Salário para o cargo de Coordenador de entidade religiosa
CBO 1143-05 > Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Coordenador de entidade religiosa - Descrição, atividades e funções do cargo

Implementam a missão religiosa, representam, jurídica e legalmente, a instituição, gerenciam operações administrativas e financeiras, coordenam atividades, articulam recursos humanos e materiais, comunicam-se oralmente e por escrito.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de entidades religiosas podem exercer suas funções como trabalhadores de instituições de caráter religioso, entidades filantrópicas, instituições de assistência social e educacional, centros e comunidades sociais, educacionais e religiosas, congregações e paróquias. São contratados, dependendo do grupo religioso ao qual pertencem, na condição de empregados com carteira assinada, por conta própria, como autônomos ou ainda, como voluntários. Atuam em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Em determinadas instituições e entidades religiosas, a função de direção e gestão é exercida por pessoas com formação religiosa profissional. De modo geral, requer-se que os trabalhadores dessa família ocupacional tenham escolaridade de nível superior. O tempo exigido para o pleno exercício das funções é de, no mínimo, cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Coordenador de entidade religiosa

Dirigentes e administradores de entidades religiosas devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • representar a instituição;
  • articular recursos;
  • implementar a missão religiosa;
  • comunicar-se;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • coordenar atividades;

Atividades

  • acompanhar a execução orçamentária;
  • proferir palestras;
  • promover a formação de voluntários;
  • mobilizar recursos;
  • demonstrar liderança;
  • elaborar plano de ação;
  • acompanhar a arrecadação financeira;
  • demonstrar amor ao próximo;
  • promover campanhas religiosas, sociais e institucionais;
  • demonstrar capacidade de compartilhar;
  • participar de conselhos inter-religiosos;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • recepcionar personalidades públicas;
  • elaborar estratégias de ensino;
  • captar recursos financeiros;
  • pesquisar usos e costumes da região;
  • respeitar a diversidade;
  • definir objetivos e metas;
  • alocar recursos;
  • demonstrar coerência;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • interagir com a comunidade;
  • administrar o patrimônio da organização;
  • formular princípios da organização;
  • demonstrar sensibilidade social e psicológica;
  • demonstrar ética;
  • definir rotinas operacionais;
  • demonstrar tolerância;
  • coordenar equipes de trabalho;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • respeitar o próximo;
  • organizar equipes;
  • atender o público;
  • avaliar a compatibilidade de princípios e estratégias de gestão com a missão religiosa;
  • gerenciar equipes;
  • desenvolver ações estratégicas;
  • identificar lideranças na comunidade;
  • demonstrar organização;
  • preparar voluntários;
  • verificar viabilidade de programas e projetos;
  • conferir documentos formais (atas e relatórios);
  • organizar eventos;
  • publicar boletins internos e periódicos;
  • atender órgãos de imprensa;
  • elaborar estatutos;
  • supervisionar a administração de entidades vinculadas à organização;
  • articular conselhos da entidade (religioso, consultivo, administrativo);
  • administrar conflitos;
  • promover festas e eventos;
  • visitar projetos e entidades sociais;
  • elaborar documentos formais (atas, relatórios, contratos etc.);
  • administrar o fluxo de caixa;
  • demonstrar carisma;
  • publicar artigos;
  • promover orientação espiritual nas escolas;
  • traçar diretrizes;
  • articular parcerias;
  • implementar plano de ação;
  • acompanhar o quadro associativo (sócios, membros e mantenedores);
  • coordenar grupos de estudos religiosos;
  • organizar seminários, acampamentos, retiros, cursos;
  • participar de campanhas de utilidade pública;
  • recrutar voluntários;
  • formar comitês;
  • gerenciar plano de comunicação;
  • participar de conselhos políticos e comunitários;
  • aprovar verbas;
  • saber ouvir;
  • gerenciar as atividades da entidade (administrativas, sociais etc.);
  • desenvolver material de divulgação;
  • gerenciar os serviços contratados de terceiros;
  • elaborar estratégias e plano de comunicação da entidade;
  • assessorar a elaboração do projeto arquitetônico dos espaços para culto;
  • buscar apoio institucional;
  • supervisionar programas e projetos da instituição;
  • participar de programas de rádio e tv;
  • planejar calendário religioso;
  • definir estratégias para divulgar a missão;
  • elaborar orçamento;
  • estabelecer normas e regras administrativas;
  • demonstrar conhecimento religioso;
  • organizar comemorações religiosas;
  • participar de eventos inter-religiosos;
  • indicar representantes;
  • demonstrar autocontrole;
  • elaborar projetos e programas missionários;
  • promover ações sociais;


Setores que mais contratam Coordenador de entidade religiosa no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações religiosas




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