Salário para o cargo de Secretário-executivo de entidade religiosa
CBO 1143-05 > Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Secretário-executivo de entidade religiosa - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam a missão religiosa, representam, jurídica e legalmente, a instituição, gerenciam operações administrativas e financeiras, coordenam atividades, articulam recursos humanos e materiais, comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Secretário-executivo de entidade religiosa

Um Secretário-executivo de entidade religiosa trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.355,34 e R$ 7.953,53, com a média salarial de R$ 3.372,36 e o salário mediana em R$ 3.316,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Secretário-executivo de entidade religiosa

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.372,36 40.468,27 843,09 16,78
1º Quartil 1.355,34 16.264,02 338,83 6,75
Salário Mediana 3.316,50 39.798,00 829,13 16,51
3º Quartil 6.065,70 72.788,42 1.516,43 30,19
Teto Salarial 7.953,53 95.442,36 1.988,38 39,58


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.757 - 13.923 7.070,71 4.757,00 6.938,35 11.495,00 13.923,09


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.455 - 11.262 5.232,41 1.455,35 5.350,45 9.297,59 11.261,52
Rio de Janeiro 1.308 - 6.235 2.679,20 1.307,83 1.653,92 5.148,00 6.235,41
Paraná 1.485 - 4.953 2.414,23 1.485,00 2.051,40 4.089,53 4.953,36
Rio Grande do Sul 3.656 - 4.552 3.714,63 3.655,95 3.700,32 3.758,28 4.552,14


Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de entidades religiosas podem exercer suas funções como trabalhadores de instituições de caráter religioso, entidades filantrópicas, instituições de assistência social e educacional, centros e comunidades sociais, educacionais e religiosas, congregações e paróquias. São contratados, dependendo do grupo religioso ao qual pertencem, na condição de empregados com carteira assinada, por conta própria, como autônomos ou ainda, como voluntários. Atuam em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Em determinadas instituições e entidades religiosas, a função de direção e gestão é exercida por pessoas com formação religiosa profissional. De modo geral, requer-se que os trabalhadores dessa família ocupacional tenham escolaridade de nível superior. O tempo exigido para o pleno exercício das funções é de, no mínimo, cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Secretário-executivo de entidade religiosa

Dirigentes e administradores de entidades religiosas devem:

  • coordenar atividades;
  • comunicar-se;
  • representar a instituição;
  • articular recursos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • implementar a missão religiosa;

  • Atividades

    • buscar apoio institucional;
    • acompanhar a execução orçamentária;
    • promover a formação de voluntários;
    • acompanhar a arrecadação financeira;
    • elaborar estatutos;
    • organizar equipes;
    • gerenciar as atividades da entidade (administrativas, sociais etc.);
    • demonstrar organização;
    • administrar o patrimônio da organização;
    • desenvolver ações estratégicas;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • desenvolver material de divulgação;
    • implementar plano de ação;
    • definir objetivos e metas;
    • definir rotinas operacionais;
    • verificar viabilidade de programas e projetos;
    • formular princípios da organização;
    • gerenciar os serviços contratados de terceiros;
    • gerenciar plano de comunicação;
    • definir estratégias para divulgar a missão;
    • demonstrar ética;
    • traçar diretrizes;
    • visitar projetos e entidades sociais;
    • publicar artigos;
    • estabelecer normas e regras administrativas;
    • participar de programas de rádio e tv;
    • demonstrar amor ao próximo;
    • representar a instituição junto à mídia;
    • elaborar documentos formais (atas, relatórios, contratos etc.);
    • aprovar verbas;
    • elaborar plano de ação;
    • identificar lideranças na comunidade;
    • elaborar estratégias de ensino;
    • alocar recursos;
    • pesquisar usos e costumes da região;
    • promover festas e eventos;
    • atender órgãos de imprensa;
    • proferir palestras;
    • administrar o fluxo de caixa;
    • avaliar a compatibilidade de princípios e estratégias de gestão com a missão religiosa;
    • respeitar a diversidade;
    • publicar boletins internos e periódicos;
    • demonstrar tolerância;
    • articular conselhos da entidade (religioso, consultivo, administrativo);
    • elaborar estratégias e plano de comunicação da entidade;
    • assessorar a elaboração do projeto arquitetônico dos espaços para culto;
    • formar comitês;
    • organizar comemorações religiosas;
    • elaborar orçamento;
    • supervisionar programas e projetos da instituição;
    • articular parcerias;
    • organizar eventos;
    • promover campanhas religiosas, sociais e institucionais;
    • preparar voluntários;
    • recepcionar personalidades públicas;
    • participar de eventos inter-religiosos;
    • administrar conflitos;
    • respeitar o próximo;
    • indicar representantes;
    • demonstrar capacidade de compartilhar;
    • participar de conselhos inter-religiosos;
    • demonstrar sensibilidade social e psicológica;
    • captar recursos financeiros;
    • atender o público;
    • demonstrar carisma;
    • elaborar projetos e programas missionários;
    • recrutar voluntários;
    • promover orientação espiritual nas escolas;
    • representar jurídica e legalmente a instituição;
    • demonstrar coerência;
    • gerenciar equipes;
    • demonstrar autocontrole;
    • conferir documentos formais (atas e relatórios);
    • mobilizar recursos;
    • supervisionar a administração de entidades vinculadas à organização;
    • coordenar grupos de estudos religiosos;
    • demonstrar comunicabilidade;
    • demonstrar liderança;
    • participar de campanhas de utilidade pública;
    • planejar calendário religioso;
    • acompanhar o quadro associativo (sócios, membros e mantenedores);
    • promover ações sociais;
    • organizar seminários, acampamentos, retiros, cursos;
    • saber ouvir;
    • participar de conselhos políticos e comunitários;
    • demonstrar conhecimento religioso;
    • interagir com a comunidade;


    Setores que mais contratam Secretário-executivo de entidade religiosa no mercado de trabalho

    • Atividades de organizações religiosas
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Educação superior - graduação
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química não especificadas ante




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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