Salário para o cargo de Diretor de contratos de obras pública e civil
CBO 1223-05 > Diretores de operações de obras em empresa de construção

Diretor de contratos de obras pública e civil - Descrição, atividades e funções do cargo

Supervisionam contratos de obras, dirigem, como representantes dos proprietários, acionistas ou por conta própria, as atividades de desenvolvimento e operações de negócios de empresas de construção, participam do planejamento estratégico da empresa, planejam atividades técnicas e definem tecnologias de construção, administram recursos humanos, analisam viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos e gerenciam atendimento pós-venda.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de operações de obras em empresa de construção

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Principais locais de trabalho

Diretores de operações de obras em empresa de construção esses profissionais atuam em todos os setores da construção civil, incluindo as áreas de grandes obras, habitação, saneamento, indústria, comércio, escolas etc. , Tanto no setor público como no privado. Podem ser empregados com carteira, com supervisão ocasional, ou empregadores. Trabalham em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de operações de obras em empresa de construção

Para ingressar nesse emprego/ocupação é exigido curso superior completo. A formação profissional é feita na prática, com cinco anos ou mais de experiência na área.


Funções e atividades do Diretor de contratos de obras pública e civil

Diretores de operações de obras em empresa de construção devem:

  • definir tecnologias de construção;
  • analisar viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos;
  • participar do planejamento estratégico da empresa;
  • planejar atividades técnicas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver negócios;
  • administrar recursos humanos;
  • supervisionar contratos de obras;
  • gerenciar atendimento pós venda;

Atividades

  • supervisionar equipe de trabalho;
  • analisar projetos;
  • demonstrar criatividade;
  • realocar equipes de trabalho;
  • implementar políticas de recursos humanos;
  • indicar responsáveis por obras;
  • determinar procedimentos para atendimento pós venda;
  • demonstrar capacidade de relacionamento;
  • definir processos de construção;
  • definir critérios de elaboração de memorial descritivo;
  • definir critérios de elaboração de cronogramas físico-financeiro;
  • avaliar o grau de satisfação do cliente;
  • gerenciar o relacionamento empresa-clientes públicos;
  • manter-se atualizado;
  • aprovar promoções de funcionários;
  • aprovar propostas técnicas;
  • demonstrar versatilidade;
  • aprovar termos aditivos contratuais;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • promover programas de qualidade e produtividade;
  • analisar contratos;
  • acompanhar implantação de novas tecnologias e produtos;
  • definir diretrizes de segurança e medicina do trabalho;
  • selecionar editais de licitações;
  • negociar subcontratações estratégicas;
  • analisar custos das ocorrências de garantia;
  • analisar legislação pertinente;
  • analisar impacto ambiental;
  • propor metas;
  • analisar custos;
  • demonstrar capacidade de influenciar pessoas;
  • monitorar ocorrências de garantia;
  • controlar indicadores de resultados;
  • definir critérios para elaboração de projetos executivos;
  • gerenciar as interfaces com órgãos públicos e concessionárias;
  • monitorar indicadores estatísticos da empresa;
  • demonstrar capacidade de adaptabilidade;
  • aprovar organograma de obras;
  • participar da formulação da política de recursos humanos;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • demonstrar espírito empreendedor;
  • pesquisar novos produtos e fornecedores;
  • demonstrar iniciativa;
  • analisar relatórios gerenciais;
  • negociar aquisições estratégicas;
  • propor fontes alternativas de recursos financeiros para clientes;
  • realizar estudos técnicos preliminares;
  • elaborar relatórios para diretoria;
  • participar da definição dos critérios para aferição da satisfação do cliente;
  • realizar inspeções às obras;
  • analisar experiências anteriores;
  • prospectar oportunidades de negócios;
  • participar de feiras, cursos e congressos;
  • aprovar propostas comerciais;
  • determinar medidas preventivas de ocorrências de garantia;
  • gerenciar relacionamento empresa-clientes privados;
  • estabelecer contatos com clientes;
  • formar parcerias;
  • avaliar tecnicamente a concorrência;
  • analisar a influência da conjuntura econômica nos negócios;
  • relacionar-se com entidades de classes;
  • definir metas de qualificação da equipe de trabalho;
  • analisar mercado;
  • acompanhar cronograma físico-financeiro;
  • desenvolver novas tecnologias e produtos;
  • definir nível de autonomia das gerências;
  • gerenciar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato;
  • reavaliar planejamento de obras;
  • definir critérios de elaboração de orçamentos de execução de obras;
  • acompanhar custos de obras;
  • levantar subsídios para aprimorar tecnologias em uso;
  • demonstrar capacidade de negociação;


Setores que mais contratam Diretor de contratos de obras pública e civil no mercado de trabalho

  • Construção de edifícios
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Serviços de engenharia
  • Administração pública em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica




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