Salário para o cargo de Professor de literatura de línguas estrangeiras modernas
CBO 2346-60 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de literatura de línguas estrangeiras modernas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de literatura de línguas estrangeiras modernas

Um Professor de literatura de línguas estrangeiras modernas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.520,11 e R$ 30.282,16, com a média salarial de R$ 7.286,47 e o salário mediana em R$ 2.598,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de literatura de línguas estrangeiras modernas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.286,47 87.437,61 1.821,62 41,10
1º Quartil 1.520,11 18.241,32 380,03 8,57
Salário Mediana 2.598,50 31.182,00 649,63 14,66
3º Quartil 23.094,47 277.133,60 5.773,62 130,25
Teto Salarial 30.282,16 363.385,89 7.570,54 170,79


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.599 - 3.147 2.598,50 2.598,50 2.598,50 2.598,50 3.147,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.681 - 24.104 6.822,84 1.680,80 4.032,60 19.900,10 24.103,60
São Paulo 1.528 - 49.893 10.868,19 1.528,13 2.598,50 41.191,75 49.892,68


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de literatura de línguas estrangeiras modernas

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • orientar alunos;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atividades de avaliação;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;

  • Atividades

    • elaborar pareceres para editoras;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • promover o estudo de textos;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • definir conteúdos programáticos;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • preparar programas de cursos;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • organizar edições diplomáticas;
    • distribuir disciplinas;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • traduzir textos;
    • publicar traduções de textos;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • organizar edições críticas;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • elaborar projetos;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • orientar teses de doutorado;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • programar atividades de pesquisa;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • elaborar dicionários;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • elaborar tese de doutorado;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • avaliar grade curricular;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • indicar bibliografia;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • discutir propostas curriculares;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • organizar concursos literários;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • publicar trabalhos;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • participar da correção de exames;
    • discutir resultados da produção discente;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • organizar antologias;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • divulgar a produção discente;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • realizar autoavaliação;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • escrever verbetes;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • selecionar textos para estudo;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • supervisionar estágios;
    • relacionar teoria e prática;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • participar de colegiados;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • elaborar críticas literárias;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • realizar atividades de editoração;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • montar equipe de pesquisa;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • trabalhar em equipe;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • planejar orçamento;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • organizar atlas linguísticos;
    • elaborar glossários;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;


    Setores que mais contratam Professor de literatura de línguas estrangeiras modernas no mercado de trabalho

    • Ensino de idiomas
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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