Salário para o cargo de Auxiliar de hipodermia
CBO 3222-30 > Técnicos e auxiliares de enfermagem

Auxiliar de hipodermia - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desempenham atividades técnicas de enfermagem em empresas públicas e privadas como: hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de assistência médica, embarcações e domicílios, atuam em cirurgia, terapia, puericultura, pediatria, psiquiatria, obstetrícia, saúde ocupacional e outras áreas. Prestam assistência ao paciente zelando pelo seu conforto e bem estar, administram medicamentos e desempenham tarefas de instrumentação cirúrgica, posicionando de forma adequada o paciente e o instrumental. Organizam ambiente de trabalho e dão continuidade aos plantões. Trabalham em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança. Realizam registros e elaboram relatórios técnicos. Desempenham atividades e realizam ações para promoção da saúde da família.

Quanto ganha um Auxiliar de hipodermia

Um Auxiliar de hipodermia trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.766,24 e R$ 3.973,08, com a média salarial de R$ 2.272,43 e o salário mediana em R$ 2.100,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de hipodermia

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.272,43 27.269,11 568,11 11,75
1º Quartil 1.766,24 21.194,82 441,56 9,13
Salário Mediana 2.100,00 25.200,00 525,00 10,86
3º Quartil 3.030,04 36.360,46 757,51 15,67
Teto Salarial 3.973,08 47.676,93 993,27 20,54


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências biológicas, bioquímicas, da saúde
      • Técnicos da ciência da saúde humana
        • Técnicos e auxiliares de enfermagem

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.721 - 4.474 2.652,53 1.721,49 2.647,67 3.693,75 4.473,98
Sorocaba - SP 1.856 - 3.205 2.308,63 1.855,57 2.375,00 2.645,97 3.204,88
Guarulhos - SP 1.910 - 3.510 2.301,58 1.909,85 2.174,00 2.898,18 3.510,36
Ribeirão Preto - SP 1.730 - 3.030 2.106,96 1.729,78 2.100,00 2.501,20 3.029,53
Belo Horizonte - MG 1.722 - 2.838 1.932,14 1.721,61 1.832,00 2.343,38 2.838,38
São Bernardo do Campo - SP 1.909 - 4.083 2.453,13 1.909,12 2.159,00 3.370,73 4.082,73
Santo André - SP 1.799 - 3.965 2.429,07 1.799,13 2.142,50 3.273,50 3.964,96
São José do Rio Preto - SP 1.851 - 3.235 2.251,13 1.850,74 2.270,00 2.671,19 3.235,43
São José dos Campos - SP 1.681 - 3.256 2.059,97 1.680,81 1.948,00 2.687,96 3.255,73
Presidente Prudente - SP 1.582 - 2.440 1.764,91 1.581,53 1.717,00 2.014,80 2.440,39
Curitiba - PR 1.761 - 2.720 1.956,35 1.760,60 1.943,00 2.245,60 2.719,93
Rio de Janeiro - RJ 1.479 - 2.969 1.879,37 1.478,59 1.751,00 2.451,31 2.969,10
Jundiaí - SP 2.028 - 3.291 2.375,14 2.028,29 2.375,00 2.716,93 3.290,82
Campinas - SP 1.999 - 3.277 2.359,18 1.999,24 2.368,00 2.705,44 3.276,91
Mogi das Cruzes - SP 1.667 - 3.440 2.101,38 1.667,41 1.756,00 2.839,75 3.439,59
Barueri - SP 2.101 - 4.047 2.661,57 2.101,15 2.642,82 3.341,40 4.047,20
Goiânia - GO 1.431 - 2.618 1.686,39 1.431,32 1.575,00 2.161,09 2.617,58
Catanduva - SP 1.513 - 2.901 1.810,95 1.513,14 1.580,00 2.395,44 2.901,43
Suzano - SP 1.553 - 2.776 1.893,52 1.553,17 1.908,00 2.292,23 2.776,41
Marilia - SP 1.847 - 2.783 2.074,35 1.846,82 2.087,00 2.297,49 2.782,79


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.676 - 4.009 2.364,26 1.675,71 2.235,00 3.309,87 4.009,01
Minas Gerais 1.532 - 2.847 1.860,47 1.532,17 1.774,00 2.350,68 2.847,21
Paraná 1.512 - 2.865 1.895,18 1.511,63 1.832,00 2.365,66 2.865,35
Rio de Janeiro 1.464 - 2.927 1.844,10 1.464,16 1.750,00 2.416,53 2.926,98
Goiás 1.424 - 3.066 1.814,83 1.423,77 1.590,00 2.531,11 3.065,76
Santa Catarina 1.761 - 3.261 2.184,34 1.760,71 2.129,00 2.692,33 3.261,02
Pará 1.412 - 2.720 1.670,84 1.412,00 1.426,00 2.245,84 2.720,22
Bahia 1.442 - 2.751 1.788,33 1.442,11 1.751,00 2.271,12 2.750,85
Rio Grande do Sul 1.596 - 4.661 2.423,22 1.595,61 2.158,00 3.848,55 4.661,48
Distrito Federal 1.412 - 3.403 1.854,29 1.412,00 1.500,00 2.809,81 3.403,33
Mato Grosso do Sul 1.412 - 3.406 1.945,50 1.412,00 1.832,00 2.811,61 3.405,50
Espírito Santo 1.413 - 4.237 2.103,46 1.412,64 1.740,00 3.497,94 4.236,81
Sergipe 1.442 - 2.908 1.795,03 1.441,91 1.670,00 2.401,14 2.908,33
Ceará 1.412 - 5.812 2.470,20 1.412,00 1.705,00 4.798,62 5.812,23
Pernambuco 1.412 - 2.507 1.618,23 1.412,00 1.500,00 2.069,65 2.506,82
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.887 1.868,81 1.412,00 1.631,00 2.383,38 2.886,83
Mato Grosso 1.426 - 2.977 1.831,92 1.425,65 1.719,00 2.457,80 2.976,96
Maranhão 1.426 - 2.862 1.798,11 1.425,55 1.619,00 2.363,20 2.862,38
Amazonas 1.455 - 3.679 2.015,84 1.455,16 1.700,00 3.037,62 3.679,25
Paraíba 1.412 - 2.919 1.762,76 1.412,00 1.464,00 2.410,33 2.919,47
Alagoas 1.412 - 2.803 1.750,91 1.412,00 1.682,00 2.314,00 2.802,79
Piauí 1.412 - 2.912 1.854,12 1.412,00 1.662,00 2.404,33 2.912,20
Tocantins 1.417 - 2.979 1.832,82 1.417,33 1.724,00 2.459,50 2.979,02
Rondônia 1.461 - 3.207 1.839,00 1.460,80 1.575,00 2.647,40 3.206,61
Acre 1.412 - 2.963 2.035,07 1.412,00 2.351,00 2.446,00 2.962,67


Principais locais de trabalho

Técnicos e auxiliares de enfermagem trabalham em hospitais, clínicas, serviços sociais, ou ainda em domicílios. São assalariados, com carteira assinada, ou trabalham por conta própria, prestando serviços temporários em clínicas ou em residências. Organizam-se em equipe, atuando com supervisão permanente de enfermeiro ou outro membro de equipe de saúde, de nível superior. Trabalham em ambientes fechados e com revezamentos de turnos, ou confinados em embarcação, no caso do auxiliar de saúde (navegação marítima). Exceção feita aos profissionais que atuam na saúde da família, que de acordo com portaria específica, cumprem jornada de oito horas diárias. É comum trabalharem sob pressão, levando à situação de estresse. Em algumas atividades, podem ser expostos à contaminação biológica, material tóxico e à radiação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos e auxiliares de enfermagem

O ingresso nas ocupações técnicas requer certificação de competências ou curso técnico em enfermagem (nível médio). Para os auxiliares de enfermagem requer-se ensino fundamental e cursos de qualificação profissional com o mínimo de quatrocentas horas-aula, podendo chegar a mil e quinhentas. A possibilidade de continuar a qualificação dependerá da conclusão do ensino médio. Atualmente, há cursos técnicos em enfermagem, organizados modularmente, com saídas intermediárias para qualificação de auxiliares de enfermagem. O requisito de entrada desses cursos é o ensino médio completo, tendo como filosofia a educação continuada, que possibilita ao auxiliar atingir o nível técnico, ao completar novos módulos de formação profissionalizante.


Funções e atividades do Auxiliar de hipodermia

Técnicos e auxiliares de enfermagem devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • dar continuidade aos plantões;
  • efetuar procedimentos de admissão;
  • trabalhar com biossegurança e segurança;
  • organizar ambiente de trabalho;
  • promover a saúde da família;
  • administrar medicação prescrita;
  • prestar assistência ao paciente;
  • promover saúde mental;
  • auxiliar equipe técnica em procedimentos específicos;
  • realizar instrumentação cirúrgica;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • marcar tipo de contaminação do hamper e lixo;
    • arrumar camas;
    • administrar em separado medicamentos incompatíveis;
    • contar número de compressas, material e instrumental pré e pós cirurgia;
    • administrar produtos quimioterápicos;
    • chamar médico nas intercorrências;
    • ajudar paciente a alimentar-se;
    • disponibilizar pertences pessoais para paciente (preservação da identidade);
    • participar do gerenciamento de insumos;
    • oferecer comadre e papagaio;
    • conter paciente no leito;
    • demarcar limites de comportamento;
    • promover a integralidade do cuidado;
    • preparar medicação prescrita;
    • resolver pendências (medicamentos, curativos, exames, encaminhamentos, jejum, entre outras);
    • verificar quantidade de peças para implante;
    • proteger paciente durante crises;
    • ministrar palestras;
    • colocar grades laterais no leito;
    • arrumar rouparia;
    • verificar via de administração;
    • encaminhar material para exames;
    • lavar mãos antes e após cada procedimento;
    • orientar familiares e paciente;
    • anotar gastos da cirurgia;
    • verificar a quantidade de compressas cirúrgicas;
    • elaborar relatório sobre paciente;
    • transportar roupas e materiais para expurgo;
    • trocar curativos;
    • participar das atividades de educação permanente;
    • acionar equipe de segurança;
    • calcular dosagem de medicamentos;
    • notificar doenças, agravos e situações de importância local;
    • demonstrar capacidade de efetuar atendimento humanizado;
    • encaminhar material para sala cirúrgica;
    • controlar administração de vacinas;
    • identificar grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos;
    • massagear paciente;
    • controlar balanço hídrico;
    • acondicionar perfurocortante para descarte;
    • recomendar desembarque de pessoa doente e acidentada;
    • comunicar ao médico efeitos adversos dos medicamentos;
    • proteger proeminências ósseas;
    • orientar família sobre doença mental;
    • verificar resultado e validade da esterilização;
    • averiguar paciente e pertences (drogas, álcool etc.);
    • interpretar testes cutâneos;
    • etiquetar prescrição médica (leito, nome e registro do paciente);
    • efetuar testes de glicemia;
    • estimular paciente (movimentos ativos e passivos);
    • demonstrar empatia;
    • conferir quantidade de psicotrópicos;
    • coletar material para exames;
    • implementar atividades terapêuticas prescritas;
    • inspecionar carrinho de parada cardiorrespiratória (pcr);
    • fiscalizar validade de materiais e medicamentos;
    • introduzir cateter nasogástrico e vesical;
    • limitar espaço de circulação do paciente;
    • registrar intercorrências e procedimentos realizados;
    • demonstrar capacidade de atenção;
    • trocar informações técnicas;
    • participar de discussão de casos;
    • conduzir paciente a atividades sociais;
    • solicitar presença no centro cirúrgico de outros profissionais;
    • higienizar paciente;
    • executar antissepsia;
    • organizar grupos de promoção à saúde;
    • seguir protocolo em caso de contaminação ou acidente;
    • providenciar limpeza concorrente e terminal;
    • desinfetar aparelhos e materiais;
    • incentivar a participação da comunidade;
    • acompanhar tempo de administração de soro e medicação;
    • repor material na sala cirúrgica;
    • recomendar abstenção de decisões durante surto mental;
    • auxiliar equipe em procedimentos invasivos;
    • remover o paciente;
    • organizar medicamentos e materiais de uso de paciente e de posto de enfermagem;
    • realizar ações de prevenção de agravos e curativas;
    • mensurar paciente (peso, altura);
    • arrolar pertences de paciente;
    • precaver-se contra efeitos adversos dos produtos;
    • efetuar tricotomia;
    • estimular paciente na expressão de sentimentos;
    • passar instrumentos à equipe cirúrgica;
    • preparar paciente para medicação;
    • instalar alimentação induzida;
    • conferir quantidade e funcionalidade de material e equipamento;
    • posicionar placa de bisturi elétrico;
    • verificar suficiência de equipamento, material cirúrgico e compressas;
    • providenciar material de consumo;
    • demonstrar capacidade de saber ouvir;
    • aprontar paciente para exame e cirurgia;
    • aplicar clister (lavagem intestinal);
    • puncionar acesso venoso;
    • demonstrar coordenação motora fina;
    • identificar necessidades dos usuários;
    • mudar decúbito no leito;
    • verificar medicamentos recebidos;
    • paramentar-se;
    • participar em campanhas de saúde pública;
    • demonstrar compreensão;
    • controlar exames periódicos de funcionários;
    • registrar as atividades nos sistemas de informação;
    • vedar sala cirúrgica;
    • responsabilizar-se por todos os atendimentos da população adescrita;
    • proceder à inaloterapia;
    • fornecer roupa;
    • vistoriar instalações e trabalhadores;
    • monitorar evolução de paciente;
    • controlar sinais vitais;
    • participar das avaliações da equipe;
    • estimular a função vésico-intestinal;
    • aplicar bolsa de gelo e calor úmido e seco;
    • acompanhar paciente na ingestão de medicamento;
    • etiquetar pertences de paciente;
    • vistoriar cada paciente;
    • instalar hemoderivados;
    • coordenar o cuidado dos usuários;
    • auxiliar em reanimação de paciente;
    • vacinar-se;
    • usar equipamento de proteção individual (epi);
    • realizar busca ativa de situações locais;
    • aspirar cânula oro-traqueal e de traqueostomia;
    • mapear área de atuação;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • participar das atividades de planejamento;
    • cuidar de corpo após morte;
    • posicionar paciente para cirurgia;
    • atender usuários nas ubs, nos domicílios ou espaços comunitários;
    • identificar medicação a ser administrada (leito, nome e registro do paciente);
    • atualizar informações cadastrais;
    • atentar para temperatura e reações de paciente em transfusões;
    • identificar parceiros e recursos disponíveis na comunidade;
    • prevenir tentativas de suicídio e situações de risco;
    • definir ações de acordo com prioridades locais;
    • esterilizar instrumental;
    • dispensar de trabalho funcionário e tripulante doente ou acidentado;
    • registrar ingesta;
    • apresentar-se situando paciente no ambiente;
    • suprir demandas da equipe;
    • registrar administração de medicação;
    • descartar material contaminado;
    • efetuar testes e exames;
    • definir território de atuação;


    Setores que mais contratam Auxiliar de hipodermia no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Instituições de longa permanência para idosos
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Planos de saúde
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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