Salário para o cargo de Visual merchandiser
CBO 3751-15 > Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

Visual merchandiser - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Projetam e executam soluções para espaços internos residenciais, comerciais, industriais visando a estética, o bem-estar e o conforto. Criam e projetam vitrines, ambientes comerciais, industriais e de eventos que destaquem e valorizem o produto, projetam programações visuais com os objetivos de estimular o consumo de produtos e de informar o consumidor.

Quanto ganha um Visual merchandiser

Um Visual merchandiser trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.694,76 e R$ 4.898,74, com a média salarial de R$ 2.435,39 e o salário mediana em R$ 1.964,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Visual merchandiser

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.435,39 29.224,64 608,85 11,16
1º Quartil 1.694,76 20.337,12 423,69 7,76
Salário Mediana 1.964,00 23.568,00 491,00 9,00
3º Quartil 3.735,99 44.831,86 934,00 17,12
Teto Salarial 4.898,74 58.784,88 1.224,68 22,44


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Decoradores e vitrinistas
        • Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.488 - 6.779 2.783,37 1.488,38 2.026,00 5.596,39 6.778,51
Barueri - SP 1.500 - 3.022 1.962,65 1.500,03 1.950,00 2.494,95 3.021,96
Rio de Janeiro - RJ 1.648 - 5.991 2.784,57 1.647,71 2.134,00 4.946,07 5.990,83
Curitiba - PR 1.905 - 3.513 2.194,00 1.905,16 1.924,00 2.900,25 3.512,87
Fortaleza - CE 1.462 - 4.041 2.096,31 1.461,89 1.800,00 3.336,03 4.040,69
Uberlândia - MG 1.412 - 2.456 1.633,20 1.412,00 1.468,00 2.027,45 2.455,71
Belo Horizonte - MG 1.672 - 3.341 2.063,84 1.672,09 1.900,00 2.758,64 3.341,34
Brasília - DF 1.536 - 3.931 2.119,80 1.535,53 1.820,00 3.245,50 3.931,05
Recife - PE 1.614 - 3.399 2.127,59 1.613,56 2.174,00 2.806,33 3.399,12
Manaus - AM 1.521 - 2.666 1.772,64 1.520,86 1.696,00 2.201,38 2.666,37
Florianópolis - SC 1.978 - 3.923 2.485,43 1.977,63 2.452,50 3.239,13 3.923,33
Campo Grande - MS 1.697 - 3.875 2.147,09 1.696,63 1.831,50 3.199,00 3.874,72
Salvador - BA 1.631 - 4.041 2.253,39 1.630,69 1.945,50 3.336,13 4.040,81
Passo Fundo - RS 2.014 - 4.297 2.788,52 2.013,71 2.289,00 3.547,43 4.296,75
Campinas - SP 1.989 - 5.666 2.891,10 1.989,03 2.282,00 4.678,00 5.666,13
Goiânia - GO 1.547 - 3.719 2.093,78 1.546,75 1.898,00 3.070,18 3.718,69
Cuiabá - MT 1.686 - 4.947 2.521,67 1.685,57 2.082,00 4.083,97 4.946,63
São Jose - SC 1.998 - 7.199 3.674,65 1.997,56 3.485,50 5.943,47 7.198,91
Anápolis - GO 1.412 - 3.528 1.787,13 1.412,00 1.430,00 2.912,56 3.527,78
São Luís - MA 1.561 - 2.753 1.824,60 1.560,94 1.700,00 2.273,25 2.753,42


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.514 - 5.567 2.534,91 1.514,08 2.000,00 4.595,94 5.566,74
Rio de Janeiro 1.578 - 5.162 2.463,23 1.578,26 1.940,00 4.262,05 5.162,33
Paraná 1.813 - 3.818 2.300,28 1.812,61 1.998,00 3.152,31 3.818,17
Santa Catarina 1.888 - 6.771 3.121,21 1.888,34 2.492,00 5.590,59 6.771,49
Minas Gerais 1.447 - 3.565 2.004,98 1.447,33 1.819,00 2.943,42 3.565,16
Rio Grande do Sul 1.724 - 5.257 2.568,77 1.723,67 2.087,00 4.340,16 5.256,93
Pernambuco 1.484 - 4.194 2.205,72 1.484,26 1.865,00 3.462,33 4.193,68
Goiás 1.431 - 3.322 1.909,94 1.430,59 1.732,00 2.742,83 3.322,20
Mato Grosso 1.607 - 4.629 2.355,08 1.606,62 2.000,00 3.821,34 4.628,52
Ceará 1.470 - 4.641 2.283,92 1.469,73 1.800,00 3.831,28 4.640,57
Bahia 1.530 - 3.847 2.088,56 1.530,08 1.860,00 3.176,09 3.846,98
Pará 1.573 - 3.306 1.977,70 1.573,43 1.826,13 2.729,07 3.305,53
Mato Grosso do Sul 1.632 - 3.353 2.011,67 1.632,00 1.809,00 2.768,21 3.352,94
Maranhão 1.516 - 2.537 1.747,06 1.516,30 1.695,00 2.094,95 2.537,47
Distrito Federal 1.536 - 3.931 2.119,80 1.535,53 1.820,00 3.245,50 3.931,05
Paraíba 1.412 - 3.416 1.893,11 1.412,00 1.680,50 2.820,44 3.416,21
Amazonas 1.521 - 2.666 1.772,64 1.520,86 1.696,00 2.201,38 2.666,37
Rio Grande do Norte 1.422 - 3.302 1.936,03 1.421,75 1.700,00 2.726,00 3.301,81
Espírito Santo 1.589 - 3.418 2.077,28 1.589,43 1.845,22 2.821,67 3.417,69
Piauí 1.544 - 3.845 2.121,14 1.544,20 1.827,00 3.174,80 3.845,41
Rondônia 1.566 - 2.898 1.936,89 1.566,00 1.893,00 2.392,50 2.897,87
Tocantins 1.440 - 2.812 1.705,93 1.440,00 1.496,50 2.322,00 2.812,48
Alagoas 1.512 - 2.511 1.717,26 1.512,33 1.671,50 2.073,21 2.511,13
Sergipe 1.421 - 2.741 1.670,73 1.421,00 1.512,00 2.263,00 2.741,01
Roraima 1.749 - 3.760 2.392,33 1.749,00 2.500,00 3.104,00 3.759,66
Acre 1.800 - 2.422 1.945,00 1.800,00 2.000,00 2.000,00 2.422,46


Principais locais de trabalho

Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) os profissionais da família trabalham, basicamente, no comércio atacadista e varejista, na construção e na prestação de serviços , podendo ser encontrados também em outras atividades, como a indústria. Montam vitrines e estandes em feiras e eventos, criam e desenvolvem campanhas temáticas voltadas para a comercialização de produtos, cuidam da circulação das pessoas e da otimização da apresentação dos produtos internamente às lojas, concebem e executam projetos de design de interiores, levando em conta a estética, a funcionalidade e a ergonomia. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes multidisciplinares, predominantemente por conta própria, na maioria das vezes sem supervisão. Podem trabalhar em horários variados ou irregulares, conforme as necessidades de seus clientes. Eventualmente, em algumas ocupações, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, como alta temperatura ou em posições desconfortáveis por longos períodos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

O exercício das ocupações da família, atualmente, não requer um nível de escolaridade determinado, pois no mercado convivem profissionais com formação na prática, cursos de curta duração, cursos técnicos de nível médio e formação universitária. Conforme a tendência de profissionalização que se verifica na área, pode-se afirmar que é desejável formação técnica de nível médio ou universitária, dependendo da ocupação. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Visual merchandiser

Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar projeto executivo;
  • conceber o projeto (design de interiores, vitrines, espaços diversos e eventos);
  • pesquisar produtos e materiais;
  • acompanhar o projeto;
  • executar o projeto;
  • atrair o consumidor;
  • interpretar as necessidades do cliente;

  • Atividades

    • pesquisar tendências;
    • demonstrar senso estético;
    • elaborar estudos preliminares;
    • apresentar em modelos e/ou maquetes soluções para o ambiente;
    • pesquisar linhas de produtos conforme target do cliente;
    • orçar projeto;
    • planejar a circulação;
    • definir limites orçamentários do projeto;
    • substituir o produto na vitrina já montada;
    • fazer manutenção programada do projeto;
    • contratar serviços especializados;
    • montar espaços que destaquem o produto;
    • identificar expectativas e necessidades do cliente;
    • elaborar o cronograma;
    • demonstrar capacidade de visão espacial;
    • adaptar projeto à vida útil de produto e materiais;
    • demonstrar criatividade;
    • supervisionar execução do projeto;
    • especificar os materiais a serem utilizados;
    • representar graficamente soluções para o ambiente (desenho manual, autocad etc);
    • alocar pontos para informática;
    • coordenar equipes;
    • avaliar o resultado do projeto;
    • escolher escala cromática para o ambiente;
    • gerenciar obra ou projeto;
    • estabelecer contrato de trabalho;
    • apresentar estudo preliminar ao cliente;
    • distribuir volumes no espaço;
    • definir programa de ações;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • adaptar materiais;
    • criar ambientes temáticos e estéticos;
    • demonstrar trabalho in loco;
    • selecionar fornecedores;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • assessorar o cliente para aprovação de produtos;
    • sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico;
    • alocar pontos de telefonia;
    • demonstrar flexibilidade;
    • providenciar atrativos sensoriais no ambiente;
    • realizar programação visual de espaços comerciais (merchandising);
    • pesquisar mercado;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • divulgar trabalhos na mídia;
    • testar produtos, materiais e ferramentas;
    • alocar pontos de ar condicionado;
    • colaborar no desenvolvimento de produtos e materiais;
    • selecionar produtos;
    • adaptar o projeto às normas;
    • definir leiaute da ambientação;
    • apresentar sugestões;
    • alocar pontos hidráulicos;
    • apresentar portfolio ao cliente;
    • entrevistar cliente;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • fazer levantamento métrico e fotográfico;
    • participar de exposições, mostras e feiras;
    • criar ambiente favorável ao consumo;
    • demonstrar capacidade de objetividade;
    • criar móveis e produtos;
    • criar peças especiais;
    • conceber programação visual para espaços comerciais (merchandising);
    • elaborar planta de distribuição dos espaços internos;
    • alocar pontos elétricos;
    • adequar os elementos já existentes ao espaço;
    • demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
    • acompanhar execução orçamentária;
    • personalizar espaço arquitetônico ou físico;
    • adaptar projeto às condições do ambiente;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • avaliar viabilidade do projeto;
    • alocar pontos de iluminação;
    • indicar outros profissionais;
    • fazer ajustes ao projeto;
    • pesquisar preços de produtos e serviços;


    Setores que mais contratam Visual merchandiser no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Promoção de vendas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Comércio varejista de calçados
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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