Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde
- Profissionais da medicina, saúde
- Fonoaudiólogos
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Fonoaudiólogos trabalham nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientes fechados, em horários diurnos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Fonoaudiólogos
Para o exercício da ocupação Fonoaudiólogo Geral é exigido curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente. Para as demais ocupações de Fonoaudiólogo, além do curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente, é exigido curso de qualificação profissional na área de mais de 400 horas.
Funções e atividades do Fonoaudiólogo em voz
Fonoaudiólogos devem:
- atuar em programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida;
- comunicar-se;
- realizar tratamento fonoaudiológico;
- exercer atividades técnico-científicas e administrativas;
- orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis;
- realizar diagnóstico fonoaudiológico;
- aplicar procedimentos fonoaudiológicos;
- demonstrar competências pessoais;
- avaliar pacientes e clientes;
Atividades
- elaborar material educativo e informativo;
- participar de programas institucionais;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- analisar exames;
- analisar resultados da avaliação fonoaudiológica;
- encaminhar pacientes e clientes a outros profissionais;
- solicitar laudos, relatórios, pareceres;
- analisar avaliações clínicas de outros profissionais;
- aplicar testes e provas;
- apreciar trabalhos técnico-científicos;
- analisar viabilidade dos procedimentos junto à população-alvo;
- organizar eventos técnico-científicos;
- eleger procedimentos terapêuticos;
- supervisionar profissionais;
- dar alta;
- realizar exames/avaliações pré, peri e pós-operatórios;
- esclarecer dúvidas;
- prestar consultoria ou assessoria;
- prescrever terapêutica;
- trabalhar com biossegurança;
- demonstrar capacidade de análise e síntese;
- participar de diagnóstico interdisciplinar;
- auditorar programas e serviços;
- estabelecer parâmetros de alta;
- esclarecer prognóstico de tratamento;
- avaliar aspectos socioculturais e ambientais;
- verificar a compreensão da orientação;
- mediar reuniões clínicas;
- participar de comissões técnico-científicas;
- eleger instrumentos para avaliação;
- introduzir formas alternativas de comunicação;
- avaliar resultados do tratamento;
- realizar exames complementares;
- prescrever órteses, próteses e adaptações;
- avaliar funcionalidade de órteses, próteses e adaptações;
- estabelecer prognóstico;
- transmitir segurança;
- gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros;
- levantar hipóteses diagnósticas;
- adaptar tecnologia assistiva;
- aplicar procedimentos específicos de reabilitação;
- redigir artigos, capítulos e livros;
- orientar condutas terapêuticas;
- realizar perícia;
- demonstrar capacidade de observação;
- contornar situações adversas;
- trabalhar em equipe;
- preparar material terapêutico;
- detectar expectativas de pacientes e clientes;
- demonstrar procedimentos e técnicas;
- tratar distúrbios vocais;
- emitir atestados;
- orientar pesquisas;
- registrar dados em prontuário;
- discutir casos com outros profissionais;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- capacitar profissionais;
- informar sobre riscos e limites de tratamento/intervenção;
- indicar tecnologia assistiva;
- aplicar procedimentos para aperfeiçoamento das habilidades comunicativas;
- desenvolver habilidades auditivas;
- organizar publicações;
- tratar alterações da fala;
- acompanhar evolução clínica;
- explicar procedimentos e rotinas;
- demonstrar iniciativa;
- elaborar manuais técnico-administrativos;
- realizar pesquisas;
- definir indicadores de evolução do tratamento/ação;
- dar devolutiva da avaliação;
- orientar hábitos de saúde;
- avaliar fluência;
- adaptar órteses e próteses;
- estimular adesão e continuidade do tratamento;
- estabelecer plano terapêutico;
- supervisionar estágios;
- orientar procedimentos ergonômicos;
- aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da voz;
- solicitar exames complementares;
- avaliar postura corporal;
- avaliar condições para o desempenho socio-ocupacional;
- demonstrar dinamismo;
- visitar domicílios, instituições e locais de trabalho;
- capacitar para o uso de órteses, próteses e adaptações;
- demonstrar objetividade;
- avaliar impacto da disfunção na qualidade de vida;
- ministrar cursos e palestras;
- demonstrar criatividade;
- elaborar laudos;
- estabelecer critérios de elegibilidade;
- elaborar relatórios;
- caracterizar população-alvo;
- avaliar órteses, próteses e adaptações;
- tomar decisões;
- avaliar voz;
- demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- divulgar trabalhos;
- demonstrar organização;
- aplicar procedimentos em ambientes específicos (uti, ps, etc);
- avaliar fala;
- desenvolver metodologias e recursos tecnológicos;
- realizar anamnese;
Setores que mais contratam Fonoaudiólogo em voz no mercado de trabalho
- Atividades de fonoaudiologia