Salário para o cargo de Técnico em administração
CBO 3513-05 > Técnicos em administração

Técnico em administração - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Controlam rotina administrativa. Realizam atividades em recursos humanos e intermedeiam mão-de-obra para colocação e recolação. Atuam na área de compras e assessoram a área de vendas. Intercambiam mercadorias e serviços e executam atividades nas áreas fiscal e financeira.

Quanto ganha um Técnico em administração

Um Técnico em administração trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.199,03 e R$ 6.449,89, com a média salarial de R$ 2.536,30 e o salário mediana em R$ 1.937,61 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico em administração

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.536,30 30.435,62 634,08 12,05
1º Quartil 1.199,03 14.388,30 299,76 5,69
Salário Mediana 1.937,61 23.251,32 484,40 9,20
3º Quartil 4.918,96 59.027,58 1.229,74 23,36
Teto Salarial 6.449,89 77.398,73 1.612,47 30,63


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos das ciências administrativas
        • Técnicos em administração

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.725 - 7.405 3.410,94 1.724,83 2.750,00 6.113,34 7.404,66
Salvador - BA 1.045 - 5.269 2.169,37 1.045,00 1.300,00 4.350,19 5.269,08
Rio de Janeiro - RJ 1.581 - 15.162 5.098,71 1.581,17 3.005,81 12.517,84 15.161,99
Manaus - AM 1.527 - 4.965 2.469,81 1.526,55 1.803,65 4.099,30 4.965,19
Curitiba - PR 1.302 - 4.562 2.114,56 1.302,49 1.662,72 3.766,04 4.561,54
Belo Horizonte - MG 1.488 - 6.961 3.247,78 1.488,27 2.611,00 5.746,83 6.960,73
Brasília - DF 1.397 - 6.036 2.951,15 1.397,36 3.005,81 4.983,43 6.036,08
Rio Branco - AC 1.349 - 3.576 2.086,27 1.349,16 2.023,90 2.952,42 3.576,06
Campinas - SP 1.352 - 3.776 2.154,63 1.351,54 2.031,51 3.117,57 3.776,09
Porto Alegre - RS 1.678 - 5.664 2.958,71 1.678,40 2.800,00 4.676,55 5.664,38
Goiânia - GO 1.496 - 5.058 2.488,74 1.496,29 1.999,20 4.176,33 5.058,49
Cuiabá - MT 1.242 - 4.920 2.350,01 1.242,11 2.155,03 4.062,18 4.920,23
Cosmópolis - SP 1.403 - 2.957 1.738,76 1.402,52 1.402,52 2.441,42 2.957,12
Vitoria - ES 1.593 - 4.867 2.559,23 1.593,31 2.324,68 4.018,47 4.867,29
Itajaí - SC 1.323 - 1.704 1.343,91 1.323,34 1.323,34 1.406,76 1.703,91
São Luís - MA 1.109 - 4.378 2.139,96 1.108,89 2.028,82 3.614,86 4.378,43
Saquarema - RJ 1.394 - 3.043 1.989,11 1.394,06 2.144,52 2.512,33 3.043,01
Recife - PE 1.212 - 3.488 1.824,48 1.211,60 1.492,00 2.879,79 3.488,09
Passo Fundo - RS 1.194 - 2.369 1.505,00 1.194,04 1.446,30 1.955,70 2.368,80
Guarulhos - SP 1.835 - 4.408 2.442,85 1.834,94 2.108,32 3.639,36 4.408,10


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.388 - 6.670 2.965,78 1.387,82 2.523,40 5.507,05 6.670,30
Rio Grande do Sul 1.144 - 4.133 1.898,96 1.144,45 1.427,80 3.412,37 4.133,17
Bahia 1.045 - 5.037 2.059,11 1.045,00 1.363,93 4.158,86 5.037,34
Rio de Janeiro 1.394 - 11.524 4.037,20 1.393,73 2.512,59 9.514,23 11.523,92
Minas Gerais 1.306 - 6.354 2.711,77 1.306,24 2.000,00 5.245,58 6.353,60
Paraná 1.285 - 4.399 2.033,61 1.284,78 1.520,42 3.631,70 4.398,82
Santa Catarina 1.281 - 3.458 1.777,41 1.280,93 1.465,00 2.854,78 3.457,80
Mato Grosso 1.070 - 3.842 1.769,59 1.070,25 1.325,00 3.172,11 3.842,15
Amazonas 1.528 - 5.061 2.498,79 1.527,93 1.803,65 4.178,02 5.060,54
Distrito Federal 1.397 - 6.036 2.951,15 1.397,36 3.005,81 4.983,43 6.036,08
Acre 1.317 - 3.576 2.073,24 1.316,79 2.023,90 2.952,42 3.576,06
Espírito Santo 1.271 - 4.730 2.370,56 1.270,85 2.102,11 3.905,23 4.730,13
Pernambuco 1.140 - 5.723 2.526,53 1.140,03 1.800,00 4.725,16 5.723,26
Goiás 1.202 - 4.688 2.240,09 1.201,98 1.942,09 3.870,10 4.687,58
Maranhão 1.135 - 4.449 2.132,39 1.134,66 1.972,18 3.672,82 4.448,62
Alagoas 1.045 - 2.462 1.357,83 1.045,00 1.100,00 2.032,87 2.462,27
Pará 1.308 - 5.901 3.104,10 1.307,52 3.249,22 4.871,72 5.900,77
Ceará 1.330 - 7.511 3.009,83 1.330,26 2.392,95 6.201,35 7.511,26
Mato Grosso do Sul 1.122 - 5.059 2.279,46 1.121,56 1.500,00 4.176,97 5.059,27
Rio Grande do Norte 1.179 - 6.631 2.593,75 1.179,05 1.916,74 5.474,48 6.630,86
Rondônia 1.238 - 4.493 2.286,42 1.237,79 2.197,28 3.709,22 4.492,72
Piauí 1.385 - 4.147 2.132,50 1.385,36 1.819,74 3.423,75 4.146,94
Sergipe 1.315 - 7.206 3.127,89 1.314,95 2.675,00 5.949,20 7.205,85
Paraíba 1.507 - 7.131 3.372,31 1.507,31 3.038,18 5.887,03 7.130,55
Tocantins 1.375 - 4.674 2.628,38 1.374,57 2.840,50 3.859,00 4.674,14
Roraima 1.315 - 3.879 2.516,59 1.314,91 2.948,01 3.202,43 3.878,88
Amapá 1.550 - 6.318 2.824,92 1.550,00 2.527,91 5.216,22 6.318,04


Principais locais de trabalho

Técnicos em administração trabalham em qualquer atividade econômica onde haja atividades administrativas, na condição de assalariados com carteira assinada. O trabalho é presencial, executado em equipe, com supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário pode ser diurno ou noturno. Os profissionais, em sua rotina de trabalho, permanecem durante longos períodos, em posições desconfortáveis, trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em administração

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino médio completo, preferencialmente com o curso técnico de nível médio na área de atuação. O exercício pleno das ocupações ocorre com um a dois anos de experiência. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Técnico em administração

Técnicos em administração devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atividades em recursos humanos;
  • controlar rotina administrativa;
  • assessorar Área de venda;
  • intermediar mão-de-obra para colocação e recolocação;
  • executar atividades nas Áreas fiscal e financeira;
  • intercambiar mercadorias e serviços;
  • atuar na Área de compras;

  • Atividades

    • arquivar documentos;
    • agir com eficiência e eficácia;
    • precificar produtos;
    • entrevistar candidato;
    • buscar aprimoramento profissional;
    • viabilizar processo de admissão;
    • solicitar cotação de preços;
    • efetuar cálculos estatísticos;
    • pré-selecionar candidatos;
    • conferir recebimento de materiais;
    • protocolar documentos;
    • conferir processos licitatórios;
    • fornecer cotações de preços;
    • comprar serviços e produtos;
    • elaborar prestações de conta;
    • classificar elementos de despesas;
    • organizar propostas de treinamentos;
    • conferir lançamentos da folha de pagamento;
    • captar vagas;
    • convocar candidatos aptos a ocuparem vaga;
    • contatar clientes;
    • disponibilizar holerite;
    • apresentar soluções;
    • participar da elaboração de provas de seleção;
    • divulgar processo seletivo;
    • controlar fluxos de documentos fiscais;
    • programar embarque e desembarque de mercadorias e serviços;
    • montar processo seletivo;
    • reservar praças;
    • conferir frequência;
    • negociar variações de taxas de câmbio com instituições financeiras;
    • participar da elaboração e da divulgação de editais de licitação;
    • adequar atividade à legislação vigente;
    • agir com ética profissional;
    • controlar afastamentos;
    • acompanhar venda e pós-venda;
    • coletar informações para rescisão contratual;
    • assessorar em atividades de treinamento e desenvolvimento;
    • lançar informações na base de dados da folha de pagamentos;
    • acompanhar alterações da legislação vigente;
    • controlar transferência de funcionários;
    • fornecer informações para auditorias;
    • participar de comissões de licitação;
    • participar do processo de homologação de rescisão contratual;
    • organizar processos de contratação de serviços e produtos;
    • aplicar legislação para fins de recolhimento;
    • atuar com flexibilidade;
    • emitir documentos diversos;
    • gerar informações e guias para recolhimento de encargos sociais;
    • dominar idiomas estrangeiros;
    • elaborar cronogramas;
    • agir com tolerância;
    • solicitar atestado de saúde ocupacional dos empregados das empresas terceirizadas;
    • administrar despesas com fundo fixo;
    • calcular férias;
    • solicitar informações;
    • evidenciar comprometimento;
    • operacionar o sistema integrado de comércio exterior (siscomex);
    • organizar rotina diária;
    • proceder entrada no processo de seguro desemprego;
    • contatar empresas;
    • aplicar provas de seleção;
    • trabalhar em equipe;
    • controlar benefícios concedidos;
    • atualizar cadastro geral;
    • conferir documentos;
    • prestar informações acerca de direitos trabalhistas;
    • atender cliente;
    • orientar clientes;
    • acompanhar validade de documentos legais;
    • acompanhar desembaraço aduaneiro;
    • divulgar informações em veículos diversos;
    • destinar recursos orçamentários;
    • elaborar organograma;
    • fiscalizar recolhimento de encargos públicos de firmas terceirizadas;
    • controlar documentação de serviços terceirizados ao longo do contrato;
    • analisar exigências para ocupação de vagas;
    • acompanhar processos seletivos até a finalização;
    • verificar certidão negativa junto ao fgts e inss;
    • divulgar resultado do processo seletivo;
    • participar da avaliação de currículo;
    • acompanhar trânsito da mercadoria exportada ou importada;
    • participar da movimentação e controle de estoques;
    • pesquisar situação legal da empresa;
    • contratar serviços de despachante, seguros, transporte e terceiros;
    • encaminhar crédito bancário da folha de pagamentos;
    • demonstrar facilidade de comunicação verbal e escrita;
    • definir método de trabalho;
    • analisar documentação de exportação e importação;
    • tomar iniciativa;
    • elaborar notas de empenho;
    • elaborar documentos administrativos;
    • controlar ativo fixo;
    • recomendar margem de desconto;
    • executar serviços de caixa e tesouraria;
    • controlar férias de funcionários;
    • elaborar fluxograma;
    • participar da correção da prova do processo seletivo;
    • cadastrar candidato;
    • executar serviços de apoio administrativo;
    • efetuar cálculos rescisórios;
    • controlar atividades através de dados estatísticos;


    Setores que mais contratam Técnico em administração no mercado de trabalho

    • Outras atividades de ensino
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de limpeza
    • Planos de saúde
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Administração pública em geral
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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