Salário para o cargo de Diretor de contratos de obras pública e civil
CBO 1223-05 > Diretores de operações de obras em empresa de construção

Diretor de contratos de obras pública e civil - Descrição, atividades e funções do cargo

Supervisionam contratos de obras, dirigem, como representantes dos proprietários, acionistas ou por conta própria, as atividades de desenvolvimento e operações de negócios de empresas de construção, participam do planejamento estratégico da empresa, planejam atividades técnicas e definem tecnologias de construção, administram recursos humanos, analisam viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos e gerenciam atendimento pós-venda.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de operações de obras em empresa de construção

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Principais locais de trabalho

Diretores de operações de obras em empresa de construção esses profissionais atuam em todos os setores da construção civil, incluindo as áreas de grandes obras, habitação, saneamento, indústria, comércio, escolas etc. , Tanto no setor público como no privado. Podem ser empregados com carteira, com supervisão ocasional, ou empregadores. Trabalham em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de operações de obras em empresa de construção

Para ingressar nesse emprego/ocupação é exigido curso superior completo. A formação profissional é feita na prática, com cinco anos ou mais de experiência na área.


Funções e atividades do Diretor de contratos de obras pública e civil

Diretores de operações de obras em empresa de construção devem:

  • desenvolver negócios;
  • planejar atividades técnicas;
  • definir tecnologias de construção;
  • analisar viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar do planejamento estratégico da empresa;
  • gerenciar atendimento pós venda;
  • administrar recursos humanos;
  • supervisionar contratos de obras;

Atividades

  • formar parcerias;
  • monitorar indicadores estatísticos da empresa;
  • definir critérios de elaboração de orçamentos de execução de obras;
  • gerenciar o relacionamento empresa-clientes públicos;
  • prospectar oportunidades de negócios;
  • avaliar o grau de satisfação do cliente;
  • analisar legislação pertinente;
  • estabelecer contatos com clientes;
  • promover programas de qualidade e produtividade;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • levantar subsídios para aprimorar tecnologias em uso;
  • analisar experiências anteriores;
  • definir processos de construção;
  • gerenciar as interfaces com órgãos públicos e concessionárias;
  • definir critérios para elaboração de projetos executivos;
  • aprovar organograma de obras;
  • supervisionar equipe de trabalho;
  • aprovar propostas comerciais;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • analisar a influência da conjuntura econômica nos negócios;
  • negociar aquisições estratégicas;
  • desenvolver novas tecnologias e produtos;
  • demonstrar espírito empreendedor;
  • analisar projetos;
  • realocar equipes de trabalho;
  • pesquisar novos produtos e fornecedores;
  • participar da definição dos critérios para aferição da satisfação do cliente;
  • determinar medidas preventivas de ocorrências de garantia;
  • participar de feiras, cursos e congressos;
  • gerenciar relacionamento empresa-clientes privados;
  • analisar mercado;
  • implementar políticas de recursos humanos;
  • demonstrar criatividade;
  • propor fontes alternativas de recursos financeiros para clientes;
  • demonstrar capacidade de influenciar pessoas;
  • elaborar relatórios para diretoria;
  • selecionar editais de licitações;
  • demonstrar capacidade de adaptabilidade;
  • analisar contratos;
  • demonstrar iniciativa;
  • avaliar tecnicamente a concorrência;
  • aprovar termos aditivos contratuais;
  • analisar impacto ambiental;
  • indicar responsáveis por obras;
  • determinar procedimentos para atendimento pós venda;
  • acompanhar cronograma físico-financeiro;
  • negociar subcontratações estratégicas;
  • aprovar propostas técnicas;
  • gerenciar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato;
  • demonstrar capacidade de relacionamento;
  • controlar indicadores de resultados;
  • definir nível de autonomia das gerências;
  • propor metas;
  • analisar custos das ocorrências de garantia;
  • monitorar ocorrências de garantia;
  • analisar relatórios gerenciais;
  • acompanhar custos de obras;
  • realizar inspeções às obras;
  • definir critérios de elaboração de memorial descritivo;
  • definir metas de qualificação da equipe de trabalho;
  • aprovar promoções de funcionários;
  • relacionar-se com entidades de classes;
  • acompanhar implantação de novas tecnologias e produtos;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • manter-se atualizado;
  • analisar custos;
  • definir critérios de elaboração de cronogramas físico-financeiro;
  • demonstrar versatilidade;
  • realizar estudos técnicos preliminares;
  • definir diretrizes de segurança e medicina do trabalho;
  • reavaliar planejamento de obras;
  • participar da formulação da política de recursos humanos;


Setores que mais contratam Diretor de contratos de obras pública e civil no mercado de trabalho

  • Construção de edifícios
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Serviços de engenharia
  • Administração pública em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica




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