Salário para o cargo de Diretor de programas de televisão
CBO 2622-15 > Diretores de espetáculos

Diretor de programas de televisão - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Os diretores de cinema, teatro, de programas de televisão e rádio, artísticos, de produção e de programação dirigem, criando, coordenando, supervisionando e avaliando aspectos artísticos, técnicos e financeiros referentes a realização de filmes, peças de teatro, espetáculos de dança, ópera e musicais, programas e conteúdo para televisão e rádio, vídeos, multimídia e peças publicitárias.

Quanto ganha um Diretor de programas de televisão

Um Diretor de programas de televisão trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.202,11 e R$ 42.430,63, com a média salarial de R$ 13.916,46 e o salário mediana em R$ 8.266,66 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de programas de televisão

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 13.916,46 166.997,50 3.479,11 70,23
1º Quartil 3.202,11 38.425,30 800,53 16,16
Salário Mediana 8.266,66 99.199,92 2.066,67 41,72
3º Quartil 32.359,41 388.312,97 8.089,85 163,31
Teto Salarial 42.430,63 509.167,61 10.607,66 214,14


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Diretores de espetáculos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 7.530 - 77.176 28.557,73 7.530,17 22.439,00 63.716,72 77.175,61
São Paulo - SP 3.236 - 48.973 17.121,36 3.235,67 13.700,00 40.432,68 48.973,28
Brasília - DF 6.227 - 12.570 7.709,50 6.226,89 8.302,52 10.378,15 12.570,33
Florianópolis - SC 2.023 - 13.827 6.774,79 2.022,59 6.000,00 11.415,97 13.827,37


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.565 - 41.456 13.322,80 2.564,82 6.000,00 34.226,38 41.456,02
Rio de Janeiro 7.530 - 77.176 28.557,73 7.530,17 22.439,00 63.716,72 77.175,61
Santa Catarina 1.685 - 12.927 5.669,72 1.684,80 6.000,00 10.672,57 12.926,93
Distrito Federal 6.227 - 12.570 7.709,50 6.226,89 8.302,52 10.378,15 12.570,33
Paraná 1.922 - 4.931 2.605,58 1.921,74 2.312,47 4.071,00 4.930,92


Principais locais de trabalho

Diretores de espetáculos trabalham em atividades culturais e recreativas e em outras atividades empresariais. Há intensa mobilidade entre as funções Diretor de cinema, TV, vídeo e teatro, sendo que muitos profissionais ora atuam em um veículo ora em outro e também atuam eventualmente como produtores ou atores, de forma concomitante ou isoladamente. De forma geral, predomina o vínculo como empregado, entre Diretores de TV e rádio e, como autônomo, para as demais ocupações. Suas atividades se desenvolvem em equipes, em horários não regulares e alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão, sob ruído intenso, altas temperaturas e grandes alturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de espetáculos

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao superior completo. O exercício pleno das atividades demanda de quatro a cinco anos de experiência, uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida.


Funções e atividades do Diretor de programas de televisão

Diretores de espetáculos devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • decupar conteúdo;
  • criar projetos;
  • planejar grades de programação em múltiplas janelas;
  • dirigir realizações em artes cênicas, musicais, audiovisuais e multimídia;
  • executar grades de programação;
  • desenvolver ideias;
  • planejar produção;
  • avaliar os resultados;
  • formar equipe;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • dirigir talentos artísticos (atores, apresentadores, cantores, etc.);
    • realizar testes com talentos artísticos;
    • aprovar equipes;
    • considerar o projeto do ponto de vista artístico;
    • gerir curadoria de conteúdo do acervo;
    • reformatar produto;
    • encomendar conteúdo;
    • supervisionar a produção, realização, montagem, apresentação;
    • identificar público alvo;
    • planejar ciclos de vida dos produtos;
    • considerar o projeto do ponto de vista técnico;
    • registrar a ideia ou argumento;
    • supervisionar a pré-produção;
    • administrar o tempo da realização;
    • pesquisar temas;
    • demarcar a utilização de equipamentos;
    • analisar os resultados das avaliações externas;
    • considerar o projeto do ponto de vista mercadológico;
    • analisar audiência, conteúdo e comportamento;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • demonstrar capacidade de percepção estética;
    • aprovar o cronograma de produção;
    • definir cenários e locações;
    • estabelecer parâmetros e diretrizes para cada setor da realização (luz, som, etc);
    • demonstrar capacidade de criatividade;
    • ministrar cursos, palestras, oficinas, etc;
    • demonstrar sintonia com as transformações comportamentais;
    • conduzir o ritmo interno da obra;
    • aprovar o conteúdo dos programas;
    • avaliar os resultados parciais do processo de produção;
    • demonstrar sintonia com as inovações tecnológicas;
    • controlar falhas de exibição;
    • acompanhar audiência;
    • prestar assessorias;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • realizar testes técnicos;
    • aplicar determinações da legislação pertinente;
    • divulgar a realização na mídia;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • indicar equipe de programação;
    • redigir textos para periódicos;
    • elaborar orçamento;
    • administrar conflitos;
    • conceituar projetos;
    • selecionar material para a elaboração do programa;
    • definir a produção das peças promocionais;
    • considerar o projeto do ponto de vista financeiro;
    • desenvolver parcerias;
    • disponibilizar informações para a equipe;
    • promover reuniões com as equipes;
    • interagir com o público;
    • considerar o projeto do ponto de vista operacional;
    • gerir exibição da grade de programação em múltiplas janelas;
    • gerir exibição do roteiro comercial;
    • delegar atribuições aos diferentes setores;
    • mapear os recursos necessários;
    • dirigir ensaios;
    • pesquisar as características do público-alvo;
    • dirigir as equipes durante o processo de realização;
    • analisar as demandas do mercado;
    • adequar o produto de acordo com a grade e/ou plataforma;
    • supervisionar a criação;
    • compartilhar as ideias com a equipe;
    • adquirir conteúdo e formatos;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • realizar leitura técnica e estética do roteiro;
    • realizar estudo de viabilidade do projeto;
    • planejar recursos necessários dentro do ciclo de vida dos produtos;
    • criar o formato da obra;
    • interagir com as equipes;
    • realizar interface com setores afins;
    • estabelecer acordos com produtor e patrocinador;
    • supervisionar a organização da produção;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • selecionar os temas a serem trabalhados;
    • estabelecer ações estratégicas de programação;
    • avaliar os resultados finais do processo de produção;
    • definir desenho narrativo da obra;
    • elaborar roteiros;
    • indicar equipe artística;
    • supervisionar a pós-produção e finalização;
    • coletar informações, dados;
    • adequar a realização às circunstâncias (artísticas, técnicas, financeira, de mercado, etc.);
    • construir desenho de produção do projeto;
    • indicar equipe técnica;
    • demonstrar capacidade de flexibilidade;
    • indicar equipe de produção;
    • planejar mídia;


    Setores que mais contratam Diretor de programas de televisão no mercado de trabalho

    • Atividades de televisão aberta
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Estúdios cinematográficos
    • Atividades de rádio
    • Programadoras
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Agências de publicidade
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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