Salário para o cargo de Gerente de teleprocessamento
CBO 1425-05 > Gerentes de tecnologia da informação

Gerente de teleprocessamento - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam projetos e operações de serviços de tecnologia da informação. Identificam oportunidades de aplicação dessa tecnologia, planejam atividades na área de Tecnologia da Informação.

Quanto ganha um Gerente de teleprocessamento

Um Gerente de teleprocessamento trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.540,29 e R$ 29.138,16, com a média salarial de R$ 11.709,76 e o salário mediana em R$ 9.851,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de teleprocessamento

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 11.709,76 140.517,11 2.927,44 55,19
1º Quartil 4.540,29 54.483,50 1.135,07 21,40
Salário Mediana 9.851,00 118.212,00 2.462,75 46,43
3º Quartil 22.222,01 266.664,07 5.555,50 104,74
Teto Salarial 29.138,16 349.657,92 7.284,54 137,34


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de tecnologia da informação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 5.540 - 35.952 16.609,66 5.540,19 15.276,50 29.682,52 35.952,36
Barueri - SP 7.743 - 29.798 16.047,23 7.743,47 15.500,00 24.601,31 29.797,85
Rio de Janeiro - RJ 1.692 - 32.710 11.968,59 1.691,91 10.459,00 27.005,21 32.709,52
Belo Horizonte - MG 3.404 - 25.630 11.647,29 3.404,36 10.747,50 21.160,32 25.630,01
Brasília - DF 2.701 - 22.917 10.356,34 2.700,86 9.878,50 18.920,56 22.917,14
Fortaleza - CE 2.422 - 23.819 8.005,24 2.421,68 5.001,00 19.665,46 23.819,39
Curitiba - PR 2.399 - 24.631 9.910,15 2.398,67 8.533,60 20.335,85 24.631,39
Porto Alegre - RS 3.346 - 24.186 10.955,81 3.346,42 9.022,00 19.967,75 24.185,54
Goiânia - GO 3.492 - 25.223 10.168,29 3.491,79 7.000,00 20.824,56 25.223,33
Recife - PE 3.338 - 26.613 10.233,44 3.337,67 7.233,00 21.971,67 26.612,74
Campinas - SP 3.393 - 31.285 12.526,12 3.393,38 11.065,50 25.829,02 31.284,88
Belém - PA 2.268 - 12.309 4.639,73 2.268,00 2.358,00 10.162,29 12.308,87
Salvador - BA 2.335 - 30.637 10.163,78 2.334,50 4.449,00 25.293,83 30.636,65
Manaus - AM 2.506 - 19.831 7.274,38 2.505,67 4.774,00 16.373,00 19.831,47
Nova Lima - MG 4.373 - 15.176 7.303,14 4.373,40 5.714,00 12.529,40 15.175,99
Serra - ES 1.619 - 15.400 4.119,25 1.619,20 1.788,00 12.714,00 15.399,58
Osasco - SP 2.004 - 31.912 14.323,79 2.003,50 15.935,00 26.347,00 31.912,28
Hortolândia - SP 12.761 - 43.385 24.496,18 12.761,25 24.627,01 35.818,75 43.384,74
Jundiaí - SP 6.166 - 34.149 16.177,22 6.166,25 14.876,00 28.193,50 34.148,81
Ribeirão Preto - SP 2.000 - 13.954 4.568,44 2.000,00 2.200,00 11.520,50 13.953,98


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 4.005 - 33.276 14.813,12 4.005,25 14.000,00 27.473,04 33.276,17
Rio de Janeiro 1.795 - 30.744 10.701,05 1.794,98 8.000,00 25.382,43 30.743,96
Minas Gerais 2.635 - 23.753 9.448,28 2.635,11 7.500,00 19.610,29 23.752,58
Paraná 2.147 - 20.444 7.906,43 2.147,44 5.715,00 16.878,86 20.444,18
Rio Grande do Sul 2.773 - 21.579 9.232,57 2.772,58 8.253,00 17.816,08 21.579,37
Santa Catarina 2.270 - 23.776 8.615,07 2.270,15 5.702,00 19.629,70 23.776,08
Distrito Federal 2.701 - 22.917 10.356,34 2.700,86 9.878,50 18.920,56 22.917,14
Ceará 2.493 - 23.836 8.356,10 2.492,62 5.304,00 19.679,31 23.836,16
Bahia 1.826 - 26.540 7.898,35 1.825,61 3.572,00 21.911,25 26.539,56
Goiás 2.532 - 21.513 8.109,96 2.531,69 5.529,50 17.761,44 21.513,19
Pernambuco 2.941 - 25.012 9.270,97 2.940,59 6.158,00 20.650,13 25.012,06
Pará 2.000 - 10.987 4.397,82 1.999,64 2.824,00 9.071,29 10.987,41
Espírito Santo 1.649 - 17.436 5.757,66 1.649,16 3.000,00 14.395,36 17.436,10
Mato Grosso 2.562 - 17.662 6.983,57 2.561,83 5.170,00 14.581,83 17.661,95
Amazonas 2.506 - 19.831 7.274,38 2.505,67 4.774,00 16.373,00 19.831,47
Mato Grosso do Sul 2.464 - 19.080 6.901,97 2.463,50 5.000,00 15.752,50 19.079,90
Maranhão 2.124 - 10.290 4.250,33 2.124,33 3.500,00 8.495,33 10.289,80
Rondônia 1.493 - 5.493 2.548,53 1.493,33 2.100,00 4.535,33 5.493,33
Alagoas 1.708 - 11.798 5.223,77 1.707,67 4.000,00 9.740,33 11.797,78
Sergipe 1.906 - 15.213 5.523,78 1.906,00 3.675,00 12.560,33 15.213,45
Paraíba 3.229 - 16.849 8.311,89 3.229,44 8.223,00 13.910,45 16.848,75
Piauí 1.658 - 14.922 5.484,75 1.657,50 4.375,00 12.319,50 14.921,75
Rio Grande do Norte 1.428 - 25.920 5.751,43 1.428,00 2.824,00 21.400,00 25.920,32
Tocantins 2.500 - 7.873 3.879,57 2.500,00 2.557,00 6.500,00 7.873,00


Principais locais de trabalho

Gerentes de tecnologia da informação podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de tecnologia da informação

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de teleprocessamento

Gerentes de tecnologia da informação devem:

  • planejar atividades de tecnologia da informação;
  • identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação;
  • gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação;
  • gerir projetos de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • interagir com outras Áreas;
  • administrar equipes;

  • Atividades

    • selecionar profissionais;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • corrigir desvios;
    • analisar demandas;
    • garantir atualização do plano de contingência;
    • subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas;
    • homologar plano de contingência;
    • antever cenários futuros;
    • definir necessidades de recursos humanos;
    • registrar ocorrências;
    • avaliar indicadores de ocorrências;
    • supervisionar produtividade da equipe;
    • estabelecer metas;
    • definir padrões de performance e qualidade;
    • conduzir reuniões;
    • distinguir potencialidades individuais;
    • definir escopo do projeto e serviço;
    • analisar desvios na execução de projetos e serviços;
    • demonstrar organização;
    • negociar com fornecedores;
    • controlar escopo do projeto;
    • dispensar funcionários;
    • participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos;
    • divulgar resultados da área;
    • acompanhar execução orçamentária;
    • definir matriz de responsabilidades;
    • estabelecer acordo de nível de serviços;
    • analisar qualidade de soluções propostas;
    • negociar mudanças de escopo, com clientes;
    • participar da avaliação de impactos de novas tecnologias;
    • promover integração da equipe;
    • disponibilizar recursos de trabalho;
    • demonstrar expressão verbal;
    • prover qualificação e capacitação da equipe;
    • negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas);
    • identificar necessidades de clientes;
    • tomar decisões;
    • adaptar-se a mudanças;
    • monitorar operacionalização de projetos (operação assistida);
    • subministrar informações para homologação de equipamentos e softwares;
    • elaborar orçamento e cronograma;
    • prever impactos de projetos e serviços;
    • gerir prestação de serviços terceirizados;
    • elaborar análise de risco;
    • aprovar programação de férias de funcionários;
    • relatar andamento de projetos;
    • traçar plano de contingência;
    • demonstrar liderança;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar proatividade;
    • participar da simulação de plano de contingência;
    • garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação;
    • acompanhar implementação de correções e mudanças no processo;
    • propor melhorias nos processos operacionais;
    • acionar plano de contingência;
    • garantir integração dos produtos;
    • planejar simulação e execução de plano de contingência;
    • acompanhar atividades de gestão de mudanças;
    • prospectar soluções tecnológicas;
    • trabalhar em equipe;
    • distribuir serviços à equipe;
    • aprovar promoção de funcionários;
    • divulgar planos e metas da área;
    • colaborar na coordenação da implantação do projeto;
    • demonstrar capacidade de delegação;
    • alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos;
    • apresentar soluções e alternativas;
    • participar da definição de padrões de segurança;
    • validar soluções;
    • homologar equipamentos e softwares;
    • definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura);
    • monitorar operacionalização das soluções;
    • especificar perfis dos profissionais da área;
    • assegurar cumprimento de normas e padrões;
    • definir estratégia de desenvolvimento;
    • controlar custos e prazos de execução;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • analisar escopo do negócio;
    • acompanhar processos de auditoria interna e externa;
    • elaborar propostas de projetos e serviços;
    • controlar andamento do projeto;
    • garantir qualidade de serviços e projetos;
    • estimar prazo e custo de soluções propostas;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • traçar plano de comunicação;
    • estabelecer política de segurança de tecnologia da informação;
    • participar da criação de normas e procedimentos;
    • aprovar produtos do projeto;
    • revisar pontos auditados;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • monitorar resultados;
    • estabelecer prioridades;
    • estimar benefícios de soluções;
    • controlar situações adversas;
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • aprovar homologação, equipamentos e softwares;
    • coordenar implantação do projeto;
    • avaliar performance de recursos de tecnologia da informação;


    Setores que mais contratam Gerente de teleprocessamento no mercado de trabalho

    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Provedores de acesso às redes de comunicações
    • Holdings de instituições não-financeiras
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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