Salário para o cargo de Dirigente e administrador de organização religiosa
CBO 1143-05 > Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Dirigente e administrador de organização religiosa - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam a missão religiosa, representam, jurídica e legalmente, a instituição, gerenciam operações administrativas e financeiras, coordenam atividades, articulam recursos humanos e materiais, comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Dirigente e administrador de organização religiosa

Um Dirigente e administrador de organização religiosa trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.355,34 e R$ 7.953,53, com a média salarial de R$ 3.372,36 e o salário mediana em R$ 3.316,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Dirigente e administrador de organização religiosa

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.372,36 40.468,27 843,09 16,78
1º Quartil 1.355,34 16.264,02 338,83 6,75
Salário Mediana 3.316,50 39.798,00 829,13 16,51
3º Quartil 6.065,70 72.788,42 1.516,43 30,19
Teto Salarial 7.953,53 95.442,36 1.988,38 39,58


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.757 - 13.923 7.070,71 4.757,00 6.938,35 11.495,00 13.923,09


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.455 - 11.262 5.232,41 1.455,35 5.350,45 9.297,59 11.261,52
Rio de Janeiro 1.308 - 6.235 2.679,20 1.307,83 1.653,92 5.148,00 6.235,41
Paraná 1.485 - 4.953 2.414,23 1.485,00 2.051,40 4.089,53 4.953,36
Rio Grande do Sul 3.656 - 4.552 3.714,63 3.655,95 3.700,32 3.758,28 4.552,14


Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de entidades religiosas podem exercer suas funções como trabalhadores de instituições de caráter religioso, entidades filantrópicas, instituições de assistência social e educacional, centros e comunidades sociais, educacionais e religiosas, congregações e paróquias. São contratados, dependendo do grupo religioso ao qual pertencem, na condição de empregados com carteira assinada, por conta própria, como autônomos ou ainda, como voluntários. Atuam em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Em determinadas instituições e entidades religiosas, a função de direção e gestão é exercida por pessoas com formação religiosa profissional. De modo geral, requer-se que os trabalhadores dessa família ocupacional tenham escolaridade de nível superior. O tempo exigido para o pleno exercício das funções é de, no mínimo, cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente e administrador de organização religiosa

Dirigentes e administradores de entidades religiosas devem:

  • articular recursos;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • representar a instituição;
  • implementar a missão religiosa;
  • coordenar atividades;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • publicar artigos;
    • formular princípios da organização;
    • mobilizar recursos;
    • elaborar estratégias e plano de comunicação da entidade;
    • coordenar grupos de estudos religiosos;
    • participar de programas de rádio e tv;
    • gerenciar equipes;
    • organizar comemorações religiosas;
    • promover ações sociais;
    • respeitar a diversidade;
    • representar jurídica e legalmente a instituição;
    • demonstrar capacidade de compartilhar;
    • elaborar orçamento;
    • proferir palestras;
    • participar de campanhas de utilidade pública;
    • demonstrar ética;
    • atender o público;
    • publicar boletins internos e periódicos;
    • demonstrar carisma;
    • gerenciar as atividades da entidade (administrativas, sociais etc.);
    • respeitar o próximo;
    • traçar diretrizes;
    • preparar voluntários;
    • definir objetivos e metas;
    • articular conselhos da entidade (religioso, consultivo, administrativo);
    • visitar projetos e entidades sociais;
    • recrutar voluntários;
    • interagir com a comunidade;
    • participar de conselhos inter-religiosos;
    • estabelecer normas e regras administrativas;
    • definir rotinas operacionais;
    • elaborar estratégias de ensino;
    • participar de conselhos políticos e comunitários;
    • organizar equipes;
    • elaborar projetos e programas missionários;
    • planejar calendário religioso;
    • verificar viabilidade de programas e projetos;
    • desenvolver material de divulgação;
    • acompanhar a arrecadação financeira;
    • organizar seminários, acampamentos, retiros, cursos;
    • captar recursos financeiros;
    • demonstrar comunicabilidade;
    • desenvolver ações estratégicas;
    • articular parcerias;
    • elaborar plano de ação;
    • elaborar documentos formais (atas, relatórios, contratos etc.);
    • coordenar equipes de trabalho;
    • conferir documentos formais (atas e relatórios);
    • demonstrar coerência;
    • elaborar estatutos;
    • formar comitês;
    • supervisionar programas e projetos da instituição;
    • identificar lideranças na comunidade;
    • supervisionar a administração de entidades vinculadas à organização;
    • atender órgãos de imprensa;
    • aprovar verbas;
    • demonstrar liderança;
    • definir estratégias para divulgar a missão;
    • administrar o fluxo de caixa;
    • alocar recursos;
    • demonstrar sensibilidade social e psicológica;
    • organizar eventos;
    • demonstrar tolerância;
    • demonstrar conhecimento religioso;
    • assessorar a elaboração do projeto arquitetônico dos espaços para culto;
    • implementar plano de ação;
    • avaliar a compatibilidade de princípios e estratégias de gestão com a missão religiosa;
    • demonstrar autocontrole;
    • gerenciar plano de comunicação;
    • gerenciar os serviços contratados de terceiros;
    • representar a instituição junto à mídia;
    • promover campanhas religiosas, sociais e institucionais;
    • participar de eventos inter-religiosos;
    • acompanhar a execução orçamentária;
    • administrar conflitos;
    • saber ouvir;
    • acompanhar o quadro associativo (sócios, membros e mantenedores);
    • promover festas e eventos;
    • promover a formação de voluntários;
    • promover orientação espiritual nas escolas;
    • indicar representantes;
    • pesquisar usos e costumes da região;
    • demonstrar organização;
    • administrar o patrimônio da organização;
    • buscar apoio institucional;
    • recepcionar personalidades públicas;
    • demonstrar amor ao próximo;


    Setores que mais contratam Dirigente e administrador de organização religiosa no mercado de trabalho

    • Atividades de organizações religiosas
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química não especificadas ante
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Educação superior - graduação
    • Educação superior - graduação e pós-graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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