Salário para o cargo de Coordenador de entidade religiosa
CBO 1143-05 > Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Coordenador de entidade religiosa - Descrição, atividades e funções do cargo

Implementam a missão religiosa, representam, jurídica e legalmente, a instituição, gerenciam operações administrativas e financeiras, coordenam atividades, articulam recursos humanos e materiais, comunicam-se oralmente e por escrito.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de entidades religiosas podem exercer suas funções como trabalhadores de instituições de caráter religioso, entidades filantrópicas, instituições de assistência social e educacional, centros e comunidades sociais, educacionais e religiosas, congregações e paróquias. São contratados, dependendo do grupo religioso ao qual pertencem, na condição de empregados com carteira assinada, por conta própria, como autônomos ou ainda, como voluntários. Atuam em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Em determinadas instituições e entidades religiosas, a função de direção e gestão é exercida por pessoas com formação religiosa profissional. De modo geral, requer-se que os trabalhadores dessa família ocupacional tenham escolaridade de nível superior. O tempo exigido para o pleno exercício das funções é de, no mínimo, cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Coordenador de entidade religiosa

Dirigentes e administradores de entidades religiosas devem:

  • representar a instituição;
  • demonstrar competências pessoais;
  • articular recursos;
  • coordenar atividades;
  • comunicar-se;
  • implementar a missão religiosa;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;

Atividades

  • traçar diretrizes;
  • conferir documentos formais (atas e relatórios);
  • promover campanhas religiosas, sociais e institucionais;
  • acompanhar o quadro associativo (sócios, membros e mantenedores);
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • publicar artigos;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • participar de programas de rádio e tv;
  • supervisionar programas e projetos da instituição;
  • demonstrar sensibilidade social e psicológica;
  • promover ações sociais;
  • pesquisar usos e costumes da região;
  • demonstrar capacidade de compartilhar;
  • participar de conselhos inter-religiosos;
  • alocar recursos;
  • articular parcerias;
  • demonstrar conhecimento religioso;
  • gerenciar equipes;
  • recrutar voluntários;
  • atender o público;
  • assessorar a elaboração do projeto arquitetônico dos espaços para culto;
  • gerenciar plano de comunicação;
  • recepcionar personalidades públicas;
  • estabelecer normas e regras administrativas;
  • demonstrar carisma;
  • participar de eventos inter-religiosos;
  • atender órgãos de imprensa;
  • elaborar projetos e programas missionários;
  • implementar plano de ação;
  • elaborar plano de ação;
  • elaborar estratégias e plano de comunicação da entidade;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • desenvolver ações estratégicas;
  • organizar seminários, acampamentos, retiros, cursos;
  • preparar voluntários;
  • gerenciar as atividades da entidade (administrativas, sociais etc.);
  • demonstrar coerência;
  • elaborar documentos formais (atas, relatórios, contratos etc.);
  • promover a formação de voluntários;
  • identificar lideranças na comunidade;
  • organizar comemorações religiosas;
  • coordenar equipes de trabalho;
  • elaborar estatutos;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • aprovar verbas;
  • definir rotinas operacionais;
  • demonstrar liderança;
  • verificar viabilidade de programas e projetos;
  • proferir palestras;
  • formar comitês;
  • publicar boletins internos e periódicos;
  • coordenar grupos de estudos religiosos;
  • respeitar a diversidade;
  • articular conselhos da entidade (religioso, consultivo, administrativo);
  • promover festas e eventos;
  • visitar projetos e entidades sociais;
  • participar de campanhas de utilidade pública;
  • definir objetivos e metas;
  • demonstrar amor ao próximo;
  • elaborar estratégias de ensino;
  • definir estratégias para divulgar a missão;
  • buscar apoio institucional;
  • demonstrar ética;
  • administrar o patrimônio da organização;
  • organizar equipes;
  • acompanhar a arrecadação financeira;
  • participar de conselhos políticos e comunitários;
  • administrar o fluxo de caixa;
  • gerenciar os serviços contratados de terceiros;
  • demonstrar tolerância;
  • formular princípios da organização;
  • supervisionar a administração de entidades vinculadas à organização;
  • planejar calendário religioso;
  • avaliar a compatibilidade de princípios e estratégias de gestão com a missão religiosa;
  • demonstrar organização;
  • desenvolver material de divulgação;
  • elaborar orçamento;
  • respeitar o próximo;
  • demonstrar autocontrole;
  • interagir com a comunidade;
  • captar recursos financeiros;
  • saber ouvir;
  • organizar eventos;
  • mobilizar recursos;
  • promover orientação espiritual nas escolas;
  • indicar representantes;
  • administrar conflitos;


Setores que mais contratam Coordenador de entidade religiosa no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações religiosas




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