Salário para o cargo de Taifeiro (exceto militares)
CBO 5111-15 > Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Taifeiro (exceto militares) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Checam equipamentos e instalações das aeronaves, trens e embarcações, prestam serviços aos usuários de transportes aéreos, ferroviários e fluviais, demonstram aos passageiros os procedimentos de segurança e emergência, servem refeições preparadas e bebidas, orientam usuários sobre procedimentos de segurança e promovem o entretenimento e o bem-estar dos usuários. Controlam a entrada e a saída de alimentos e materiais de limpeza, zelam pela manutenção da limpeza. Agem em situações de emergência. Cumprem rigorosamente normas e procedimentos técnicos e de segurança a bordo.

Quanto ganha um Taifeiro (exceto militares)

Um Taifeiro (exceto militares) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.044,88 e R$ 2.460,62, com a média salarial de R$ 1.309,99 e o salário mediana em R$ 1.102,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Taifeiro (exceto militares)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.309,99 15.719,89 327,50 6,17
1º Quartil 1.044,88 12.538,52 261,22 4,92
Salário Mediana 1.102,00 13.224,00 275,50 5,19
3º Quartil 1.876,57 22.518,86 469,14 8,84
Teto Salarial 2.460,62 29.527,41 615,15 11,59


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
        • Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Macaé - RJ 1.045 - 2.390 1.304,55 1.045,00 1.056,14 1.972,94 2.389,69
Rio de Janeiro - RJ 1.126 - 2.710 1.560,62 1.125,54 1.401,07 2.237,06 2.709,59
Campos dos Goytacazes - RJ 1.047 - 1.315 1.056,85 1.047,20 1.047,20 1.086,03 1.315,43
Rio das Ostras - RJ 1.047 - 1.282 1.049,87 1.047,20 1.047,20 1.058,12 1.281,62
São João da Barra - RJ 1.385 - 1.729 1.403,70 1.384,82 1.401,07 1.427,85 1.729,45
Santos - SP 1.121 - 1.377 1.124,73 1.120,67 1.120,67 1.136,91 1.377,06
Corumbá - MS 1.074 - 1.599 1.143,04 1.074,17 1.088,76 1.320,45 1.599,36
Guapimirim - RJ 1.378 - 1.687 1.380,96 1.377,84 1.377,84 1.392,65 1.686,82
São Paulo - SP 1.320 - 3.967 2.010,99 1.320,47 1.548,87 3.275,00 3.966,78
Niterói - RJ 1.360 - 1.847 1.411,77 1.359,86 1.377,84 1.525,23 1.847,40
Guamaré - RN 1.188 - 1.456 1.198,42 1.187,67 1.202,00 1.202,00 1.455,90
Belém - PA 1.300 - 2.733 1.495,74 1.300,00 1.300,00 2.256,31 2.732,91
Itajaí - SC 1.307 - 1.742 1.376,66 1.307,21 1.379,20 1.438,51 1.742,37
Cáceres - MT 1.045 - 1.383 1.064,38 1.045,00 1.045,00 1.141,91 1.383,12
Campo Mourão - PR 1.264 - 1.774 1.371,45 1.263,64 1.331,81 1.465,00 1.774,45
Mossoró - RN 1.045 - 1.581 1.201,00 1.045,00 1.305,00 1.305,00 1.580,66


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.045 - 2.264 1.306,24 1.044,67 1.100,00 1.869,33 2.264,19
São Paulo 1.114 - 2.883 1.474,88 1.113,88 1.120,67 2.380,30 2.883,09
Mato Grosso do Sul 1.068 - 1.621 1.140,08 1.068,05 1.088,76 1.338,53 1.621,27
Rio Grande do Norte 1.102 - 1.549 1.194,95 1.102,00 1.202,00 1.279,25 1.549,47
Santa Catarina 1.064 - 1.706 1.244,11 1.063,92 1.286,61 1.408,86 1.706,45
Pará 1.300 - 3.698 1.841,81 1.300,00 1.300,00 3.053,05 3.697,95
Paraná 1.264 - 1.921 1.405,92 1.263,64 1.398,00 1.586,20 1.921,25
Sergipe 1.045 - 1.266 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.265,74
Amazonas 1.045 - 1.332 1.054,17 1.045,00 1.045,00 1.100,00 1.332,35
Rio Grande do Sul 1.292 - 1.642 1.304,12 1.292,00 1.292,00 1.355,88 1.642,28
Mato Grosso 1.045 - 1.383 1.064,38 1.045,00 1.045,00 1.141,91 1.383,12


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes

Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Taifeiro (exceto militares)

Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes devem:

  • preparar relatórios e ou documentação;
  • checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações;
  • servir refeições preparadas e bebidas;
  • atender aos passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações;
  • agir em situações de emergência;
  • demonstrar procedimentos de segurança e de emergência;
  • controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza;
  • trabalhar com segurança;

  • Atividades

    • relatar as condições de limpeza;
    • identificar-se com a profissão;
    • demonstrar empatia;
    • retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação;
    • demonstrar boa apresentação pessoal;
    • emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
    • recolher as bandejas e utensílios de mesa;
    • demonstrar organização;
    • emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • acomodar os passageiros especiais;
    • promover a sobrevivência, comunicação e sinalização após acidente;
    • limpar os paióis da seção de câmara;
    • checar a existência, integridade e operacionalidade dos equipamentos a bordo;
    • combater fogo a bordo;
    • participar da organização do cardápio;
    • preparar a cabine para pouso de emergência;
    • arrumar camarotes para passageiros;
    • emitir relatório de prestação de contas de produtos vendidos;
    • retirar pedidos de refeições e bebidas;
    • abandonar a embarcação;
    • ajudar na contenção, remoção e limpeza no caso de derramamento de óleo;
    • limpar as dependências internas da embarcação (setor de câmara);
    • montar trolley (carrinho) de bebidas e de refeições;
    • fazer pedidos de gêneros alimentícios e produtos de limpeza;
    • auxiliar o maquinista na operação de chaves;
    • colocar bebidas no gelo;
    • recepcionar passageiros;
    • dar provas de desprendimento;
    • descartar alimentos com validade vencida;
    • participar de treinamentos sobre segurança;
    • demonstrar liderança;
    • checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros;
    • organizar os paióis (depósitos);
    • descrever pontos turísticos, fatos históricos e lendas;
    • prestar primeiros socorros às pessoas;
    • informar os passageiros sobre as acomodações;
    • conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
    • declarar os pertences pessoais;
    • fazer cumprir normas e procedimentos de segurança;
    • certificar-se de que todos os passageiros foram retirados;
    • orientar os passageiros quanto ao uso de equipamentos eletrônicos;
    • emitir relatório de alimentos com data de validade vencida;
    • oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto;
    • checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo;
    • receber gêneros alimentícios e produtos de limpeza;
    • registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo;
    • agir com cortesia;
    • auxiliar no embarque e desembarque de passageiros;
    • inspecionar cabine de passageiros e galley (cozinha);
    • providenciar a lavagem das roupas de cama, mesa e banho;
    • orientar os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência;
    • orientar os passageiros especiais sobre equipamentos da aeronave;
    • sinalizar ao maquinista nas manobras em passagem de nível;
    • checar o volume de água dos reservatórios da aeronave;
    • usar equipamentos de proteção;
    • abastecer o depósito ou paiól de alimentos, bebidas e materiais de limpeza;
    • preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos;
    • checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem;
    • comandar a evacuação da aeronave;
    • auxiliar passageiros no preenchimento de formulários de alfândega e de imigração;
    • separar lixo reciclável;
    • aquecer refeições;
    • ajudar na desobstrução da via férrea;
    • lavar utensílios de mesa;
    • retirar anéis e alianças;
    • dar provas de agilidade;
    • trabalhar em equipe;
    • entregar as bandejas com refeições;
    • verificar a apresentação das refeições e bebidas;
    • checar localização, quant. e validade de equipamentos de sobrevivência na selva, mar, gelo e deserto;
    • conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais;
    • repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
    • informar os passageiros sobre situações de emergência;
    • informar os passageiros sobre particularidades do voo ou percurso;
    • distribuir material de alfândega e de imigração;
    • preparar a mesa ou balcão de refeições;
    • retransmitir mensagens ao maquinista;
    • vender alimentos e bebidas;
    • demonstrar iniciativa;
    • adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
    • auxiliar passageiros na acomodação de bagagens;
    • evidenciar equilíbrio emocional;
    • comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação;
    • monitorar atitudes dos passageiros;
    • trocar roupas de cama, mesa e banho;
    • verificar a quantidade e validade dos produtos estocados;
    • distribuir sacos para materiais descartáveis;
    • realocar bagagens perigosas;
    • demonstrar facilidade de comunicação verbal;
    • atualizar-se profissionalmente;
    • lavar as câmaras frigoríficas;
    • adaptar-se a mudanças de fusos horários;


    Setores que mais contratam Taifeiro (exceto militares) no mercado de trabalho

    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Navegação de apoio marítimo
    • Transporte marítimo de cabotagem - carga
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Atividades de agenciamento marítimo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Escafandria e mergulho
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Outros transportes aquaviários não especificados anteriormente
    • Agências de viagens




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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