Salário para o cargo de Técnico em documentação
CBO 3711-10 > Técnicos em biblioteconomia

Técnico em documentação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executam atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Participam da gestão administrativa, elaboração e realização de projetos de extensão cultural. Colaboram no controle e na conservação de equipamentos. Participam de treinamentos e programas de atualização.

Quanto ganha um Técnico em documentação

Um Técnico em documentação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.194,52 e R$ 7.057,19, com a média salarial de R$ 2.660,47 e o salário mediana em R$ 1.955,34 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico em documentação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.660,47 31.925,66 665,12 12,91
1º Quartil 1.194,52 14.334,22 298,63 5,80
Salário Mediana 1.955,34 23.464,08 488,84 9,49
3º Quartil 5.382,11 64.585,36 1.345,53 26,12
Teto Salarial 7.057,19 84.686,26 1.764,30 34,25


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos de serviços culturais
        • Técnicos em biblioteconomia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.467 - 12.105 4.180,61 1.467,40 2.608,07 9.994,03 12.105,07
Serra - ES 1.200 - 1.696 1.250,00 1.200,00 1.200,00 1.400,00 1.695,72
Salvador - BA 1.196 - 4.191 1.737,54 1.196,46 1.213,45 3.460,51 4.191,47
Rio de Janeiro - RJ 1.531 - 7.671 3.335,28 1.531,13 2.500,00 6.333,33 7.671,12
Indaial - SC 1.552 - 3.589 2.398,59 1.552,17 2.962,87 2.962,87 3.588,72
Ribeirão Preto - SP 1.432 - 1.771 1.454,50 1.432,00 1.462,00 1.462,00 1.770,82
Araras - SP 1.363 - 2.193 1.477,37 1.363,02 1.398,89 1.810,34 2.192,74
Camaçari - BA 1.156 - 4.603 2.497,56 1.156,00 2.500,00 3.800,00 4.602,67
Brasília - DF 1.955 - 4.847 2.865,30 1.955,34 2.784,00 4.002,00 4.847,34
Fundão - ES 1.200 - 2.180 1.300,00 1.200,00 1.200,00 1.800,00 2.180,21


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.406 - 8.893 3.373,08 1.406,40 2.495,70 7.341,88 8.892,71
Espírito Santo 1.200 - 1.776 1.260,13 1.200,00 1.200,00 1.466,27 1.775,99
Bahia 1.190 - 4.851 1.981,95 1.189,72 1.213,45 4.004,63 4.850,53
Santa Catarina 1.552 - 3.589 2.491,39 1.552,17 2.800,00 2.962,87 3.588,72
Rio de Janeiro 1.531 - 7.671 3.234,65 1.531,13 2.500,00 6.333,33 7.671,12
Distrito Federal 1.955 - 4.847 2.865,30 1.955,34 2.784,00 4.002,00 4.847,34
Paraná 1.642 - 4.745 2.703,52 1.641,82 2.900,00 3.917,31 4.744,76
Rio Grande do Sul 1.400 - 6.016 3.372,08 1.400,00 3.788,35 4.966,75 6.015,88


Principais locais de trabalho

Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia

Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.


Funções e atividades do Técnico em documentação

Técnicos em biblioteconomia devem:

  • participar da organização e manutenção do ambiente;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • tratar informação e documentos;
  • atender o usuário nas formas presencial e À distância;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar do processo de disseminação da informação;
  • organizar atividades culturais e de extensão;
  • realizar a manutenção do acervo;

  • Atividades

    • fazer levantamentos bibliográficos;
    • elaborar relatórios estatísticos;
    • cobrar devolução de empréstimos;
    • participar do remanejamento do acervo;
    • desdobrar fichas catalográficas;
    • realizar trabalhos de reparação de documentos;
    • selecionar documentos para a encadernação;
    • substituir documentos;
    • auxiliar na elaboração de projetos;
    • elaborar clipping;
    • tombar documentos para incorporação ao acervo;
    • participar de reuniões de planejamento e avaliação;
    • orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
    • realizar campanhas de doação;
    • auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
    • escrever correspondências;
    • participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
    • executar serviços de digitação e datilografia;
    • controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
    • elaborar folhetos;
    • controlar permutas de documentos;
    • demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
    • demonstrar iniciativa;
    • participar de redes de discussão em diferentes meios;
    • cadastrar documentos;
    • confeccionar o cartão de identificação do usuário;
    • controlar os estoques de material de consumo;
    • conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
    • atualizar o cadastro de usuários;
    • participar da organização de concursos literários;
    • realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
    • participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
    • fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
    • controlar agenda de eventos e cursos;
    • controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
    • carimbar documentos;
    • inventariar o acervo;
    • demonstrar desenvoltura no trato com o público;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • auxiliar na indexação de documentos;
    • participar do processo de consistência da base de dados;
    • localizar material no acervo;
    • auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
    • etiquetar documentos;
    • realizar empréstimos entre bibliotecas;
    • elaborar alertas bibliográficos;
    • participar na elaboração de publicações;
    • reproduzir documentos;
    • cadastrar a produção científica do corpo docente;
    • guardar os documentos;
    • pesquisar bases de dados;
    • pesquisar por solicitação do usuário;
    • elaborar a sinalização do ambiente;
    • trabalhar em equipe;
    • auxiliar no descarte de documentos;
    • prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
    • alimentar bases de dados;
    • colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
    • reservar material bibliográfico;
    • elaborar cartazes;
    • auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
    • proceder com ética;
    • aplicar sanções ao usuário;
    • conferir documentos encadernados;
    • monitorar visitas à biblioteca;
    • participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
    • orientar o usuário na preservação do acervo;
    • arquivar fichas catalográficas;
    • emprestar material do acervo;
    • auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
    • auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
    • elaborar mural;
    • auxiliar na realização de feiras de livros;
    • organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
    • auxiliar na elaboração de resumos;
    • controlar acervo de duplicatas de documentos;
    • auxiliar na classificação de documentos;
    • operar equipamentos audiovisuais;
    • demonstrar habilidade no trato com o público;
    • controlar doação de documentos;
    • auxiliar na catalogação de documentos;
    • viabilizar a organização das atividades culturais;
    • atualizar-se;
    • manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
    • participar da organização da hemeroteca;
    • participar da elaboração de manuais de procedimentos;
    • divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
    • preparar documentos para encadernação;
    • auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
    • realizar serviços de comutação;
    • higienizar material;
    • auxiliar na busca de parcerias;
    • auxiliar na organização de teleconferências;
    • auxiliar na organização de exposições;
    • magnetizar documentos do acervo;
    • organizar arquivos administrativos;
    • realizar permutas de material bibliográfico;
    • controlar aquisição de documentos;
    • expedir malotes e correios;
    • cadastrar o usuário;
    • preencher planilhas de dados estatísticos;
    • digitalizar materiais;
    • auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
    • participar na realização de saraus culturais;
    • demonstrar comprometimento com o trabalho;
    • qualificar-se;
    • orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
    • auxiliar nas atividades de ensino à distância;
    • orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
    • avaliar o uso e adequação do ambiente;
    • apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
    • dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
    • manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
    • preparar painel para exposição das novas aquisições;
    • demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
    • coletar dados estatísticos;
    • elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
    • controlar arquivos administrativos;
    • realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
    • auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
    • controlar o fluxo do usuário;
    • demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
    • realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
    • auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
    • manter cadastro de endereços institucionais;
    • auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
    • realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
    • arquivar a produção acadêmica;


    Setores que mais contratam Técnico em documentação no mercado de trabalho

    • Atividades de bibliotecas e arquivos
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Educação superior - graduação
    • Comércio varejista de artigos de papelaria
    • Serviços de engenharia
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Ensino fundamental
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Construção de redes de transportes por dutos, exceto para água e esgoto




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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