Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
- Trabalhadores dos serviços
- Trabalhadores nos serviços de embelezamento e cuidados pessoais
- Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos o trabalho é exercido em domicílios ou instituições cuidadoras de crianças, jovens, adultos e idosos. As atividades são exercidas com alguma forma de supervisão, na condição de trabalho autônomo ou assalariado. Os horários de trabalho são variados: tempo integral, revezamento de turno ou períodos determinados. No caso de cuidadores de indivíduos com alteração de comportamento, estão sujeitos a lidar com situações de agressividade.
O que é preciso para trabalhar na área dos Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos
Essas ocupações são acessíveis a pessoas formadas em cursos livres com carga horária de 80/160 horas com idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. Atuam em domicílios ou instituições cuidadoras públicas, privadas ou ongs, cuidando de pessoas das mais variadas idades. O acesso ao emprego também ocorre por meio de cursos e treinamentos de formação profissional básicos, concomitante ou após a formação mínima que varia da quarta série do ensino fundamental até o ensino médio.
Funções e atividades do Baby-sitter
Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos devem:
- cuidar da pessoa;
- incentivar a cultura e educação;
- demonstrar competências pessoais;
- cuidar do ambiente domiciliar e institucional;
- cuidar da saúde da pessoa (cjai);
- promover o bem-estar da pessoa (cjai);
- acompanhar pessoa (cjai) em atividades externas( passeios, viagens e férias);
- cuidar da alimentação da pessoa (cjai);
Atividades
- ler estórias e textos para cjai;
- servir a refeição em ambientes e em porções adequadas;
- selecionar jornais, livros e revistas de acordo com a idade;
- estimular o gosto pela música, dança e esporte;
- arrumar a bagagem;
- transmitir valores a partir do próprio exemplo e pela fala;
- observar a qualidade do sono;
- acompanhar o cjai em consultas e atendimentos médico-hospitalar;
- acompanhar pessoa em atividades sociais, culturais, lazer e religiosas;
- observar as alterações de comportamento;
- passar informações do dia a dia da pessoa;
- controlar guarda, horário e ingestão de medicamentos;
- estimular a independência;
- acondicionar alimentação para atividades externas;
- controlar horários das atividades diárias da pessoa;
- desestimular a agressividade de cjai;
- prestar cuidados especiais a pessoas com limitações e/ou dependência física;
- ajudar a recuperação da auto-estiva, dos valores e da afetividade;
- ajudar nas terapias ocupacionais e físicas;
- estar atento às ações da pessoa;
- verificar a despensa;
- participar na elaboração do cardápio;
- educar a criança e o adolescente nos deveres da casa e comunitários;
- manter a calma em situações críticas;
- relatar o dia-a-dia da pessoa aos responsáveis;
- observar temperatura, urina, fezes e vômitos;
- preparar documentos e lista de telefones úteis;
- levantar informações sobre a pessoa;
- ouvir cjai respeitando sua necessidade individual de falar;
- preparar a alimentação;
- promover atividades de estímulo a afetividade;
- seguir orientação de profissionais da saúde;
- cuidar da roupa e objetos pessoais da cjai;
- demonstrar discrição;
- manusear adequadamente cjai;
- ajudar a pessoa nas atividades diárias (banho, necessidades fisiológicas);
- recomendar adequação ambiental;
- ajudar a pessoa na alimentação;
- manter o lazer e a recreação no dia-a-dia;
- preparar o leito de acordo com as necessidade do cjai;
- observar a qualidade e a validade dos alimentos;
- dar apoio emocional;
- cuidar dos afazeres domésticos;
- demonstrar criatividade;
- estimular a ingestão de líquidos e de alimentos variados;
- manter o ambiente organizado e limpo;
- demonstrar paciência;
- listar objetos de viagem;
- orientar cjai na sua necessidade espiritual e religiosa;
- reeducar os hábitos alimentares da cjai;
- controlar a ingestão de líquidos e alimentos;
- respeitar a privacidade da cjai;
- verificar informações, sinais dados pela pessoa;
- prevenir acidentes;
- cuidar da aparência e higiene da pessoa;
- preparar a mala de remédios;
- lidar com comportamentos compulsivos;
- planejar passeios;
- relatar orientação médica aos responsáveis;
- observar alterações físicas (manchas, inchaço, ferimentos);
- demonstrar honestidade;
- ensinar boas maneiras;
Setores que mais contratam Baby-sitter no mercado de trabalho
- Administração pública em geral
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino fundamental
- Orfanatos
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Outras atividades de atenção à saúde humana
- Atividades paisagísticas
- Outras atividades de serviços pessoais
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Outras atividades de recreação e lazer
- Instituições de longa permanência para idosos
- Outros alojamentos
- Restaurantes e similares
- Outras atividades de ensino
- Atividades de consultoria em gestão empresarial