Salário para o cargo de Produtor de som (rádio)
CBO 2621-15 > Produtores artísticos e culturais

Produtor de som (rádio) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam projetos de produção de espetáculos artísticos e culturais (teatro, dança, ópera, exposições e outros), audiovisuais (cinema, vídeo, televisão, rádio e produção musical) e multimídia. Para tanto criam propostas, realizam a pré-produção e finalização dos projetos, gerindo os recursos financeiros disponíveis para o mesmo.

Quanto ganha um Produtor de som (rádio)

Um Produtor de som (rádio) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.202,94 e R$ 6.344,88, com a média salarial de R$ 2.439,93 e o salário mediana em R$ 1.750,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Produtor de som (rádio)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.439,93 29.279,12 609,98 12,99
1º Quartil 1.202,94 14.435,27 300,73 6,41
Salário Mediana 1.750,00 21.000,00 437,50 9,32
3º Quartil 4.838,88 58.066,51 1.209,72 25,77
Teto Salarial 6.344,88 76.138,55 1.586,22 33,79


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Produtores artísticos e culturais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.798 - 12.866 4.839,30 1.797,53 3.500,00 10.622,27 12.866,02
Porto Alegre - RS 1.523 - 3.914 2.138,10 1.523,46 1.708,77 3.231,52 3.914,12
Curitiba - PR 1.237 - 4.732 2.090,82 1.237,37 1.695,00 3.906,89 4.732,14
Rio de Janeiro - RJ 1.989 - 5.208 3.172,73 1.988,80 2.560,01 4.300,00 5.208,29
Florianópolis - SC 4.376 - 10.469 6.260,81 4.376,22 5.664,60 8.642,99 10.468,65
Fortaleza - CE 1.331 - 2.389 1.508,83 1.331,34 1.354,25 1.972,61 2.389,28
Belo Horizonte - MG 1.536 - 4.970 2.430,20 1.535,63 2.151,58 4.102,90 4.969,55
Sorocaba - SP 1.428 - 4.561 2.876,43 1.428,00 2.767,00 3.766,00 4.561,49
Tubarão - SC 1.150 - 2.544 1.608,00 1.150,00 1.718,00 2.100,00 2.543,58
Teresina - PI 1.500 - 2.447 1.753,33 1.500,00 1.740,00 2.020,00 2.446,68
Cuiabá - MT 1.500 - 3.058 1.944,88 1.500,00 2.000,00 2.524,40 3.057,63
Londrina - PR 1.470 - 3.257 1.963,43 1.470,00 1.763,98 2.689,00 3.257,00
Bento Goncalves - RS 1.362 - 1.649 1.361,80 1.361,80 1.361,80 1.361,80 1.649,45


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.567 - 9.592 3.610,01 1.566,68 2.300,50 7.919,30 9.592,09
Rio Grande do Sul 1.190 - 3.301 1.716,98 1.189,64 1.428,38 2.725,18 3.300,82
Santa Catarina 1.197 - 8.148 2.937,64 1.197,17 1.765,00 6.727,25 8.148,25
Paraná 1.305 - 5.212 2.469,04 1.305,37 2.000,00 4.303,36 5.212,36
Minas Gerais 1.076 - 3.646 1.815,55 1.075,57 1.500,00 3.010,04 3.645,85
Rio de Janeiro 1.989 - 5.208 3.172,73 1.988,80 2.560,01 4.300,00 5.208,29
Bahia 1.131 - 3.060 1.682,42 1.130,50 1.684,07 2.526,38 3.060,02
Goiás 1.074 - 3.779 1.719,44 1.074,17 1.361,00 3.120,37 3.779,48
Mato Grosso 1.273 - 3.043 1.952,02 1.272,50 2.000,00 2.512,20 3.042,85
Rondônia 1.087 - 1.904 1.263,87 1.086,50 1.217,97 1.571,98 1.904,03
Ceará 1.331 - 2.389 1.508,83 1.331,34 1.354,25 1.972,61 2.389,28
Piauí 1.095 - 2.447 1.659,29 1.095,00 1.600,00 2.020,00 2.446,68
Sergipe 1.539 - 4.947 2.289,24 1.538,87 1.806,31 4.084,00 4.946,66


Principais locais de trabalho

Produtores artísticos e culturais trabalham principalmente em atividades culturais, recreativas, desportivas, em empresas públicas ou privadas, como empregados ou prestadores de serviços. As habilidades de pesquisa, organização, supervisão e de relacionamento interpessoal são importantes para o exercício das suas atividades, as quais se desenvolvem predominantemente em equipes e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Produtores artísticos e culturais

Essas ocupações não demandam nível de escolaridade determinado para seu desempenho, sendo possível que sua aprendizagem ocorra na prática. Seguindo a tendência de profissionalização que vem ocorrendo na área das artes, contudo, pode-se afirmar que, cada vez mais, será desejável que os profissionais apresentem escolaridade de nível superior.


Funções e atividades do Produtor de som (rádio)

Produtores artísticos e culturais devem:

  • gerir recursos financeiros do projeto;
  • implementar projetos de produção de espetáculos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • criar propostas de projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • pré-produzir projetos cênicos, audiovisuais e multimídia;
  • comunicar-se;
  • finalizar produção;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • contratar serviços em geral: transporte, alimentação, hospedagem, seguros etc;
    • masterizar áudio;
    • levantar condições técnicas e materiais para execução do projeto;
    • coordenar atividades para captação de imagens e sons;
    • definir cronogramas;
    • sugerir equipe técnica em conformidade com o projeto;
    • sugerir equipe artística em conformidade com o projeto;
    • organizar ensaios;
    • pesquisar tendências;
    • gerenciar cronograma;
    • montar produto final em mídias;
    • definir fluxograma financeiro;
    • elaborar estratégias de marketing;
    • controlar execução financeira;
    • adequar propostas aos recursos;
    • mixar áudio;
    • supervisionar atividades de edição e montagem de áudio e vídeo;
    • definir meios de distribuição/veiculação;
    • adequar projeto às exigências legais (direitos autorais, lei do incentivo, encargos sociais, etc.);
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar proatividade;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • saldar débitos;
    • administrar conflitos;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar capacidade de conciliação;
    • selecionar repertório;
    • acompanhar ensaios;
    • editar áudio;
    • captar recursos, benefícios e apoios para a produção;
    • distribuir tarefas;
    • pós-produzir filme e vídeo(corrigir cor, luz, inserir efeitos e texto);
    • dialogar com equipes artísticas;
    • gerar animações;
    • criar repertório;
    • contratar elenco;
    • identificar público-alvo;
    • dialogar com equipes técnicas;
    • contratar equipe técnica;
    • editar vídeo;
    • elaborar projetos para a captação de recursos;
    • prestar contas relativas ao projeto realizado;
    • demonstrar capacidade de atenção difusa;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • decupar tecnicamente o roteiro;
    • manter intercâmbio com profissionais da área;
    • estudar roteiro;
    • adequar conteúdo;
    • registrar projeto nos órgãos competentes;
    • contratar equipamentos;
    • viabilizar condições de divulgação da obra;
    • registrar produto final nos órgãos competentes;
    • definir equipe técnica;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • viabilizar distribuição dos produtos;
    • pesquisar temáticas;
    • definir identidade visual do projeto;
    • analisar qualidade do produto final;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • definir temática;
    • elaborar cronograma de desembolso de recursos;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar criatividade;
    • socializar as informações referentes à produção;
    • demonstrar sensibilidade artística;
    • demonstrar capacidade de lidar com imprevistos;
    • participar das discussões sobre a política voltada para cinema, tv, rádio , teatro, música e internet;
    • participar de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.;
    • demonstrar capacidade de articulação profissional;
    • contatar apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • contratar equipe e serviços de finalização;
    • contratar locações;
    • atribuir créditos à equipe, elenco, apoiadores, colaboradores e patrocinadores;
    • orçar projeto;
    • coordenar atividades para a transmissão ao vivo de programas;
    • contratar músicos e arranjadores;
    • monitorar desenvolvimento do projeto;
    • criar roteiro;
    • construir mapa de produção;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;


    Setores que mais contratam Produtor de som (rádio) no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Agências de publicidade
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Produção de filmes para publicidade
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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