Salário para o cargo de Agente de recrutamento e seleção
CBO 3513-15 > Técnicos em administração

Agente de recrutamento e seleção - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Controlam rotina administrativa. Realizam atividades em recursos humanos e intermedeiam mão-de-obra para colocação e recolação. Atuam na área de compras e assessoram a área de vendas. Intercambiam mercadorias e serviços e executam atividades nas áreas fiscal e financeira.

Quanto ganha um Agente de recrutamento e seleção

Um Agente de recrutamento e seleção trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.511,49 e R$ 7.407,59, com a média salarial de R$ 3.026,35 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Agente de recrutamento e seleção

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.026,35 36.316,23 756,59 14,26
1º Quartil 1.511,49 18.137,84 377,87 7,12
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 9,42
3º Quartil 5.649,34 67.792,14 1.412,34 26,61
Teto Salarial 7.407,59 88.891,09 1.851,90 34,90


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos das ciências administrativas
        • Técnicos em administração

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.453 - 10.544 3.974,44 1.453,32 2.614,50 8.705,24 10.544,04
Curitiba - PR 1.376 - 5.339 2.376,16 1.376,46 1.800,00 4.407,55 5.338,55
Rio de Janeiro - RJ 1.489 - 5.965 2.756,29 1.489,11 2.200,00 4.924,74 5.964,99
Barueri - SP 1.290 - 7.978 2.895,26 1.289,84 1.678,00 6.586,90 7.978,25
Blumenau - SC 1.443 - 3.664 2.081,25 1.442,86 1.873,00 3.025,24 3.664,26
Porto Alegre - RS 1.489 - 5.447 2.476,33 1.489,03 1.997,68 4.497,45 5.447,44
Campinas - SP 1.433 - 6.628 2.937,21 1.432,70 2.400,00 5.472,15 6.628,04
Belo Horizonte - MG 1.489 - 8.507 3.165,50 1.488,93 2.000,00 7.023,53 8.507,12
Goiânia - GO 1.529 - 5.715 2.870,47 1.529,29 2.554,00 4.718,56 5.715,26
Mogi das Cruzes - SP 1.370 - 4.189 2.218,51 1.370,16 2.148,00 3.458,47 4.189,00
São Bernardo do Campo - SP 1.378 - 4.090 2.043,42 1.377,51 1.700,00 3.376,54 4.089,76
Salvador - BA 1.045 - 3.429 1.472,13 1.045,00 1.045,00 2.831,18 3.429,21
Santo André - SP 1.210 - 3.666 1.874,14 1.210,06 1.600,00 3.026,71 3.666,04
Recife - PE 1.111 - 5.787 2.326,83 1.111,36 1.118,00 4.777,47 5.786,61
Fortaleza - CE 1.337 - 3.569 2.036,74 1.337,41 1.993,56 2.946,91 3.569,39
Jundiaí - SP 1.226 - 3.699 2.184,16 1.226,20 2.213,33 3.054,17 3.699,30
Contagem - MG 1.580 - 3.075 1.839,34 1.579,97 1.654,65 2.538,63 3.074,86
Sorocaba - SP 1.197 - 2.379 1.497,76 1.196,76 1.415,68 1.963,82 2.378,64
Extrema - MG 1.110 - 2.969 1.656,02 1.109,90 1.500,00 2.451,50 2.969,33
São José dos Campos - SP 1.194 - 3.906 1.884,67 1.193,59 1.500,00 3.224,49 3.905,60


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.382 - 9.334 3.502,33 1.381,93 2.300,00 7.705,99 9.333,73
Paraná 1.368 - 5.206 2.346,54 1.368,48 1.800,00 4.298,42 5.206,38
Santa Catarina 1.316 - 3.524 1.868,59 1.315,81 1.588,00 2.909,21 3.523,72
Minas Gerais 1.198 - 5.016 2.202,84 1.198,26 1.700,00 4.141,03 5.015,74
Rio de Janeiro 1.479 - 5.850 2.737,51 1.479,33 2.320,70 4.829,77 5.849,96
Rio Grande do Sul 1.449 - 5.031 2.399,04 1.448,66 2.000,00 4.153,84 5.031,25
Pernambuco 1.082 - 4.699 1.900,18 1.082,01 1.272,15 3.879,36 4.698,80
Goiás 1.214 - 5.367 2.540,34 1.213,72 2.100,00 4.430,75 5.366,65
Bahia 1.045 - 4.122 1.650,25 1.045,00 1.045,00 3.403,17 4.122,02
Ceará 1.352 - 3.742 2.101,01 1.352,19 2.000,00 3.089,74 3.742,39
Rio Grande do Norte 1.049 - 2.276 1.264,41 1.049,40 1.084,65 1.878,72 2.275,56
Mato Grosso 1.131 - 4.477 1.979,81 1.131,02 1.200,00 3.696,13 4.476,86
Distrito Federal 1.098 - 6.407 2.205,30 1.098,00 1.329,12 5.290,00 6.407,41
Amazonas 1.456 - 5.626 2.281,83 1.455,77 1.734,81 4.645,09 5.626,28
Piauí 1.159 - 2.512 1.844,63 1.158,53 2.073,00 2.074,00 2.512,09
Paraíba 1.093 - 2.514 1.803,69 1.093,41 2.073,00 2.075,40 2.513,79
Espírito Santo 1.098 - 5.088 2.420,28 1.098,00 2.346,50 4.200,69 5.088,00


Principais locais de trabalho

Técnicos em administração trabalham em qualquer atividade econômica onde haja atividades administrativas, na condição de assalariados com carteira assinada. O trabalho é presencial, executado em equipe, com supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário pode ser diurno ou noturno. Os profissionais, em sua rotina de trabalho, permanecem durante longos períodos, em posições desconfortáveis, trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em administração

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino médio completo, preferencialmente com o curso técnico de nível médio na área de atuação. O exercício pleno das ocupações ocorre com um a dois anos de experiência. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Agente de recrutamento e seleção

Técnicos em administração devem:

  • realizar atividades em recursos humanos;
  • assessorar Área de venda;
  • intermediar mão-de-obra para colocação e recolocação;
  • executar atividades nas Áreas fiscal e financeira;
  • intercambiar mercadorias e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar na Área de compras;
  • controlar rotina administrativa;

  • Atividades

    • encaminhar crédito bancário da folha de pagamentos;
    • organizar rotina diária;
    • elaborar organograma;
    • solicitar informações;
    • verificar certidão negativa junto ao fgts e inss;
    • controlar ativo fixo;
    • aplicar provas de seleção;
    • orientar clientes;
    • recomendar margem de desconto;
    • elaborar cronogramas;
    • elaborar prestações de conta;
    • atuar com flexibilidade;
    • acompanhar validade de documentos legais;
    • dominar idiomas estrangeiros;
    • conferir documentos;
    • participar de comissões de licitação;
    • evidenciar comprometimento;
    • participar da avaliação de currículo;
    • atender cliente;
    • agir com ética profissional;
    • conferir lançamentos da folha de pagamento;
    • agir com eficiência e eficácia;
    • solicitar cotação de preços;
    • contratar serviços de despachante, seguros, transporte e terceiros;
    • programar embarque e desembarque de mercadorias e serviços;
    • organizar processos de contratação de serviços e produtos;
    • executar serviços de caixa e tesouraria;
    • contatar empresas;
    • viabilizar processo de admissão;
    • aplicar legislação para fins de recolhimento;
    • fornecer informações para auditorias;
    • controlar afastamentos;
    • trabalhar em equipe;
    • adequar atividade à legislação vigente;
    • fornecer cotações de preços;
    • apresentar soluções;
    • controlar férias de funcionários;
    • analisar documentação de exportação e importação;
    • participar da movimentação e controle de estoques;
    • acompanhar alterações da legislação vigente;
    • disponibilizar holerite;
    • atualizar cadastro geral;
    • organizar propostas de treinamentos;
    • solicitar atestado de saúde ocupacional dos empregados das empresas terceirizadas;
    • participar da elaboração de provas de seleção;
    • contatar clientes;
    • agir com tolerância;
    • comprar serviços e produtos;
    • fiscalizar recolhimento de encargos públicos de firmas terceirizadas;
    • conferir processos licitatórios;
    • analisar exigências para ocupação de vagas;
    • emitir documentos diversos;
    • calcular férias;
    • tomar iniciativa;
    • montar processo seletivo;
    • divulgar processo seletivo;
    • gerar informações e guias para recolhimento de encargos sociais;
    • participar da elaboração e da divulgação de editais de licitação;
    • arquivar documentos;
    • reservar praças;
    • conferir recebimento de materiais;
    • conferir frequência;
    • assessorar em atividades de treinamento e desenvolvimento;
    • efetuar cálculos rescisórios;
    • lançar informações na base de dados da folha de pagamentos;
    • negociar variações de taxas de câmbio com instituições financeiras;
    • efetuar cálculos estatísticos;
    • operacionar o sistema integrado de comércio exterior (siscomex);
    • administrar despesas com fundo fixo;
    • entrevistar candidato;
    • coletar informações para rescisão contratual;
    • elaborar documentos administrativos;
    • definir método de trabalho;
    • buscar aprimoramento profissional;
    • captar vagas;
    • pré-selecionar candidatos;
    • divulgar resultado do processo seletivo;
    • proceder entrada no processo de seguro desemprego;
    • controlar fluxos de documentos fiscais;
    • precificar produtos;
    • acompanhar desembaraço aduaneiro;
    • demonstrar facilidade de comunicação verbal e escrita;
    • controlar atividades através de dados estatísticos;
    • participar da correção da prova do processo seletivo;
    • prestar informações acerca de direitos trabalhistas;
    • controlar benefícios concedidos;
    • controlar transferência de funcionários;
    • convocar candidatos aptos a ocuparem vaga;
    • acompanhar processos seletivos até a finalização;
    • pesquisar situação legal da empresa;
    • participar do processo de homologação de rescisão contratual;
    • cadastrar candidato;
    • divulgar informações em veículos diversos;
    • classificar elementos de despesas;
    • destinar recursos orçamentários;
    • acompanhar trânsito da mercadoria exportada ou importada;
    • controlar documentação de serviços terceirizados ao longo do contrato;
    • protocolar documentos;
    • acompanhar venda e pós-venda;
    • executar serviços de apoio administrativo;
    • elaborar fluxograma;
    • elaborar notas de empenho;


    Setores que mais contratam Agente de recrutamento e seleção no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Atividades de teleatendimento
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: