Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
- Diretores de Áreas de apoio
- Diretores de recursos humanos e relações de trabalho
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Diretores de recursos humanos e relações de trabalho exercem suas funções em empresas, geralmente de médio e grande portes. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, no período diurno. No desempenho de algumas de suas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de recursos humanos e relações de trabalho
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior na área de ciências humanas ou em outras áreas, com especialização em administração de recursos humanos. O desempenho pleno das funções se dá após quatro ou cinco anos de experiência na área.
Funções e atividades do Diretor de relações de trabalho
Diretores de recursos humanos e relações de trabalho devem:
- participar na formulação e execução de estratégias e planos de negócios da empresa;
- demonstrar competências pessoais;
- coordenar políticas de integração e eventos na empresa e comunidade externa;
- desenvolver estratégias de seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoal;
- conduzir as atividades de integração de recursos humanos, em processos de fusão e aquisição;
- formular políticas de cargos, salários e benefícios;
- liderar atividades do departamento pessoal;
Atividades
- supervisionar processo de avaliação do desempenho da gerência;
- reciclar-se constantemente;
- estudar o clima organizacional da empresa em foco;
- acompanhar plano e custo de treinamento;
- acompanhar estado das relações trabalhistas e sindicais;
- desenvolver planos tendo em vista processo de sucessão de cargos gerenciais;
- acompanhar execução orçamentária do setor de recursos humanos;
- elaborar estratégias de contenção de custos;
- analisar, com a diretoria, áreas estratégicas de negócios da empresa para sua revisão e novo direcionamento;
- participar de seminários, na área de recursos humanos;
- participar da elaboração e implantação do plano estratégico da empresa;
- formular diretrizes, objetivos e programas para desenvolvimento profissional dos funcionários;
- participar nas definições dos eventos corporativos;
- avaliar o passivo trabalhista;
- propor políticas de movimentação de pessoal;
- participar de reuniões com outras empresas e entidades afiliadas;
- solicitar estudos de necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- aprovar consultorias para processo de recrutamento e seleção;
- trabalhar com pessoas;
- desenvolver programas de qualificação do efetivo de pessoal para manutenção dos requisitos operacionais;
- acompanhar estado da arte da remuneração variável;
- aprovar políticas de contratação de pessoal e rescisão contratual;
- avaliar planos de benefícios;
- mostrar flexibilidade;
- propor políticas de responsabilidade social da empresa;
- adequar ações da empresa às mudanças de legislação governamental, intervenientes na relação empresa-empregado;
- assegurar cumprimento da legislação pertinente ao relacionamento com seus empregados;
- definir políticas e planos de benefícios;
- orientar desenvolvimento e implantação dos planos e propostas organizacionais da empresa;
- aprovar contratos com fornecedores para a área de recursos humanos;
- dirigir estratégias de melhorias nas relações entre gerência e empregados;
- avaliar políticas de recursos humanos da empresa;
- aprovar as políticas de contratação de estagiários e terceirizados;
- propor desenho de fluxograma organizacional;
- demonstrar facilidade de comunicação;
- recomendar ações de melhorias dos níveis de produção, produtividade e qualidade;
- agir como facilitador;
- conduzir negociações dos contratos de trabalho com sindicatos;
- dimensionar quadro de funcionários;
- conduzir pesquisa para desenvolvimento de pessoas qualificadas para requisitos operacionais;
- demonstrar capacidade de empreender;
- participar da aprovação do orçamento de treinamento;
- avaliar cultura da empresa;
- trabalhar em equipe;
- recomendar estratégias e procedimentos para seleção, desenvolvimento e recrutamento dos funcionários;
- acompanhar evolução da folha de pagamentos;
- supervisionar a implantação das relações trabalhistas e sindicais;
- acompanhar a evolução das ações trabalhistas;
- negociar;
- elaborar procedimentos de recursos humanos no processo de fusão e aquisição;
- participar de grupos de discussão, na área de recursos humanos;
- agir com ética profissional;
- recomendar estratégias e procedimentos para seleção, desenvolvimento e remuneração;
- assistir na seleção de funcionários com capacidade para funções executivas;
- estabelecer políticas de relacionamento com a comunidade externa e interna;
- participar na elaboração das metas orçamentárias;
- aprovar campanhas sociais;
- mostrar liderança;
- participar na definição dos níveis hierárquicos da empresa;
- assegurar desenvolvimento profissional dos funcionários;
- promover programas de integração entre as empresas;