Salário para o cargo de Produtor de imagem (televisão)
CBO 2621-25 > Produtores artísticos e culturais

Produtor de imagem (televisão) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam projetos de produção de espetáculos artísticos e culturais (teatro, dança, ópera, exposições e outros), audiovisuais (cinema, vídeo, televisão, rádio e produção musical) e multimídia. Para tanto criam propostas, realizam a pré-produção e finalização dos projetos, gerindo os recursos financeiros disponíveis para o mesmo.

Quanto ganha um Produtor de imagem (televisão)

Um Produtor de imagem (televisão) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.455,67 e R$ 9.021,27, com a média salarial de R$ 3.361,27 e o salário mediana em R$ 2.479,16 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Produtor de imagem (televisão)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.361,27 40.335,20 840,32 17,87
1º Quartil 1.455,67 17.468,01 363,92 7,74
Salário Mediana 2.479,16 29.749,92 619,79 13,18
3º Quartil 6.880,00 82.560,05 1.720,00 36,57
Teto Salarial 9.021,27 108.255,21 2.255,32 47,95


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Produtores artísticos e culturais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.807 - 11.018 4.578,54 1.806,89 3.635,72 9.096,91 11.018,45
Rio de Janeiro - RJ 1.741 - 11.167 4.485,90 1.741,09 3.683,64 9.219,16 11.166,52
Osasco - SP 2.131 - 9.223 4.211,89 2.131,32 3.371,48 7.614,93 9.223,43
Porto Alegre - RS 1.346 - 3.700 1.919,22 1.345,81 1.556,42 3.054,77 3.700,03
Florianópolis - SC 1.389 - 6.331 2.605,81 1.389,12 1.886,04 5.227,19 6.331,32
Curitiba - PR 1.620 - 4.891 2.616,75 1.620,41 2.367,80 4.038,36 4.891,39
Salvador - BA 1.637 - 4.458 2.451,35 1.636,87 2.261,25 3.680,27 4.457,66
Recife - PE 1.356 - 5.150 2.377,51 1.356,05 1.743,41 4.251,49 5.149,53
Fortaleza - CE 1.579 - 4.441 2.546,43 1.579,15 2.596,06 3.666,64 4.441,14
Manaus - AM 1.416 - 2.663 1.649,49 1.416,10 1.490,61 2.198,30 2.662,64
Goiânia - GO 1.989 - 4.783 2.710,81 1.988,94 2.600,00 3.949,16 4.783,35
Belo Horizonte - MG 2.763 - 6.290 3.962,19 2.762,61 3.596,66 5.193,05 6.289,98
Brasília - DF 1.793 - 8.817 4.897,05 1.792,83 5.389,38 7.279,47 8.817,11
Uberlândia - MG 1.508 - 2.988 1.894,30 1.507,56 1.658,71 2.466,56 2.987,58
Aparecida - SP 1.275 - 5.362 2.157,25 1.275,00 1.441,00 4.427,15 5.362,30
Belém - PA 1.235 - 2.757 1.603,82 1.235,00 1.449,98 2.276,47 2.757,33
Jacareí - SP 1.428 - 2.579 1.702,23 1.427,78 1.537,72 2.129,40 2.579,19
João Pessoa - PB 2.028 - 3.682 2.346,50 2.028,25 2.278,50 3.039,57 3.681,62
Pindamonhangaba - SP 1.428 - 2.520 1.779,51 1.427,78 1.754,37 2.080,44 2.519,89
Teresina - PI 2.020 - 2.557 2.076,75 2.020,00 2.110,80 2.110,80 2.556,66


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.612 - 9.682 3.932,29 1.612,26 2.992,85 7.993,31 9.681,74
Rio de Janeiro 1.692 - 11.040 4.405,21 1.691,69 3.600,00 9.114,72 11.040,03
Santa Catarina 1.366 - 5.215 2.532,37 1.366,23 2.523,39 4.305,46 5.214,91
Minas Gerais 1.436 - 5.416 2.597,77 1.435,99 2.111,22 4.471,37 5.415,86
Rio Grande do Sul 1.311 - 3.828 1.908,72 1.310,72 1.538,04 3.160,72 3.828,36
Paraná 1.471 - 4.692 2.462,83 1.470,80 2.297,12 3.873,75 4.692,00
Bahia 1.358 - 4.190 2.235,21 1.358,17 2.160,36 3.458,88 4.189,50
Pernambuco 1.296 - 4.551 2.155,48 1.296,21 1.576,95 3.756,94 4.550,52
Pará 1.155 - 2.472 1.496,68 1.154,77 1.300,00 2.041,18 2.472,34
Ceará 1.579 - 4.441 2.546,43 1.579,15 2.596,06 3.666,64 4.441,14
Amazonas 1.416 - 2.663 1.649,49 1.416,10 1.490,61 2.198,30 2.662,64
Goiás 1.989 - 4.783 2.710,81 1.988,94 2.600,00 3.949,16 4.783,35
Paraíba 1.934 - 3.446 2.258,10 1.933,96 2.039,76 2.845,05 3.446,01
Distrito Federal 1.793 - 8.817 4.897,05 1.792,83 5.389,38 7.279,47 8.817,11
Piauí 2.020 - 2.557 2.076,75 2.020,00 2.110,80 2.110,80 2.556,66
Mato Grosso 1.222 - 3.270 1.724,00 1.222,00 1.600,00 2.700,00 3.270,32
Mato Grosso do Sul 1.680 - 2.631 1.922,98 1.680,00 1.993,87 2.172,31 2.631,17


Principais locais de trabalho

Produtores artísticos e culturais trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Produtores artísticos e culturais

Essas ocupações não demandam nível de escolaridade determinado para seu desempenho, sendo possível que sua aprendizagem ocorra na prática. Seguindo a tendência de profissionalização que vem ocorrendo na área das artes, contudo, pode-se afirmar que, cada vez mais, será desejável que os profissionais apresentem escolaridade de nível superior.


Funções e atividades do Produtor de imagem (televisão)

Produtores artísticos e culturais devem:

  • comunicar-se;
  • finalizar produção;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir recursos financeiros do projeto;
  • criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia;

  • Atividades

    • decupar tecnicamente o roteiro;
    • registrar projeto nos órgãos competentes;
    • analisar qualidade do produto final;
    • contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • demonstrar capacidade de articulação profissional;
    • captar recursos, benefícios e apoios para a produção;
    • contratar equipamentos;
    • pós-produzir filme e vídeo(corrigir cor, luz, inserir efeitos e texto);
    • contratar músicos e arranjadores;
    • definir equipe técnica;
    • demonstrar proatividade;
    • contratar locações;
    • contratar serviços em geral: transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc;
    • contratar equipe técnica;
    • organizar ensaios;
    • gerenciar cronograma;
    • masterizar áudio;
    • demonstrar sensibilidade artística;
    • editar áudio;
    • dialogar com equipes técnicas;
    • coordenar atividades para captação de imagens e sons;
    • pesquisar tendências;
    • demonstrar capacidade de conciliação;
    • adequar projeto às exigências legais (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc.);
    • definir cronogramas;
    • viabilizar condições de divulgação da obra;
    • demonstrar capacidade de lidar com imprevistos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar capacidade de atenção difusa;
    • gerar animações;
    • pesquisar temáticas;
    • elaborar estratégias de marketing;
    • socializar as informações referentes à produção;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • distribuir tarefas;
    • saldar débitos;
    • controlar execução financeira;
    • adequar conteúdo;
    • estudar roteiro;
    • participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.;
    • construir mapa de produção;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • administrar conflitos;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • viabilizar distribuição dos produtos;
    • dialogar com equipes artísticas;
    • elaborar cronograma de desembolso de recursos;
    • orçar projeto;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • atribuir créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • acompanhar ensaios;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • definir meios de distribuição/veiculação;
    • monitorar desenvolvimento do projeto;
    • coordenar atividades para a transmissão ao vivo de programas;
    • sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto;
    • demonstrar paciência;
    • editar vídeo;
    • definir fluxograma financeiro;
    • mixar áudio;
    • definir identidade visual do projeto;
    • prestar contas relativas ao projeto realizado;
    • adequar propostas aos recursos;
    • contratar elenco;
    • demonstrar criatividade;
    • definir temática;
    • contratar equipe e serviços de finalização;
    • identificar público-alvo;
    • supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo;
    • selecionar repertório;
    • registrar produto final nos órgãos competentes;
    • criar repertório;
    • elaborar projetos para a captação de recursos;
    • levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto;
    • montar produto final em mídias;
    • criar roteiro;
    • sugerir equipe artística em conformidade com o projeto;
    • participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet;
    • manter intercâmbio com profissionais da área;


    Setores que mais contratam Produtor de imagem (televisão) no mercado de trabalho

    • Atividades de televisão aberta
    • Atividades de rádio
    • Atividades de organizações religiosas
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Estúdios cinematográficos
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Agências de publicidade




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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