Salário para o cargo de Visual merchandiser
CBO 3751-15 > Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

Visual merchandiser - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Projetam e executam soluções para espaços internos residenciais, comerciais, industriais visando a estética, o bem-estar e o conforto. Criam e projetam vitrines, ambientes comerciais, industriais e de eventos que destaquem e valorizem o produto, projetam programações visuais com os objetivos de estimular o consumo de produtos e de informar o consumidor.

Quanto ganha um Visual merchandiser

Um Visual merchandiser trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.694,76 e R$ 4.898,74, com a média salarial de R$ 2.435,39 e o salário mediana em R$ 1.964,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Visual merchandiser

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.435,39 29.224,64 608,85 11,16
1º Quartil 1.694,76 20.337,12 423,69 7,76
Salário Mediana 1.964,00 23.568,00 491,00 9,00
3º Quartil 3.735,99 44.831,86 934,00 17,12
Teto Salarial 4.898,74 58.784,88 1.224,68 22,44


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Decoradores e vitrinistas
        • Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.488 - 6.779 2.783,37 1.488,38 2.026,00 5.596,39 6.778,51
Barueri - SP 1.500 - 3.022 1.962,65 1.500,03 1.950,00 2.494,95 3.021,96
Rio de Janeiro - RJ 1.648 - 5.991 2.784,57 1.647,71 2.134,00 4.946,07 5.990,83
Curitiba - PR 1.905 - 3.513 2.194,00 1.905,16 1.924,00 2.900,25 3.512,87
Fortaleza - CE 1.462 - 4.041 2.096,31 1.461,89 1.800,00 3.336,03 4.040,69
Uberlândia - MG 1.412 - 2.456 1.633,20 1.412,00 1.468,00 2.027,45 2.455,71
Belo Horizonte - MG 1.672 - 3.341 2.063,84 1.672,09 1.900,00 2.758,64 3.341,34
Brasília - DF 1.536 - 3.931 2.119,80 1.535,53 1.820,00 3.245,50 3.931,05
Recife - PE 1.614 - 3.399 2.127,59 1.613,56 2.174,00 2.806,33 3.399,12
Manaus - AM 1.521 - 2.666 1.772,64 1.520,86 1.696,00 2.201,38 2.666,37
Florianópolis - SC 1.978 - 3.923 2.485,43 1.977,63 2.452,50 3.239,13 3.923,33
Campo Grande - MS 1.697 - 3.875 2.147,09 1.696,63 1.831,50 3.199,00 3.874,72
Salvador - BA 1.631 - 4.041 2.253,39 1.630,69 1.945,50 3.336,13 4.040,81
Passo Fundo - RS 2.014 - 4.297 2.788,52 2.013,71 2.289,00 3.547,43 4.296,75
Campinas - SP 1.989 - 5.666 2.891,10 1.989,03 2.282,00 4.678,00 5.666,13
Goiânia - GO 1.547 - 3.719 2.093,78 1.546,75 1.898,00 3.070,18 3.718,69
Cuiabá - MT 1.686 - 4.947 2.521,67 1.685,57 2.082,00 4.083,97 4.946,63
São Jose - SC 1.998 - 7.199 3.674,65 1.997,56 3.485,50 5.943,47 7.198,91
Anápolis - GO 1.412 - 3.528 1.787,13 1.412,00 1.430,00 2.912,56 3.527,78
São Luís - MA 1.561 - 2.753 1.824,60 1.560,94 1.700,00 2.273,25 2.753,42


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.514 - 5.567 2.534,91 1.514,08 2.000,00 4.595,94 5.566,74
Rio de Janeiro 1.578 - 5.162 2.463,23 1.578,26 1.940,00 4.262,05 5.162,33
Paraná 1.813 - 3.818 2.300,28 1.812,61 1.998,00 3.152,31 3.818,17
Santa Catarina 1.888 - 6.771 3.121,21 1.888,34 2.492,00 5.590,59 6.771,49
Minas Gerais 1.447 - 3.565 2.004,98 1.447,33 1.819,00 2.943,42 3.565,16
Rio Grande do Sul 1.724 - 5.257 2.568,77 1.723,67 2.087,00 4.340,16 5.256,93
Pernambuco 1.484 - 4.194 2.205,72 1.484,26 1.865,00 3.462,33 4.193,68
Goiás 1.431 - 3.322 1.909,94 1.430,59 1.732,00 2.742,83 3.322,20
Mato Grosso 1.607 - 4.629 2.355,08 1.606,62 2.000,00 3.821,34 4.628,52
Ceará 1.470 - 4.641 2.283,92 1.469,73 1.800,00 3.831,28 4.640,57
Bahia 1.530 - 3.847 2.088,56 1.530,08 1.860,00 3.176,09 3.846,98
Pará 1.573 - 3.306 1.977,70 1.573,43 1.826,13 2.729,07 3.305,53
Mato Grosso do Sul 1.632 - 3.353 2.011,67 1.632,00 1.809,00 2.768,21 3.352,94
Maranhão 1.516 - 2.537 1.747,06 1.516,30 1.695,00 2.094,95 2.537,47
Distrito Federal 1.536 - 3.931 2.119,80 1.535,53 1.820,00 3.245,50 3.931,05
Paraíba 1.412 - 3.416 1.893,11 1.412,00 1.680,50 2.820,44 3.416,21
Amazonas 1.521 - 2.666 1.772,64 1.520,86 1.696,00 2.201,38 2.666,37
Rio Grande do Norte 1.422 - 3.302 1.936,03 1.421,75 1.700,00 2.726,00 3.301,81
Espírito Santo 1.589 - 3.418 2.077,28 1.589,43 1.845,22 2.821,67 3.417,69
Piauí 1.544 - 3.845 2.121,14 1.544,20 1.827,00 3.174,80 3.845,41
Rondônia 1.566 - 2.898 1.936,89 1.566,00 1.893,00 2.392,50 2.897,87
Tocantins 1.440 - 2.812 1.705,93 1.440,00 1.496,50 2.322,00 2.812,48
Alagoas 1.512 - 2.511 1.717,26 1.512,33 1.671,50 2.073,21 2.511,13
Sergipe 1.421 - 2.741 1.670,73 1.421,00 1.512,00 2.263,00 2.741,01
Roraima 1.749 - 3.760 2.392,33 1.749,00 2.500,00 3.104,00 3.759,66
Acre 1.800 - 2.422 1.945,00 1.800,00 2.000,00 2.000,00 2.422,46


Principais locais de trabalho

Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) os profissionais da família trabalham, basicamente, no comércio atacadista e varejista, na construção e na prestação de serviços , podendo ser encontrados também em outras atividades, como a indústria. Montam vitrines e estandes em feiras e eventos, criam e desenvolvem campanhas temáticas voltadas para a comercialização de produtos, cuidam da circulação das pessoas e da otimização da apresentação dos produtos internamente às lojas, concebem e executam projetos de design de interiores, levando em conta a estética, a funcionalidade e a ergonomia. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes multidisciplinares, predominantemente por conta própria, na maioria das vezes sem supervisão. Podem trabalhar em horários variados ou irregulares, conforme as necessidades de seus clientes. Eventualmente, em algumas ocupações, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, como alta temperatura ou em posições desconfortáveis por longos períodos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

O exercício das ocupações da família, atualmente, não requer um nível de escolaridade determinado, pois no mercado convivem profissionais com formação na prática, cursos de curta duração, cursos técnicos de nível médio e formação universitária. Conforme a tendência de profissionalização que se verifica na área, pode-se afirmar que é desejável formação técnica de nível médio ou universitária, dependendo da ocupação. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Visual merchandiser

Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) devem:

  • executar o projeto;
  • pesquisar produtos e materiais;
  • elaborar projeto executivo;
  • conceber o projeto (design de interiores, vitrines, espaços diversos e eventos);
  • demonstrar competências pessoais;
  • acompanhar o projeto;
  • interpretar as necessidades do cliente;
  • atrair o consumidor;

  • Atividades

    • selecionar fornecedores;
    • criar ambiente favorável ao consumo;
    • coordenar equipes;
    • selecionar produtos;
    • alocar pontos hidráulicos;
    • definir leiaute da ambientação;
    • adaptar o projeto às normas;
    • demonstrar criatividade;
    • orçar projeto;
    • montar espaços que destaquem o produto;
    • assessorar o cliente para aprovação de produtos;
    • especificar os materiais a serem utilizados;
    • elaborar o cronograma;
    • participar de exposições, mostras e feiras;
    • gerenciar obra ou projeto;
    • fazer manutenção programada do projeto;
    • pesquisar tendências;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • alocar pontos de ar condicionado;
    • avaliar viabilidade do projeto;
    • substituir o produto na vitrina já montada;
    • definir programa de ações;
    • demonstrar capacidade de visão espacial;
    • entrevistar cliente;
    • identificar expectativas e necessidades do cliente;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • definir limites orçamentários do projeto;
    • demonstrar senso estético;
    • apresentar estudo preliminar ao cliente;
    • criar peças especiais;
    • representar graficamente soluções para o ambiente (desenho manual, autocad etc);
    • escolher escala cromática para o ambiente;
    • estabelecer contrato de trabalho;
    • alocar pontos de telefonia;
    • demonstrar trabalho in loco;
    • supervisionar execução do projeto;
    • alocar pontos elétricos;
    • personalizar espaço arquitetônico ou físico;
    • adaptar projeto às condições do ambiente;
    • providenciar atrativos sensoriais no ambiente;
    • colaborar no desenvolvimento de produtos e materiais;
    • avaliar o resultado do projeto;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • adaptar projeto à vida útil de produto e materiais;
    • fazer ajustes ao projeto;
    • fazer levantamento métrico e fotográfico;
    • realizar programação visual de espaços comerciais (merchandising);
    • apresentar portfolio ao cliente;
    • adaptar materiais;
    • planejar a circulação;
    • acompanhar execução orçamentária;
    • apresentar em modelos e/ou maquetes soluções para o ambiente;
    • testar produtos, materiais e ferramentas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • contratar serviços especializados;
    • adequar os elementos já existentes ao espaço;
    • pesquisar preços de produtos e serviços;
    • indicar outros profissionais;
    • divulgar trabalhos na mídia;
    • alocar pontos de iluminação;
    • sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico;
    • demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
    • conceber programação visual para espaços comerciais (merchandising);
    • pesquisar linhas de produtos conforme target do cliente;
    • criar móveis e produtos;
    • pesquisar mercado;
    • demonstrar capacidade de objetividade;
    • elaborar estudos preliminares;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • elaborar planta de distribuição dos espaços internos;
    • alocar pontos para informática;
    • apresentar sugestões;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • distribuir volumes no espaço;
    • criar ambientes temáticos e estéticos;


    Setores que mais contratam Visual merchandiser no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Promoção de vendas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Comércio varejista de calçados
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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