Salário para o cargo de Diretor de relações de trabalho
CBO 1232-10 > Diretores de recursos humanos e relações de trabalho

Diretor de relações de trabalho - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Lideram atividades do departamento pessoal, formulam políticas de cargos, salários e benefícios, desenvolvem estratégias de seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoal. Participam na formulação e execução de estratégias e planos de negócios da empresa, coordenam políticas de integração e eventos, na empresa e comunidade externa, conduzem atividades de integração de recursos humanos, em processos de fusão e integração.

Quanto ganha um Diretor de relações de trabalho

Um Diretor de relações de trabalho trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.290,78 e R$ 48.691,61, com a média salarial de R$ 17.220,57 e o salário mediana em R$ 9.550,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Diretor de relações de trabalho

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 17.220,57 206.646,84 4.305,14 86,10
1º Quartil 3.290,78 39.489,36 822,70 16,45
Salário Mediana 9.550,00 114.600,00 2.387,50 47,75
3º Quartil 40.200,13 482.401,56 10.050,03 201,00
Teto Salarial 48.691,61 584.299,32 12.172,90 243,46


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de recursos humanos e relações de trabalho

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de recursos humanos e relações de trabalho exercem suas funções em empresas, geralmente de médio e grande portes. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, no período diurno. No desempenho de algumas de suas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de recursos humanos e relações de trabalho

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior na área de ciências humanas ou em outras áreas, com especialização em administração de recursos humanos. O desempenho pleno das funções se dá após quatro ou cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Diretor de relações de trabalho

Diretores de recursos humanos e relações de trabalho devem:

  • desenvolver estratégias de seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoal;
  • liderar atividades do departamento pessoal;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar na formulação e execução de estratégias e planos de negócios da empresa;
  • coordenar políticas de integração e eventos na empresa e comunidade externa;
  • conduzir as atividades de integração de recursos humanos, em processos de fusão e aquisição;
  • formular políticas de cargos, salários e benefícios;

Atividades

  • acompanhar plano e custo de treinamento;
  • aprovar consultorias para processo de recrutamento e seleção;
  • propor desenho de fluxograma organizacional;
  • avaliar o passivo trabalhista;
  • elaborar estratégias de contenção de custos;
  • acompanhar evolução da folha de pagamentos;
  • estudar o clima organizacional da empresa em foco;
  • reciclar-se constantemente;
  • desenvolver planos tendo em vista processo de sucessão de cargos gerenciais;
  • participar nas definições dos eventos corporativos;
  • aprovar campanhas sociais;
  • participar da aprovação do orçamento de treinamento;
  • propor políticas de responsabilidade social da empresa;
  • avaliar planos de benefícios;
  • promover programas de integração entre as empresas;
  • assegurar cumprimento da legislação pertinente ao relacionamento com seus empregados;
  • negociar;
  • participar de seminários, na área de recursos humanos;
  • assistir na seleção de funcionários com capacidade para funções executivas;
  • conduzir pesquisa para desenvolvimento de pessoas qualificadas para requisitos operacionais;
  • participar na definição dos níveis hierárquicos da empresa;
  • definir políticas e planos de benefícios;
  • recomendar estratégias e procedimentos para seleção, desenvolvimento e remuneração;
  • estabelecer políticas de relacionamento com a comunidade externa e interna;
  • participar na elaboração das metas orçamentárias;
  • recomendar ações de melhorias dos níveis de produção, produtividade e qualidade;
  • analisar, com a diretoria, áreas estratégicas de negócios da empresa para sua revisão e novo direcionamento;
  • avaliar cultura da empresa;
  • propor políticas de movimentação de pessoal;
  • agir com ética profissional;
  • adequar ações da empresa às mudanças de legislação governamental, intervenientes na relação empresa-empregado;
  • assegurar desenvolvimento profissional dos funcionários;
  • demonstrar capacidade de empreender;
  • aprovar as políticas de contratação de estagiários e terceirizados;
  • trabalhar em equipe;
  • acompanhar a evolução das ações trabalhistas;
  • aprovar políticas de contratação de pessoal e rescisão contratual;
  • acompanhar execução orçamentária do setor de recursos humanos;
  • acompanhar estado da arte da remuneração variável;
  • dimensionar quadro de funcionários;
  • solicitar estudos de necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • participar da elaboração e implantação do plano estratégico da empresa;
  • agir como facilitador;
  • supervisionar a implantação das relações trabalhistas e sindicais;
  • mostrar liderança;
  • demonstrar facilidade de comunicação;
  • participar de grupos de discussão, na área de recursos humanos;
  • supervisionar processo de avaliação do desempenho da gerência;
  • conduzir negociações dos contratos de trabalho com sindicatos;
  • participar de reuniões com outras empresas e entidades afiliadas;
  • desenvolver programas de qualificação do efetivo de pessoal para manutenção dos requisitos operacionais;
  • trabalhar com pessoas;
  • orientar desenvolvimento e implantação dos planos e propostas organizacionais da empresa;
  • aprovar contratos com fornecedores para a área de recursos humanos;
  • recomendar estratégias e procedimentos para seleção, desenvolvimento e recrutamento dos funcionários;
  • avaliar políticas de recursos humanos da empresa;
  • elaborar procedimentos de recursos humanos no processo de fusão e aquisição;
  • dirigir estratégias de melhorias nas relações entre gerência e empregados;
  • acompanhar estado das relações trabalhistas e sindicais;
  • formular diretrizes, objetivos e programas para desenvolvimento profissional dos funcionários;
  • mostrar flexibilidade;


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