Salário para o cargo de Coordenador de entidade religiosa
CBO 1143-05 > Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Coordenador de entidade religiosa - Descrição, atividades e funções do cargo

Implementam a missão religiosa, representam, jurídica e legalmente, a instituição, gerenciam operações administrativas e financeiras, coordenam atividades, articulam recursos humanos e materiais, comunicam-se oralmente e por escrito.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de entidades religiosas

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Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de entidades religiosas podem exercer suas funções como trabalhadores de instituições de caráter religioso, entidades filantrópicas, instituições de assistência social e educacional, centros e comunidades sociais, educacionais e religiosas, congregações e paróquias. São contratados, dependendo do grupo religioso ao qual pertencem, na condição de empregados com carteira assinada, por conta própria, como autônomos ou ainda, como voluntários. Atuam em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Em determinadas instituições e entidades religiosas, a função de direção e gestão é exercida por pessoas com formação religiosa profissional. De modo geral, requer-se que os trabalhadores dessa família ocupacional tenham escolaridade de nível superior. O tempo exigido para o pleno exercício das funções é de, no mínimo, cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Coordenador de entidade religiosa

Dirigentes e administradores de entidades religiosas devem:

  • implementar a missão religiosa;
  • comunicar-se;
  • representar a instituição;
  • articular recursos;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar atividades;

Atividades

  • participar de eventos inter-religiosos;
  • organizar comemorações religiosas;
  • participar de programas de rádio e tv;
  • elaborar estratégias e plano de comunicação da entidade;
  • gerenciar equipes;
  • participar de conselhos inter-religiosos;
  • elaborar estatutos;
  • assessorar a elaboração do projeto arquitetônico dos espaços para culto;
  • atender o público;
  • administrar o fluxo de caixa;
  • alocar recursos;
  • elaborar orçamento;
  • demonstrar capacidade de compartilhar;
  • administrar conflitos;
  • aprovar verbas;
  • traçar diretrizes;
  • implementar plano de ação;
  • acompanhar o quadro associativo (sócios, membros e mantenedores);
  • formar comitês;
  • organizar seminários, acampamentos, retiros, cursos;
  • participar de conselhos políticos e comunitários;
  • estabelecer normas e regras administrativas;
  • publicar artigos;
  • demonstrar organização;
  • promover orientação espiritual nas escolas;
  • elaborar documentos formais (atas, relatórios, contratos etc.);
  • coordenar grupos de estudos religiosos;
  • preparar voluntários;
  • demonstrar tolerância;
  • administrar o patrimônio da organização;
  • organizar eventos;
  • demonstrar amor ao próximo;
  • participar de campanhas de utilidade pública;
  • definir rotinas operacionais;
  • articular parcerias;
  • formular princípios da organização;
  • gerenciar plano de comunicação;
  • respeitar a diversidade;
  • atender órgãos de imprensa;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • demonstrar liderança;
  • demonstrar conhecimento religioso;
  • promover a formação de voluntários;
  • captar recursos financeiros;
  • visitar projetos e entidades sociais;
  • supervisionar a administração de entidades vinculadas à organização;
  • demonstrar ética;
  • pesquisar usos e costumes da região;
  • promover festas e eventos;
  • publicar boletins internos e periódicos;
  • promover ações sociais;
  • planejar calendário religioso;
  • organizar equipes;
  • definir estratégias para divulgar a missão;
  • desenvolver ações estratégicas;
  • definir objetivos e metas;
  • recepcionar personalidades públicas;
  • demonstrar carisma;
  • demonstrar autocontrole;
  • interagir com a comunidade;
  • conferir documentos formais (atas e relatórios);
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • demonstrar sensibilidade social e psicológica;
  • supervisionar programas e projetos da instituição;
  • mobilizar recursos;
  • demonstrar coerência;
  • elaborar plano de ação;
  • gerenciar os serviços contratados de terceiros;
  • gerenciar as atividades da entidade (administrativas, sociais etc.);
  • acompanhar a arrecadação financeira;
  • articular conselhos da entidade (religioso, consultivo, administrativo);
  • saber ouvir;
  • coordenar equipes de trabalho;
  • desenvolver material de divulgação;
  • proferir palestras;
  • verificar viabilidade de programas e projetos;
  • identificar lideranças na comunidade;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • elaborar estratégias de ensino;
  • avaliar a compatibilidade de princípios e estratégias de gestão com a missão religiosa;
  • buscar apoio institucional;
  • promover campanhas religiosas, sociais e institucionais;
  • respeitar o próximo;
  • elaborar projetos e programas missionários;
  • indicar representantes;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • recrutar voluntários;


Setores que mais contratam Coordenador de entidade religiosa no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações religiosas




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