Salário para o cargo de Dirigente e administrador de organização religiosa
CBO 1143-05 > Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Dirigente e administrador de organização religiosa - Descrição, atividades e funções do cargo

Implementam a missão religiosa, representam, jurídica e legalmente, a instituição, gerenciam operações administrativas e financeiras, coordenam atividades, articulam recursos humanos e materiais, comunicam-se oralmente e por escrito.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de entidades religiosas

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Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de entidades religiosas podem exercer suas funções como trabalhadores de instituições de caráter religioso, entidades filantrópicas, instituições de assistência social e educacional, centros e comunidades sociais, educacionais e religiosas, congregações e paróquias. São contratados, dependendo do grupo religioso ao qual pertencem, na condição de empregados com carteira assinada, por conta própria, como autônomos ou ainda, como voluntários. Atuam em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Em determinadas instituições e entidades religiosas, a função de direção e gestão é exercida por pessoas com formação religiosa profissional. De modo geral, requer-se que os trabalhadores dessa família ocupacional tenham escolaridade de nível superior. O tempo exigido para o pleno exercício das funções é de, no mínimo, cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente e administrador de organização religiosa

Dirigentes e administradores de entidades religiosas devem:

  • comunicar-se;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • implementar a missão religiosa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • representar a instituição;
  • coordenar atividades;
  • articular recursos;

Atividades

  • participar de programas de rádio e tv;
  • assessorar a elaboração do projeto arquitetônico dos espaços para culto;
  • aprovar verbas;
  • administrar o fluxo de caixa;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • alocar recursos;
  • articular parcerias;
  • verificar viabilidade de programas e projetos;
  • definir objetivos e metas;
  • gerenciar as atividades da entidade (administrativas, sociais etc.);
  • captar recursos financeiros;
  • supervisionar programas e projetos da instituição;
  • demonstrar tolerância;
  • preparar voluntários;
  • publicar boletins internos e periódicos;
  • acompanhar a arrecadação financeira;
  • mobilizar recursos;
  • atender o público;
  • participar de campanhas de utilidade pública;
  • definir estratégias para divulgar a missão;
  • respeitar o próximo;
  • demonstrar capacidade de compartilhar;
  • atender órgãos de imprensa;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • administrar conflitos;
  • demonstrar ética;
  • promover ações sociais;
  • participar de conselhos inter-religiosos;
  • acompanhar o quadro associativo (sócios, membros e mantenedores);
  • coordenar equipes de trabalho;
  • coordenar grupos de estudos religiosos;
  • recrutar voluntários;
  • organizar equipes;
  • proferir palestras;
  • recepcionar personalidades públicas;
  • demonstrar conhecimento religioso;
  • pesquisar usos e costumes da região;
  • promover campanhas religiosas, sociais e institucionais;
  • gerenciar os serviços contratados de terceiros;
  • gerenciar plano de comunicação;
  • definir rotinas operacionais;
  • demonstrar amor ao próximo;
  • desenvolver ações estratégicas;
  • demonstrar autocontrole;
  • promover a formação de voluntários;
  • elaborar estatutos;
  • administrar o patrimônio da organização;
  • indicar representantes;
  • identificar lideranças na comunidade;
  • organizar comemorações religiosas;
  • interagir com a comunidade;
  • supervisionar a administração de entidades vinculadas à organização;
  • estabelecer normas e regras administrativas;
  • participar de eventos inter-religiosos;
  • formar comitês;
  • demonstrar sensibilidade social e psicológica;
  • avaliar a compatibilidade de princípios e estratégias de gestão com a missão religiosa;
  • buscar apoio institucional;
  • publicar artigos;
  • conferir documentos formais (atas e relatórios);
  • planejar calendário religioso;
  • implementar plano de ação;
  • elaborar estratégias e plano de comunicação da entidade;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • organizar eventos;
  • gerenciar equipes;
  • saber ouvir;
  • respeitar a diversidade;
  • elaborar orçamento;
  • demonstrar organização;
  • elaborar estratégias de ensino;
  • visitar projetos e entidades sociais;
  • demonstrar carisma;
  • promover festas e eventos;
  • articular conselhos da entidade (religioso, consultivo, administrativo);
  • organizar seminários, acampamentos, retiros, cursos;
  • participar de conselhos políticos e comunitários;
  • formular princípios da organização;
  • demonstrar coerência;
  • promover orientação espiritual nas escolas;
  • demonstrar liderança;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • elaborar projetos e programas missionários;
  • desenvolver material de divulgação;
  • traçar diretrizes;
  • elaborar documentos formais (atas, relatórios, contratos etc.);
  • elaborar plano de ação;


Setores que mais contratam Dirigente e administrador de organização religiosa no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações religiosas




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