Salário para o cargo de Professor de crítica textual
CBO 2346-76 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de crítica textual - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de crítica textual

Um Professor de crítica textual trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.043,88 e R$ 6.410,08, com a média salarial de R$ 3.302,00 e o salário mediana em R$ 3.130,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de crítica textual

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.302,00 39.624,00 825,50 21,80
1º Quartil 2.043,88 24.526,50 510,97 13,49
Salário Mediana 3.130,00 37.560,00 782,50 20,66
3º Quartil 4.888,60 58.663,20 1.222,15 32,27
Teto Salarial 6.410,08 76.920,95 1.602,52 42,32


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de crítica textual

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar atividades de avaliação;
  • orientar alunos;

  • Atividades

    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • publicar traduções de textos;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • realizar autoavaliação;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • elaborar glossários;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • programar atividades de pesquisa;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • selecionar textos para estudo;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • elaborar críticas literárias;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • divulgar a produção discente;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • participar da correção de exames;
    • avaliar grade curricular;
    • definir conteúdos programáticos;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • organizar atlas linguísticos;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • elaborar tese de doutorado;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • planejar orçamento;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • trabalhar em equipe;
    • supervisionar estágios;
    • relacionar teoria e prática;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • orientar teses de doutorado;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • distribuir disciplinas;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • organizar antologias;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • discutir propostas curriculares;
    • promover o estudo de textos;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • realizar atividades de editoração;
    • escrever verbetes;
    • elaborar dicionários;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • organizar edições críticas;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • preparar programas de cursos;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • montar equipe de pesquisa;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • traduzir textos;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • elaborar projetos;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • organizar concursos literários;
    • publicar trabalhos;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • participar de colegiados;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • organizar edições diplomáticas;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • discutir resultados da produção discente;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • indicar bibliografia;


    Setores que mais contratam Professor de crítica textual no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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