Salário para o cargo de Diretor de capital humano
CBO 1232-05 > Diretores de recursos humanos e relações de trabalho

Diretor de capital humano - Descrição, atividades e funções do cargo

Lideram atividades do departamento pessoal, formulam políticas de cargos, salários e benefícios, desenvolvem estratégias de seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoal. Participam na formulação e execução de estratégias e planos de negócios da empresa, coordenam políticas de integração e eventos, na empresa e comunidade externa, conduzem atividades de integração de recursos humanos, em processos de fusão e integração.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de recursos humanos e relações de trabalho

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de recursos humanos e relações de trabalho exercem suas funções em empresas, geralmente de médio e grande portes. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, no período diurno. No desempenho de algumas de suas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de recursos humanos e relações de trabalho

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior na área de ciências humanas ou em outras áreas, com especialização em administração de recursos humanos. O desempenho pleno das funções se dá após quatro ou cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Diretor de capital humano

Diretores de recursos humanos e relações de trabalho devem:

  • conduzir as atividades de integração de recursos humanos, em processos de fusão e aquisição;
  • liderar atividades do departamento pessoal;
  • formular políticas de cargos, salários e benefícios;
  • participar na formulação e execução de estratégias e planos de negócios da empresa;
  • coordenar políticas de integração e eventos na empresa e comunidade externa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver estratégias de seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoal;

Atividades

  • participar nas definições dos eventos corporativos;
  • orientar desenvolvimento e implantação dos planos e propostas organizacionais da empresa;
  • aprovar políticas de contratação de pessoal e rescisão contratual;
  • propor políticas de responsabilidade social da empresa;
  • acompanhar estado das relações trabalhistas e sindicais;
  • elaborar procedimentos de recursos humanos no processo de fusão e aquisição;
  • recomendar estratégias e procedimentos para seleção, desenvolvimento e recrutamento dos funcionários;
  • acompanhar evolução da folha de pagamentos;
  • assistir na seleção de funcionários com capacidade para funções executivas;
  • dimensionar quadro de funcionários;
  • elaborar estratégias de contenção de custos;
  • trabalhar com pessoas;
  • conduzir pesquisa para desenvolvimento de pessoas qualificadas para requisitos operacionais;
  • recomendar estratégias e procedimentos para seleção, desenvolvimento e remuneração;
  • agir como facilitador;
  • aprovar contratos com fornecedores para a área de recursos humanos;
  • dirigir estratégias de melhorias nas relações entre gerência e empregados;
  • assegurar cumprimento da legislação pertinente ao relacionamento com seus empregados;
  • participar na definição dos níveis hierárquicos da empresa;
  • estabelecer políticas de relacionamento com a comunidade externa e interna;
  • acompanhar plano e custo de treinamento;
  • agir com ética profissional;
  • demonstrar facilidade de comunicação;
  • participar na elaboração das metas orçamentárias;
  • propor desenho de fluxograma organizacional;
  • formular diretrizes, objetivos e programas para desenvolvimento profissional dos funcionários;
  • mostrar flexibilidade;
  • participar da elaboração e implantação do plano estratégico da empresa;
  • participar de seminários, na área de recursos humanos;
  • definir políticas e planos de benefícios;
  • avaliar políticas de recursos humanos da empresa;
  • participar de reuniões com outras empresas e entidades afiliadas;
  • supervisionar processo de avaliação do desempenho da gerência;
  • acompanhar a evolução das ações trabalhistas;
  • reciclar-se constantemente;
  • analisar, com a diretoria, áreas estratégicas de negócios da empresa para sua revisão e novo direcionamento;
  • aprovar as políticas de contratação de estagiários e terceirizados;
  • acompanhar execução orçamentária do setor de recursos humanos;
  • participar da aprovação do orçamento de treinamento;
  • aprovar campanhas sociais;
  • acompanhar estado da arte da remuneração variável;
  • desenvolver programas de qualificação do efetivo de pessoal para manutenção dos requisitos operacionais;
  • demonstrar capacidade de empreender;
  • promover programas de integração entre as empresas;
  • mostrar liderança;
  • solicitar estudos de necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • adequar ações da empresa às mudanças de legislação governamental, intervenientes na relação empresa-empregado;
  • avaliar planos de benefícios;
  • desenvolver planos tendo em vista processo de sucessão de cargos gerenciais;
  • participar de grupos de discussão, na área de recursos humanos;
  • trabalhar em equipe;
  • propor políticas de movimentação de pessoal;
  • aprovar consultorias para processo de recrutamento e seleção;
  • supervisionar a implantação das relações trabalhistas e sindicais;
  • assegurar desenvolvimento profissional dos funcionários;
  • negociar;
  • estudar o clima organizacional da empresa em foco;
  • conduzir negociações dos contratos de trabalho com sindicatos;
  • avaliar cultura da empresa;
  • avaliar o passivo trabalhista;
  • recomendar ações de melhorias dos níveis de produção, produtividade e qualidade;


Setores que mais contratam Diretor de capital humano no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Agências de publicidade
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




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