Salário para o cargo de Dirigente e administrador de organização religiosa
CBO 1143-05 > Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Dirigente e administrador de organização religiosa - Descrição, atividades e funções do cargo

Implementam a missão religiosa, representam, jurídica e legalmente, a instituição, gerenciam operações administrativas e financeiras, coordenam atividades, articulam recursos humanos e materiais, comunicam-se oralmente e por escrito.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de entidades religiosas podem exercer suas funções como trabalhadores de instituições de caráter religioso, entidades filantrópicas, instituições de assistência social e educacional, centros e comunidades sociais, educacionais e religiosas, congregações e paróquias. São contratados, dependendo do grupo religioso ao qual pertencem, na condição de empregados com carteira assinada, por conta própria, como autônomos ou ainda, como voluntários. Atuam em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Em determinadas instituições e entidades religiosas, a função de direção e gestão é exercida por pessoas com formação religiosa profissional. De modo geral, requer-se que os trabalhadores dessa família ocupacional tenham escolaridade de nível superior. O tempo exigido para o pleno exercício das funções é de, no mínimo, cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente e administrador de organização religiosa

Dirigentes e administradores de entidades religiosas devem:

  • comunicar-se;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • articular recursos;
  • representar a instituição;
  • implementar a missão religiosa;
  • coordenar atividades;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • participar de conselhos inter-religiosos;
  • demonstrar conhecimento religioso;
  • demonstrar organização;
  • alocar recursos;
  • preparar voluntários;
  • definir rotinas operacionais;
  • verificar viabilidade de programas e projetos;
  • promover a formação de voluntários;
  • administrar o patrimônio da organização;
  • indicar representantes;
  • coordenar equipes de trabalho;
  • formular princípios da organização;
  • demonstrar ética;
  • gerenciar as atividades da entidade (administrativas, sociais etc.);
  • promover campanhas religiosas, sociais e institucionais;
  • participar de eventos inter-religiosos;
  • promover festas e eventos;
  • administrar conflitos;
  • formar comitês;
  • pesquisar usos e costumes da região;
  • organizar seminários, acampamentos, retiros, cursos;
  • demonstrar tolerância;
  • atender o público;
  • avaliar a compatibilidade de princípios e estratégias de gestão com a missão religiosa;
  • organizar comemorações religiosas;
  • recrutar voluntários;
  • definir estratégias para divulgar a missão;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • demonstrar liderança;
  • organizar eventos;
  • demonstrar amor ao próximo;
  • elaborar projetos e programas missionários;
  • identificar lideranças na comunidade;
  • demonstrar autocontrole;
  • elaborar documentos formais (atas, relatórios, contratos etc.);
  • proferir palestras;
  • promover ações sociais;
  • elaborar estratégias e plano de comunicação da entidade;
  • desenvolver material de divulgação;
  • desenvolver ações estratégicas;
  • elaborar estratégias de ensino;
  • gerenciar equipes;
  • promover orientação espiritual nas escolas;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • interagir com a comunidade;
  • participar de campanhas de utilidade pública;
  • participar de conselhos políticos e comunitários;
  • articular conselhos da entidade (religioso, consultivo, administrativo);
  • acompanhar a arrecadação financeira;
  • assessorar a elaboração do projeto arquitetônico dos espaços para culto;
  • implementar plano de ação;
  • supervisionar a administração de entidades vinculadas à organização;
  • administrar o fluxo de caixa;
  • captar recursos financeiros;
  • publicar boletins internos e periódicos;
  • elaborar orçamento;
  • recepcionar personalidades públicas;
  • aprovar verbas;
  • demonstrar capacidade de compartilhar;
  • publicar artigos;
  • coordenar grupos de estudos religiosos;
  • articular parcerias;
  • acompanhar o quadro associativo (sócios, membros e mantenedores);
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • organizar equipes;
  • respeitar o próximo;
  • elaborar estatutos;
  • visitar projetos e entidades sociais;
  • mobilizar recursos;
  • participar de programas de rádio e tv;
  • traçar diretrizes;
  • buscar apoio institucional;
  • gerenciar plano de comunicação;
  • demonstrar carisma;
  • gerenciar os serviços contratados de terceiros;
  • demonstrar sensibilidade social e psicológica;
  • elaborar plano de ação;
  • supervisionar programas e projetos da instituição;
  • conferir documentos formais (atas e relatórios);
  • saber ouvir;
  • demonstrar coerência;
  • definir objetivos e metas;
  • atender órgãos de imprensa;
  • planejar calendário religioso;
  • respeitar a diversidade;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • estabelecer normas e regras administrativas;


Setores que mais contratam Dirigente e administrador de organização religiosa no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações religiosas




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