Salário para o cargo de Coordenador de entidade religiosa
CBO 1143-05 > Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Coordenador de entidade religiosa - Descrição, atividades e funções do cargo

Implementam a missão religiosa, representam, jurídica e legalmente, a instituição, gerenciam operações administrativas e financeiras, coordenam atividades, articulam recursos humanos e materiais, comunicam-se oralmente e por escrito.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de entidades religiosas podem exercer suas funções como trabalhadores de instituições de caráter religioso, entidades filantrópicas, instituições de assistência social e educacional, centros e comunidades sociais, educacionais e religiosas, congregações e paróquias. São contratados, dependendo do grupo religioso ao qual pertencem, na condição de empregados com carteira assinada, por conta própria, como autônomos ou ainda, como voluntários. Atuam em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Em determinadas instituições e entidades religiosas, a função de direção e gestão é exercida por pessoas com formação religiosa profissional. De modo geral, requer-se que os trabalhadores dessa família ocupacional tenham escolaridade de nível superior. O tempo exigido para o pleno exercício das funções é de, no mínimo, cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Coordenador de entidade religiosa

Dirigentes e administradores de entidades religiosas devem:

  • articular recursos;
  • coordenar atividades;
  • representar a instituição;
  • implementar a missão religiosa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;

Atividades

  • indicar representantes;
  • promover campanhas religiosas, sociais e institucionais;
  • organizar seminários, acampamentos, retiros, cursos;
  • demonstrar sensibilidade social e psicológica;
  • atender o público;
  • coordenar grupos de estudos religiosos;
  • mobilizar recursos;
  • administrar o fluxo de caixa;
  • elaborar orçamento;
  • proferir palestras;
  • desenvolver ações estratégicas;
  • gerenciar plano de comunicação;
  • administrar conflitos;
  • demonstrar organização;
  • avaliar a compatibilidade de princípios e estratégias de gestão com a missão religiosa;
  • planejar calendário religioso;
  • organizar eventos;
  • demonstrar ética;
  • pesquisar usos e costumes da região;
  • elaborar projetos e programas missionários;
  • elaborar plano de ação;
  • buscar apoio institucional;
  • conferir documentos formais (atas e relatórios);
  • elaborar documentos formais (atas, relatórios, contratos etc.);
  • identificar lideranças na comunidade;
  • promover ações sociais;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • formular princípios da organização;
  • verificar viabilidade de programas e projetos;
  • organizar equipes;
  • traçar diretrizes;
  • assessorar a elaboração do projeto arquitetônico dos espaços para culto;
  • gerenciar equipes;
  • acompanhar o quadro associativo (sócios, membros e mantenedores);
  • gerenciar os serviços contratados de terceiros;
  • definir rotinas operacionais;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • elaborar estatutos;
  • definir estratégias para divulgar a missão;
  • supervisionar a administração de entidades vinculadas à organização;
  • respeitar a diversidade;
  • demonstrar carisma;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • elaborar estratégias de ensino;
  • participar de conselhos inter-religiosos;
  • formar comitês;
  • interagir com a comunidade;
  • participar de eventos inter-religiosos;
  • recrutar voluntários;
  • aprovar verbas;
  • demonstrar capacidade de compartilhar;
  • demonstrar liderança;
  • supervisionar programas e projetos da instituição;
  • estabelecer normas e regras administrativas;
  • alocar recursos;
  • recepcionar personalidades públicas;
  • demonstrar tolerância;
  • coordenar equipes de trabalho;
  • articular conselhos da entidade (religioso, consultivo, administrativo);
  • articular parcerias;
  • demonstrar autocontrole;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • preparar voluntários;
  • saber ouvir;
  • promover festas e eventos;
  • elaborar estratégias e plano de comunicação da entidade;
  • demonstrar conhecimento religioso;
  • demonstrar coerência;
  • administrar o patrimônio da organização;
  • desenvolver material de divulgação;
  • gerenciar as atividades da entidade (administrativas, sociais etc.);
  • acompanhar a arrecadação financeira;
  • definir objetivos e metas;
  • publicar boletins internos e periódicos;
  • implementar plano de ação;
  • organizar comemorações religiosas;
  • participar de conselhos políticos e comunitários;
  • publicar artigos;
  • participar de campanhas de utilidade pública;
  • promover a formação de voluntários;
  • visitar projetos e entidades sociais;
  • captar recursos financeiros;
  • respeitar o próximo;
  • demonstrar amor ao próximo;
  • promover orientação espiritual nas escolas;
  • participar de programas de rádio e tv;
  • atender órgãos de imprensa;


Setores que mais contratam Coordenador de entidade religiosa no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações religiosas




Profissões em Destaque: