Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Decoradores e vitrinistas
- Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) os profissionais da família trabalham, basicamente, no comércio atacadista e varejista, na construção e na prestação de serviços , podendo ser encontrados também em outras atividades, como a indústria. Montam vitrines e estandes em feiras e eventos, criam e desenvolvem campanhas temáticas voltadas para a comercialização de produtos, cuidam da circulação das pessoas e da otimização da apresentação dos produtos internamente às lojas, concebem e executam projetos de design de interiores, levando em conta a estética, a funcionalidade e a ergonomia. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes multidisciplinares, predominantemente por conta própria, na maioria das vezes sem supervisão. Podem trabalhar em horários variados ou irregulares, conforme as necessidades de seus clientes. Eventualmente, em algumas ocupações, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, como alta temperatura ou em posições desconfortáveis por longos períodos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)
O exercício das ocupações da família, atualmente, não requer um nível de escolaridade determinado, pois no mercado convivem profissionais com formação na prática, cursos de curta duração, cursos técnicos de nível médio e formação universitária. Conforme a tendência de profissionalização que se verifica na área, pode-se afirmar que é desejável formação técnica de nível médio ou universitária, dependendo da ocupação. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Visual merchandiser
Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) devem:
- pesquisar produtos e materiais;
- executar o projeto;
- demonstrar competências pessoais;
- conceber o projeto (design de interiores, vitrines, espaços diversos e eventos);
- acompanhar o projeto;
- interpretar as necessidades do cliente;
- elaborar projeto executivo;
- atrair o consumidor;
Atividades
- identificar expectativas e necessidades do cliente;
- planejar a circulação;
- orçar projeto;
- entrevistar cliente;
- demonstrar capacidade de comunicação;
- montar espaços que destaquem o produto;
- elaborar o cronograma;
- elaborar estudos preliminares;
- definir programa de ações;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- participar de exposições, mostras e feiras;
- estabelecer contrato de trabalho;
- demonstrar capacidade de persuasão;
- apresentar em modelos e/ou maquetes soluções para o ambiente;
- demonstrar capacidade de objetividade;
- criar peças especiais;
- coordenar equipes;
- adequar os elementos já existentes ao espaço;
- demonstrar capacidade de negociação;
- conceber programação visual para espaços comerciais (merchandising);
- demonstrar criatividade;
- alocar pontos de iluminação;
- demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
- escolher escala cromática para o ambiente;
- fazer ajustes ao projeto;
- demonstrar flexibilidade;
- criar ambiente favorável ao consumo;
- divulgar trabalhos na mídia;
- representar graficamente soluções para o ambiente (desenho manual, autocad etc);
- gerenciar obra ou projeto;
- selecionar fornecedores;
- distribuir volumes no espaço;
- sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico;
- demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
- avaliar o resultado do projeto;
- alocar pontos elétricos;
- demonstrar senso estético;
- demonstrar capacidade de visão espacial;
- personalizar espaço arquitetônico ou físico;
- pesquisar linhas de produtos conforme target do cliente;
- fazer levantamento métrico e fotográfico;
- realizar programação visual de espaços comerciais (merchandising);
- fazer manutenção programada do projeto;
- apresentar estudo preliminar ao cliente;
- colaborar no desenvolvimento de produtos e materiais;
- criar ambientes temáticos e estéticos;
- definir limites orçamentários do projeto;
- demonstrar capacidade de administrar o tempo;
- elaborar planta de distribuição dos espaços internos;
- testar produtos, materiais e ferramentas;
- alocar pontos de ar condicionado;
Setores que mais contratam Visual merchandiser no mercado de trabalho
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Locação de mão-de-obra temporária
- Promoção de vendas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de calçados
- Confecção de peças do vestuário
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Hipermercados
- Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
- Comércio atacadista especializado em outros produtos alimentícios
- Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
- Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
- Comércio varejista de móveis
- Comércio atacadista de artigos do vestuário e acessórios
- Outras atividades de publicidade
- Comércio varejista de brinquedos e artigos recreativos
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
- Fabricação de cervejas e chopes
- Fabricação de conservas de frutas