Salário para o cargo de Diretor de entidade religiosa
CBO 1143-05 > Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Diretor de entidade religiosa - Descrição, atividades e funções do cargo

Implementam a missão religiosa, representam, jurídica e legalmente, a instituição, gerenciam operações administrativas e financeiras, coordenam atividades, articulam recursos humanos e materiais, comunicam-se oralmente e por escrito.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de entidades religiosas

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Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de entidades religiosas podem exercer suas funções como trabalhadores de instituições de caráter religioso, entidades filantrópicas, instituições de assistência social e educacional, centros e comunidades sociais, educacionais e religiosas, congregações e paróquias. São contratados, dependendo do grupo religioso ao qual pertencem, na condição de empregados com carteira assinada, por conta própria, como autônomos ou ainda, como voluntários. Atuam em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Em determinadas instituições e entidades religiosas, a função de direção e gestão é exercida por pessoas com formação religiosa profissional. De modo geral, requer-se que os trabalhadores dessa família ocupacional tenham escolaridade de nível superior. O tempo exigido para o pleno exercício das funções é de, no mínimo, cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de entidade religiosa

Dirigentes e administradores de entidades religiosas devem:

  • implementar a missão religiosa;
  • articular recursos;
  • representar a instituição;
  • comunicar-se;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • coordenar atividades;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • gerenciar as atividades da entidade (administrativas, sociais etc.);
  • formular princípios da organização;
  • articular conselhos da entidade (religioso, consultivo, administrativo);
  • demonstrar autocontrole;
  • promover campanhas religiosas, sociais e institucionais;
  • respeitar o próximo;
  • administrar o fluxo de caixa;
  • demonstrar ética;
  • promover ações sociais;
  • elaborar estratégias e plano de comunicação da entidade;
  • identificar lideranças na comunidade;
  • desenvolver ações estratégicas;
  • supervisionar a administração de entidades vinculadas à organização;
  • traçar diretrizes;
  • estabelecer normas e regras administrativas;
  • implementar plano de ação;
  • saber ouvir;
  • supervisionar programas e projetos da instituição;
  • elaborar estratégias de ensino;
  • gerenciar plano de comunicação;
  • captar recursos financeiros;
  • promover festas e eventos;
  • formar comitês;
  • aprovar verbas;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • recepcionar personalidades públicas;
  • verificar viabilidade de programas e projetos;
  • elaborar projetos e programas missionários;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • atender o público;
  • demonstrar tolerância;
  • acompanhar a arrecadação financeira;
  • demonstrar conhecimento religioso;
  • organizar eventos;
  • definir rotinas operacionais;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • organizar equipes;
  • desenvolver material de divulgação;
  • participar de conselhos inter-religiosos;
  • coordenar grupos de estudos religiosos;
  • participar de campanhas de utilidade pública;
  • preparar voluntários;
  • organizar seminários, acampamentos, retiros, cursos;
  • interagir com a comunidade;
  • coordenar equipes de trabalho;
  • gerenciar equipes;
  • organizar comemorações religiosas;
  • definir objetivos e metas;
  • gerenciar os serviços contratados de terceiros;
  • pesquisar usos e costumes da região;
  • participar de conselhos políticos e comunitários;
  • publicar boletins internos e periódicos;
  • participar de eventos inter-religiosos;
  • proferir palestras;
  • acompanhar o quadro associativo (sócios, membros e mantenedores);
  • administrar o patrimônio da organização;
  • promover orientação espiritual nas escolas;
  • publicar artigos;
  • demonstrar capacidade de compartilhar;
  • demonstrar organização;
  • planejar calendário religioso;
  • demonstrar carisma;
  • atender órgãos de imprensa;
  • demonstrar liderança;
  • participar de programas de rádio e tv;
  • buscar apoio institucional;
  • respeitar a diversidade;
  • recrutar voluntários;
  • administrar conflitos;
  • demonstrar sensibilidade social e psicológica;
  • elaborar orçamento;
  • conferir documentos formais (atas e relatórios);
  • visitar projetos e entidades sociais;
  • avaliar a compatibilidade de princípios e estratégias de gestão com a missão religiosa;
  • demonstrar coerência;
  • assessorar a elaboração do projeto arquitetônico dos espaços para culto;
  • demonstrar amor ao próximo;
  • articular parcerias;
  • elaborar estatutos;
  • promover a formação de voluntários;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • mobilizar recursos;
  • elaborar documentos formais (atas, relatórios, contratos etc.);
  • alocar recursos;
  • definir estratégias para divulgar a missão;
  • indicar representantes;
  • elaborar plano de ação;


Setores que mais contratam Diretor de entidade religiosa no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações religiosas




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