Salário para o cargo de Dirigente e administrador de organização religiosa
CBO 1143-05 > Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Dirigente e administrador de organização religiosa - Descrição, atividades e funções do cargo

Implementam a missão religiosa, representam, jurídica e legalmente, a instituição, gerenciam operações administrativas e financeiras, coordenam atividades, articulam recursos humanos e materiais, comunicam-se oralmente e por escrito.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de entidades religiosas podem exercer suas funções como trabalhadores de instituições de caráter religioso, entidades filantrópicas, instituições de assistência social e educacional, centros e comunidades sociais, educacionais e religiosas, congregações e paróquias. São contratados, dependendo do grupo religioso ao qual pertencem, na condição de empregados com carteira assinada, por conta própria, como autônomos ou ainda, como voluntários. Atuam em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Em determinadas instituições e entidades religiosas, a função de direção e gestão é exercida por pessoas com formação religiosa profissional. De modo geral, requer-se que os trabalhadores dessa família ocupacional tenham escolaridade de nível superior. O tempo exigido para o pleno exercício das funções é de, no mínimo, cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente e administrador de organização religiosa

Dirigentes e administradores de entidades religiosas devem:

  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • articular recursos;
  • implementar a missão religiosa;
  • representar a instituição;
  • coordenar atividades;

Atividades

  • indicar representantes;
  • elaborar estratégias e plano de comunicação da entidade;
  • supervisionar programas e projetos da instituição;
  • definir rotinas operacionais;
  • gerenciar os serviços contratados de terceiros;
  • participar de eventos inter-religiosos;
  • demonstrar tolerância;
  • preparar voluntários;
  • definir estratégias para divulgar a missão;
  • administrar o fluxo de caixa;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • articular conselhos da entidade (religioso, consultivo, administrativo);
  • proferir palestras;
  • pesquisar usos e costumes da região;
  • demonstrar coerência;
  • organizar equipes;
  • organizar comemorações religiosas;
  • assessorar a elaboração do projeto arquitetônico dos espaços para culto;
  • formular princípios da organização;
  • gerenciar plano de comunicação;
  • captar recursos financeiros;
  • demonstrar liderança;
  • administrar conflitos;
  • demonstrar conhecimento religioso;
  • promover campanhas religiosas, sociais e institucionais;
  • respeitar a diversidade;
  • demonstrar carisma;
  • publicar boletins internos e periódicos;
  • participar de conselhos políticos e comunitários;
  • implementar plano de ação;
  • elaborar estratégias de ensino;
  • saber ouvir;
  • supervisionar a administração de entidades vinculadas à organização;
  • atender o público;
  • avaliar a compatibilidade de princípios e estratégias de gestão com a missão religiosa;
  • acompanhar a arrecadação financeira;
  • elaborar plano de ação;
  • organizar seminários, acampamentos, retiros, cursos;
  • elaborar documentos formais (atas, relatórios, contratos etc.);
  • interagir com a comunidade;
  • participar de programas de rádio e tv;
  • estabelecer normas e regras administrativas;
  • demonstrar autocontrole;
  • participar de conselhos inter-religiosos;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • organizar eventos;
  • gerenciar equipes;
  • administrar o patrimônio da organização;
  • recrutar voluntários;
  • atender órgãos de imprensa;
  • publicar artigos;
  • identificar lideranças na comunidade;
  • formar comitês;
  • promover ações sociais;
  • verificar viabilidade de programas e projetos;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • promover orientação espiritual nas escolas;
  • elaborar projetos e programas missionários;
  • gerenciar as atividades da entidade (administrativas, sociais etc.);
  • demonstrar sensibilidade social e psicológica;
  • mobilizar recursos;
  • aprovar verbas;
  • demonstrar amor ao próximo;
  • planejar calendário religioso;
  • desenvolver material de divulgação;
  • promover a formação de voluntários;
  • desenvolver ações estratégicas;
  • demonstrar organização;
  • promover festas e eventos;
  • definir objetivos e metas;
  • articular parcerias;
  • elaborar orçamento;
  • demonstrar ética;
  • acompanhar o quadro associativo (sócios, membros e mantenedores);
  • coordenar grupos de estudos religiosos;
  • coordenar equipes de trabalho;
  • visitar projetos e entidades sociais;
  • participar de campanhas de utilidade pública;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • recepcionar personalidades públicas;
  • respeitar o próximo;
  • elaborar estatutos;
  • demonstrar capacidade de compartilhar;
  • traçar diretrizes;
  • conferir documentos formais (atas e relatórios);
  • alocar recursos;
  • buscar apoio institucional;


Setores que mais contratam Dirigente e administrador de organização religiosa no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações religiosas




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