Salário para o cargo de Diretor de capital humano
CBO 1232-05 > Diretores de recursos humanos e relações de trabalho

Diretor de capital humano - Descrição, atividades e funções do cargo

Lideram atividades do departamento pessoal, formulam políticas de cargos, salários e benefícios, desenvolvem estratégias de seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoal. Participam na formulação e execução de estratégias e planos de negócios da empresa, coordenam políticas de integração e eventos, na empresa e comunidade externa, conduzem atividades de integração de recursos humanos, em processos de fusão e integração.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de recursos humanos e relações de trabalho

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de recursos humanos e relações de trabalho exercem suas funções em empresas, geralmente de médio e grande portes. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, no período diurno. No desempenho de algumas de suas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de recursos humanos e relações de trabalho

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior na área de ciências humanas ou em outras áreas, com especialização em administração de recursos humanos. O desempenho pleno das funções se dá após quatro ou cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Diretor de capital humano

Diretores de recursos humanos e relações de trabalho devem:

  • liderar atividades do departamento pessoal;
  • desenvolver estratégias de seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoal;
  • participar na formulação e execução de estratégias e planos de negócios da empresa;
  • coordenar políticas de integração e eventos na empresa e comunidade externa;
  • formular políticas de cargos, salários e benefícios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • conduzir as atividades de integração de recursos humanos, em processos de fusão e aquisição;

Atividades

  • orientar desenvolvimento e implantação dos planos e propostas organizacionais da empresa;
  • agir como facilitador;
  • acompanhar a evolução das ações trabalhistas;
  • avaliar o passivo trabalhista;
  • aprovar contratos com fornecedores para a área de recursos humanos;
  • aprovar consultorias para processo de recrutamento e seleção;
  • trabalhar com pessoas;
  • assistir na seleção de funcionários com capacidade para funções executivas;
  • recomendar ações de melhorias dos níveis de produção, produtividade e qualidade;
  • propor políticas de responsabilidade social da empresa;
  • participar de seminários, na área de recursos humanos;
  • mostrar flexibilidade;
  • conduzir negociações dos contratos de trabalho com sindicatos;
  • supervisionar processo de avaliação do desempenho da gerência;
  • demonstrar capacidade de empreender;
  • acompanhar estado das relações trabalhistas e sindicais;
  • participar de grupos de discussão, na área de recursos humanos;
  • agir com ética profissional;
  • assegurar desenvolvimento profissional dos funcionários;
  • propor desenho de fluxograma organizacional;
  • aprovar campanhas sociais;
  • acompanhar plano e custo de treinamento;
  • demonstrar facilidade de comunicação;
  • supervisionar a implantação das relações trabalhistas e sindicais;
  • participar da elaboração e implantação do plano estratégico da empresa;
  • participar nas definições dos eventos corporativos;
  • elaborar estratégias de contenção de custos;
  • participar de reuniões com outras empresas e entidades afiliadas;
  • dimensionar quadro de funcionários;
  • aprovar as políticas de contratação de estagiários e terceirizados;
  • reciclar-se constantemente;
  • definir políticas e planos de benefícios;
  • elaborar procedimentos de recursos humanos no processo de fusão e aquisição;
  • dirigir estratégias de melhorias nas relações entre gerência e empregados;
  • participar na definição dos níveis hierárquicos da empresa;
  • avaliar políticas de recursos humanos da empresa;
  • avaliar planos de benefícios;
  • estabelecer políticas de relacionamento com a comunidade externa e interna;
  • trabalhar em equipe;
  • propor políticas de movimentação de pessoal;
  • avaliar cultura da empresa;
  • formular diretrizes, objetivos e programas para desenvolvimento profissional dos funcionários;
  • desenvolver programas de qualificação do efetivo de pessoal para manutenção dos requisitos operacionais;
  • assegurar cumprimento da legislação pertinente ao relacionamento com seus empregados;
  • solicitar estudos de necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • mostrar liderança;
  • acompanhar estado da arte da remuneração variável;
  • recomendar estratégias e procedimentos para seleção, desenvolvimento e remuneração;
  • estudar o clima organizacional da empresa em foco;
  • participar da aprovação do orçamento de treinamento;
  • recomendar estratégias e procedimentos para seleção, desenvolvimento e recrutamento dos funcionários;
  • aprovar políticas de contratação de pessoal e rescisão contratual;
  • acompanhar execução orçamentária do setor de recursos humanos;
  • conduzir pesquisa para desenvolvimento de pessoas qualificadas para requisitos operacionais;
  • desenvolver planos tendo em vista processo de sucessão de cargos gerenciais;
  • participar na elaboração das metas orçamentárias;
  • adequar ações da empresa às mudanças de legislação governamental, intervenientes na relação empresa-empregado;
  • analisar, com a diretoria, áreas estratégicas de negócios da empresa para sua revisão e novo direcionamento;
  • promover programas de integração entre as empresas;
  • acompanhar evolução da folha de pagamentos;
  • negociar;


Setores que mais contratam Diretor de capital humano no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Agências de publicidade
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




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