Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde
- Profissionais da medicina, saúde
- Fonoaudiólogos
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Fonoaudiólogos trabalham nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientes fechados, em horários diurnos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Fonoaudiólogos
Para o exercício da ocupação Fonoaudiólogo Geral é exigido curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente. Para as demais ocupações de Fonoaudiólogo, além do curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente, é exigido curso de qualificação profissional na área de mais de 400 horas.
Funções e atividades do Fonoaudiólogo em voz
Fonoaudiólogos devem:
- comunicar-se;
- realizar diagnóstico fonoaudiológico;
- atuar em programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida;
- exercer atividades técnico-científicas e administrativas;
- aplicar procedimentos fonoaudiológicos;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar tratamento fonoaudiológico;
- orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis;
- avaliar pacientes e clientes;
Atividades
- estabelecer plano terapêutico;
- demonstrar iniciativa;
- gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros;
- avaliar postura corporal;
- demonstrar capacidade de análise e síntese;
- introduzir formas alternativas de comunicação;
- desenvolver metodologias e recursos tecnológicos;
- estabelecer critérios de elegibilidade;
- definir indicadores de evolução do tratamento/ação;
- avaliar aspectos socioculturais e ambientais;
- orientar procedimentos ergonômicos;
- desenvolver habilidades auditivas;
- indicar tecnologia assistiva;
- orientar pesquisas;
- demonstrar objetividade;
- tratar alterações da fala;
- avaliar condições para o desempenho socio-ocupacional;
- participar de diagnóstico interdisciplinar;
- elaborar material educativo e informativo;
- orientar condutas terapêuticas;
- realizar exames complementares;
- redigir artigos, capítulos e livros;
- registrar dados em prontuário;
- elaborar manuais técnico-administrativos;
- demonstrar criatividade;
- estabelecer parâmetros de alta;
- demonstrar procedimentos e técnicas;
- elaborar laudos;
- participar de comissões técnico-científicas;
- solicitar laudos, relatórios, pareceres;
- aplicar testes e provas;
- analisar resultados da avaliação fonoaudiológica;
- avaliar fala;
- estabelecer prognóstico;
- prestar consultoria ou assessoria;
- adaptar órteses e próteses;
- demonstrar organização;
- avaliar órteses, próteses e adaptações;
- capacitar para o uso de órteses, próteses e adaptações;
- detectar expectativas de pacientes e clientes;
- preparar material terapêutico;
- esclarecer prognóstico de tratamento;
- demonstrar dinamismo;
- contornar situações adversas;
- dar devolutiva da avaliação;
- trabalhar com biossegurança;
- supervisionar estágios;
- esclarecer dúvidas;
- aplicar procedimentos em ambientes específicos (uti, ps, etc);
- divulgar trabalhos;
- discutir casos com outros profissionais;
- participar de programas institucionais;
- adaptar tecnologia assistiva;
- realizar exames/avaliações pré, peri e pós-operatórios;
- acompanhar evolução clínica;
- estimular adesão e continuidade do tratamento;
- auditorar programas e serviços;
- elaborar relatórios;
- orientar hábitos de saúde;
- eleger procedimentos terapêuticos;
- encaminhar pacientes e clientes a outros profissionais;
- avaliar funcionalidade de órteses, próteses e adaptações;
- prescrever terapêutica;
- mediar reuniões clínicas;
- apreciar trabalhos técnico-científicos;
- organizar eventos técnico-científicos;
- realizar pesquisas;
- dar alta;
- emitir atestados;
- informar sobre riscos e limites de tratamento/intervenção;
- demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da voz;
- realizar anamnese;
- supervisionar profissionais;
- visitar domicílios, instituições e locais de trabalho;
- explicar procedimentos e rotinas;
- capacitar profissionais;
- organizar publicações;
- avaliar impacto da disfunção na qualidade de vida;
- transmitir segurança;
- caracterizar população-alvo;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- tomar decisões;
- analisar avaliações clínicas de outros profissionais;
- avaliar fluência;
- aplicar procedimentos para aperfeiçoamento das habilidades comunicativas;
- analisar exames;
- eleger instrumentos para avaliação;
- analisar viabilidade dos procedimentos junto à população-alvo;
- aplicar procedimentos específicos de reabilitação;
- tratar distúrbios vocais;
- prescrever órteses, próteses e adaptações;
- solicitar exames complementares;
- demonstrar capacidade de observação;
- realizar perícia;
- verificar a compreensão da orientação;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- avaliar resultados do tratamento;
- levantar hipóteses diagnósticas;
- trabalhar em equipe;
- avaliar voz;
- ministrar cursos e palestras;
Setores que mais contratam Fonoaudiólogo em voz no mercado de trabalho
- Atividades de fonoaudiologia