Salário para o cargo de Visual merchandiser
CBO 3751-15 > Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

Visual merchandiser - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Projetam e executam soluções para espaços internos residenciais, comerciais, industriais visando a estética, o bem-estar e o conforto. Criam e projetam vitrines, ambientes comerciais, industriais e de eventos que destaquem e valorizem o produto, projetam programações visuais com os objetivos de estimular o consumo de produtos e de informar o consumidor.

Quanto ganha um Visual merchandiser

Um Visual merchandiser trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.118,39 e R$ 3.164,98, com a média salarial de R$ 1.529,91 e o salário mediana em R$ 1.234,64 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Visual merchandiser

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.529,91 18.358,94 382,48 7,06
1º Quartil 1.118,39 13.420,72 279,60 5,16
Salário Mediana 1.234,64 14.815,68 308,66 5,70
3º Quartil 2.413,75 28.965,02 603,44 11,14
Teto Salarial 3.164,98 37.979,81 791,25 14,61


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Decoradores e vitrinistas
        • Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Barueri - SP 1.107 - 1.919 1.283,23 1.106,95 1.209,77 1.584,11 1.918,72
São Paulo - SP 1.231 - 6.961 2.781,08 1.230,90 1.769,22 5.747,16 6.961,14
Rio de Janeiro - RJ 1.367 - 4.724 2.261,95 1.366,99 1.851,00 3.899,81 4.723,57
Curitiba - PR 1.468 - 3.011 1.827,26 1.468,02 1.650,00 2.485,58 3.010,61
Belford Roxo - RJ 1.211 - 1.863 1.322,76 1.211,13 1.275,30 1.538,02 1.862,90
Campinas - SP 1.531 - 3.314 1.894,90 1.530,61 1.600,00 2.736,12 3.314,08
Brasília - DF 1.421 - 2.593 1.699,66 1.420,82 1.600,00 2.141,12 2.593,39
Recife - PE 1.193 - 2.901 1.596,50 1.193,11 1.371,33 2.395,49 2.901,49
Anápolis - GO 1.045 - 1.387 1.071,01 1.045,00 1.045,00 1.145,06 1.386,93
Belo Horizonte - MG 1.169 - 3.468 1.706,71 1.168,80 1.321,30 2.863,34 3.468,17
Salvador - BA 1.178 - 4.062 1.855,19 1.178,26 1.331,59 3.353,71 4.062,12
Fortaleza - CE 1.134 - 3.934 1.876,04 1.134,46 1.574,63 3.247,57 3.933,55
Uberlândia - MG 1.033 - 1.677 1.172,82 1.032,79 1.147,12 1.384,44 1.676,88
Goiânia - GO 1.084 - 2.535 1.468,47 1.084,23 1.335,06 2.092,67 2.534,70
Santo André - SP 1.461 - 2.369 1.643,39 1.461,48 1.592,52 1.956,02 2.369,19
Criciúma - SC 1.383 - 7.712 3.130,15 1.383,48 2.322,00 6.366,80 7.711,65
Porto Alegre - RS 1.291 - 4.369 2.282,36 1.290,57 2.000,00 3.607,44 4.369,43
Belém - PA 1.137 - 2.987 1.565,33 1.137,34 1.243,70 2.465,93 2.986,81
Osasco - SP 1.562 - 3.695 1.892,41 1.562,03 1.578,91 3.050,39 3.694,72
São José dos Campos - SP 1.160 - 2.387 1.579,21 1.159,50 1.597,67 1.971,05 2.387,39


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.116 - 2.731 1.472,18 1.115,99 1.211,10 2.254,96 2.731,28
Rio de Janeiro 1.262 - 4.007 1.928,38 1.262,24 1.542,44 3.308,36 4.007,18
Paraná 1.448 - 3.216 1.891,65 1.448,05 1.650,00 2.654,98 3.215,80
Santa Catarina 1.429 - 6.908 2.880,89 1.429,15 2.100,00 5.703,23 6.907,92
Minas Gerais 1.097 - 3.083 1.567,03 1.096,85 1.300,00 2.545,53 3.083,22
Goiás 1.045 - 2.148 1.286,35 1.045,00 1.100,00 1.773,43 2.148,03
Rio Grande do Sul 1.245 - 3.650 1.883,65 1.245,33 1.647,68 3.013,35 3.649,86
Mato Grosso 1.087 - 2.437 1.451,19 1.086,51 1.301,97 2.011,85 2.436,81
Pernambuco 1.135 - 2.549 1.480,47 1.134,88 1.280,34 2.104,16 2.548,62
Bahia 1.062 - 3.197 1.558,62 1.061,54 1.300,00 2.639,77 3.197,37
Pará 1.201 - 2.399 1.494,78 1.201,00 1.358,45 1.980,38 2.398,70
Distrito Federal 1.421 - 2.593 1.699,66 1.420,82 1.600,00 2.141,12 2.593,39
Ceará 1.138 - 4.152 1.959,24 1.138,23 1.574,63 3.427,53 4.151,53
Espírito Santo 1.118 - 2.250 1.393,48 1.117,71 1.339,39 1.857,76 2.250,17
Mato Grosso do Sul 1.191 - 2.620 1.507,18 1.191,45 1.305,28 2.163,13 2.620,04
Maranhão 1.185 - 5.286 1.998,12 1.185,32 1.442,85 4.364,12 5.285,95
Piauí 1.380 - 2.039 1.553,40 1.380,08 1.600,00 1.683,12 2.038,64
Alagoas 1.060 - 1.978 1.319,13 1.060,00 1.272,43 1.633,21 1.978,19
Paraíba 1.155 - 3.787 1.682,44 1.155,00 1.383,61 3.126,69 3.787,14
Rondônia 1.161 - 2.862 1.634,99 1.160,91 1.456,76 2.362,50 2.861,53
Amazonas 1.080 - 2.822 1.500,04 1.080,00 1.292,97 2.329,71 2.821,81
Rio Grande do Norte 1.065 - 2.907 1.574,36 1.065,00 1.583,80 2.400,00 2.906,95
Tocantins 1.045 - 1.902 1.225,22 1.045,00 1.140,85 1.570,64 1.902,41
Sergipe 1.093 - 2.059 1.289,30 1.093,00 1.174,90 1.700,00 2.059,09


Principais locais de trabalho

Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) os profissionais da família trabalham, basicamente, no comércio atacadista e varejista, na construção e na prestação de serviços , podendo ser encontrados também em outras atividades, como a indústria. Montam vitrines e estandes em feiras e eventos, criam e desenvolvem campanhas temáticas voltadas para a comercialização de produtos, cuidam da circulação das pessoas e da otimização da apresentação dos produtos internamente às lojas, concebem e executam projetos de design de interiores, levando em conta a estética, a funcionalidade e a ergonomia. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes multidisciplinares, predominantemente por conta própria, na maioria das vezes sem supervisão. Podem trabalhar em horários variados ou irregulares, conforme as necessidades de seus clientes. Eventualmente, em algumas ocupações, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, como alta temperatura ou em posições desconfortáveis por longos períodos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

O exercício das ocupações da família, atualmente, não requer um nível de escolaridade determinado, pois no mercado convivem profissionais com formação na prática, cursos de curta duração, cursos técnicos de nível médio e formação universitária. Conforme a tendência de profissionalização que se verifica na área, pode-se afirmar que é desejável formação técnica de nível médio ou universitária, dependendo da ocupação. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Visual merchandiser

Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) devem:

  • interpretar as necessidades do cliente;
  • executar o projeto;
  • pesquisar produtos e materiais;
  • acompanhar o projeto;
  • elaborar projeto executivo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • conceber o projeto (design de interiores, vitrines, espaços diversos e eventos);
  • atrair o consumidor;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de objetividade;
    • coordenar equipes;
    • conceber programação visual para espaços comerciais (merchandising);
    • definir limites orçamentários do projeto;
    • identificar expectativas e necessidades do cliente;
    • supervisionar execução do projeto;
    • criar ambientes temáticos e estéticos;
    • elaborar o cronograma;
    • assessorar o cliente para aprovação de produtos;
    • apresentar estudo preliminar ao cliente;
    • criar móveis e produtos;
    • gerenciar obra ou projeto;
    • avaliar o resultado do projeto;
    • apresentar sugestões;
    • alocar pontos de telefonia;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • pesquisar preços de produtos e serviços;
    • demonstrar capacidade de visão espacial;
    • especificar os materiais a serem utilizados;
    • participar de exposições, mostras e feiras;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • pesquisar mercado;
    • demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
    • escolher escala cromática para o ambiente;
    • sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico;
    • pesquisar tendências;
    • contratar serviços especializados;
    • estabelecer contrato de trabalho;
    • distribuir volumes no espaço;
    • selecionar produtos;
    • representar graficamente soluções para o ambiente (desenho manual, autocad etc);
    • criar peças especiais;
    • definir programa de ações;
    • pesquisar linhas de produtos conforme target do cliente;
    • avaliar viabilidade do projeto;
    • providenciar atrativos sensoriais no ambiente;
    • fazer levantamento métrico e fotográfico;
    • acompanhar execução orçamentária;
    • personalizar espaço arquitetônico ou físico;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • selecionar fornecedores;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar trabalho in loco;
    • criar ambiente favorável ao consumo;
    • montar espaços que destaquem o produto;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • apresentar portfolio ao cliente;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • orçar projeto;
    • adaptar projeto à vida útil de produto e materiais;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • elaborar estudos preliminares;
    • demonstrar flexibilidade;
    • planejar a circulação;
    • fazer ajustes ao projeto;
    • alocar pontos de iluminação;
    • realizar programação visual de espaços comerciais (merchandising);
    • demonstrar senso estético;
    • alocar pontos de ar condicionado;
    • testar produtos, materiais e ferramentas;
    • fazer manutenção programada do projeto;
    • elaborar planta de distribuição dos espaços internos;
    • divulgar trabalhos na mídia;
    • adequar os elementos já existentes ao espaço;
    • alocar pontos elétricos;
    • adaptar projeto às condições do ambiente;
    • adaptar o projeto às normas;
    • alocar pontos hidráulicos;
    • indicar outros profissionais;
    • entrevistar cliente;
    • alocar pontos para informática;
    • definir leiaute da ambientação;
    • colaborar no desenvolvimento de produtos e materiais;
    • adaptar materiais;
    • substituir o produto na vitrina já montada;
    • apresentar em modelos e/ou maquetes soluções para o ambiente;


    Setores que mais contratam Visual merchandiser no mercado de trabalho

    • Promoção de vendas
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Comércio varejista de calçados
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio atacadista especializado em outros produtos alimentícios não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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