Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Decoradores e vitrinistas
- Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) os profissionais da família trabalham, basicamente, no comércio atacadista e varejista, na construção e na prestação de serviços , podendo ser encontrados também em outras atividades, como a indústria. Montam vitrines e estandes em feiras e eventos, criam e desenvolvem campanhas temáticas voltadas para a comercialização de produtos, cuidam da circulação das pessoas e da otimização da apresentação dos produtos internamente às lojas, concebem e executam projetos de design de interiores, levando em conta a estética, a funcionalidade e a ergonomia. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes multidisciplinares, predominantemente por conta própria, na maioria das vezes sem supervisão. Podem trabalhar em horários variados ou irregulares, conforme as necessidades de seus clientes. Eventualmente, em algumas ocupações, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, como alta temperatura ou em posições desconfortáveis por longos períodos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)
O exercício das ocupações da família, atualmente, não requer um nível de escolaridade determinado, pois no mercado convivem profissionais com formação na prática, cursos de curta duração, cursos técnicos de nível médio e formação universitária. Conforme a tendência de profissionalização que se verifica na área, pode-se afirmar que é desejável formação técnica de nível médio ou universitária, dependendo da ocupação. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Visual merchandiser
Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) devem:
- pesquisar produtos e materiais;
- executar o projeto;
- elaborar projeto executivo;
- interpretar as necessidades do cliente;
- atrair o consumidor;
- acompanhar o projeto;
- demonstrar competências pessoais;
- conceber o projeto (design de interiores, vitrines, espaços diversos e eventos);
Atividades
- demonstrar criatividade;
- fazer ajustes ao projeto;
- avaliar o resultado do projeto;
- criar ambientes temáticos e estéticos;
- elaborar estudos preliminares;
- demonstrar capacidade de objetividade;
- testar produtos, materiais e ferramentas;
- definir programa de ações;
- definir limites orçamentários do projeto;
- criar ambiente favorável ao consumo;
- alocar pontos de ar condicionado;
- conceber programação visual para espaços comerciais (merchandising);
- demonstrar senso estético;
- demonstrar capacidade de visão espacial;
- estabelecer contrato de trabalho;
- selecionar fornecedores;
- apresentar em modelos e/ou maquetes soluções para o ambiente;
- alocar pontos elétricos;
- distribuir volumes no espaço;
- entrevistar cliente;
- fazer manutenção programada do projeto;
- fazer levantamento métrico e fotográfico;
- planejar a circulação;
- escolher escala cromática para o ambiente;
- orçar projeto;
- colaborar no desenvolvimento de produtos e materiais;
- sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- demonstrar flexibilidade;
- demonstrar capacidade de administrar o tempo;
- demonstrar capacidade de negociação;
- demonstrar capacidade de persuasão;
- coordenar equipes;
- elaborar planta de distribuição dos espaços internos;
- alocar pontos de iluminação;
- divulgar trabalhos na mídia;
- adequar os elementos já existentes ao espaço;
- montar espaços que destaquem o produto;
- pesquisar linhas de produtos conforme target do cliente;
- representar graficamente soluções para o ambiente (desenho manual, autocad etc);
- demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
- demonstrar capacidade de comunicação;
- identificar expectativas e necessidades do cliente;
- gerenciar obra ou projeto;
- criar peças especiais;
- participar de exposições, mostras e feiras;
- personalizar espaço arquitetônico ou físico;
- elaborar o cronograma;
- realizar programação visual de espaços comerciais (merchandising);
- demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
- apresentar estudo preliminar ao cliente;
Setores que mais contratam Visual merchandiser no mercado de trabalho
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Locação de mão-de-obra temporária
- Promoção de vendas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de calçados
- Confecção de peças do vestuário
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Hipermercados
- Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
- Comércio atacadista especializado em outros produtos alimentícios
- Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
- Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
- Comércio varejista de móveis
- Comércio atacadista de artigos do vestuário e acessórios
- Outras atividades de publicidade
- Comércio varejista de brinquedos e artigos recreativos
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
- Fabricação de cervejas e chopes
- Fabricação de conservas de frutas