Salário para o cargo de Coordenador de entidade religiosa
CBO 1143-05 > Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Coordenador de entidade religiosa - Descrição, atividades e funções do cargo

Implementam a missão religiosa, representam, jurídica e legalmente, a instituição, gerenciam operações administrativas e financeiras, coordenam atividades, articulam recursos humanos e materiais, comunicam-se oralmente e por escrito.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de entidades religiosas podem exercer suas funções como trabalhadores de instituições de caráter religioso, entidades filantrópicas, instituições de assistência social e educacional, centros e comunidades sociais, educacionais e religiosas, congregações e paróquias. São contratados, dependendo do grupo religioso ao qual pertencem, na condição de empregados com carteira assinada, por conta própria, como autônomos ou ainda, como voluntários. Atuam em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Em determinadas instituições e entidades religiosas, a função de direção e gestão é exercida por pessoas com formação religiosa profissional. De modo geral, requer-se que os trabalhadores dessa família ocupacional tenham escolaridade de nível superior. O tempo exigido para o pleno exercício das funções é de, no mínimo, cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Coordenador de entidade religiosa

Dirigentes e administradores de entidades religiosas devem:

  • implementar a missão religiosa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • articular recursos;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • coordenar atividades;
  • representar a instituição;
  • comunicar-se;

Atividades

  • supervisionar a administração de entidades vinculadas à organização;
  • demonstrar tolerância;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • formular princípios da organização;
  • captar recursos financeiros;
  • acompanhar a arrecadação financeira;
  • definir estratégias para divulgar a missão;
  • respeitar o próximo;
  • interagir com a comunidade;
  • demonstrar sensibilidade social e psicológica;
  • elaborar orçamento;
  • promover a formação de voluntários;
  • desenvolver ações estratégicas;
  • assessorar a elaboração do projeto arquitetônico dos espaços para culto;
  • implementar plano de ação;
  • recepcionar personalidades públicas;
  • elaborar estratégias de ensino;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • participar de programas de rádio e tv;
  • demonstrar carisma;
  • acompanhar o quadro associativo (sócios, membros e mantenedores);
  • demonstrar ética;
  • participar de campanhas de utilidade pública;
  • demonstrar autocontrole;
  • preparar voluntários;
  • participar de conselhos políticos e comunitários;
  • elaborar documentos formais (atas, relatórios, contratos etc.);
  • articular parcerias;
  • gerenciar equipes;
  • participar de eventos inter-religiosos;
  • respeitar a diversidade;
  • demonstrar conhecimento religioso;
  • elaborar projetos e programas missionários;
  • promover orientação espiritual nas escolas;
  • proferir palestras;
  • pesquisar usos e costumes da região;
  • definir objetivos e metas;
  • organizar seminários, acampamentos, retiros, cursos;
  • identificar lideranças na comunidade;
  • definir rotinas operacionais;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • promover festas e eventos;
  • demonstrar organização;
  • avaliar a compatibilidade de princípios e estratégias de gestão com a missão religiosa;
  • coordenar equipes de trabalho;
  • planejar calendário religioso;
  • buscar apoio institucional;
  • organizar equipes;
  • administrar o fluxo de caixa;
  • organizar comemorações religiosas;
  • coordenar grupos de estudos religiosos;
  • demonstrar capacidade de compartilhar;
  • gerenciar plano de comunicação;
  • publicar boletins internos e periódicos;
  • publicar artigos;
  • demonstrar liderança;
  • visitar projetos e entidades sociais;
  • gerenciar as atividades da entidade (administrativas, sociais etc.);
  • demonstrar coerência;
  • promover ações sociais;
  • participar de conselhos inter-religiosos;
  • saber ouvir;
  • elaborar estratégias e plano de comunicação da entidade;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • mobilizar recursos;
  • indicar representantes;
  • supervisionar programas e projetos da instituição;
  • gerenciar os serviços contratados de terceiros;
  • conferir documentos formais (atas e relatórios);
  • elaborar plano de ação;
  • desenvolver material de divulgação;
  • verificar viabilidade de programas e projetos;
  • demonstrar amor ao próximo;
  • organizar eventos;
  • elaborar estatutos;
  • administrar o patrimônio da organização;
  • promover campanhas religiosas, sociais e institucionais;
  • articular conselhos da entidade (religioso, consultivo, administrativo);
  • administrar conflitos;
  • traçar diretrizes;
  • atender órgãos de imprensa;
  • recrutar voluntários;
  • atender o público;
  • formar comitês;
  • alocar recursos;
  • estabelecer normas e regras administrativas;
  • aprovar verbas;


Setores que mais contratam Coordenador de entidade religiosa no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações religiosas




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