Salário para o cargo de Dirigente e administrador de organização religiosa
CBO 1143-05 > Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Dirigente e administrador de organização religiosa - Descrição, atividades e funções do cargo

Implementam a missão religiosa, representam, jurídica e legalmente, a instituição, gerenciam operações administrativas e financeiras, coordenam atividades, articulam recursos humanos e materiais, comunicam-se oralmente e por escrito.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de entidades religiosas

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Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de entidades religiosas podem exercer suas funções como trabalhadores de instituições de caráter religioso, entidades filantrópicas, instituições de assistência social e educacional, centros e comunidades sociais, educacionais e religiosas, congregações e paróquias. São contratados, dependendo do grupo religioso ao qual pertencem, na condição de empregados com carteira assinada, por conta própria, como autônomos ou ainda, como voluntários. Atuam em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Em determinadas instituições e entidades religiosas, a função de direção e gestão é exercida por pessoas com formação religiosa profissional. De modo geral, requer-se que os trabalhadores dessa família ocupacional tenham escolaridade de nível superior. O tempo exigido para o pleno exercício das funções é de, no mínimo, cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente e administrador de organização religiosa

Dirigentes e administradores de entidades religiosas devem:

  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar a missão religiosa;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • coordenar atividades;
  • articular recursos;
  • representar a instituição;

Atividades

  • demonstrar conhecimento religioso;
  • atender o público;
  • promover ações sociais;
  • organizar seminários, acampamentos, retiros, cursos;
  • gerenciar equipes;
  • recepcionar personalidades públicas;
  • organizar comemorações religiosas;
  • identificar lideranças na comunidade;
  • promover a formação de voluntários;
  • proferir palestras;
  • captar recursos financeiros;
  • pesquisar usos e costumes da região;
  • elaborar orçamento;
  • participar de conselhos políticos e comunitários;
  • organizar equipes;
  • desenvolver ações estratégicas;
  • estabelecer normas e regras administrativas;
  • recrutar voluntários;
  • gerenciar plano de comunicação;
  • interagir com a comunidade;
  • alocar recursos;
  • definir rotinas operacionais;
  • definir objetivos e metas;
  • demonstrar capacidade de compartilhar;
  • coordenar equipes de trabalho;
  • publicar boletins internos e periódicos;
  • demonstrar liderança;
  • coordenar grupos de estudos religiosos;
  • promover orientação espiritual nas escolas;
  • mobilizar recursos;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • conferir documentos formais (atas e relatórios);
  • participar de campanhas de utilidade pública;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • respeitar a diversidade;
  • elaborar projetos e programas missionários;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • participar de eventos inter-religiosos;
  • promover campanhas religiosas, sociais e institucionais;
  • acompanhar o quadro associativo (sócios, membros e mantenedores);
  • demonstrar coerência;
  • participar de programas de rádio e tv;
  • atender órgãos de imprensa;
  • elaborar plano de ação;
  • supervisionar a administração de entidades vinculadas à organização;
  • articular conselhos da entidade (religioso, consultivo, administrativo);
  • assessorar a elaboração do projeto arquitetônico dos espaços para culto;
  • formar comitês;
  • implementar plano de ação;
  • demonstrar ética;
  • acompanhar a arrecadação financeira;
  • promover festas e eventos;
  • administrar conflitos;
  • saber ouvir;
  • administrar o fluxo de caixa;
  • supervisionar programas e projetos da instituição;
  • elaborar documentos formais (atas, relatórios, contratos etc.);
  • avaliar a compatibilidade de princípios e estratégias de gestão com a missão religiosa;
  • organizar eventos;
  • aprovar verbas;
  • buscar apoio institucional;
  • preparar voluntários;
  • demonstrar autocontrole;
  • demonstrar carisma;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • gerenciar as atividades da entidade (administrativas, sociais etc.);
  • administrar o patrimônio da organização;
  • publicar artigos;
  • desenvolver material de divulgação;
  • demonstrar sensibilidade social e psicológica;
  • demonstrar amor ao próximo;
  • gerenciar os serviços contratados de terceiros;
  • planejar calendário religioso;
  • elaborar estratégias e plano de comunicação da entidade;
  • elaborar estatutos;
  • definir estratégias para divulgar a missão;
  • indicar representantes;
  • participar de conselhos inter-religiosos;
  • respeitar o próximo;
  • demonstrar tolerância;
  • elaborar estratégias de ensino;
  • formular princípios da organização;
  • articular parcerias;
  • verificar viabilidade de programas e projetos;
  • traçar diretrizes;
  • visitar projetos e entidades sociais;
  • demonstrar organização;


Setores que mais contratam Dirigente e administrador de organização religiosa no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações religiosas




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