Salário para o cargo de Coordenador de entidade religiosa
CBO 1143-05 > Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Coordenador de entidade religiosa - Descrição, atividades e funções do cargo

Implementam a missão religiosa, representam, jurídica e legalmente, a instituição, gerenciam operações administrativas e financeiras, coordenam atividades, articulam recursos humanos e materiais, comunicam-se oralmente e por escrito.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de entidades religiosas podem exercer suas funções como trabalhadores de instituições de caráter religioso, entidades filantrópicas, instituições de assistência social e educacional, centros e comunidades sociais, educacionais e religiosas, congregações e paróquias. São contratados, dependendo do grupo religioso ao qual pertencem, na condição de empregados com carteira assinada, por conta própria, como autônomos ou ainda, como voluntários. Atuam em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Em determinadas instituições e entidades religiosas, a função de direção e gestão é exercida por pessoas com formação religiosa profissional. De modo geral, requer-se que os trabalhadores dessa família ocupacional tenham escolaridade de nível superior. O tempo exigido para o pleno exercício das funções é de, no mínimo, cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Coordenador de entidade religiosa

Dirigentes e administradores de entidades religiosas devem:

  • coordenar atividades;
  • articular recursos;
  • representar a instituição;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • implementar a missão religiosa;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • indicar representantes;
  • supervisionar programas e projetos da instituição;
  • atender o público;
  • organizar equipes;
  • preparar voluntários;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • planejar calendário religioso;
  • recepcionar personalidades públicas;
  • demonstrar ética;
  • traçar diretrizes;
  • publicar artigos;
  • buscar apoio institucional;
  • demonstrar organização;
  • demonstrar coerência;
  • desenvolver material de divulgação;
  • demonstrar sensibilidade social e psicológica;
  • gerenciar os serviços contratados de terceiros;
  • identificar lideranças na comunidade;
  • avaliar a compatibilidade de princípios e estratégias de gestão com a missão religiosa;
  • definir rotinas operacionais;
  • mobilizar recursos;
  • demonstrar conhecimento religioso;
  • desenvolver ações estratégicas;
  • interagir com a comunidade;
  • alocar recursos;
  • aprovar verbas;
  • participar de eventos inter-religiosos;
  • definir objetivos e metas;
  • formular princípios da organização;
  • participar de conselhos políticos e comunitários;
  • formar comitês;
  • visitar projetos e entidades sociais;
  • promover festas e eventos;
  • demonstrar amor ao próximo;
  • organizar comemorações religiosas;
  • administrar o patrimônio da organização;
  • participar de conselhos inter-religiosos;
  • verificar viabilidade de programas e projetos;
  • pesquisar usos e costumes da região;
  • acompanhar a arrecadação financeira;
  • organizar seminários, acampamentos, retiros, cursos;
  • publicar boletins internos e periódicos;
  • recrutar voluntários;
  • coordenar equipes de trabalho;
  • gerenciar equipes;
  • promover orientação espiritual nas escolas;
  • elaborar estratégias de ensino;
  • elaborar projetos e programas missionários;
  • coordenar grupos de estudos religiosos;
  • articular parcerias;
  • articular conselhos da entidade (religioso, consultivo, administrativo);
  • elaborar estratégias e plano de comunicação da entidade;
  • organizar eventos;
  • assessorar a elaboração do projeto arquitetônico dos espaços para culto;
  • respeitar o próximo;
  • elaborar orçamento;
  • captar recursos financeiros;
  • administrar o fluxo de caixa;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • proferir palestras;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • demonstrar liderança;
  • gerenciar plano de comunicação;
  • promover campanhas religiosas, sociais e institucionais;
  • atender órgãos de imprensa;
  • respeitar a diversidade;
  • promover ações sociais;
  • saber ouvir;
  • demonstrar autocontrole;
  • elaborar estatutos;
  • estabelecer normas e regras administrativas;
  • promover a formação de voluntários;
  • participar de programas de rádio e tv;
  • acompanhar o quadro associativo (sócios, membros e mantenedores);
  • implementar plano de ação;
  • demonstrar carisma;
  • elaborar documentos formais (atas, relatórios, contratos etc.);
  • elaborar plano de ação;
  • demonstrar tolerância;
  • definir estratégias para divulgar a missão;
  • conferir documentos formais (atas e relatórios);
  • administrar conflitos;
  • supervisionar a administração de entidades vinculadas à organização;
  • gerenciar as atividades da entidade (administrativas, sociais etc.);
  • participar de campanhas de utilidade pública;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • demonstrar capacidade de compartilhar;


Setores que mais contratam Coordenador de entidade religiosa no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações religiosas




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