Gerente de infra-estrutura de tecnologia da informação · CBO 1425-05

Gerente de infra-estrutura de tecnologia da informação · CBO 1425-05

CBO 142505 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área de infraestrutura de tecnologia da informação e afins, de empresa, sob a direção de diretor ou gerente geral. antecipa demandas e define soluções de tecnologia.

Também chamado de

O ofício do Gerente de infra-estrutura de tecnologia da informação em uma frase CBO 142505

Síntese

O Gerente de infra-estrutura de tecnologia da informação (CBO 1425-05) planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área de infraestrutura de tecnologia da informação e afins, de empresa, sob a direção de diretor ou gerente geral. Antecipa demandas e define soluções de tecnologia. Elabora planos de capacidade de infraestrutura, envolvendo “hardware”, “software” e telecomunicações. Participa da criação de normas e procedimentos, da avaliação de impactos de novas tecnologias, e da definição de padrões de segurança. Pode utilizar sistemas de gerenciamento de infraestrutura de tecnologia da informação. Promove desenvolvimento tecnológico e inovações para o incremento da produtividade. Gerencia o relacionamento com prestadores de serviços. Administra equipe de trabalho e recursos materiais e financeiros. Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Como o CBO 1425-05 se traduz na rotina

Presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas do planejamento tático.

Elabora planejamento operacional da área de infraestrutura de tecnologia da informação, antecipando demandas e definindo soluções de tecnologia. Estabelece as necessidades de recursos tecnológicos. Participa do planejamento da execução de serviços de eletricidade, civil, logística, redes, sistemas e outros elementos de apoio. Participa da elaboração de análise de risco. Estabelece acordo de nível de serviços. Traça planos de comunicação e de contingência. Participa do planejamento da simulação e da execução de planos de contingência.

Organiza a atuação das equipes de apoio da área de infraestrutura de tecnologia da informação e afins em diferentes atividades econômicas – como em empresas industriais, empresas comerciais, empresas de serviços de suporte e manutenção, empresas de tecnologia de informação e comunicação de dados, entre outras -, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados.

Elabora planos de capacidade de infraestrutura em tecnologia da informação – com servidores, dispositivos “inteligentes” com capacidade de comunicação em rede, entre outros itens -, envolvendo “hardware”, “software” e telecomunicações.

Pode utilizar sistemas de gerenciamento de infraestrutura de tecnologia da informação - com recursos de automação (inclusive de redes), análise, inteligência artificial, entre outros aportes tecnológicos -, para permitir a melhoria do desempenho, da confiabilidade e da segurança das operações e para assegurar o compartilhamento de informações entre sistemas. Faz uso de servidores centralizados para coletar dados de elementos de infraestrutura de tecnologia da informação, que podem estar localizados no próprio local físico da instalação, em “data center” privado, ou em processos de armazenamento (“nuvens”) computacionais.

Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade. Acompanha a atualização tecnológica de equipamentos e “softwares” de análise de infraestrutura de tecnologia da informação, para permitir o gerenciamento da área, especialmente na manutenção dos recursos tecnológicos.

Interage com outras áreas, participando da criação de normas e procedimentos, da avaliação de impactos de novas tecnologias, e da definição de padrões de segurança.

Gerencia o relacionamento com prestadores de serviços. Atende demanda de partes interessadas.

Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos. Aprova alterações de escopo de projetos.

Administra equipe de trabalho, identificando necessidade de contratação, definindo perfis profissionais para a área, e participando de processo de seleção de pessoal. Avalia desempenho e promove a capacitação da equipe. Fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental. Identifica necessidade de demissões.

Administra recursos materiais e financeiros da área. Homologa equipamentos e “softwares”. Acompanha execução orçamentária.

Subsidia elaboração de orçamento de outras áreas.

Acompanha processos de auditoria interna e externa.

Conduz reuniões de trabalho. Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.

Pulso do mercado para CBO Gerente de infra-estrutura de tecnologia da informação

Leitura atual

A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 1425-05 se encontra hoje em zona de sob pressão.

Termômetro de Carreira
Sob pressão
Restritivo
Sob pressão
Em equilíbrio
Em ascensão
Vigoroso
Movimento
Leve saldo negativo nos últimos meses
Volatilidade
Rotatividade moderada
Volume
Ocupação de nicho específico no mercado formal
  • DensidadeOcupação de nicho específico no mercado formal
  • MovimentoSob pressão no curto prazo
  • VolatilidadeRotatividade moderada
  • Saldo de vagasLeve saldo negativo nos últimos meses
  • Escolaridade típicaEnsino superior completo é a mais comum
  • Perfil etárioProfissionais experientes, na faixa dos 30 aos 45 anos
  • ComposiçãoPredominância de homens nas contratações recentes
  • Carga horáriaRegime CLT, 42h semanais em horário comercial

Quem emprega o CBO 1425-05

Os principais empregadores concentram-se em: Comunicação Multimídia, Desenvolvedoras de Software, Apoio Administrativo, Softhouses (Customizáveis), Suporte Técnico em TI, Consultorias em TI.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.

Saberes que sustentam o CBO 1425-05

Tabela CBO · posição 6 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Saberes avançados 150 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Ciências exatas e da terraCiência da computaçãoTeoria da computação222
Outros elementos (teoria da computação) algoritmos222
Teoria da computação434
Outros elementos (teoria da computação) interação humano-computador434
Teoria da computação444
Outros elementos (teoria da computação) teoria da computação444
Matemática da computação333
Outros elementos (matemática da computação) lógica e matemática discreta333
Metodologia e técnicas da computação323
Linguagens de programação323
Metodologia e técnicas da computação323
Engenharia de software323
Metodologia e técnicas da computação323
Banco de dados323
Metodologia e técnicas da computação323
Outros elementos (metodologia e técnicas da computação) estrutura de dados323
Metodologia e técnicas da computação323
Outros elementos (metodologia e técnicas da computação) fundamentos e técnicas de programação323
Metodologia e técnicas da computação334
Outros elementos (metodologia e técnicas da computação) inteligência artificial334
Metodologia e técnicas da computação334
Outros elementos (metodologia e técnicas da computação) machine learning (ml) - aprendizado de máquina334
Sistema de computação545
Hardware545
Sistema de computação545
Arquitetura de sistemas de computação545
Sistema de computação334
Outros elementos (sistema de computação) sistemas operacionais334
Sistema de computação445
Outros elementos (sistema de computação) tecnologias de hardware e software445
MatemáticaÁlgebra434
Outros elementos (álgebra) álgebra linear434
Matemática aplicada434
Outros elementos (matemática aplicada) matemática aplicada434
Outros elementos do campo da matemática323
Outros elementos (matemática) cálculo diferencial e integral323
Probabilidade e estatísticaProbabilidade e estatística aplicadas333
Probabilidade aplicada333
Probabilidade e estatística aplicadas444
Estatística aplicada444
Tecnologia da informação e comunicaçãoInformática444
Informática444
Internet444
Internet444
Software específico445
Outros elementos (software específico) ferramentas computacionais para estudo, análise e solução de problemas de negócios em tecnologia da informação445
Software específico545
Outros elementos (software específico) sistemas de gerenciamento de infraestrutura de tecnologia da informação545
Software específico545
Outros elementos (software específico) softwares de análise de infraestrutura de tecnologia da informação545
Outros elementos do campo tecnologia da informação e comunicação434
Outros elementos (tecnologia da informação e comunicação) acordos de nível de serviços em tecnologia da informação434
Outros elementos do campo tecnologia da informação e comunicação445
Outros elementos (tecnologia da informação e comunicação) automação de redes de computadores445
Outros elementos do campo tecnologia da informação e comunicação545
Outros elementos (tecnologia da informação e comunicação) design de ambientes operacionais e instalações de tecnologia da informação545
Outros elementos do campo tecnologia da informação e comunicação545
Outros elementos (tecnologia da informação e comunicação) elaboração de planos de capacidade na área de infraestrutura em tecnologia da informação e afins545
Outros elementos do campo tecnologia da informação e comunicação555
Outros elementos (tecnologia da informação e comunicação) equipamentos da área de infraestrutura em tecnologia da informação e afins: servidores, dispositivos inteligentes com capacidade de comunicação em rede, outros555
Outros elementos do campo tecnologia da informação e comunicação545
Outros elementos (tecnologia da informação e comunicação) equipamentos de análise de infraestrutura de tecnologia da informação545
Outros elementos do campo tecnologia da informação e comunicação535
Outros elementos (tecnologia da informação e comunicação) homologação de equipamentos e softwares535
Outros elementos do campo tecnologia da informação e comunicação545
Outros elementos (tecnologia da informação e comunicação) manutenção de infraestrutura de tecnologia da informação545
Outros elementos do campo tecnologia da informação e comunicação444
Outros elementos (tecnologia da informação e comunicação) metodologias e processos de tecnologia da informação444
Outros elementos do campo tecnologia da informação e comunicação545
Outros elementos (tecnologia da informação e comunicação) normas técnicas da área de tecnologia da informação545
Outros elementos do campo tecnologia da informação e comunicação445
Outros elementos (tecnologia da informação e comunicação) padrões para ambientes de tecnologia da informação445
Outros elementos do campo tecnologia da informação e comunicação444
Outros elementos (tecnologia da informação e comunicação) planos de comunicação e de contingência em serviços de tecnologia da informação444
Outros elementos do campo tecnologia da informação e comunicação445
Outros elementos (tecnologia da informação e comunicação) redes de computadores445
Outros elementos do campo tecnologia da informação e comunicação334
Outros elementos (tecnologia da informação e comunicação) segurança da informação334
Outros elementos do campo tecnologia da informação e comunicação434
Outros elementos (tecnologia da informação e comunicação) sistemas distribuídos434
Ciências humanasEducaçãoEnsino-aprendizagem333
Métodos e técnicas de ensino333
Ensino-aprendizagem333
Teorias da instrução333
Ciências sociais aplicadasAdministraçãoAdministração de empresas555
Outros elementos (administração de empresas) administração de equipes de trabalho: definição de perfis, seleção, contratação, capacitação, avaliação de desempenho, demissão, outros aspectos555
Administração de empresas445
Outros elementos (administração de empresas) fundamentos de administração445
Administração de empresas545
Outros elementos (administração de empresas) gerenciamento de contratos relacionados à área de infraestrutura em tecnologia da informação e afins545
Administração de empresas333
Outros elementos (administração de empresas) gestão ambiental333
Administração de empresas333
Outros elementos (administração de empresas) gestão da qualidade333
Administração de empresas545
Outros elementos (administração de empresas) gestão da relação com prestadores de serviços545
Administração de empresas333
Outros elementos (administração de empresas) gestão de projetos333
Administração de empresas444
Outros elementos (administração de empresas) processo decisório444
Administração de empresas445
Outros elementos (administração de empresas) relacionamento com clientes e fornecedores445
Administração de empresas444
Outros elementos (administração de empresas) tipos de planejamento: estratégico, tático, operacional444
ComunicaçãoComunicação visual333
Outros elementos (comunicação visual) técnicas de expressão gráfica333
DireitoDireitos especiais333
Outros elementos (direitos especiais) legislação aplicada à área ocupacional333
EconomiaTeoria econômica333
Economia geral333
Teoria econômica333
Outros elementos (teoria econômica) análise de custo-benefício333
Teoria econômica333
Outros elementos (teoria econômica) análise de retorno sobre investimento333
EngenhariasEngenharia civilOutros elementos do campo engenharia civil445
Outros elementos (engenharia civil) tecnologia de serviços nas áreas civil e de logística para apoio à construção de infraestrutura em tecnologia da informação445
Engenharia de produçãoGerência de produção445
Outros elementos (gerência de produção) ergonomia, saúde, higiene e segurança no trabalho445
Pesquisa operacional333
Teoria dos grafos333
Engenharia elétrica e eletrônicaTelecomunicações345
Outros elementos (telecomunicações) tecnologia de telecomunicações345
Outros elementos do campo engenharia elétrica e eletrônica445
Outros elementos (engenharia elétrica e eletrônica) tecnologia de serviços nas áreas elétrica e eletrônica para apoio à construção de infraestrutura em tecnologia da informação445
Linguística, letras e artesLetrasLíngua portuguesa445
Língua portuguesa445
Língua portuguesa435
Outros elementos (língua portuguesa) português instrumental435
Língua portuguesa435
Outros elementos (língua portuguesa) produção de textos técnicos435
Línguas estrangeiras modernas334
Línguas estrangeiras modernas334
Línguas estrangeiras modernas344
Outros elementos (línguas estrangeiras modernas) inglês instrumental344
Tecnologias estratégicasMétodos e procedimentos científicosOutros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa)434
Metodologia científica434
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa)334
Metodologia de pesquisa334
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa)334
Técnicas de pesquisa334
Metodologia de projetos323
Avaliação de projeto323
Metodologia de projetos334
Desenvolvimento de projetos334
Metodologia de projetos324
Elaboração de projeto324
Outros elementos do campo métodos e procedimentos científicos435
Outros elementos (métodos e procedimentos científicos) estudo de viabilidade técnica e econômica435
Tecnologias estratégicasTecnologias estratégicas333
Análise de riscos333

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 6 de 8
Habilidades cognitivas 19 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
comunicaçãoCompreensão oral55
Escuta ativa55
Expressão oral55
Compreensão escrita55
Expressão escrita45
Estratégias de aprendizagem33
Aprendizado ativo44
Persuasão44
Negociação44
Habilidade de orientar serviços45
Habilidade de ensinar34
Outras habilidades de cognitivas (especificar...)Outras - originalidade33
Outras - julgamento e tomada de decisão44
RaciocínioRaciocínio analítico45
Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting)55
Raciocínio crítico55
Raciocíonio científico23
Trabalho com númerosAnálise de dados44
Sintetização de dados33
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 9 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades físicasFlexibilidade de extensão33
Flexibilidade dinâmica22
Habilidades psicomotorasDestreza dos dedos (ou digital)22
Destreza manual22
Habilidades sensoriaisAtenção auditiva33
Reconhecimento de fala45
Clareza de fala45
Visão a distância33
Visão de perto (ou a curta distância)44
Habilidades práticas 17 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades interpessoaisTrabalho em equipe55
Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas...44
Cooperação55
Facilitação e mediação de aprendizagem33
Supervisão44
Coordenação44
Percepção da realidade social44
Habilidades operacionaisAplicação de princípios científicos ou tecnológicos para solução de problemas55
Aplicação de conhecimento de um campo de estudo científico45
Habilidades organizacionaisAnálise de garantia de qualidade44
Análise sistêmica44
Gerenciamento de recursos materiais55
Gerenciamento de recursos financeiros33
Gerenciamento de recursos humanos55
Análise de riscos44
Outras habilidades práticas (especificar: ....)Outras - trabalho sob pressão44
Outras - gerenciamento do tempo44

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 6 de 8
TipoPosturaPeso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalhoAutonomia em contextos de trabalho complexos, que podem exigir novas abordagens estratégicas.3
Avaliação de trabalho ou atividadeAvaliação do próprio desempenho, assumindo autodesenvolvimento5
Avaliação do desempenho dos outros trabalhadores, gerenciando o desenvolvimento profissional deles4
Supervisão do trabalho de outrosSupervisão de profissionais em contextos de trabalho complexos, que podem exigir novas abordagens estratégicas.4

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.

Verbos do dia a dia do CBO 142505

O que se faz na prática
Acompanhar processos de auditoria interna e externa
Aprovar homologação de equipamentos e/ou softwares
Subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas
Revisar pontos auditados
Demonstrar capacidade de resiliência
Apresentar cases de sucessos
Realizar reuniões de acompanhamento com a equipe
Demonstrar capacidade de delegação
Promover capacitação da equipe
Administrar a operação de ti - datacenter, link de dados, ativos de ti e etc
Estabelecer metas e prazos
Demonstrar capacidade de administrar conflitos

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Gerente de infra-estrutura de tecnologia da informação (CBO 1425-05) pertence à família dos Gerentes de tecnologia da informação, dentro do grande grupo dos membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes .

Profissões irmãs na família CBO 1425

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Gerente de infra-estrutura de tecnologia da informação

CBO 142505

Qual é o CBO do Gerente de infra-estrutura de tecnologia da informação?

O código é CBO 1425-05 (ou CBO 142505 sem o hífen), dentro da família 1425 (Gerentes de tecnologia da informação), no grande grupo 1 (Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes ).

O que faz um Gerente de infra-estrutura de tecnologia da informação?

Planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área de infraestrutura de tecnologia da informação e afins, de empresa, sob a direção de diretor ou gerente geral. Antecipa demandas e define soluções de tecnologia. Elabora planos de capacidade de infraestrutura, envolvendo “hardware”, “software” e telecomunicações. Participa da criação de normas e procedimentos, da avaliação de impactos de…

Que formação é necessária para o CBO 1425-05?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Em que setores há mais oportunidades?

Os principais empregadores estão em Comunicação Multimídia, Desenvolvedoras de Software, Apoio Administrativo, Softhouses (Customizáveis).

Qual é a carga horária habitual?

A jornada predominante é de 42 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.

Cargos próximos ao CBO 1425-05

Mesmo subgrupo · CBO 142