Salário para o cargo de Diretor de produção e operações em empresa agropecuária
CBO 1221-05 > Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal

Diretor de produção e operações em empresa agropecuária - Descrição, atividades e funções do cargo

Dirigem as atividades de produção e operação em empresas como representantes dos proprietários ou acionistas ou por conta própria e, para tanto, definem políticas de gestão da empresa, estabelecem planejamento estratégico, avaliam desempenho da produção, traçam estratégias comerciais, administram os recursos da empresa, participam de negociações e promovem pesquisa e desenvolvimento.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal desenvolvem suas atividades nos ramos da agropecuária, silvicultura e exploração florestal, pesca e aqüicultura em empresas e entidades de caráter público ou privado. Parte importante de seu trabalho se desenvolve junto a equipes de subordinados, o vínculo de trabalho mais comum é como empregado registrado em carteira. Atuam com supervisão ocasional e em ambientes fechados, podendo exercer o trabalho de forma presencial e a distância.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal

Essas ocupações requerem, no mínimo, o curso superior completo, predominantemente nas áreas de conhecimento da agronomia, zootecnia, veterinária, biologia, oceanografia ou engenharia de pesca. É desejável que os titulares das ocupações tenham experiência anterior por período superior a cinco anos, quando recrutados externamente o acesso a essas ocupações pode se dar, também, por intermédio de progressão na hierarquia, internamente à empresa. As ocupações podem, ainda, ser exercidas por proprietários de empresas, com experiência no ramo de atividade, sem requerimentos específicos de escolaridade.


Funções e atividades do Diretor de produção e operações em empresa agropecuária

Diretores de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira , aquícola e florestal devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • promover pesquisa e desenvolvimento;
  • administrar os recursos da empresa;
  • avaliar desempenho da produção;
  • participar de negociações;
  • estabelecer planejamento estratégico;
  • definir políticas de gestão da empresa;
  • traçar estratégias comerciais;

Atividades

  • atender à legislação vigente;
  • pesquisar metodologias de gestão;
  • participar de eventos técnicos;
  • desenvolver capacidade de delegar;
  • participar das políticas de definição de horários de trabalho;
  • definir auditorias;
  • demonstrar criatividade;
  • definir objetivos de produtividade e rentabilidade;
  • demonstrar senso político;
  • analisar informações da empresa e do mercado;
  • acompanhar alocação dos recursos;
  • desenvolver canais de comercialização;
  • negociar junto às entidades de classe;
  • estudar o comportamento do mercado consumidor;
  • avaliar relatórios gerenciais da situação financeira da empresa;
  • dimensionar a relação custo - benefício das compras;
  • participar da decisão da implementação do orçamento;
  • definir metas e alternativas de produção;
  • controlar investimentos;
  • evidenciar comprometimento profissional;
  • decidir prêmios e incentivos aos funcionários;
  • participar da elaboração de programas de pós-venda;
  • pesquisar novos produtos e mercados;
  • definir indicadores de mercado;
  • buscar certificação de produtos e processos produtivos;
  • planejar políticas fiscais e tributárias;
  • aprovar recursos;
  • demonstrar persistência;
  • evidenciar ética profissional;
  • participar da elaboração de programas de recursos humanos;
  • definir programas de integração, internos e externos;
  • acompanhar políticas econômicas, nacionais e internacionais;
  • avaliar qualidade da produção;
  • evidenciar organização;
  • negociar compras e vendas;
  • cultivar visão holística;
  • participar de órgãos de classe;
  • administrar informações meteorológicas;
  • demonstrar objetividade;
  • participar da discussão de normas técnicas, legais e ambientais;
  • autorizar necessidade de compras;
  • avaliar concorrência;
  • definir consultorias;
  • controlar execução dos investimentos;
  • demonstrar responsabilidade;
  • resolver problemas emergenciais;
  • participar da elaboração de contratos;
  • desenvolver flexibilidade;
  • demonstrar iniciativa;
  • definir a estrutura organizacional da empresa;
  • promover a imagem do produto e da marca;
  • analisar viabilidade econômica dos produtos;
  • controlar a evolução da produção;
  • definir estratégias operacionais;
  • elaborar critérios de otimização da produção;
  • participar da gestão de políticas salariais, fiscais e tributárias;
  • avaliar cronogramas de produção;
  • raciocinar estrategicamente;
  • promover políticas internas de novas ideias e sugestões;
  • demonstrar autoridade;
  • desenvolver senso de empreendedorismo;
  • participar da elaboração da política financeira;
  • evidenciar liderança;
  • avaliar novas tecnologias;
  • aumentar rentabilidade;
  • promover melhoria contínua do processo produtivo;
  • definir prêmios e incentivos aos funcionários;
  • estabelecer programas de relacionamento com a comunidade;
  • analisar a execução orçamentária da empresa;
  • promover parcerias;
  • avaliar os resultados contábeis da empresa;
  • definir programas de investimento;
  • participar da elaboração de campanhas publicitárias;
  • promover negociações com as hierarquias da empresa;
  • buscar alternativas de produção e investimento;
  • representar legalmente a empresa;
  • demonstrar disciplina;
  • definir critérios de investimento;
  • estabelecer cronograma de execução das metas e objetivos;
  • decidir estratégias de suprimentos e vendas;
  • promover o cumprimento das normas ambientais;


Setores que mais contratam Diretor de produção e operações em empresa agropecuária no mercado de trabalho

  • Restaurantes e similares




Profissões em Destaque: