Salário para o cargo de Diretor de capital humano
CBO 1232-05 > Diretores de recursos humanos e relações de trabalho

Diretor de capital humano - Descrição, atividades e funções do cargo

Lideram atividades do departamento pessoal, formulam políticas de cargos, salários e benefícios, desenvolvem estratégias de seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoal. Participam na formulação e execução de estratégias e planos de negócios da empresa, coordenam políticas de integração e eventos, na empresa e comunidade externa, conduzem atividades de integração de recursos humanos, em processos de fusão e integração.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de recursos humanos e relações de trabalho

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Principais locais de trabalho

Diretores de recursos humanos e relações de trabalho exercem suas funções em empresas, geralmente de médio e grande portes. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, no período diurno. No desempenho de algumas de suas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de recursos humanos e relações de trabalho

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior na área de ciências humanas ou em outras áreas, com especialização em administração de recursos humanos. O desempenho pleno das funções se dá após quatro ou cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Diretor de capital humano

Diretores de recursos humanos e relações de trabalho devem:

  • coordenar políticas de integração e eventos na empresa e comunidade externa;
  • conduzir as atividades de integração de recursos humanos, em processos de fusão e aquisição;
  • liderar atividades do departamento pessoal;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver estratégias de seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoal;
  • participar na formulação e execução de estratégias e planos de negócios da empresa;
  • formular políticas de cargos, salários e benefícios;

Atividades

  • participar na elaboração das metas orçamentárias;
  • estabelecer políticas de relacionamento com a comunidade externa e interna;
  • participar de seminários, na área de recursos humanos;
  • propor políticas de movimentação de pessoal;
  • reciclar-se constantemente;
  • agir com ética profissional;
  • demonstrar capacidade de empreender;
  • avaliar planos de benefícios;
  • recomendar estratégias e procedimentos para seleção, desenvolvimento e recrutamento dos funcionários;
  • acompanhar a evolução das ações trabalhistas;
  • participar nas definições dos eventos corporativos;
  • estudar o clima organizacional da empresa em foco;
  • analisar, com a diretoria, áreas estratégicas de negócios da empresa para sua revisão e novo direcionamento;
  • recomendar ações de melhorias dos níveis de produção, produtividade e qualidade;
  • avaliar políticas de recursos humanos da empresa;
  • dimensionar quadro de funcionários;
  • elaborar procedimentos de recursos humanos no processo de fusão e aquisição;
  • orientar desenvolvimento e implantação dos planos e propostas organizacionais da empresa;
  • acompanhar execução orçamentária do setor de recursos humanos;
  • participar na definição dos níveis hierárquicos da empresa;
  • acompanhar estado das relações trabalhistas e sindicais;
  • negociar;
  • recomendar estratégias e procedimentos para seleção, desenvolvimento e remuneração;
  • avaliar o passivo trabalhista;
  • agir como facilitador;
  • promover programas de integração entre as empresas;
  • acompanhar evolução da folha de pagamentos;
  • supervisionar a implantação das relações trabalhistas e sindicais;
  • mostrar flexibilidade;
  • demonstrar facilidade de comunicação;
  • aprovar consultorias para processo de recrutamento e seleção;
  • participar de reuniões com outras empresas e entidades afiliadas;
  • aprovar políticas de contratação de pessoal e rescisão contratual;
  • solicitar estudos de necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • propor políticas de responsabilidade social da empresa;
  • mostrar liderança;
  • assegurar cumprimento da legislação pertinente ao relacionamento com seus empregados;
  • participar da elaboração e implantação do plano estratégico da empresa;
  • aprovar campanhas sociais;
  • elaborar estratégias de contenção de custos;
  • conduzir negociações dos contratos de trabalho com sindicatos;
  • adequar ações da empresa às mudanças de legislação governamental, intervenientes na relação empresa-empregado;
  • desenvolver programas de qualificação do efetivo de pessoal para manutenção dos requisitos operacionais;
  • avaliar cultura da empresa;
  • participar de grupos de discussão, na área de recursos humanos;
  • definir políticas e planos de benefícios;
  • participar da aprovação do orçamento de treinamento;
  • aprovar as políticas de contratação de estagiários e terceirizados;
  • formular diretrizes, objetivos e programas para desenvolvimento profissional dos funcionários;
  • dirigir estratégias de melhorias nas relações entre gerência e empregados;
  • conduzir pesquisa para desenvolvimento de pessoas qualificadas para requisitos operacionais;
  • desenvolver planos tendo em vista processo de sucessão de cargos gerenciais;
  • acompanhar plano e custo de treinamento;
  • aprovar contratos com fornecedores para a área de recursos humanos;
  • propor desenho de fluxograma organizacional;
  • trabalhar com pessoas;
  • acompanhar estado da arte da remuneração variável;
  • supervisionar processo de avaliação do desempenho da gerência;
  • assistir na seleção de funcionários com capacidade para funções executivas;
  • trabalhar em equipe;
  • assegurar desenvolvimento profissional dos funcionários;


Setores que mais contratam Diretor de capital humano no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Agências de publicidade
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




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