Salário para o cargo de Professor de medicina veterinária
CBO 2344-40 > Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Professor de medicina veterinária - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram atividades didáticas, preparam aulas teóricas e práticas para disciplinas das ciências biológicas e da saúde, do ensino superior, planejam cursos, realizam atividades de extensão e divulgam produção acadêmica. Orientam e avaliam alunos, participam da administração universitária, avaliam disciplinas e cursos, comunicam-se oralmente e por escrito. Podem desenvolver pesquisas.

Quanto ganha um Professor de medicina veterinária

Um Professor de medicina veterinária trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.744,50 e R$ 14.553,23, com a média salarial de R$ 6.251,46 e o salário mediana em R$ 5.364,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de medicina veterinária

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.251,46 75.017,55 1.562,87 51,48
1º Quartil 2.744,50 32.934,00 686,12 22,60
Salário Mediana 5.364,50 64.374,00 1.341,13 44,17
3º Quartil 11.098,91 133.186,98 2.774,73 91,39
Teto Salarial 14.553,23 174.638,76 3.638,31 119,84


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 2.497 - 15.242 6.281,31 2.496,88 5.193,00 12.583,63 15.241,66
Blumenau - SC 9.290 - 11.703 9.420,20 9.290,00 9.290,00 9.662,00 11.702,90
Marica - RJ 10.944 - 14.313 11.352,26 10.944,00 11.115,00 11.817,00 14.313,10
Vassouras - RJ 10.859 - 14.313 11.437,79 10.858,50 11.817,00 11.817,00 14.313,10
Jundiaí - SP 1.521 - 10.016 3.460,30 1.521,00 1.907,00 8.269,50 10.016,27
Passo Fundo - RS 1.832 - 9.791 3.854,85 1.832,00 2.268,00 8.083,50 9.790,98
Pitanga - PR 2.396 - 3.545 2.562,89 2.396,00 2.466,00 2.926,50 3.544,66
Ico - CE 6.507 - 16.390 10.396,57 6.507,00 10.287,00 13.532,00 16.390,36
Manaus - AM 5.010 - 15.260 7.855,89 5.010,00 5.458,20 12.599,00 15.260,29
Getúlio Vargas - RS 1.832 - 14.279 3.515,17 1.832,00 1.867,50 11.789,00 14.279,19
Ponta Grossa - PR 1.885 - 4.550 2.883,44 1.885,00 3.009,00 3.756,64 4.550,16
Capivari de Baixo - SC 3.565 - 5.069 3.875,00 3.565,00 3.952,50 4.185,00 5.069,00
Governador Valadares - MG 2.066 - 8.554 3.449,30 2.066,00 2.942,40 7.062,00 8.553,71
Bragança Paulista - SP 1.502 - 7.941 2.893,30 1.502,00 2.391,50 6.556,00 7.940,82
Caxias do Sul - RS 5.271 - 14.279 6.718,00 5.271,00 5.812,00 11.789,00 14.279,19
Santo Ângelo - RS 1.493 - 5.196 2.140,80 1.493,00 1.686,00 4.290,00 5.196,18
Marilia - SP 4.057 - 14.554 10.424,20 4.057,00 12.016,00 12.016,00 14.554,14
Campina Grande - PB 1.717 - 3.450 2.106,20 1.717,00 1.753,00 2.848,00 3.449,58
Araçatuba - SP 1.756 - 2.766 1.987,80 1.756,00 1.991,00 2.284,00 2.766,45
Juazeiro do Norte - CE 3.213 - 10.704 5.611,80 3.213,00 5.794,00 8.837,00 10.703,64


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 6.453 - 14.313 10.242,29 6.453,09 11.115,00 11.817,00 14.313,10
Minas Gerais 2.212 - 13.918 5.580,45 2.212,45 3.867,00 11.490,45 13.917,58
São Paulo 1.637 - 12.878 4.852,96 1.637,13 2.744,00 10.632,38 12.878,25
Rio Grande do Sul 1.718 - 9.537 4.008,73 1.717,75 2.387,50 7.874,13 9.537,38
Paraná 1.856 - 6.553 3.084,56 1.855,83 2.483,00 5.410,61 6.553,49
Santa Catarina 3.875 - 11.703 8.140,54 3.875,00 9.290,00 9.662,00 11.702,90
Ceará 2.632 - 14.832 7.537,07 2.632,33 7.919,50 12.245,00 14.831,51
Amazonas 5.010 - 15.260 7.855,89 5.010,00 5.458,20 12.599,00 15.260,29
Paraíba 1.717 - 3.450 2.106,20 1.717,00 1.753,00 2.848,00 3.449,58


Principais locais de trabalho

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.


Funções e atividades do Professor de medicina veterinária

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior devem:

  • divulgar produção acadêmica;
  • realizar atividades de extensão;
  • participar da administração universitária;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • orientar alunos;
  • desenvolver pesquisas;
  • planejar cursos;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar alunos, disciplinas e cursos;
  • ministrar atividades didáticas;

  • Atividades

    • interpretar mensagens orais (compreensão oral);
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • captar recursos materiais e financeiros;
    • orientar percurso acadêmico do aluno;
    • ministrar aulas práticas;
    • orientar sobre utilização de equipamentos e materiais;
    • selecionar metodologia de ensino;
    • coordenar pesquisa;
    • preparar material didático;
    • ensinar métodos e técnicas de pesquisa;
    • ter visão global;
    • estimular realização de trabalhos em grupo;
    • elaborar projetos;
    • redigir boletins;
    • orientar sobre utilização de fontes de pesquisa;
    • orientar elaboração de projetos e textos científicos;
    • difundir métodos, técnicas e produtos, junto à comunidade;
    • demonstrar criatividade;
    • participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros (laboratório de análise);
    • estimular atitude crítica;
    • implementar ações educativas e preventivas;
    • produzir materiais iconográficos e ilustrativos;
    • estabelecer intercâmbio científico;
    • analisar processo de avaliação;
    • coordenar projetos institucionais;
    • ministrar atividades de campo;
    • propor convênios;
    • proferir palestras e conferências;
    • registrar resultados de avaliações;
    • definir elenco de disciplinas;
    • adaptar equipamentos e materiais;
    • estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais;
    • elaborar relatórios acadêmico-administrativos;
    • coordenar disciplinas;
    • definir políticas acadêmicas;
    • definir objetivos de cursos;
    • participar de bancas de concursos;
    • orientar alunos em procedimentos de metodologia científica;
    • redigir textos didáticos, científicos e técnicos;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • coordenar missões científicas;
    • providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa;
    • expressar-se oralmente;
    • chefiar departamento;
    • participar de eventos científicos;
    • participar de comissões;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes;
    • prestar assessorias e consultorias;
    • demonstrar capacidade de análise;
    • integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias;
    • preparar apresentação de resultados;
    • liderar pessoas;
    • organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente;
    • integrar direção de associações científicas e profissionais;
    • agir com disciplina;
    • gerenciar recursos das pesquisas;
    • argumentar com clareza e consistência;
    • integrar corpo editorial de revistas;
    • participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros;
    • expressar-se por escrito;
    • coordenar eventos científicos;
    • definir carga horária;
    • elaborar ementas;
    • partilhar conhecimento;
    • redigir relatórios técnicos, científicos e boletins;
    • definir bibliografia;
    • estimular auto aprendizado;
    • discutir avaliação com aluno;
    • supervisionar estágios curriculares;
    • preparar documentação científica;
    • coordenar laboratórios de ensino e pesquisa;
    • estimular desenvolvimento de conduta ética;
    • preparar avaliações;
    • propor alterações em estrutura curricular;
    • revisar textos;
    • definir perfil de profissional de conclusão;
    • trabalhar em grupo;
    • conceder entrevistas à mídia;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • instruir alunos em técnicas especiais;
    • agir com senso crítico;
    • oferecer cursos;
    • revisar avaliações;
    • orientar execução de tarefas;
    • instruir alunos na formação de atitudes;
    • esclarecer dúvidas;
    • elaborar proposta de criação de curso;
    • desenvolver equipamentos e materiais;
    • revisar literatura;
    • participar de órgãos colegiados;
    • identificar pré-requisitos;
    • presidir órgãos colegiados;
    • ministrar aulas expositivas;
    • treinar equipe de pesquisa;
    • estabelecer número de vagas;
    • integrar equipes de órgãos externos à instituição de ensino;
    • constituir corpo docente;
    • exercer curadoria de coleções;
    • selecionar conteúdo;
    • coletar dados;
    • compor apresentação final de publicações;
    • corrigir trabalhos acadêmicos;
    • registrar frequência de aluno;
    • executar consultoria ´ad hoc´;
    • coordenar implantação de cursos;
    • analisar dados;
    • identificar demanda de mercado;
    • participar de bancas de seleção, qualificação e titulação;
    • interpretar mensagens escritas (compreensão escrita);
    • estabelecer metodologia de pesquisa;
    • prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária;
    • elaborar cronograma de atividades;
    • coordenar seminários e grupos de discussão;
    • atualizar literatura;
    • constituir equipe de pesquisa;
    • elaborar pareceres diversos;
    • submeter textos para publicação;
    • supervisionar experimentos;
    • obter financiamento para publicação;
    • definir critérios e calendário de avaliação;
    • orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias;


    Setores que mais contratam Professor de medicina veterinária no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Ensino fundamental
    • Educação profissional de nível técnico
    • Ensino médio
    • Comércio varejista de medicamentos veterinários
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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