Salário para o cargo de Coordenador de entidade religiosa
CBO 1143-05 > Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Coordenador de entidade religiosa - Descrição, atividades e funções do cargo

Implementam a missão religiosa, representam, jurídica e legalmente, a instituição, gerenciam operações administrativas e financeiras, coordenam atividades, articulam recursos humanos e materiais, comunicam-se oralmente e por escrito.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de entidades religiosas podem exercer suas funções como trabalhadores de instituições de caráter religioso, entidades filantrópicas, instituições de assistência social e educacional, centros e comunidades sociais, educacionais e religiosas, congregações e paróquias. São contratados, dependendo do grupo religioso ao qual pertencem, na condição de empregados com carteira assinada, por conta própria, como autônomos ou ainda, como voluntários. Atuam em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Em determinadas instituições e entidades religiosas, a função de direção e gestão é exercida por pessoas com formação religiosa profissional. De modo geral, requer-se que os trabalhadores dessa família ocupacional tenham escolaridade de nível superior. O tempo exigido para o pleno exercício das funções é de, no mínimo, cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Coordenador de entidade religiosa

Dirigentes e administradores de entidades religiosas devem:

  • coordenar atividades;
  • articular recursos;
  • representar a instituição;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • implementar a missão religiosa;
  • comunicar-se;

Atividades

  • supervisionar programas e projetos da instituição;
  • recepcionar personalidades públicas;
  • participar de campanhas de utilidade pública;
  • planejar calendário religioso;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • traçar diretrizes;
  • elaborar orçamento;
  • buscar apoio institucional;
  • aprovar verbas;
  • administrar o patrimônio da organização;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • definir objetivos e metas;
  • promover campanhas religiosas, sociais e institucionais;
  • organizar equipes;
  • promover festas e eventos;
  • demonstrar coerência;
  • gerenciar plano de comunicação;
  • recrutar voluntários;
  • participar de eventos inter-religiosos;
  • coordenar equipes de trabalho;
  • administrar o fluxo de caixa;
  • demonstrar ética;
  • administrar conflitos;
  • respeitar a diversidade;
  • proferir palestras;
  • avaliar a compatibilidade de princípios e estratégias de gestão com a missão religiosa;
  • verificar viabilidade de programas e projetos;
  • demonstrar amor ao próximo;
  • elaborar estatutos;
  • publicar boletins internos e periódicos;
  • conferir documentos formais (atas e relatórios);
  • desenvolver material de divulgação;
  • captar recursos financeiros;
  • visitar projetos e entidades sociais;
  • formular princípios da organização;
  • formar comitês;
  • promover orientação espiritual nas escolas;
  • demonstrar organização;
  • supervisionar a administração de entidades vinculadas à organização;
  • respeitar o próximo;
  • demonstrar autocontrole;
  • demonstrar conhecimento religioso;
  • gerenciar equipes;
  • promover a formação de voluntários;
  • elaborar estratégias de ensino;
  • definir rotinas operacionais;
  • pesquisar usos e costumes da região;
  • organizar comemorações religiosas;
  • interagir com a comunidade;
  • publicar artigos;
  • demonstrar carisma;
  • organizar eventos;
  • assessorar a elaboração do projeto arquitetônico dos espaços para culto;
  • alocar recursos;
  • saber ouvir;
  • implementar plano de ação;
  • indicar representantes;
  • preparar voluntários;
  • mobilizar recursos;
  • gerenciar as atividades da entidade (administrativas, sociais etc.);
  • elaborar projetos e programas missionários;
  • atender o público;
  • identificar lideranças na comunidade;
  • participar de conselhos políticos e comunitários;
  • articular conselhos da entidade (religioso, consultivo, administrativo);
  • elaborar documentos formais (atas, relatórios, contratos etc.);
  • participar de programas de rádio e tv;
  • atender órgãos de imprensa;
  • promover ações sociais;
  • elaborar plano de ação;
  • articular parcerias;
  • gerenciar os serviços contratados de terceiros;
  • demonstrar capacidade de compartilhar;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • estabelecer normas e regras administrativas;
  • acompanhar o quadro associativo (sócios, membros e mantenedores);
  • demonstrar tolerância;
  • participar de conselhos inter-religiosos;
  • organizar seminários, acampamentos, retiros, cursos;
  • desenvolver ações estratégicas;
  • coordenar grupos de estudos religiosos;
  • acompanhar a arrecadação financeira;
  • elaborar estratégias e plano de comunicação da entidade;
  • demonstrar sensibilidade social e psicológica;
  • definir estratégias para divulgar a missão;
  • demonstrar liderança;


Setores que mais contratam Coordenador de entidade religiosa no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações religiosas




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Cartunista
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Cartunista