Salário para o cargo de Dirigente e administrador de organização religiosa
CBO 1143-05 > Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Dirigente e administrador de organização religiosa - Descrição, atividades e funções do cargo

Implementam a missão religiosa, representam, jurídica e legalmente, a instituição, gerenciam operações administrativas e financeiras, coordenam atividades, articulam recursos humanos e materiais, comunicam-se oralmente e por escrito.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de entidades religiosas podem exercer suas funções como trabalhadores de instituições de caráter religioso, entidades filantrópicas, instituições de assistência social e educacional, centros e comunidades sociais, educacionais e religiosas, congregações e paróquias. São contratados, dependendo do grupo religioso ao qual pertencem, na condição de empregados com carteira assinada, por conta própria, como autônomos ou ainda, como voluntários. Atuam em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Em determinadas instituições e entidades religiosas, a função de direção e gestão é exercida por pessoas com formação religiosa profissional. De modo geral, requer-se que os trabalhadores dessa família ocupacional tenham escolaridade de nível superior. O tempo exigido para o pleno exercício das funções é de, no mínimo, cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente e administrador de organização religiosa

Dirigentes e administradores de entidades religiosas devem:

  • coordenar atividades;
  • comunicar-se;
  • representar a instituição;
  • articular recursos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar a missão religiosa;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;

Atividades

  • participar de conselhos inter-religiosos;
  • definir estratégias para divulgar a missão;
  • gerenciar as atividades da entidade (administrativas, sociais etc.);
  • acompanhar a arrecadação financeira;
  • recepcionar personalidades públicas;
  • articular conselhos da entidade (religioso, consultivo, administrativo);
  • identificar lideranças na comunidade;
  • gerenciar os serviços contratados de terceiros;
  • promover ações sociais;
  • elaborar estratégias e plano de comunicação da entidade;
  • elaborar estatutos;
  • buscar apoio institucional;
  • organizar equipes;
  • elaborar plano de ação;
  • participar de campanhas de utilidade pública;
  • respeitar o próximo;
  • demonstrar liderança;
  • participar de eventos inter-religiosos;
  • gerenciar plano de comunicação;
  • desenvolver ações estratégicas;
  • formular princípios da organização;
  • recrutar voluntários;
  • elaborar documentos formais (atas, relatórios, contratos etc.);
  • proferir palestras;
  • promover orientação espiritual nas escolas;
  • supervisionar a administração de entidades vinculadas à organização;
  • definir rotinas operacionais;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • interagir com a comunidade;
  • gerenciar equipes;
  • elaborar projetos e programas missionários;
  • elaborar estratégias de ensino;
  • formar comitês;
  • demonstrar tolerância;
  • mobilizar recursos;
  • coordenar equipes de trabalho;
  • aprovar verbas;
  • organizar seminários, acampamentos, retiros, cursos;
  • verificar viabilidade de programas e projetos;
  • implementar plano de ação;
  • captar recursos financeiros;
  • organizar eventos;
  • atender o público;
  • acompanhar o quadro associativo (sócios, membros e mantenedores);
  • coordenar grupos de estudos religiosos;
  • atender órgãos de imprensa;
  • demonstrar amor ao próximo;
  • promover festas e eventos;
  • avaliar a compatibilidade de princípios e estratégias de gestão com a missão religiosa;
  • administrar o fluxo de caixa;
  • demonstrar sensibilidade social e psicológica;
  • demonstrar carisma;
  • administrar o patrimônio da organização;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • promover campanhas religiosas, sociais e institucionais;
  • estabelecer normas e regras administrativas;
  • participar de programas de rádio e tv;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • visitar projetos e entidades sociais;
  • demonstrar ética;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • participar de conselhos políticos e comunitários;
  • demonstrar conhecimento religioso;
  • promover a formação de voluntários;
  • administrar conflitos;
  • definir objetivos e metas;
  • demonstrar autocontrole;
  • desenvolver material de divulgação;
  • planejar calendário religioso;
  • elaborar orçamento;
  • alocar recursos;
  • supervisionar programas e projetos da instituição;
  • assessorar a elaboração do projeto arquitetônico dos espaços para culto;
  • conferir documentos formais (atas e relatórios);
  • articular parcerias;
  • preparar voluntários;
  • publicar artigos;
  • traçar diretrizes;
  • demonstrar organização;
  • respeitar a diversidade;
  • pesquisar usos e costumes da região;
  • indicar representantes;
  • organizar comemorações religiosas;
  • demonstrar coerência;
  • saber ouvir;
  • publicar boletins internos e periódicos;
  • demonstrar capacidade de compartilhar;


Setores que mais contratam Dirigente e administrador de organização religiosa no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações religiosas




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