Salário para o cargo de Designer de vitrines
CBO 3751-10 > Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

Designer de vitrines - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Projetam e executam soluções para espaços internos residenciais, comerciais, industriais visando a estética, o bem-estar e o conforto. Criam e projetam vitrines, ambientes comerciais, industriais e de eventos que destaquem e valorizem o produto, projetam programações visuais com os objetivos de estimular o consumo de produtos e de informar o consumidor.

Quanto ganha um Designer de vitrines

Um Designer de vitrines trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.261,09 e R$ 4.228,63, com a média salarial de R$ 1.976,84 e o salário mediana em R$ 1.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Designer de vitrines

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.976,84 23.722,08 494,21 9,14
1º Quartil 1.261,09 15.133,05 315,27 5,83
Salário Mediana 1.500,00 18.000,00 375,00 6,93
3º Quartil 3.224,93 38.699,17 806,23 14,91
Teto Salarial 4.228,63 50.743,51 1.057,16 19,55


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Decoradores e vitrinistas
        • Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.475 - 7.096 3.060,05 1.475,25 2.323,03 5.858,39 7.095,86
Rio de Janeiro - RJ 1.223 - 4.920 2.319,41 1.222,51 1.846,00 4.061,81 4.919,79
Recife - PE 1.135 - 3.347 1.804,36 1.134,89 1.827,96 2.763,41 3.347,13
Salvador - BA 1.084 - 4.204 1.810,33 1.084,09 1.345,00 3.470,50 4.203,58
Campinas - SP 1.423 - 4.857 2.130,68 1.422,83 1.513,50 4.010,31 4.857,41
Curitiba - PR 1.277 - 4.222 2.037,45 1.277,01 1.700,00 3.485,47 4.221,70
Porto Alegre - RS 1.254 - 4.678 2.217,09 1.253,91 1.951,00 3.862,00 4.677,77
João Pessoa - PB 1.111 - 1.548 1.216,74 1.110,67 1.269,85 1.278,32 1.548,34
Fortaleza - CE 1.143 - 2.768 1.534,53 1.142,86 1.347,78 2.285,24 2.767,95
Brasília - DF 1.299 - 4.345 2.100,80 1.298,66 1.717,50 3.587,64 4.345,46
Belo Horizonte - MG 1.148 - 3.261 1.664,84 1.147,64 1.400,00 2.691,91 3.260,52
Maringá - PR 1.584 - 5.113 2.358,83 1.584,41 1.800,00 4.221,33 5.113,01
Goiânia - GO 1.256 - 3.028 1.736,56 1.255,64 1.600,00 2.500,00 3.028,08
Guarulhos - SP 1.452 - 5.466 2.077,88 1.452,00 1.518,92 4.512,78 5.466,01
Maceió - AL 1.100 - 1.578 1.241,91 1.100,00 1.302,72 1.302,73 1.577,91
Criciúma - SC 1.334 - 3.210 1.800,80 1.334,00 1.450,00 2.650,00 3.209,76
Joaçaba - SC 1.325 - 2.301 1.552,22 1.325,00 1.500,00 1.900,00 2.301,34
Belém - PA 1.210 - 1.947 1.366,37 1.210,38 1.317,46 1.607,78 1.947,39
Londrina - PR 1.500 - 3.026 1.972,56 1.500,00 2.088,00 2.498,08 3.025,75
Nova Iguaçu - RJ 1.185 - 1.647 1.262,64 1.184,50 1.233,80 1.360,00 1.647,27


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.405 - 6.534 2.683,07 1.405,09 1.977,15 5.394,54 6.534,02
Rio de Janeiro 1.204 - 4.430 2.082,02 1.203,59 1.606,52 3.657,80 4.430,44
Rio Grande do Sul 1.242 - 3.293 1.716,15 1.241,69 1.437,00 2.719,09 3.293,44
Minas Gerais 1.091 - 2.343 1.378,04 1.091,13 1.240,00 1.934,43 2.343,03
Paraná 1.286 - 3.824 1.953,90 1.286,27 1.700,00 3.157,39 3.824,32
Santa Catarina 1.322 - 2.820 1.652,12 1.321,85 1.436,00 2.328,35 2.820,17
Bahia 1.073 - 3.160 1.522,03 1.072,96 1.209,30 2.608,70 3.159,74
Pernambuco 1.093 - 3.173 1.647,63 1.092,66 1.240,00 2.619,53 3.172,85
Pará 1.111 - 1.783 1.276,85 1.110,82 1.258,74 1.472,42 1.783,44
Goiás 1.062 - 2.607 1.531,74 1.062,49 1.450,90 2.151,98 2.606,54
Ceará 1.100 - 2.532 1.443,18 1.099,72 1.347,78 2.090,25 2.531,78
Paraíba 1.094 - 2.594 1.392,16 1.094,25 1.269,85 2.141,28 2.593,58
Mato Grosso 1.045 - 2.230 1.309,16 1.045,00 1.100,00 1.841,40 2.230,35
Amazonas 1.100 - 1.831 1.249,14 1.100,00 1.200,00 1.512,00 1.831,38
Tocantins 1.079 - 1.917 1.263,52 1.078,70 1.130,31 1.582,78 1.917,11
Distrito Federal 1.299 - 4.345 2.100,80 1.298,66 1.717,50 3.587,64 4.345,46
Alagoas 1.064 - 1.578 1.193,58 1.063,67 1.201,36 1.302,73 1.577,90
Rondônia 1.128 - 2.423 1.473,37 1.128,00 1.503,99 2.000,75 2.423,37
Espírito Santo 1.086 - 3.135 1.696,42 1.085,56 1.537,47 2.588,65 3.135,44
Maranhão 1.045 - 1.872 1.185,76 1.045,00 1.100,00 1.545,28 1.871,69
Sergipe 1.045 - 1.591 1.124,14 1.045,00 1.069,00 1.313,56 1.591,02
Mato Grosso do Sul 1.195 - 2.235 1.364,56 1.195,00 1.200,00 1.845,22 2.234,99
Rio Grande do Norte 1.045 - 2.180 1.248,57 1.045,00 1.100,00 1.800,00 2.180,21
Acre 1.048 - 1.744 1.202,51 1.047,90 1.128,60 1.440,00 1.744,17


Principais locais de trabalho

Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) os profissionais da família trabalham, basicamente, no comércio atacadista e varejista, na construção e na prestação de serviços , podendo ser encontrados também em outras atividades, como a indústria. Montam vitrines e estandes em feiras e eventos, criam e desenvolvem campanhas temáticas voltadas para a comercialização de produtos, cuidam da circulação das pessoas e da otimização da apresentação dos produtos internamente às lojas, concebem e executam projetos de design de interiores, levando em conta a estética, a funcionalidade e a ergonomia. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes multidisciplinares, predominantemente por conta própria, na maioria das vezes sem supervisão. Podem trabalhar em horários variados ou irregulares, conforme as necessidades de seus clientes. Eventualmente, em algumas ocupações, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, como alta temperatura ou em posições desconfortáveis por longos períodos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

O exercício das ocupações da família, atualmente, não requer um nível de escolaridade determinado, pois no mercado convivem profissionais com formação na prática, cursos de curta duração, cursos técnicos de nível médio e formação universitária. Conforme a tendência de profissionalização que se verifica na área, pode-se afirmar que é desejável formação técnica de nível médio ou universitária, dependendo da ocupação. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Designer de vitrines

Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) devem:

  • pesquisar produtos e materiais;
  • conceber o projeto (design de interiores, vitrines, espaços diversos e eventos);
  • atrair o consumidor;
  • interpretar as necessidades do cliente;
  • elaborar projeto executivo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • acompanhar o projeto;
  • executar o projeto;

  • Atividades

    • criar móveis e produtos;
    • demonstrar trabalho in loco;
    • demonstrar criatividade;
    • definir leiaute da ambientação;
    • fazer ajustes ao projeto;
    • representar graficamente soluções para o ambiente (desenho manual, autocad etc);
    • divulgar trabalhos na mídia;
    • apresentar em modelos e/ou maquetes soluções para o ambiente;
    • providenciar atrativos sensoriais no ambiente;
    • elaborar estudos preliminares;
    • demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
    • orçar projeto;
    • adaptar materiais;
    • adequar os elementos já existentes ao espaço;
    • contratar serviços especializados;
    • entrevistar cliente;
    • escolher escala cromática para o ambiente;
    • criar peças especiais;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • alocar pontos de iluminação;
    • alocar pontos para informática;
    • acompanhar execução orçamentária;
    • adaptar projeto às condições do ambiente;
    • selecionar fornecedores;
    • selecionar produtos;
    • gerenciar obra ou projeto;
    • especificar os materiais a serem utilizados;
    • distribuir volumes no espaço;
    • participar de exposições, mostras e feiras;
    • fazer manutenção programada do projeto;
    • estabelecer contrato de trabalho;
    • apresentar portfolio ao cliente;
    • adaptar projeto à vida útil de produto e materiais;
    • elaborar o cronograma;
    • sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico;
    • definir limites orçamentários do projeto;
    • demonstrar capacidade de objetividade;
    • apresentar estudo preliminar ao cliente;
    • alocar pontos de telefonia;
    • colaborar no desenvolvimento de produtos e materiais;
    • criar ambiente favorável ao consumo;
    • definir programa de ações;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • testar produtos, materiais e ferramentas;
    • planejar a circulação;
    • identificar expectativas e necessidades do cliente;
    • coordenar equipes;
    • personalizar espaço arquitetônico ou físico;
    • avaliar viabilidade do projeto;
    • realizar programação visual de espaços comerciais (merchandising);
    • apresentar sugestões;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • pesquisar preços de produtos e serviços;
    • conceber programação visual para espaços comerciais (merchandising);
    • demonstrar capacidade de visão espacial;
    • montar espaços que destaquem o produto;
    • demonstrar flexibilidade;
    • alocar pontos hidráulicos;
    • supervisionar execução do projeto;
    • demonstrar senso estético;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • alocar pontos elétricos;
    • elaborar planta de distribuição dos espaços internos;
    • fazer levantamento métrico e fotográfico;
    • indicar outros profissionais;
    • avaliar o resultado do projeto;
    • substituir o produto na vitrina já montada;
    • pesquisar mercado;
    • criar ambientes temáticos e estéticos;
    • alocar pontos de ar condicionado;
    • pesquisar tendências;
    • pesquisar linhas de produtos conforme target do cliente;
    • assessorar o cliente para aprovação de produtos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • adaptar o projeto às normas;


    Setores que mais contratam Designer de vitrines no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de calçados
    • Comércio varejista de artigos esportivos
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Fotocópias
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
    • Impressão de material para uso publicitário
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio varejista de plantas e flores naturais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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