • apresentar vantagens e desvantagens das técnicas;
    • adaptar material didático ao público alvo e aos objetivos do curso;
    • identificar dificuldades dos alunos;
    • realizar pesquisas bibliográficas;
    • aprimorar-se continuamente;
    • adequar a dinâmica do curso a empresas e clientes;
    • adaptar técnicas didático-pedagógicas ao público específico;
    • preparar planos de aula;
    • elaborar relatórios;
    • elaborar atividades teóricas e práticas;
    • desenvolver criatividade;
    • elaborar materiais didáticos;
    • acompanhar realização dos exercícios;
    • monitorar desempenho dos alunos;
    • dominar conteúdo ministrado;
    • adequar estratégias e ou conteúdo do curso;
    • promover atividades práticas;
    • auxiliar coordenação dos cursos;
    • demonstrar flexibilidade;


    Setores que mais contratam Instrutor de auto-escola no mercado de trabalho

    • Formação de condutores
    • Cursos de pilotagem
    • Outras atividades de serviços pessoais
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Outras atividades de ensino
    • Outras atividades de prestação de serviços de informação
    • Comércio varejista de livros
    • Outras atividades auxiliares dos transportes terrestres
    • Ensino de idiomas
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

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