Salário para o cargo de Coordenador de entidade religiosa
CBO 1143-05 > Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Coordenador de entidade religiosa - Descrição, atividades e funções do cargo

Implementam a missão religiosa, representam, jurídica e legalmente, a instituição, gerenciam operações administrativas e financeiras, coordenam atividades, articulam recursos humanos e materiais, comunicam-se oralmente e por escrito.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de entidades religiosas podem exercer suas funções como trabalhadores de instituições de caráter religioso, entidades filantrópicas, instituições de assistência social e educacional, centros e comunidades sociais, educacionais e religiosas, congregações e paróquias. São contratados, dependendo do grupo religioso ao qual pertencem, na condição de empregados com carteira assinada, por conta própria, como autônomos ou ainda, como voluntários. Atuam em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Em determinadas instituições e entidades religiosas, a função de direção e gestão é exercida por pessoas com formação religiosa profissional. De modo geral, requer-se que os trabalhadores dessa família ocupacional tenham escolaridade de nível superior. O tempo exigido para o pleno exercício das funções é de, no mínimo, cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Coordenador de entidade religiosa

Dirigentes e administradores de entidades religiosas devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • representar a instituição;
  • articular recursos;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • implementar a missão religiosa;
  • coordenar atividades;
  • comunicar-se;

Atividades

  • respeitar o próximo;
  • traçar diretrizes;
  • identificar lideranças na comunidade;
  • elaborar orçamento;
  • supervisionar a administração de entidades vinculadas à organização;
  • assessorar a elaboração do projeto arquitetônico dos espaços para culto;
  • participar de conselhos inter-religiosos;
  • gerenciar equipes;
  • alocar recursos;
  • articular conselhos da entidade (religioso, consultivo, administrativo);
  • recrutar voluntários;
  • promover ações sociais;
  • aprovar verbas;
  • coordenar grupos de estudos religiosos;
  • demonstrar tolerância;
  • elaborar estratégias de ensino;
  • atender o público;
  • acompanhar a arrecadação financeira;
  • participar de campanhas de utilidade pública;
  • publicar boletins internos e periódicos;
  • demonstrar capacidade de compartilhar;
  • elaborar documentos formais (atas, relatórios, contratos etc.);
  • gerenciar plano de comunicação;
  • promover campanhas religiosas, sociais e institucionais;
  • verificar viabilidade de programas e projetos;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • organizar comemorações religiosas;
  • coordenar equipes de trabalho;
  • demonstrar sensibilidade social e psicológica;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • promover a formação de voluntários;
  • elaborar estratégias e plano de comunicação da entidade;
  • planejar calendário religioso;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • formular princípios da organização;
  • estabelecer normas e regras administrativas;
  • indicar representantes;
  • atender órgãos de imprensa;
  • saber ouvir;
  • demonstrar coerência;
  • desenvolver material de divulgação;
  • administrar o fluxo de caixa;
  • visitar projetos e entidades sociais;
  • preparar voluntários;
  • gerenciar as atividades da entidade (administrativas, sociais etc.);
  • interagir com a comunidade;
  • definir rotinas operacionais;
  • implementar plano de ação;
  • conferir documentos formais (atas e relatórios);
  • demonstrar liderança;
  • formar comitês;
  • supervisionar programas e projetos da instituição;
  • participar de eventos inter-religiosos;
  • definir estratégias para divulgar a missão;
  • demonstrar ética;
  • participar de conselhos políticos e comunitários;
  • recepcionar personalidades públicas;
  • captar recursos financeiros;
  • promover festas e eventos;
  • demonstrar amor ao próximo;
  • promover orientação espiritual nas escolas;
  • gerenciar os serviços contratados de terceiros;
  • demonstrar carisma;
  • avaliar a compatibilidade de princípios e estratégias de gestão com a missão religiosa;
  • buscar apoio institucional;
  • publicar artigos;
  • demonstrar organização;
  • administrar conflitos;
  • demonstrar conhecimento religioso;
  • elaborar projetos e programas missionários;
  • organizar eventos;
  • pesquisar usos e costumes da região;
  • respeitar a diversidade;
  • elaborar estatutos;
  • acompanhar o quadro associativo (sócios, membros e mantenedores);
  • articular parcerias;
  • mobilizar recursos;
  • organizar equipes;
  • participar de programas de rádio e tv;
  • proferir palestras;
  • elaborar plano de ação;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • desenvolver ações estratégicas;
  • demonstrar autocontrole;
  • definir objetivos e metas;
  • organizar seminários, acampamentos, retiros, cursos;
  • administrar o patrimônio da organização;


Setores que mais contratam Coordenador de entidade religiosa no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações religiosas




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