Salário para o cargo de Designer de vitrines
CBO 3751-10 > Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

Designer de vitrines - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Projetam e executam soluções para espaços internos residenciais, comerciais, industriais visando a estética, o bem-estar e o conforto. Criam e projetam vitrines, ambientes comerciais, industriais e de eventos que destaquem e valorizem o produto, projetam programações visuais com os objetivos de estimular o consumo de produtos e de informar o consumidor.

Quanto ganha um Designer de vitrines

Um Designer de vitrines trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.139,36 e R$ 4.798,07, com a média salarial de R$ 1.976,84 e o salário mediana em R$ 1.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Designer de vitrines

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.976,84 23.722,08 494,21 9,14
1º Quartil 1.139,36 13.672,33 284,84 5,27
Salário Mediana 1.500,00 18.000,00 375,00 6,93
3º Quartil 3.659,21 43.910,56 914,80 16,91
Teto Salarial 4.798,07 57.576,85 1.199,52 22,18


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Decoradores e vitrinistas
        • Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.475 - 7.096 3.060,05 1.475,25 2.323,03 5.858,39 7.095,86
Rio de Janeiro - RJ 1.223 - 4.920 2.319,41 1.222,51 1.846,00 4.061,81 4.919,79
Recife - PE 1.135 - 3.347 1.804,36 1.134,89 1.827,96 2.763,41 3.347,13
Salvador - BA 1.084 - 4.204 1.810,33 1.084,09 1.345,00 3.470,50 4.203,58
Campinas - SP 1.423 - 4.857 2.130,68 1.422,83 1.513,50 4.010,31 4.857,41
Curitiba - PR 1.277 - 4.222 2.037,45 1.277,01 1.700,00 3.485,47 4.221,70
Porto Alegre - RS 1.254 - 4.678 2.217,09 1.253,91 1.951,00 3.862,00 4.677,77
João Pessoa - PB 1.111 - 1.548 1.216,74 1.110,67 1.269,85 1.278,32 1.548,34
Fortaleza - CE 1.143 - 2.768 1.534,53 1.142,86 1.347,78 2.285,24 2.767,95
Brasília - DF 1.299 - 4.345 2.100,80 1.298,66 1.717,50 3.587,64 4.345,46
Belo Horizonte - MG 1.148 - 3.261 1.664,84 1.147,64 1.400,00 2.691,91 3.260,52
Maringá - PR 1.584 - 5.113 2.358,83 1.584,41 1.800,00 4.221,33 5.113,01
Goiânia - GO 1.256 - 3.028 1.736,56 1.255,64 1.600,00 2.500,00 3.028,08
Guarulhos - SP 1.452 - 5.466 2.077,88 1.452,00 1.518,92 4.512,78 5.466,01
Maceió - AL 1.100 - 1.578 1.241,91 1.100,00 1.302,72 1.302,73 1.577,91
Criciúma - SC 1.334 - 3.210 1.800,80 1.334,00 1.450,00 2.650,00 3.209,76
Manaus - AM 1.192 - 1.906 1.348,38 1.192,25 1.300,00 1.574,00 1.906,48
Joaçaba - SC 1.325 - 2.301 1.552,22 1.325,00 1.500,00 1.900,00 2.301,34
Itabirito - MG 1.209 - 1.710 1.295,42 1.209,26 1.304,90 1.411,67 1.709,86
Londrina - PR 1.500 - 3.026 1.972,56 1.500,00 2.088,00 2.498,08 3.025,75


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.405 - 6.534 2.683,07 1.405,09 1.977,15 5.394,54 6.534,02
Rio de Janeiro 1.204 - 4.430 2.082,02 1.203,59 1.606,52 3.657,80 4.430,44
Rio Grande do Sul 1.242 - 3.293 1.716,15 1.241,69 1.437,00 2.719,09 3.293,44
Minas Gerais 1.091 - 2.343 1.378,04 1.091,13 1.240,00 1.934,43 2.343,03
Paraná 1.286 - 3.824 1.953,90 1.286,27 1.700,00 3.157,39 3.824,32
Santa Catarina 1.322 - 2.820 1.652,12 1.321,85 1.436,00 2.328,35 2.820,17
Pernambuco 1.093 - 3.173 1.647,63 1.092,66 1.240,00 2.619,53 3.172,85
Bahia 1.073 - 3.160 1.522,03 1.072,96 1.209,30 2.608,70 3.159,74
Pará 1.111 - 1.783 1.276,85 1.110,82 1.258,74 1.472,42 1.783,44
Goiás 1.062 - 2.607 1.531,74 1.062,49 1.450,90 2.151,98 2.606,54
Ceará 1.100 - 2.532 1.443,18 1.099,72 1.347,78 2.090,25 2.531,78
Paraíba 1.094 - 2.594 1.392,16 1.094,25 1.269,85 2.141,28 2.593,58
Mato Grosso 1.045 - 2.230 1.309,16 1.045,00 1.100,00 1.841,40 2.230,35
Amazonas 1.100 - 1.831 1.249,14 1.100,00 1.200,00 1.512,00 1.831,38
Tocantins 1.079 - 1.917 1.263,52 1.078,70 1.130,31 1.582,78 1.917,11
Alagoas 1.064 - 1.578 1.193,58 1.063,67 1.201,36 1.302,73 1.577,90
Distrito Federal 1.299 - 4.345 2.100,80 1.298,66 1.717,50 3.587,64 4.345,46
Rondônia 1.128 - 2.423 1.473,37 1.128,00 1.503,99 2.000,75 2.423,37
Espírito Santo 1.086 - 3.135 1.696,42 1.085,56 1.537,47 2.588,65 3.135,44
Maranhão 1.045 - 1.872 1.185,76 1.045,00 1.100,00 1.545,28 1.871,69
Mato Grosso do Sul 1.195 - 2.235 1.364,56 1.195,00 1.200,00 1.845,22 2.234,99
Sergipe 1.045 - 1.591 1.124,14 1.045,00 1.069,00 1.313,56 1.591,02
Rio Grande do Norte 1.045 - 2.180 1.248,57 1.045,00 1.100,00 1.800,00 2.180,21
Acre 1.048 - 1.744 1.202,51 1.047,90 1.128,60 1.440,00 1.744,17


Principais locais de trabalho

Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) os profissionais da família trabalham, basicamente, no comércio atacadista e varejista, na construção e na prestação de serviços , podendo ser encontrados também em outras atividades, como a indústria. Montam vitrines e estandes em feiras e eventos, criam e desenvolvem campanhas temáticas voltadas para a comercialização de produtos, cuidam da circulação das pessoas e da otimização da apresentação dos produtos internamente às lojas, concebem e executam projetos de design de interiores, levando em conta a estética, a funcionalidade e a ergonomia. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes multidisciplinares, predominantemente por conta própria, na maioria das vezes sem supervisão. Podem trabalhar em horários variados ou irregulares, conforme as necessidades de seus clientes. Eventualmente, em algumas ocupações, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, como alta temperatura ou em posições desconfortáveis por longos períodos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

O exercício das ocupações da família, atualmente, não requer um nível de escolaridade determinado, pois no mercado convivem profissionais com formação na prática, cursos de curta duração, cursos técnicos de nível médio e formação universitária. Conforme a tendência de profissionalização que se verifica na área, pode-se afirmar que é desejável formação técnica de nível médio ou universitária, dependendo da ocupação. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Designer de vitrines

Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) devem:

  • interpretar as necessidades do cliente;
  • conceber o projeto (design de interiores, vitrines, espaços diversos e eventos);
  • elaborar projeto executivo;
  • acompanhar o projeto;
  • pesquisar produtos e materiais;
  • atrair o consumidor;
  • demonstrar competências pessoais;
  • executar o projeto;

  • Atividades

    • apresentar sugestões;
    • identificar expectativas e necessidades do cliente;
    • testar produtos, materiais e ferramentas;
    • alocar pontos de ar condicionado;
    • indicar outros profissionais;
    • elaborar estudos preliminares;
    • selecionar fornecedores;
    • adaptar o projeto às normas;
    • divulgar trabalhos na mídia;
    • alocar pontos de telefonia;
    • apresentar portfolio ao cliente;
    • contratar serviços especializados;
    • estabelecer contrato de trabalho;
    • conceber programação visual para espaços comerciais (merchandising);
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • coordenar equipes;
    • fazer ajustes ao projeto;
    • apresentar estudo preliminar ao cliente;
    • criar móveis e produtos;
    • definir limites orçamentários do projeto;
    • entrevistar cliente;
    • montar espaços que destaquem o produto;
    • selecionar produtos;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • apresentar em modelos e/ou maquetes soluções para o ambiente;
    • alocar pontos de iluminação;
    • realizar programação visual de espaços comerciais (merchandising);
    • providenciar atrativos sensoriais no ambiente;
    • adaptar projeto às condições do ambiente;
    • definir programa de ações;
    • participar de exposições, mostras e feiras;
    • personalizar espaço arquitetônico ou físico;
    • representar graficamente soluções para o ambiente (desenho manual, autocad etc);
    • demonstrar criatividade;
    • alocar pontos hidráulicos;
    • pesquisar preços de produtos e serviços;
    • escolher escala cromática para o ambiente;
    • criar ambiente favorável ao consumo;
    • fazer levantamento métrico e fotográfico;
    • especificar os materiais a serem utilizados;
    • adaptar projeto à vida útil de produto e materiais;
    • colaborar no desenvolvimento de produtos e materiais;
    • definir leiaute da ambientação;
    • adaptar materiais;
    • demonstrar capacidade de objetividade;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • demonstrar trabalho in loco;
    • acompanhar execução orçamentária;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • alocar pontos para informática;
    • demonstrar capacidade de visão espacial;
    • sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico;
    • criar ambientes temáticos e estéticos;
    • gerenciar obra ou projeto;
    • demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
    • planejar a circulação;
    • alocar pontos elétricos;
    • pesquisar mercado;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • pesquisar linhas de produtos conforme target do cliente;
    • assessorar o cliente para aprovação de produtos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • orçar projeto;
    • pesquisar tendências;
    • demonstrar senso estético;
    • avaliar viabilidade do projeto;
    • distribuir volumes no espaço;
    • criar peças especiais;
    • fazer manutenção programada do projeto;
    • supervisionar execução do projeto;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • avaliar o resultado do projeto;
    • elaborar planta de distribuição dos espaços internos;
    • substituir o produto na vitrina já montada;
    • adequar os elementos já existentes ao espaço;
    • elaborar o cronograma;


    Setores que mais contratam Designer de vitrines no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de calçados
    • Comércio varejista de artigos esportivos
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Fotocópias
    • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Impressão de material para uso publicitário
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio varejista de plantas e flores naturais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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