Salário para o cargo de Auxiliar de hipodermia
CBO 3222-30 > Técnicos e auxiliares de enfermagem

Auxiliar de hipodermia - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desempenham atividades técnicas de enfermagem em empresas públicas e privadas como: hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de assistência médica, embarcações e domicílios, atuam em cirurgia, terapia, puericultura, pediatria, psiquiatria, obstetrícia, saúde ocupacional e outras áreas. Prestam assistência ao paciente zelando pelo seu conforto e bem estar, administram medicamentos e desempenham tarefas de instrumentação cirúrgica, posicionando de forma adequada o paciente e o instrumental. Organizam ambiente de trabalho e dão continuidade aos plantões. Trabalham em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança. Realizam registros e elaboram relatórios técnicos. Desempenham atividades e realizam ações para promoção da saúde da família.

Quanto ganha um Auxiliar de hipodermia

Um Auxiliar de hipodermia trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.340,01 e R$ 3.234,86, com a média salarial de R$ 1.783,56 e o salário mediana em R$ 1.629,73 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de hipodermia

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.783,56 21.402,73 445,89 9,20
1º Quartil 1.340,01 16.080,09 335,00 6,91
Salário Mediana 1.629,73 19.556,76 407,43 8,40
3º Quartil 2.467,05 29.604,55 616,76 12,72
Teto Salarial 3.234,86 38.818,37 808,72 16,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências biológicas, bioquímicas, da saúde
      • Técnicos da ciência da saúde humana
        • Técnicos e auxiliares de enfermagem

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.324 - 3.385 2.063,60 1.324,12 2.134,80 2.794,34 3.384,59
Rio de Janeiro - RJ 1.173 - 2.253 1.454,17 1.172,64 1.375,01 1.859,81 2.252,66
Guarulhos - SP 1.297 - 2.858 1.764,68 1.297,04 1.641,48 2.359,45 2.857,84
Jundiaí - SP 1.525 - 2.394 1.786,87 1.524,54 1.813,09 1.976,81 2.394,37
Sorocaba - SP 1.361 - 2.391 1.623,41 1.361,48 1.606,90 1.973,85 2.390,79
Ribeirão Preto - SP 1.301 - 2.440 1.673,79 1.300,62 1.732,00 2.014,35 2.439,84
São José do Rio Preto - SP 1.474 - 2.316 1.726,51 1.474,21 1.762,44 1.912,07 2.315,96
Santo André - SP 1.515 - 3.331 2.129,88 1.514,86 2.218,85 2.749,82 3.330,67
Salvador - BA 1.185 - 2.385 1.429,04 1.185,26 1.254,00 1.968,89 2.384,78
São Bernardo do Campo - SP 1.572 - 3.304 2.058,93 1.571,55 1.840,19 2.728,09 3.304,35
São José dos Campos - SP 1.333 - 2.734 1.656,23 1.332,50 1.508,00 2.257,22 2.734,02
Mogi das Cruzes - SP 1.287 - 2.887 1.755,35 1.286,58 1.763,42 2.383,60 2.887,09
Presidente Prudente - SP 1.201 - 1.857 1.363,14 1.200,76 1.377,32 1.533,22 1.857,08
Curitiba - PR 1.373 - 2.211 1.559,26 1.372,59 1.514,00 1.825,10 2.210,62
Belo Horizonte - MG 1.239 - 3.770 1.816,28 1.239,25 1.417,29 3.112,74 3.770,24
Catanduva - SP 1.300 - 1.851 1.378,16 1.299,92 1.328,20 1.527,85 1.850,58
Campinas - SP 1.535 - 2.968 1.922,05 1.535,33 1.850,18 2.450,62 2.968,26
Taubaté - SP 1.216 - 2.379 1.493,14 1.215,62 1.302,19 1.964,02 2.378,88
Santos - SP 1.387 - 2.797 1.796,32 1.387,33 1.719,28 2.309,10 2.796,85
Franca - SP 1.215 - 1.725 1.311,48 1.215,09 1.337,40 1.423,96 1.724,75


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.284 - 3.232 1.872,40 1.284,23 1.739,13 2.668,66 3.232,36
Minas Gerais 1.080 - 2.865 1.502,74 1.079,51 1.278,00 2.365,13 2.864,72
Paraná 1.136 - 2.086 1.405,33 1.135,96 1.389,00 1.722,50 2.086,35
Rio de Janeiro 1.152 - 2.238 1.448,02 1.151,54 1.375,01 1.847,73 2.238,03
Bahia 1.141 - 2.251 1.380,99 1.141,18 1.254,00 1.858,76 2.251,39
Santa Catarina 1.310 - 2.461 1.607,93 1.309,52 1.534,87 2.032,09 2.461,32
Rio Grande do Sul 1.302 - 4.130 2.043,63 1.301,59 1.662,60 3.409,86 4.130,12
Goiás 1.079 - 1.958 1.266,48 1.079,36 1.190,27 1.616,38 1.957,81
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.432 1.080,31 1.045,00 1.045,00 1.182,32 1.432,06
Ceará 1.070 - 1.752 1.216,29 1.070,40 1.174,46 1.446,75 1.752,35
Mato Grosso do Sul 1.122 - 1.953 1.317,47 1.121,70 1.256,81 1.612,18 1.952,72
Pernambuco 1.041 - 1.694 1.156,48 1.041,23 1.069,76 1.398,30 1.693,66
Espírito Santo 1.068 - 2.897 1.480,38 1.067,89 1.249,98 2.392,10 2.897,38
Distrito Federal 1.112 - 2.949 1.551,89 1.112,24 1.303,00 2.434,53 2.948,77
Paraíba 1.045 - 1.611 1.118,14 1.045,00 1.045,00 1.329,79 1.610,69
Rondônia 1.139 - 1.810 1.284,60 1.139,46 1.265,00 1.494,02 1.809,61
Mato Grosso 1.051 - 2.712 1.421,63 1.050,64 1.228,50 2.238,93 2.711,86
Pará 1.081 - 2.112 1.388,20 1.081,46 1.357,95 1.743,35 2.111,59
Maranhão 1.088 - 1.861 1.249,45 1.087,79 1.200,00 1.536,26 1.860,77
Alagoas 1.045 - 1.861 1.259,37 1.045,00 1.281,32 1.536,46 1.861,00
Sergipe 1.045 - 2.050 1.253,49 1.045,00 1.114,46 1.692,62 2.050,15
Amazonas 1.058 - 2.155 1.329,69 1.057,69 1.200,00 1.779,47 2.155,35
Piauí 1.048 - 1.936 1.215,51 1.047,65 1.105,91 1.597,98 1.935,52
Tocantins 1.045 - 1.765 1.196,71 1.045,00 1.177,00 1.457,53 1.765,40
Amapá 1.045 - 3.899 1.444,00 1.045,00 1.100,00 3.219,00 3.898,95


Principais locais de trabalho

Técnicos e auxiliares de enfermagem trabalham em hospitais, clínicas, serviços sociais, ou ainda em domicílios. São assalariados, com carteira assinada, ou trabalham por conta própria, prestando serviços temporários em clínicas ou em residências. Organizam-se em equipe, atuando com supervisão permanente de enfermeiro ou outro membro de equipe de saúde, de nível superior. Trabalham em ambientes fechados e com revezamentos de turnos, ou confinados em embarcação, no caso do auxiliar de saúde (navegação marítima). Exceção feita aos profissionais que atuam na saúde da família, que de acordo com portaria específica, cumprem jornada de oito horas diárias. É comum trabalharem sob pressão, levando à situação de estresse. Em algumas atividades, podem ser expostos à contaminação biológica, material tóxico e à radiação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos e auxiliares de enfermagem

O ingresso nas ocupações técnicas requer certificação de competências ou curso técnico em enfermagem (nível médio). Para os auxiliares de enfermagem requer-se ensino fundamental e cursos de qualificação profissional com o mínimo de quatrocentas horas-aula, podendo chegar a mil e quinhentas. A possibilidade de continuar a qualificação dependerá da conclusão do ensino médio. Atualmente, há cursos técnicos em enfermagem, organizados modularmente, com saídas intermediárias para qualificação de auxiliares de enfermagem. O requisito de entrada desses cursos é o ensino médio completo, tendo como filosofia a educação continuada, que possibilita ao auxiliar atingir o nível técnico, ao completar novos módulos de formação profissionalizante.


Funções e atividades do Auxiliar de hipodermia

Técnicos e auxiliares de enfermagem devem:

  • organizar ambiente de trabalho;
  • promover saúde mental;
  • auxiliar equipe técnica em procedimentos específicos;
  • trabalhar com biossegurança e segurança;
  • promover a saúde da família;
  • prestar assistência ao paciente;
  • administrar medicação prescrita;
  • efetuar procedimentos de admissão;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • dar continuidade aos plantões;
  • realizar instrumentação cirúrgica;

  • Atividades

    • verificar suficiência de equipamento, material cirúrgico e compressas;
    • instalar hemoderivados;
    • disponibilizar pertences pessoais para paciente (preservação da identidade);
    • participar das avaliações da equipe;
    • etiquetar prescrição médica (leito, nome e registro do paciente);
    • conferir quantidade de psicotrópicos;
    • mapear área de atuação;
    • descartar material contaminado;
    • conter paciente no leito;
    • resolver pendências (medicamentos, curativos, exames, encaminhamentos, jejum, entre outras);
    • participar das atividades de planejamento;
    • verificar via de administração;
    • inspecionar carrinho de parada cardiorrespiratória (pcr);
    • identificar medicação a ser administrada (leito, nome e registro do paciente);
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • encaminhar material para sala cirúrgica;
    • demonstrar capacidade de saber ouvir;
    • vistoriar instalações e trabalhadores;
    • recomendar abstenção de decisões durante surto mental;
    • arrolar pertences de paciente;
    • estimular paciente (movimentos ativos e passivos);
    • organizar medicamentos e materiais de uso de paciente e de posto de enfermagem;
    • colocar grades laterais no leito;
    • etiquetar pertences de paciente;
    • repor material na sala cirúrgica;
    • lavar mãos antes e após cada procedimento;
    • demonstrar compreensão;
    • conferir quantidade e funcionalidade de material e equipamento;
    • anotar gastos da cirurgia;
    • demonstrar capacidade de atenção;
    • instalar alimentação induzida;
    • registrar as atividades nos sistemas de informação;
    • vistoriar cada paciente;
    • mudar decúbito no leito;
    • fiscalizar validade de materiais e medicamentos;
    • vacinar-se;
    • atualizar informações cadastrais;
    • comunicar ao médico efeitos adversos dos medicamentos;
    • definir ações de acordo com prioridades locais;
    • providenciar limpeza concorrente e terminal;
    • seguir protocolo em caso de contaminação ou acidente;
    • proteger paciente durante crises;
    • elaborar relatório sobre paciente;
    • administrar em separado medicamentos incompatíveis;
    • acompanhar paciente na ingestão de medicamento;
    • interpretar testes cutâneos;
    • paramentar-se;
    • fornecer roupa;
    • trocar informações técnicas;
    • controlar administração de vacinas;
    • arrumar camas;
    • acompanhar tempo de administração de soro e medicação;
    • preparar paciente para medicação;
    • passar instrumentos à equipe cirúrgica;
    • calcular dosagem de medicamentos;
    • marcar tipo de contaminação do hamper e lixo;
    • participar das atividades de educação permanente;
    • dispensar de trabalho funcionário e tripulante doente ou acidentado;
    • acionar equipe de segurança;
    • suprir demandas da equipe;
    • implementar atividades terapêuticas prescritas;
    • preparar medicação prescrita;
    • usar equipamento de proteção individual (epi);
    • coletar material para exames;
    • solicitar presença no centro cirúrgico de outros profissionais;
    • atender usuários nas ubs, nos domicílios ou espaços comunitários;
    • oferecer comadre e papagaio;
    • participar do gerenciamento de insumos;
    • registrar administração de medicação;
    • atentar para temperatura e reações de paciente em transfusões;
    • arrumar rouparia;
    • esterilizar instrumental;
    • estimular a função vésico-intestinal;
    • identificar grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos;
    • prevenir tentativas de suicídio e situações de risco;
    • ministrar palestras;
    • encaminhar material para exames;
    • identificar necessidades dos usuários;
    • posicionar paciente para cirurgia;
    • aspirar cânula oro-traqueal e de traqueostomia;
    • precaver-se contra efeitos adversos dos produtos;
    • introduzir cateter nasogástrico e vesical;
    • controlar exames periódicos de funcionários;
    • executar antissepsia;
    • demonstrar coordenação motora fina;
    • responsabilizar-se por todos os atendimentos da população adescrita;
    • incentivar a participação da comunidade;
    • aplicar bolsa de gelo e calor úmido e seco;
    • desinfetar aparelhos e materiais;
    • aprontar paciente para exame e cirurgia;
    • registrar ingesta;
    • puncionar acesso venoso;
    • mensurar paciente (peso, altura);
    • auxiliar em reanimação de paciente;
    • proceder à inaloterapia;
    • chamar médico nas intercorrências;
    • averiguar paciente e pertences (drogas, álcool etc.);
    • controlar balanço hídrico;
    • demonstrar capacidade de efetuar atendimento humanizado;
    • recomendar desembarque de pessoa doente e acidentada;
    • orientar familiares e paciente;
    • trocar curativos;
    • efetuar testes de glicemia;
    • participar em campanhas de saúde pública;
    • aplicar clister (lavagem intestinal);
    • auxiliar equipe em procedimentos invasivos;
    • monitorar evolução de paciente;
    • demarcar limites de comportamento;
    • demonstrar empatia;
    • realizar ações de prevenção de agravos e curativas;
    • registrar intercorrências e procedimentos realizados;
    • apresentar-se situando paciente no ambiente;
    • transportar roupas e materiais para expurgo;
    • orientar família sobre doença mental;
    • ajudar paciente a alimentar-se;
    • cuidar de corpo após morte;
    • proteger proeminências ósseas;
    • notificar doenças, agravos e situações de importância local;
    • identificar parceiros e recursos disponíveis na comunidade;
    • efetuar testes e exames;
    • acondicionar perfurocortante para descarte;
    • posicionar placa de bisturi elétrico;
    • estimular paciente na expressão de sentimentos;
    • promover a integralidade do cuidado;
    • limitar espaço de circulação do paciente;
    • realizar busca ativa de situações locais;
    • participar de discussão de casos;
    • providenciar material de consumo;
    • remover o paciente;
    • higienizar paciente;
    • organizar grupos de promoção à saúde;
    • contar número de compressas, material e instrumental pré e pós cirurgia;
    • definir território de atuação;
    • coordenar o cuidado dos usuários;
    • vedar sala cirúrgica;
    • administrar produtos quimioterápicos;
    • conduzir paciente a atividades sociais;
    • verificar a quantidade de compressas cirúrgicas;
    • controlar sinais vitais;
    • efetuar tricotomia;
    • verificar medicamentos recebidos;
    • verificar quantidade de peças para implante;
    • massagear paciente;
    • verificar resultado e validade da esterilização;


    Setores que mais contratam Auxiliar de hipodermia no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Instituições de longa permanência para idosos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Outras atividades de atenção à saúde humana
    • Laboratórios clínicos
    • Planos de saúde
    • Atividades de fornecimento de infra-estrutura de apoio e assistência a paciente no domicílio
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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