Salário para o cargo de Atendente de pedágio
Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) > CBO 4211-25

Atendente de pedágio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Recebem valores de vendas de produtos e serviços, controlam numerários e valores, atendem o público em agência postal na recepção e entregam objetos postais, recebem contas e tributos e processam remessa e pagamento de numerários por meio postal, vendem bilhetes e ingressos em locais de diversão, processam a arrecadação de prestação de serviço nas estradas de rodagem, vendem bilhetes no transporte urbano e interurbano, fazem reserva e emissão de passagens aéreas e terrestres, prestam informações ao público, tais como itinerários, horários, preços, locais, duração de espetáculos, viagens, promoções e eventos etc.. Preenchem formulários e relatórios administrativos.

Quanto ganha um Atendente de pedágio

Um Atendente de pedágio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.087,42 e R$ 2.184,66, com a média salarial de R$ 1.319,50 e o salário mediana em R$ 1.257,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Atendente de pedágio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.319,50 15.834,04 329,88 6,10
1º Quartil 1.087,42 13.049,08 271,86 5,03
Salário Mediana 1.257,00 15.084,00 314,25 5,81
3º Quartil 1.666,11 19.993,37 416,53 7,70
Teto Salarial 2.184,66 26.215,90 546,16 10,10


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.181 - 2.986 1.619,32 1.180,59 1.442,00 2.465,62 2.986,43
Rio de Janeiro - RJ 1.145 - 1.733 1.268,97 1.145,05 1.246,00 1.430,60 1.732,79
Belo Horizonte - MG 1.071 - 1.686 1.186,08 1.071,27 1.137,00 1.392,02 1.686,05
Brasília - DF 1.089 - 1.700 1.203,18 1.089,29 1.170,00 1.403,18 1.699,58
Curitiba - PR 1.215 - 1.897 1.365,05 1.215,46 1.318,08 1.565,95 1.896,73
Porto Alegre - RS 1.139 - 1.796 1.303,02 1.139,03 1.307,51 1.483,14 1.796,42
Goiânia - GO 1.057 - 1.614 1.157,78 1.057,34 1.110,30 1.332,14 1.613,53
Fortaleza - CE 1.064 - 1.677 1.186,00 1.063,72 1.166,00 1.384,65 1.677,13
Manaus - AM 1.062 - 1.523 1.147,00 1.062,28 1.133,00 1.257,70 1.523,37
Salvador - BA 1.049 - 1.617 1.150,60 1.048,80 1.100,00 1.335,22 1.617,26
Campinas - SP 1.258 - 1.968 1.444,58 1.258,26 1.449,00 1.625,10 1.968,37
Cuiabá - MT 1.089 - 1.599 1.170,61 1.089,00 1.130,00 1.319,91 1.598,72
Uberlândia - MG 1.122 - 1.548 1.186,91 1.122,05 1.165,87 1.278,35 1.548,37
Florianópolis - SC 1.293 - 2.001 1.486,02 1.292,50 1.517,00 1.652,00 2.000,95
Recife - PE 1.084 - 1.699 1.205,23 1.083,74 1.150,00 1.402,91 1.699,25
Campo Grande - MS 1.099 - 1.571 1.180,27 1.098,50 1.160,00 1.297,32 1.571,36
Guarulhos - SP 1.297 - 2.045 1.473,03 1.296,75 1.452,98 1.688,05 2.044,62
Ribeirão Preto - SP 1.258 - 2.217 1.530,73 1.258,03 1.547,00 1.830,66 2.217,35
Contagem - MG 1.049 - 1.538 1.127,11 1.049,30 1.091,00 1.269,53 1.537,69
Belém - PA 1.050 - 1.657 1.210,96 1.050,09 1.227,83 1.367,65 1.656,54


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.231 - 2.394 1.533,88 1.230,51 1.455,63 1.976,20 2.393,63
Minas Gerais 1.064 - 1.592 1.158,98 1.063,87 1.134,65 1.314,09 1.591,67
Rio de Janeiro 1.151 - 1.702 1.268,31 1.150,96 1.255,81 1.405,46 1.702,33
Paraná 1.169 - 1.835 1.343,63 1.169,48 1.355,00 1.515,23 1.835,29
Rio Grande do Sul 1.170 - 1.813 1.320,62 1.169,81 1.309,39 1.496,59 1.812,71
Santa Catarina 1.246 - 1.940 1.411,17 1.245,98 1.398,00 1.601,44 1.939,72
Goiás 1.049 - 1.577 1.141,64 1.049,24 1.100,00 1.302,27 1.577,34
Mato Grosso 1.058 - 1.649 1.169,26 1.058,49 1.127,00 1.361,11 1.648,62
Bahia 1.046 - 1.567 1.138,04 1.045,53 1.100,00 1.293,35 1.566,54
Distrito Federal 1.089 - 1.700 1.203,18 1.089,29 1.170,00 1.403,18 1.699,58
Pará 1.048 - 1.662 1.206,11 1.047,99 1.212,00 1.372,08 1.661,90
Ceará 1.052 - 1.702 1.179,52 1.052,02 1.121,70 1.405,12 1.701,92
Espírito Santo 1.108 - 1.608 1.186,41 1.108,02 1.143,93 1.327,29 1.607,65
Pernambuco 1.068 - 1.585 1.161,22 1.067,60 1.146,78 1.308,84 1.585,30
Mato Grosso do Sul 1.107 - 1.617 1.198,58 1.106,73 1.176,00 1.335,03 1.617,02
Amazonas 1.055 - 1.516 1.141,62 1.054,94 1.133,00 1.251,48 1.515,83
Rondônia 1.113 - 1.522 1.178,88 1.113,39 1.178,00 1.256,30 1.521,66
Maranhão 1.064 - 1.968 1.247,91 1.063,88 1.148,70 1.624,64 1.967,81
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.449 1.091,01 1.044,97 1.065,76 1.196,24 1.448,92
Paraíba 1.066 - 1.677 1.175,31 1.065,79 1.120,00 1.384,32 1.676,73
Tocantins 1.065 - 1.470 1.115,70 1.064,83 1.087,68 1.213,93 1.470,35
Alagoas 1.045 - 1.436 1.090,16 1.044,99 1.060,00 1.185,91 1.436,41
Piauí 1.062 - 2.115 1.262,78 1.062,06 1.117,83 1.746,08 2.114,90
Sergipe 1.062 - 2.904 1.413,59 1.061,60 1.093,00 2.397,56 2.904,00
Roraima 1.052 - 1.401 1.084,33 1.052,48 1.059,00 1.157,07 1.401,47
Acre 1.078 - 1.488 1.140,99 1.078,19 1.128,60 1.228,57 1.488,08
Amapá 1.044 - 1.464 1.095,55 1.044,04 1.060,48 1.208,63 1.463,93


Principais locais de trabalho

Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão de obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego o que implica em altas taxas de rotatividade. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de pedágio

Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) devem:

  • prestar informações;
  • receber valores de vendas de produtos e serviços;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • controlar numerários e valores;
  • comunicar-se;
  • tratar objetos;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • informar as condições de pagamento;
    • informar código de endereçamento postal;
    • informar a capacidade de lotação;
    • visitar empresas e escolas para divulgar os espetáculos;
    • manter sigilo profissional;
    • repassar a arrecadação ao teatro e à companhia teatral;
    • informar prazos e dias da semana definidos para troca de mercadorias;
    • verificar autenticidade das cédulas recebidas;
    • trabalhar em equipe;
    • vender produtos e serviços via telefone;
    • despachar encomendas;
    • divulgar promoções e eventos;
    • orientar clientes via telefone;
    • efetuar troco;
    • conferir cheques recebidos;
    • contar numerário;
    • informar classificação de gênero e censura do filme e espetáculo;
    • informar horário e tempo de duração de espetáculos e filmes;
    • pesar objetos;
    • preencher borderô;
    • informar o local e horário das paradas;
    • preencher relatórios administrativos;
    • disponibilizar os produtos e serviços no guichê;
    • anotar pedidos via telefone;
    • consultar código de defesa do consumidor;
    • controlar estoque de materiais;
    • manter-se atualizado;
    • informar a localização de mercadorias e produtos;
    • demonstrar empatia;
    • demonstrar assiduidade;
    • calcular a porcentagem destinada à companhia teatral;
    • realizar pesquisa pré-venda;
    • calcular o valor do frete e do franqueamento da remessa;
    • demonstrar agilidade;
    • efetuar o fechamento do caixa;
    • receber contas e tributos;
    • emitir cupom fiscal;
    • oferecer produtos e serviços aos clientes;
    • informar documentação e normas para embarque;
    • transmitir dados do movimento diário;
    • orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa;
    • registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido;
    • atender as necessidades dos clientes;
    • sangrar valores do caixa;
    • informar o horário de atendimento ao público;
    • demonstrar conhecimentos de informática;
    • ressarcir o cliente por danos e prejuízos;
    • fazer triagem de objetos para caixas postais;
    • registrar entrada de produtos com valor de numerário;
    • processar remessa de numerário por meio de serviços postais;
    • informar quantidade de volume isento de tarifa por passagem;
    • ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho;
    • orientar sobre condições de aceitação para remessa de cargas e encomendas;
    • demonstrar eficiência;
    • agir com ética;
    • controlar a frequência dos funcionários;
    • pagar benefícios;
    • abrir o subcaixa;
    • participar de cursos de treinamento;
    • informar ao cliente o valor a ser pago;
    • preencher documentos referente a extravio e danos de bagagens e objetos;
    • abrir a bilheteria para informações ao público;
    • arquivar documentos e cupons fiscais;
    • informar horários de partida e chegada;
    • entregar objetos no balcão a residentes de áreas sem serviços postais;
    • organizar arquivos;
    • abrir o caixa;
    • demonstrar responsabilidade;
    • demonstrar honestidade;
    • efetuar balancete de fechamento contábil;
    • informar itinerários;
    • informar ingredientes e validade dos produtos alimentícios;
    • embalar produtos vendidos;
    • informar prazo para trocas e cancelamentos de passagem;
    • demonstrar paciência;
    • consultar tabela de preços, tarifas e prazos;
    • registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico;
    • emitir passagens;
    • realizar pesquisa pós-venda;
    • mostrar-se atencioso;
    • demonstrar pontualidade;
    • encaminhar os clientes aos setores competentes;
    • efetuar o fechamento do subcaixa;
    • carimbar documentos e objetos;
    • controlar fluxo de caixa;
    • afixar tabelas de preços, tarifas e prazos;
    • solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente;
    • relacionar-se com urbanidade;
    • efetuar pedidos de materiais;
    • propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos;
    • protocolar o recebimento de objetos registrados;
    • expedir objetos;
    • fazer triagem interna de objetos registrados;
    • informar restrições de acesso ao parque e aos brinquedos;
    • informar preço de passagem;
    • consultar os procedimentos e normas da empresa;
    • solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência;
    • demonstrar fluência verbal;
    • registrar entrada de numerário;
    • efetuar sangria conforme limite;


    Setores que mais contratam Atendente de pedágio no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Restaurantes e similares
    • Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de calçados




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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