Salário para o cargo de Visual merchandiser
CBO 3751-15 > Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

Visual merchandiser - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Projetam e executam soluções para espaços internos residenciais, comerciais, industriais visando a estética, o bem-estar e o conforto. Criam e projetam vitrines, ambientes comerciais, industriais e de eventos que destaquem e valorizem o produto, projetam programações visuais com os objetivos de estimular o consumo de produtos e de informar o consumidor.

Quanto ganha um Visual merchandiser

Um Visual merchandiser trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.118,39 e R$ 3.164,98, com a média salarial de R$ 1.529,91 e o salário mediana em R$ 1.234,64 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Visual merchandiser

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.529,91 18.358,94 382,48 7,06
1º Quartil 1.118,39 13.420,72 279,60 5,16
Salário Mediana 1.234,64 14.815,68 308,66 5,70
3º Quartil 2.413,75 28.965,02 603,44 11,14
Teto Salarial 3.164,98 37.979,81 791,25 14,61


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Decoradores e vitrinistas
        • Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Barueri - SP 1.107 - 1.919 1.283,23 1.106,95 1.209,77 1.584,11 1.918,72
São Paulo - SP 1.231 - 6.961 2.781,08 1.230,90 1.769,22 5.747,16 6.961,14
Rio de Janeiro - RJ 1.367 - 4.724 2.261,95 1.366,99 1.851,00 3.899,81 4.723,57
Curitiba - PR 1.468 - 3.011 1.827,26 1.468,02 1.650,00 2.485,58 3.010,61
Belford Roxo - RJ 1.211 - 1.863 1.322,76 1.211,13 1.275,30 1.538,02 1.862,90
Campinas - SP 1.531 - 3.314 1.894,90 1.530,61 1.600,00 2.736,12 3.314,08
Brasília - DF 1.421 - 2.593 1.699,66 1.420,82 1.600,00 2.141,12 2.593,39
Recife - PE 1.193 - 2.901 1.596,50 1.193,11 1.371,33 2.395,49 2.901,49
Anápolis - GO 1.045 - 1.387 1.071,01 1.045,00 1.045,00 1.145,06 1.386,93
Belo Horizonte - MG 1.169 - 3.468 1.706,71 1.168,80 1.321,30 2.863,34 3.468,17
Salvador - BA 1.178 - 4.062 1.855,19 1.178,26 1.331,59 3.353,71 4.062,12
Fortaleza - CE 1.134 - 3.934 1.876,04 1.134,46 1.574,63 3.247,57 3.933,55
Uberlândia - MG 1.033 - 1.677 1.172,82 1.032,79 1.147,12 1.384,44 1.676,88
Goiânia - GO 1.084 - 2.535 1.468,47 1.084,23 1.335,06 2.092,67 2.534,70
Criciúma - SC 1.383 - 7.712 3.130,15 1.383,48 2.322,00 6.366,80 7.711,65
Santo André - SP 1.461 - 2.369 1.643,39 1.461,48 1.592,52 1.956,02 2.369,19
Porto Alegre - RS 1.291 - 4.369 2.282,36 1.290,57 2.000,00 3.607,44 4.369,43
Osasco - SP 1.562 - 3.695 1.892,41 1.562,03 1.578,91 3.050,39 3.694,72
São José dos Campos - SP 1.160 - 2.387 1.579,21 1.159,50 1.597,67 1.971,05 2.387,39
Belém - PA 1.137 - 2.987 1.565,33 1.137,34 1.243,70 2.465,93 2.986,81


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.116 - 2.731 1.472,18 1.115,99 1.211,10 2.254,96 2.731,28
Rio de Janeiro 1.262 - 4.007 1.928,38 1.262,24 1.542,44 3.308,36 4.007,18
Paraná 1.448 - 3.216 1.891,65 1.448,05 1.650,00 2.654,98 3.215,80
Santa Catarina 1.429 - 6.908 2.880,89 1.429,15 2.100,00 5.703,23 6.907,92
Minas Gerais 1.097 - 3.083 1.567,03 1.096,85 1.300,00 2.545,53 3.083,22
Goiás 1.045 - 2.148 1.286,35 1.045,00 1.100,00 1.773,43 2.148,03
Rio Grande do Sul 1.245 - 3.650 1.883,65 1.245,33 1.647,68 3.013,35 3.649,86
Mato Grosso 1.087 - 2.437 1.451,19 1.086,51 1.301,97 2.011,85 2.436,81
Pernambuco 1.135 - 2.549 1.480,47 1.134,88 1.280,34 2.104,16 2.548,62
Bahia 1.062 - 3.197 1.558,62 1.061,54 1.300,00 2.639,77 3.197,37
Pará 1.201 - 2.399 1.494,78 1.201,00 1.358,45 1.980,38 2.398,70
Distrito Federal 1.421 - 2.593 1.699,66 1.420,82 1.600,00 2.141,12 2.593,39
Ceará 1.138 - 4.152 1.959,24 1.138,23 1.574,63 3.427,53 4.151,53
Espírito Santo 1.118 - 2.250 1.393,48 1.117,71 1.339,39 1.857,76 2.250,17
Mato Grosso do Sul 1.191 - 2.620 1.507,18 1.191,45 1.305,28 2.163,13 2.620,04
Maranhão 1.185 - 5.286 1.998,12 1.185,32 1.442,85 4.364,12 5.285,95
Alagoas 1.060 - 1.978 1.319,13 1.060,00 1.272,43 1.633,21 1.978,19
Piauí 1.380 - 2.039 1.553,40 1.380,08 1.600,00 1.683,12 2.038,64
Paraíba 1.155 - 3.787 1.682,44 1.155,00 1.383,61 3.126,69 3.787,14
Amazonas 1.080 - 2.822 1.500,04 1.080,00 1.292,97 2.329,71 2.821,81
Rondônia 1.161 - 2.862 1.634,99 1.160,91 1.456,76 2.362,50 2.861,53
Rio Grande do Norte 1.065 - 2.907 1.574,36 1.065,00 1.583,80 2.400,00 2.906,95
Tocantins 1.045 - 1.902 1.225,22 1.045,00 1.140,85 1.570,64 1.902,41
Sergipe 1.093 - 2.059 1.289,30 1.093,00 1.174,90 1.700,00 2.059,09


Principais locais de trabalho

Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) os profissionais da família trabalham, basicamente, no comércio atacadista e varejista, na construção e na prestação de serviços , podendo ser encontrados também em outras atividades, como a indústria. Montam vitrines e estandes em feiras e eventos, criam e desenvolvem campanhas temáticas voltadas para a comercialização de produtos, cuidam da circulação das pessoas e da otimização da apresentação dos produtos internamente às lojas, concebem e executam projetos de design de interiores, levando em conta a estética, a funcionalidade e a ergonomia. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes multidisciplinares, predominantemente por conta própria, na maioria das vezes sem supervisão. Podem trabalhar em horários variados ou irregulares, conforme as necessidades de seus clientes. Eventualmente, em algumas ocupações, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, como alta temperatura ou em posições desconfortáveis por longos períodos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

O exercício das ocupações da família, atualmente, não requer um nível de escolaridade determinado, pois no mercado convivem profissionais com formação na prática, cursos de curta duração, cursos técnicos de nível médio e formação universitária. Conforme a tendência de profissionalização que se verifica na área, pode-se afirmar que é desejável formação técnica de nível médio ou universitária, dependendo da ocupação. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Visual merchandiser

Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) devem:

  • executar o projeto;
  • acompanhar o projeto;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atrair o consumidor;
  • elaborar projeto executivo;
  • pesquisar produtos e materiais;
  • interpretar as necessidades do cliente;
  • conceber o projeto (design de interiores, vitrines, espaços diversos e eventos);

  • Atividades

    • criar ambientes temáticos e estéticos;
    • alocar pontos para informática;
    • pesquisar mercado;
    • apresentar sugestões;
    • entrevistar cliente;
    • adequar os elementos já existentes ao espaço;
    • escolher escala cromática para o ambiente;
    • sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico;
    • elaborar planta de distribuição dos espaços internos;
    • adaptar o projeto às normas;
    • contratar serviços especializados;
    • fazer levantamento métrico e fotográfico;
    • fazer ajustes ao projeto;
    • apresentar estudo preliminar ao cliente;
    • adaptar projeto à vida útil de produto e materiais;
    • elaborar o cronograma;
    • criar peças especiais;
    • estabelecer contrato de trabalho;
    • criar móveis e produtos;
    • definir leiaute da ambientação;
    • fazer manutenção programada do projeto;
    • pesquisar linhas de produtos conforme target do cliente;
    • divulgar trabalhos na mídia;
    • especificar os materiais a serem utilizados;
    • indicar outros profissionais;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • identificar expectativas e necessidades do cliente;
    • alocar pontos de iluminação;
    • providenciar atrativos sensoriais no ambiente;
    • demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
    • personalizar espaço arquitetônico ou físico;
    • demonstrar flexibilidade;
    • apresentar em modelos e/ou maquetes soluções para o ambiente;
    • avaliar viabilidade do projeto;
    • supervisionar execução do projeto;
    • avaliar o resultado do projeto;
    • pesquisar tendências;
    • demonstrar criatividade;
    • selecionar produtos;
    • apresentar portfolio ao cliente;
    • pesquisar preços de produtos e serviços;
    • adaptar projeto às condições do ambiente;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • alocar pontos hidráulicos;
    • definir programa de ações;
    • realizar programação visual de espaços comerciais (merchandising);
    • montar espaços que destaquem o produto;
    • distribuir volumes no espaço;
    • participar de exposições, mostras e feiras;
    • elaborar estudos preliminares;
    • demonstrar senso estético;
    • definir limites orçamentários do projeto;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • acompanhar execução orçamentária;
    • demonstrar capacidade de visão espacial;
    • representar graficamente soluções para o ambiente (desenho manual, autocad etc);
    • demonstrar capacidade de objetividade;
    • substituir o produto na vitrina já montada;
    • planejar a circulação;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • gerenciar obra ou projeto;
    • adaptar materiais;
    • colaborar no desenvolvimento de produtos e materiais;
    • orçar projeto;
    • coordenar equipes;
    • testar produtos, materiais e ferramentas;
    • demonstrar trabalho in loco;
    • alocar pontos elétricos;
    • criar ambiente favorável ao consumo;
    • selecionar fornecedores;
    • alocar pontos de ar condicionado;
    • conceber programação visual para espaços comerciais (merchandising);
    • assessorar o cliente para aprovação de produtos;
    • alocar pontos de telefonia;


    Setores que mais contratam Visual merchandiser no mercado de trabalho

    • Promoção de vendas
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Comércio varejista de calçados
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio atacadista especializado em outros produtos alimentícios não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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