Salário para o cargo de Analista de mercado
CBO 1423-35 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Analista de mercado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Analista de mercado

Um Analista de mercado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.485,08 e R$ 10.116,05, com a média salarial de R$ 4.494,93 e o salário mediana em R$ 3.535,85 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de mercado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.494,93 53.939,22 1.123,73 21,06
1º Quartil 2.485,08 29.820,98 621,27 11,64
Salário Mediana 3.535,85 42.430,14 883,96 16,57
3º Quartil 7.714,93 92.579,18 1.928,73 36,14
Teto Salarial 10.116,05 121.392,60 2.529,01 47,39


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.455 - 12.913 5.775,95 2.455,33 4.968,00 10.660,73 12.912,59
Rio de Janeiro - RJ 2.229 - 11.526 5.083,43 2.228,67 4.200,00 9.515,85 11.525,88
Belo Horizonte - MG 1.997 - 8.926 4.161,69 1.997,02 3.500,00 7.369,09 8.925,67
Curitiba - PR 2.191 - 9.779 4.424,23 2.190,77 3.603,00 8.073,87 9.779,31
Barueri - SP 2.419 - 12.513 5.585,41 2.418,88 4.685,50 10.330,70 12.512,85
Porto Alegre - RS 2.273 - 9.931 4.566,60 2.273,31 3.894,00 8.199,23 9.931,15
Goiânia - GO 1.835 - 6.726 3.307,86 1.834,91 2.892,00 5.553,30 6.726,33
Brasília - DF 1.843 - 9.739 4.148,19 1.842,97 3.288,50 8.040,98 9.739,48
Campinas - SP 2.241 - 10.595 4.745,88 2.241,11 3.969,00 8.747,10 10.594,75
Fortaleza - CE 1.749 - 6.661 3.276,88 1.748,83 2.993,00 5.499,29 6.660,91
Florianópolis - SC 2.256 - 9.900 4.514,68 2.255,64 3.712,00 8.173,88 9.900,44
Recife - PE 1.740 - 6.255 3.104,90 1.740,36 2.687,50 5.164,39 6.255,27
Osasco - SP 2.750 - 16.171 7.097,84 2.750,43 5.721,00 13.350,53 16.170,56
Joinville - SC 2.135 - 8.758 4.106,75 2.135,14 3.494,50 7.230,78 8.758,14
Maringá - PR 1.797 - 6.186 3.070,12 1.796,58 2.600,00 5.107,52 6.186,38
Ribeirão Preto - SP 2.057 - 7.636 3.784,80 2.057,44 3.294,50 6.304,52 7.636,22
Londrina - PR 1.843 - 5.654 2.912,69 1.842,66 2.500,00 4.668,00 5.654,02
Blumenau - SC 2.030 - 7.739 3.782,05 2.029,65 3.328,00 6.389,69 7.739,38
Guarulhos - SP 2.189 - 8.459 4.146,04 2.188,88 3.600,00 6.983,74 8.458,92
Salvador - BA 1.777 - 7.271 3.476,71 1.776,71 3.000,00 6.002,76 7.270,72


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.179 - 11.995 5.217,46 2.178,93 4.273,00 9.903,21 11.995,06
Minas Gerais 1.733 - 8.056 3.643,40 1.733,28 3.000,00 6.650,92 8.055,79
Paraná 1.920 - 8.391 3.804,87 1.920,05 3.087,00 6.927,56 8.390,87
Santa Catarina 1.959 - 7.731 3.696,35 1.958,96 3.200,00 6.382,70 7.730,92
Rio de Janeiro 2.003 - 10.815 4.688,20 2.003,11 3.841,50 8.928,97 10.815,04
Rio Grande do Sul 1.925 - 8.209 3.857,21 1.924,64 3.300,00 6.777,81 8.209,49
Goiás 1.787 - 6.787 3.305,90 1.787,09 2.884,00 5.603,79 6.787,48
Ceará 1.717 - 6.941 3.319,59 1.716,92 2.895,50 5.730,46 6.940,91
Pernambuco 1.683 - 6.086 3.027,70 1.682,92 2.628,50 5.024,87 6.086,27
Distrito Federal 1.843 - 9.739 4.148,19 1.842,97 3.288,50 8.040,98 9.739,48
Espírito Santo 1.833 - 6.902 3.380,61 1.833,22 3.000,00 5.697,96 6.901,54
Bahia 1.625 - 6.639 3.154,58 1.625,37 2.800,00 5.480,80 6.638,51
Mato Grosso 1.742 - 9.451 4.040,70 1.742,49 3.200,00 7.802,79 9.450,97
Pará 1.611 - 5.788 2.905,86 1.611,34 2.640,00 4.778,40 5.787,74
Mato Grosso do Sul 1.623 - 5.672 2.893,97 1.622,52 2.500,00 4.683,19 5.672,42
Amazonas 1.720 - 5.719 3.005,70 1.719,68 2.780,00 4.721,41 5.718,71
Paraíba 1.477 - 4.680 2.402,84 1.476,89 2.050,50 3.863,58 4.679,69
Rio Grande do Norte 1.577 - 4.692 2.547,10 1.576,77 2.500,00 3.873,68 4.691,92
Alagoas 1.639 - 6.587 3.256,95 1.639,06 2.824,00 5.438,17 6.586,88
Rondônia 1.495 - 4.522 2.345,86 1.494,77 2.000,00 3.733,14 4.521,69
Maranhão 1.519 - 7.235 3.110,48 1.519,47 2.500,00 5.972,91 7.234,56
Sergipe 1.562 - 6.273 3.001,94 1.561,82 2.660,00 5.179,03 6.273,00
Piauí 1.621 - 5.194 2.699,04 1.621,16 2.500,00 4.288,29 5.194,11
Tocantins 1.626 - 5.737 3.025,36 1.626,25 2.941,00 4.736,88 5.737,45
Amapá 1.412 - 3.835 2.016,20 1.412,00 1.800,00 3.166,33 3.835,16
Acre 1.412 - 5.807 2.743,18 1.412,00 2.500,00 4.794,25 5.806,94
Roraima 1.437 - 8.689 3.279,20 1.437,14 2.023,00 7.174,11 8.689,50


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Analista de mercado

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • atuar em processo de decisão politica;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • gerenciar recursos humanos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;

  • Atividades

    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • entrevistar candidatos;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • avaliar desempenho;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • administrar conflitos entre partes;
    • agir com empatia;
    • analisar demanda do cliente;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • realizar campanhas de vendas;
    • analisar demanda reclamatória;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • cobrar ações;
    • autorizar pagamentos;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • examinar currículos;
    • pensar estrategicamente;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • estabelecer política comercial;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • realizar escuta ativa;
    • demonstrar criatividade;
    • cobrar resultados da equipe;
    • monitorar mídias;
    • representar empresa publicamente;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • mapear processo de decisão;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • negociar com clientes;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • gerenciar remanejamentos;
    • planejar campanhas de vendas;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • estabelecer diálogo;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • checar informações para divulgação;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • elaborar orçamentos;
    • monitorar contratos;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • dimensionar equipe;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar flexibilidade;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • analisar cenários;
    • otimizar custos e recursos;
    • formular plano de incentivos;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • gerenciar equipes;
    • saber ouvir;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • trabalhar em equipe;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • captar recursos;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • liderar pessoas;
    • negociar com partes interessadas;
    • contratar serviços de terceiros;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • analisar contexto;
    • pesquisar mercado;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • identificar necessidade de recursos;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • administrar orçamentos;
    • mediar conflitos;
    • analisar impacto normativo;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • gerir lucratividade;
    • revisar planos;
    • delegar atribuições;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • analisar tendências do mercado;
    • tomar decisões;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • definir perfis profissionais;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;


    Setores que mais contratam Analista de mercado no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Agências de publicidade
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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