Salário para o cargo de Gerente de coordenação de marketing
CBO 1423-15 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de coordenação de marketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de coordenação de marketing

Um Gerente de coordenação de marketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.306,33 e R$ 27.683,63, com a média salarial de R$ 10.225,57 e o salário mediana em R$ 7.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de coordenação de marketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 10.225,57 122.706,81 2.556,39 47,89
1º Quartil 3.306,33 39.675,91 826,58 15,48
Salário Mediana 7.000,00 84.000,00 1.750,00 32,78
3º Quartil 21.112,72 253.352,63 5.278,18 98,87
Teto Salarial 27.683,63 332.203,57 6.920,91 129,65


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.738 - 35.887 15.685,15 4.738,45 14.000,00 29.628,80 35.887,29
Rio de Janeiro - RJ 2.631 - 29.992 11.763,48 2.630,68 9.451,00 24.761,45 29.991,81
Belo Horizonte - MG 2.250 - 19.849 7.703,54 2.250,12 5.659,00 16.387,18 19.848,65
Fortaleza - CE 1.591 - 9.699 3.767,50 1.590,60 2.599,00 8.007,86 9.699,36
Curitiba - PR 2.645 - 22.179 8.623,19 2.644,72 6.464,00 18.310,84 22.178,64
Barueri - SP 4.555 - 35.633 15.339,15 4.555,16 13.545,50 29.419,11 35.633,31
Campinas - SP 2.670 - 32.455 12.251,98 2.670,42 9.500,00 26.795,18 32.455,13
Recife - PE 1.664 - 13.608 5.090,61 1.663,77 3.616,00 11.234,47 13.607,52
Porto Alegre - RS 2.274 - 23.449 8.713,09 2.273,70 6.652,00 19.360,06 23.449,48
Brasília - DF 1.894 - 16.452 5.980,50 1.893,52 3.950,00 13.582,58 16.451,63
Goiânia - GO 1.923 - 16.692 6.087,14 1.923,16 4.236,00 13.781,00 16.691,97
Florianópolis - SC 2.682 - 23.955 9.003,27 2.681,91 6.546,00 19.777,81 23.955,48
Salvador - BA 1.946 - 26.472 8.492,02 1.946,30 4.553,00 21.855,16 26.471,63
Osasco - SP 4.437 - 44.185 18.447,31 4.436,92 15.563,81 36.479,08 44.184,55
Guarulhos - SP 2.298 - 27.659 10.098,44 2.297,74 7.000,00 22.835,15 27.658,62
Joinville - SC 2.693 - 24.121 9.029,60 2.693,34 6.785,00 19.914,42 24.120,94
João Pessoa - PB 1.576 - 6.846 3.085,97 1.576,16 2.500,00 5.652,34 6.846,29
Londrina - PR 2.072 - 20.380 6.497,53 2.072,28 3.500,00 16.825,74 20.379,84
Maringá - PR 2.199 - 12.156 5.145,58 2.199,08 4.176,00 10.036,35 12.156,32
São Luís - MA 1.582 - 7.295 3.028,95 1.582,37 2.129,00 6.022,44 7.294,56


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.350 - 34.097 14.043,11 3.350,15 12.000,00 28.150,50 34.096,73
Minas Gerais 1.740 - 17.577 6.259,11 1.740,18 4.000,00 14.511,55 17.576,82
Paraná 2.077 - 19.404 6.914,93 2.077,48 4.402,00 16.019,96 19.403,85
Rio de Janeiro 2.144 - 27.655 10.184,55 2.143,79 7.786,00 22.832,06 27.654,88
Santa Catarina 1.996 - 17.266 6.373,93 1.995,80 4.334,50 14.255,16 17.266,28
Ceará 1.539 - 12.314 4.227,95 1.538,82 2.500,00 10.166,55 12.314,03
Rio Grande do Sul 2.013 - 18.665 6.753,31 2.013,26 4.490,50 15.410,08 18.665,15
Pernambuco 1.541 - 12.051 4.318,84 1.541,31 2.640,00 9.949,09 12.050,63
Goiás 1.753 - 16.271 5.885,61 1.752,92 4.000,00 13.433,75 16.271,36
Bahia 1.581 - 18.382 5.893,11 1.580,83 3.168,00 15.176,33 18.382,02
Distrito Federal 1.894 - 16.452 5.980,50 1.893,52 3.950,00 13.582,58 16.451,63
Paraíba 1.488 - 6.982 2.972,36 1.487,87 2.220,00 5.764,30 6.981,89
Espírito Santo 1.923 - 14.381 5.510,13 1.922,58 3.700,00 11.873,05 14.381,00
Mato Grosso 1.716 - 18.543 6.223,38 1.716,02 3.960,00 15.308,96 18.542,67
Rio Grande do Norte 1.503 - 7.123 3.075,93 1.502,85 2.437,00 5.881,05 7.123,30
Maranhão 1.502 - 6.588 2.847,03 1.501,82 2.022,00 5.439,39 6.588,36
Pará 1.517 - 7.252 3.095,98 1.517,37 2.350,00 5.986,97 7.251,60
Piauí 1.431 - 11.234 3.785,03 1.430,69 2.184,00 9.274,49 11.233,54
Mato Grosso do Sul 1.800 - 11.526 4.583,62 1.799,63 3.503,00 9.515,68 11.525,68
Alagoas 1.670 - 9.040 3.637,15 1.670,19 2.800,00 7.463,43 9.039,93
Sergipe 1.468 - 7.227 3.075,35 1.468,05 2.500,00 5.966,75 7.227,11
Amazonas 1.824 - 11.166 4.514,62 1.823,80 3.060,00 9.219,05 11.166,39
Rondônia 1.467 - 6.051 2.630,60 1.467,00 2.000,00 4.996,14 6.051,48
Tocantins 1.449 - 7.075 2.967,76 1.449,20 2.500,00 5.841,20 7.075,04
Amapá 1.512 - 5.889 2.666,83 1.511,57 2.315,00 4.862,29 5.889,35
Roraima 1.790 - 9.692 3.587,39 1.789,50 2.575,00 8.002,00 9.692,26
Acre 1.652 - 11.062 3.948,00 1.651,75 2.200,00 9.132,75 11.061,86


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de coordenação de marketing

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • gerenciar recursos humanos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;

  • Atividades

    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • monitorar contratos;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • estabelecer diálogo;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • representar empresa publicamente;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • cobrar resultados da equipe;
    • pesquisar mercado;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • realizar escuta ativa;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • elaborar relatórios;
    • realizar campanhas de vendas;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • demonstrar flexibilidade;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • administrar orçamentos;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • identificar necessidade de recursos;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • planejar campanhas de vendas;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • saber ouvir;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • checar informações para divulgação;
    • administrar conflitos entre partes;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • demonstrar criatividade;
    • formular plano de incentivos;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • analisar demanda do cliente;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • monitorar mídias;
    • elaborar orçamentos;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • definir perfis profissionais;
    • otimizar custos e recursos;
    • agir com empatia;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • entrevistar candidatos;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • analisar cenários;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • estabelecer política comercial;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • avaliar desempenho;
    • analisar impacto normativo;
    • cobrar ações;
    • autorizar pagamentos;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • analisar contexto;
    • gerir lucratividade;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • analisar demanda reclamatória;
    • trabalhar em equipe;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • liderar pessoas;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • mediar conflitos;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • analisar tendências do mercado;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • negociar com partes interessadas;
    • captar recursos;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • tomar decisões;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • gerenciar remanejamentos;
    • pensar estrategicamente;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • delegar atribuições;
    • revisar planos;
    • gerenciar equipes;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • mapear processo de decisão;
    • negociar com clientes;
    • examinar currículos;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • dimensionar equipe;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • demonstrar capacidade de negociação;


    Setores que mais contratam Gerente de coordenação de marketing no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Agências de publicidade
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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