Salário para o cargo de Coordenador de entidade religiosa
CBO 1143-05 > Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Coordenador de entidade religiosa - Descrição, atividades e funções do cargo

Implementam a missão religiosa, representam, jurídica e legalmente, a instituição, gerenciam operações administrativas e financeiras, coordenam atividades, articulam recursos humanos e materiais, comunicam-se oralmente e por escrito.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de entidades religiosas podem exercer suas funções como trabalhadores de instituições de caráter religioso, entidades filantrópicas, instituições de assistência social e educacional, centros e comunidades sociais, educacionais e religiosas, congregações e paróquias. São contratados, dependendo do grupo religioso ao qual pertencem, na condição de empregados com carteira assinada, por conta própria, como autônomos ou ainda, como voluntários. Atuam em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Em determinadas instituições e entidades religiosas, a função de direção e gestão é exercida por pessoas com formação religiosa profissional. De modo geral, requer-se que os trabalhadores dessa família ocupacional tenham escolaridade de nível superior. O tempo exigido para o pleno exercício das funções é de, no mínimo, cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Coordenador de entidade religiosa

Dirigentes e administradores de entidades religiosas devem:

  • representar a instituição;
  • coordenar atividades;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • articular recursos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • implementar a missão religiosa;

Atividades

  • elaborar estratégias e plano de comunicação da entidade;
  • assessorar a elaboração do projeto arquitetônico dos espaços para culto;
  • avaliar a compatibilidade de princípios e estratégias de gestão com a missão religiosa;
  • pesquisar usos e costumes da região;
  • demonstrar sensibilidade social e psicológica;
  • conferir documentos formais (atas e relatórios);
  • demonstrar capacidade de compartilhar;
  • definir rotinas operacionais;
  • elaborar estratégias de ensino;
  • publicar artigos;
  • elaborar plano de ação;
  • administrar o patrimônio da organização;
  • recepcionar personalidades públicas;
  • gerenciar as atividades da entidade (administrativas, sociais etc.);
  • gerenciar plano de comunicação;
  • preparar voluntários;
  • coordenar grupos de estudos religiosos;
  • indicar representantes;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • planejar calendário religioso;
  • supervisionar programas e projetos da instituição;
  • promover ações sociais;
  • supervisionar a administração de entidades vinculadas à organização;
  • acompanhar a arrecadação financeira;
  • implementar plano de ação;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • interagir com a comunidade;
  • aprovar verbas;
  • visitar projetos e entidades sociais;
  • elaborar documentos formais (atas, relatórios, contratos etc.);
  • administrar conflitos;
  • alocar recursos;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • captar recursos financeiros;
  • traçar diretrizes;
  • promover a formação de voluntários;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • participar de conselhos inter-religiosos;
  • definir objetivos e metas;
  • atender o público;
  • identificar lideranças na comunidade;
  • gerenciar os serviços contratados de terceiros;
  • demonstrar liderança;
  • acompanhar o quadro associativo (sócios, membros e mantenedores);
  • organizar comemorações religiosas;
  • formular princípios da organização;
  • publicar boletins internos e periódicos;
  • articular parcerias;
  • articular conselhos da entidade (religioso, consultivo, administrativo);
  • elaborar orçamento;
  • demonstrar organização;
  • demonstrar coerência;
  • formar comitês;
  • participar de conselhos políticos e comunitários;
  • participar de programas de rádio e tv;
  • organizar equipes;
  • atender órgãos de imprensa;
  • demonstrar tolerância;
  • promover festas e eventos;
  • mobilizar recursos;
  • administrar o fluxo de caixa;
  • saber ouvir;
  • demonstrar autocontrole;
  • estabelecer normas e regras administrativas;
  • coordenar equipes de trabalho;
  • elaborar projetos e programas missionários;
  • buscar apoio institucional;
  • proferir palestras;
  • definir estratégias para divulgar a missão;
  • promover orientação espiritual nas escolas;
  • organizar seminários, acampamentos, retiros, cursos;
  • participar de campanhas de utilidade pública;
  • elaborar estatutos;
  • respeitar o próximo;
  • promover campanhas religiosas, sociais e institucionais;
  • verificar viabilidade de programas e projetos;
  • gerenciar equipes;
  • participar de eventos inter-religiosos;
  • desenvolver ações estratégicas;
  • respeitar a diversidade;
  • demonstrar conhecimento religioso;
  • desenvolver material de divulgação;
  • recrutar voluntários;
  • demonstrar ética;
  • demonstrar carisma;
  • organizar eventos;
  • demonstrar amor ao próximo;


Setores que mais contratam Coordenador de entidade religiosa no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações religiosas




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