Salário para o cargo de Técnico em administração
CBO 3513-05 > Técnicos em administração

Técnico em administração - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Controlam rotina administrativa. Realizam atividades em recursos humanos e intermedeiam mão-de-obra para colocação e recolação. Atuam na área de compras e assessoram a área de vendas. Intercambiam mercadorias e serviços e executam atividades nas áreas fiscal e financeira.

Quanto ganha um Técnico em administração

Um Técnico em administração trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.712,35 e R$ 5.830,32, com a média salarial de R$ 2.762,55 e o salário mediana em R$ 2.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico em administração

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.762,55 33.150,66 690,64 13,19
1º Quartil 1.712,35 20.548,15 428,09 8,18
Salário Mediana 2.300,00 27.600,00 575,00 10,98
3º Quartil 4.446,45 53.357,43 1.111,61 21,23
Teto Salarial 5.830,32 69.963,86 1.457,58 27,84


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos das ciências administrativas
        • Técnicos em administração

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Salvador - BA 1.412 - 2.533 1.581,48 1.412,00 1.412,00 2.090,91 2.532,57
São Paulo - SP 1.844 - 8.979 3.833,47 1.843,68 2.834,00 7.413,26 8.979,16
Rio de Janeiro - RJ 1.675 - 6.209 3.107,89 1.674,78 2.567,00 5.126,51 6.209,38
Recife - PE 1.666 - 4.763 2.944,91 1.666,43 3.626,00 3.932,47 4.763,13
Rio Branco - AC 2.004 - 5.773 3.381,28 2.004,23 3.734,00 4.766,61 5.773,46
Fortaleza - CE 1.637 - 8.772 3.740,90 1.637,39 3.315,00 7.242,08 8.771,82
Brasília - DF 2.120 - 5.928 3.565,86 2.119,95 3.800,00 4.894,13 5.927,92
Macaé - RJ 1.618 - 4.374 2.555,85 1.618,05 2.600,00 3.610,87 4.373,59
Saquarema - RJ 1.499 - 4.414 2.694,62 1.498,72 3.397,00 3.643,98 4.413,69
Belo Horizonte - MG 1.918 - 6.956 3.585,77 1.917,82 3.416,50 5.743,01 6.956,10
Curitiba - PR 1.736 - 5.739 2.854,84 1.736,21 2.450,00 4.738,09 5.738,92
Campinas - SP 2.066 - 5.366 2.957,28 2.066,43 2.559,00 4.430,61 5.366,49
Goiânia - GO 1.986 - 5.596 3.057,17 1.985,93 2.551,00 4.619,82 5.595,67
Itajaí - SC 1.690 - 2.571 1.823,00 1.689,87 1.762,00 2.122,73 2.571,12
Araçatuba - SP 1.454 - 2.094 1.566,35 1.454,00 1.590,00 1.728,95 2.094,16
Manaus - AM 1.880 - 6.421 3.174,88 1.880,02 2.908,42 5.300,95 6.420,67
Olinda - PE 4.051 - 7.276 4.721,52 4.051,04 4.214,00 6.007,17 7.276,06
Porto Alegre - RS 1.814 - 6.779 3.210,22 1.813,95 2.515,00 5.597,06 6.779,32
São Luís - MA 1.894 - 4.394 2.632,27 1.893,74 2.478,00 3.627,71 4.393,99
Salto - SP 1.546 - 2.197 1.632,78 1.545,82 1.550,00 1.814,02 2.197,20


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.537 - 7.097 3.091,20 1.537,35 2.383,00 5.859,40 7.097,08
Bahia 1.412 - 3.013 1.680,44 1.412,00 1.412,00 2.487,84 3.013,35
Rio de Janeiro 1.596 - 5.468 2.853,31 1.596,43 2.500,00 4.514,11 5.467,63
Rio Grande do Sul 1.565 - 4.858 2.409,15 1.565,23 2.000,00 4.011,10 4.858,37
Minas Gerais 1.715 - 6.122 3.013,45 1.714,86 2.514,92 5.054,16 6.121,75
Pernambuco 1.646 - 5.651 3.128,33 1.645,57 3.626,00 4.665,81 5.651,37
Paraná 1.668 - 5.427 2.735,76 1.668,24 2.500,00 4.480,24 5.426,60
Santa Catarina 1.667 - 4.493 2.349,92 1.667,21 1.949,00 3.709,50 4.493,05
Acre 1.997 - 5.761 3.375,07 1.996,84 3.734,00 4.756,01 5.760,62
Ceará 1.621 - 8.543 3.646,11 1.621,50 3.195,00 7.053,32 8.543,19
Distrito Federal 2.120 - 5.928 3.565,86 2.119,95 3.800,00 4.894,13 5.927,92
Mato Grosso 1.432 - 4.612 2.313,02 1.431,80 2.000,00 3.807,53 4.611,79
Goiás 1.762 - 5.452 2.890,68 1.761,81 2.551,00 4.500,92 5.451,65
Mato Grosso do Sul 1.430 - 6.005 2.956,53 1.430,09 2.849,00 4.957,89 6.005,15
Maranhão 1.786 - 4.211 2.557,65 1.785,76 2.478,00 3.476,99 4.211,44
Espírito Santo 1.528 - 4.897 2.546,23 1.528,33 2.243,00 4.043,21 4.897,26
Amazonas 1.900 - 6.407 3.212,85 1.899,93 3.000,00 5.289,41 6.406,70
Pará 1.543 - 8.022 3.503,43 1.543,26 2.809,00 6.622,63 8.021,53
Rio Grande do Norte 1.458 - 3.942 2.266,69 1.457,59 2.358,00 3.254,65 3.942,13
Alagoas 1.422 - 4.711 2.295,20 1.421,68 1.879,50 3.889,29 4.710,83
Rondônia 1.435 - 5.301 2.427,48 1.434,92 1.757,00 4.376,31 5.300,72
Paraíba 1.446 - 6.725 3.227,47 1.446,09 2.952,00 5.552,43 6.725,27
Piauí 1.480 - 6.454 2.956,64 1.480,24 2.676,00 5.328,19 6.453,66
Sergipe 1.470 - 6.704 3.153,00 1.469,60 2.334,00 5.534,70 6.703,79
Tocantins 1.695 - 6.998 3.586,55 1.694,71 3.297,00 5.777,57 6.997,97
Roraima 2.773 - 5.227 3.802,97 2.773,13 4.138,00 4.315,43 5.226,98
Amapá 1.911 - 5.062 3.268,85 1.910,60 4.048,50 4.179,40 5.062,21


Principais locais de trabalho

Técnicos em administração trabalham em qualquer atividade econômica onde haja atividades administrativas, na condição de assalariados com carteira assinada. O trabalho é presencial, executado em equipe, com supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário pode ser diurno ou noturno. Os profissionais, em sua rotina de trabalho, permanecem durante longos períodos, em posições desconfortáveis, trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em administração

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino médio completo, preferencialmente com o curso técnico de nível médio na área de atuação. O exercício pleno das ocupações ocorre com um a dois anos de experiência. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Técnico em administração

Técnicos em administração devem:

  • intercambiar mercadorias e serviços;
  • atuar na Área de compras;
  • executar atividades nas Áreas fiscal e financeira;
  • controlar rotina administrativa;
  • realizar atividades em recursos humanos;
  • intermediar mão-de-obra para colocação e recolocação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar Área de venda;

  • Atividades

    • definir método de trabalho;
    • participar da elaboração e da divulgação de editais de licitação;
    • participar da movimentação e controle de estoques;
    • acompanhar desembaraço aduaneiro;
    • analisar exigências para ocupação de vagas;
    • proceder entrada no processo de seguro desemprego;
    • evidenciar comprometimento;
    • participar de comissões de licitação;
    • atender cliente;
    • analisar documentação de exportação e importação;
    • recomendar margem de desconto;
    • pesquisar situação legal da empresa;
    • tomar iniciativa;
    • acompanhar trânsito da mercadoria exportada ou importada;
    • elaborar documentos administrativos;
    • conferir recebimento de materiais;
    • contratar serviços de despachante, seguros, transporte e terceiros;
    • dominar idiomas estrangeiros;
    • acompanhar validade de documentos legais;
    • conferir processos licitatórios;
    • conferir documentos;
    • contatar clientes;
    • participar da correção da prova do processo seletivo;
    • participar do processo de homologação de rescisão contratual;
    • organizar rotina diária;
    • coletar informações para rescisão contratual;
    • montar processo seletivo;
    • elaborar prestações de conta;
    • cadastrar candidato;
    • executar serviços de apoio administrativo;
    • encaminhar crédito bancário da folha de pagamentos;
    • efetuar cálculos estatísticos;
    • executar serviços de caixa e tesouraria;
    • participar da avaliação de currículo;
    • buscar aprimoramento profissional;
    • organizar propostas de treinamentos;
    • solicitar cotação de preços;
    • fornecer cotações de preços;
    • controlar afastamentos;
    • elaborar cronogramas;
    • divulgar informações em veículos diversos;
    • participar da elaboração de provas de seleção;
    • gerar informações e guias para recolhimento de encargos sociais;
    • administrar despesas com fundo fixo;
    • solicitar atestado de saúde ocupacional dos empregados das empresas terceirizadas;
    • demonstrar facilidade de comunicação verbal e escrita;
    • solicitar informações;
    • orientar clientes;
    • organizar processos de contratação de serviços e produtos;
    • acompanhar alterações da legislação vigente;
    • adequar atividade à legislação vigente;
    • trabalhar em equipe;
    • arquivar documentos;
    • apresentar soluções;
    • prestar informações acerca de direitos trabalhistas;
    • calcular férias;
    • reservar praças;
    • agir com eficiência e eficácia;
    • contatar empresas;
    • acompanhar venda e pós-venda;
    • conferir lançamentos da folha de pagamento;
    • fiscalizar recolhimento de encargos públicos de firmas terceirizadas;
    • disponibilizar holerite;
    • conferir frequência;
    • fornecer informações para auditorias;
    • elaborar notas de empenho;
    • captar vagas;
    • protocolar documentos;
    • agir com ética profissional;
    • controlar fluxos de documentos fiscais;
    • atuar com flexibilidade;
    • negociar variações de taxas de câmbio com instituições financeiras;
    • programar embarque e desembarque de mercadorias e serviços;
    • divulgar processo seletivo;
    • precificar produtos;
    • comprar serviços e produtos;
    • controlar transferência de funcionários;
    • atualizar cadastro geral;
    • aplicar legislação para fins de recolhimento;
    • emitir documentos diversos;
    • pré-selecionar candidatos;
    • elaborar fluxograma;
    • efetuar cálculos rescisórios;
    • acompanhar processos seletivos até a finalização;
    • agir com tolerância;
    • verificar certidão negativa junto ao fgts e inss;
    • classificar elementos de despesas;
    • elaborar organograma;
    • lançar informações na base de dados da folha de pagamentos;
    • convocar candidatos aptos a ocuparem vaga;
    • assessorar em atividades de treinamento e desenvolvimento;
    • viabilizar processo de admissão;
    • divulgar resultado do processo seletivo;
    • controlar férias de funcionários;
    • operacionar o sistema integrado de comércio exterior (siscomex);
    • destinar recursos orçamentários;
    • controlar documentação de serviços terceirizados ao longo do contrato;
    • entrevistar candidato;
    • aplicar provas de seleção;
    • controlar atividades através de dados estatísticos;
    • controlar benefícios concedidos;
    • controlar ativo fixo;


    Setores que mais contratam Técnico em administração no mercado de trabalho

    • Outras atividades de ensino
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Planos de saúde
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Serviços de preparação do terreno não especificados anteriormente
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Aquarelista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Aquarelista

    Salário para o cargo de Operador de reator nuclear
    Operadores de instalações de geração e distribuição de energia elétrica, hidráulica, térmica ou nuclear

    Operador de reator nuclear