Salário para o cargo de Dirigente e administrador de organização religiosa
CBO 1143-05 > Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Dirigente e administrador de organização religiosa - Descrição, atividades e funções do cargo

Implementam a missão religiosa, representam, jurídica e legalmente, a instituição, gerenciam operações administrativas e financeiras, coordenam atividades, articulam recursos humanos e materiais, comunicam-se oralmente e por escrito.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de entidades religiosas podem exercer suas funções como trabalhadores de instituições de caráter religioso, entidades filantrópicas, instituições de assistência social e educacional, centros e comunidades sociais, educacionais e religiosas, congregações e paróquias. São contratados, dependendo do grupo religioso ao qual pertencem, na condição de empregados com carteira assinada, por conta própria, como autônomos ou ainda, como voluntários. Atuam em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Em determinadas instituições e entidades religiosas, a função de direção e gestão é exercida por pessoas com formação religiosa profissional. De modo geral, requer-se que os trabalhadores dessa família ocupacional tenham escolaridade de nível superior. O tempo exigido para o pleno exercício das funções é de, no mínimo, cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente e administrador de organização religiosa

Dirigentes e administradores de entidades religiosas devem:

  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • articular recursos;
  • coordenar atividades;
  • representar a instituição;
  • implementar a missão religiosa;

Atividades

  • recrutar voluntários;
  • buscar apoio institucional;
  • elaborar plano de ação;
  • atender o público;
  • identificar lideranças na comunidade;
  • captar recursos financeiros;
  • organizar seminários, acampamentos, retiros, cursos;
  • participar de conselhos inter-religiosos;
  • implementar plano de ação;
  • supervisionar a administração de entidades vinculadas à organização;
  • supervisionar programas e projetos da instituição;
  • pesquisar usos e costumes da região;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • planejar calendário religioso;
  • acompanhar o quadro associativo (sócios, membros e mantenedores);
  • conferir documentos formais (atas e relatórios);
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • formar comitês;
  • organizar eventos;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • definir rotinas operacionais;
  • participar de programas de rádio e tv;
  • elaborar projetos e programas missionários;
  • respeitar a diversidade;
  • participar de eventos inter-religiosos;
  • administrar conflitos;
  • elaborar estratégias de ensino;
  • participar de conselhos políticos e comunitários;
  • demonstrar carisma;
  • saber ouvir;
  • gerenciar os serviços contratados de terceiros;
  • demonstrar coerência;
  • elaborar estatutos;
  • gerenciar equipes;
  • publicar boletins internos e periódicos;
  • demonstrar tolerância;
  • interagir com a comunidade;
  • demonstrar capacidade de compartilhar;
  • promover a formação de voluntários;
  • verificar viabilidade de programas e projetos;
  • articular conselhos da entidade (religioso, consultivo, administrativo);
  • participar de campanhas de utilidade pública;
  • avaliar a compatibilidade de princípios e estratégias de gestão com a missão religiosa;
  • gerenciar plano de comunicação;
  • publicar artigos;
  • atender órgãos de imprensa;
  • recepcionar personalidades públicas;
  • traçar diretrizes;
  • alocar recursos;
  • organizar equipes;
  • demonstrar organização;
  • coordenar grupos de estudos religiosos;
  • acompanhar a arrecadação financeira;
  • elaborar estratégias e plano de comunicação da entidade;
  • estabelecer normas e regras administrativas;
  • indicar representantes;
  • articular parcerias;
  • definir estratégias para divulgar a missão;
  • promover festas e eventos;
  • respeitar o próximo;
  • administrar o patrimônio da organização;
  • demonstrar ética;
  • formular princípios da organização;
  • assessorar a elaboração do projeto arquitetônico dos espaços para culto;
  • visitar projetos e entidades sociais;
  • organizar comemorações religiosas;
  • desenvolver ações estratégicas;
  • proferir palestras;
  • aprovar verbas;
  • definir objetivos e metas;
  • demonstrar amor ao próximo;
  • demonstrar conhecimento religioso;
  • coordenar equipes de trabalho;
  • mobilizar recursos;
  • demonstrar autocontrole;
  • elaborar orçamento;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • demonstrar sensibilidade social e psicológica;
  • demonstrar liderança;
  • promover campanhas religiosas, sociais e institucionais;
  • administrar o fluxo de caixa;
  • desenvolver material de divulgação;
  • preparar voluntários;
  • gerenciar as atividades da entidade (administrativas, sociais etc.);
  • promover ações sociais;
  • elaborar documentos formais (atas, relatórios, contratos etc.);
  • promover orientação espiritual nas escolas;


Setores que mais contratam Dirigente e administrador de organização religiosa no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações religiosas




Profissões em Destaque: