Salário para o cargo de Gestor de entidade religiosa
CBO 1143-05 > Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Gestor de entidade religiosa - Descrição, atividades e funções do cargo

Implementam a missão religiosa, representam, jurídica e legalmente, a instituição, gerenciam operações administrativas e financeiras, coordenam atividades, articulam recursos humanos e materiais, comunicam-se oralmente e por escrito.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de entidades religiosas

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Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de entidades religiosas podem exercer suas funções como trabalhadores de instituições de caráter religioso, entidades filantrópicas, instituições de assistência social e educacional, centros e comunidades sociais, educacionais e religiosas, congregações e paróquias. São contratados, dependendo do grupo religioso ao qual pertencem, na condição de empregados com carteira assinada, por conta própria, como autônomos ou ainda, como voluntários. Atuam em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Em determinadas instituições e entidades religiosas, a função de direção e gestão é exercida por pessoas com formação religiosa profissional. De modo geral, requer-se que os trabalhadores dessa família ocupacional tenham escolaridade de nível superior. O tempo exigido para o pleno exercício das funções é de, no mínimo, cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gestor de entidade religiosa

Dirigentes e administradores de entidades religiosas devem:

  • coordenar atividades;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar a missão religiosa;
  • articular recursos;
  • representar a instituição;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • comunicar-se;

Atividades

  • demonstrar autocontrole;
  • pesquisar usos e costumes da região;
  • interagir com a comunidade;
  • elaborar projetos e programas missionários;
  • promover orientação espiritual nas escolas;
  • gerenciar plano de comunicação;
  • elaborar documentos formais (atas, relatórios, contratos etc.);
  • elaborar estratégias de ensino;
  • alocar recursos;
  • elaborar plano de ação;
  • administrar conflitos;
  • gerenciar equipes;
  • avaliar a compatibilidade de princípios e estratégias de gestão com a missão religiosa;
  • demonstrar organização;
  • supervisionar programas e projetos da instituição;
  • publicar boletins internos e periódicos;
  • desenvolver material de divulgação;
  • estabelecer normas e regras administrativas;
  • publicar artigos;
  • implementar plano de ação;
  • promover festas e eventos;
  • gerenciar as atividades da entidade (administrativas, sociais etc.);
  • promover ações sociais;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • participar de conselhos inter-religiosos;
  • demonstrar liderança;
  • demonstrar amor ao próximo;
  • demonstrar sensibilidade social e psicológica;
  • demonstrar conhecimento religioso;
  • promover campanhas religiosas, sociais e institucionais;
  • atender órgãos de imprensa;
  • acompanhar o quadro associativo (sócios, membros e mantenedores);
  • desenvolver ações estratégicas;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • respeitar a diversidade;
  • elaborar estratégias e plano de comunicação da entidade;
  • recepcionar personalidades públicas;
  • proferir palestras;
  • demonstrar capacidade de compartilhar;
  • atender o público;
  • indicar representantes;
  • coordenar equipes de trabalho;
  • formular princípios da organização;
  • conferir documentos formais (atas e relatórios);
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • planejar calendário religioso;
  • verificar viabilidade de programas e projetos;
  • demonstrar carisma;
  • participar de eventos inter-religiosos;
  • aprovar verbas;
  • organizar equipes;
  • administrar o patrimônio da organização;
  • captar recursos financeiros;
  • preparar voluntários;
  • saber ouvir;
  • participar de campanhas de utilidade pública;
  • articular parcerias;
  • buscar apoio institucional;
  • organizar eventos;
  • demonstrar ética;
  • definir rotinas operacionais;
  • visitar projetos e entidades sociais;
  • demonstrar tolerância;
  • articular conselhos da entidade (religioso, consultivo, administrativo);
  • participar de programas de rádio e tv;
  • definir estratégias para divulgar a missão;
  • mobilizar recursos;
  • acompanhar a arrecadação financeira;
  • respeitar o próximo;
  • elaborar orçamento;
  • participar de conselhos políticos e comunitários;
  • elaborar estatutos;
  • formar comitês;
  • traçar diretrizes;
  • promover a formação de voluntários;
  • supervisionar a administração de entidades vinculadas à organização;
  • coordenar grupos de estudos religiosos;
  • recrutar voluntários;
  • assessorar a elaboração do projeto arquitetônico dos espaços para culto;
  • definir objetivos e metas;
  • demonstrar coerência;
  • administrar o fluxo de caixa;
  • gerenciar os serviços contratados de terceiros;
  • identificar lideranças na comunidade;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • organizar comemorações religiosas;
  • organizar seminários, acampamentos, retiros, cursos;


Setores que mais contratam Gestor de entidade religiosa no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações religiosas




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