Salário para o cargo de Vitrinista
CBO 3751-10 > Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

Vitrinista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Projetam e executam soluções para espaços internos residenciais, comerciais, industriais visando a estética, o bem-estar e o conforto. Criam e projetam vitrines, ambientes comerciais, industriais e de eventos que destaquem e valorizem o produto, projetam programações visuais com os objetivos de estimular o consumo de produtos e de informar o consumidor.

Quanto ganha um Vitrinista

Um Vitrinista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.139,36 e R$ 4.798,07, com a média salarial de R$ 1.976,84 e o salário mediana em R$ 1.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Vitrinista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.976,84 23.722,08 494,21 9,14
1º Quartil 1.139,36 13.672,33 284,84 5,27
Salário Mediana 1.500,00 18.000,00 375,00 6,93
3º Quartil 3.659,21 43.910,56 914,80 16,91
Teto Salarial 4.798,07 57.576,85 1.199,52 22,18


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Decoradores e vitrinistas
        • Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.475 - 7.096 3.060,05 1.475,25 2.323,03 5.858,39 7.095,86
Rio de Janeiro - RJ 1.223 - 4.920 2.319,41 1.222,51 1.846,00 4.061,81 4.919,79
Recife - PE 1.135 - 3.347 1.804,36 1.134,89 1.827,96 2.763,41 3.347,13
Salvador - BA 1.084 - 4.204 1.810,33 1.084,09 1.345,00 3.470,50 4.203,58
Campinas - SP 1.423 - 4.857 2.130,68 1.422,83 1.513,50 4.010,31 4.857,41
Curitiba - PR 1.277 - 4.222 2.037,45 1.277,01 1.700,00 3.485,47 4.221,70
Porto Alegre - RS 1.254 - 4.678 2.217,09 1.253,91 1.951,00 3.862,00 4.677,77
João Pessoa - PB 1.111 - 1.548 1.216,74 1.110,67 1.269,85 1.278,32 1.548,34
Fortaleza - CE 1.143 - 2.768 1.534,53 1.142,86 1.347,78 2.285,24 2.767,95
Brasília - DF 1.299 - 4.345 2.100,80 1.298,66 1.717,50 3.587,64 4.345,46
Belo Horizonte - MG 1.148 - 3.261 1.664,84 1.147,64 1.400,00 2.691,91 3.260,52
Maringá - PR 1.584 - 5.113 2.358,83 1.584,41 1.800,00 4.221,33 5.113,01
Goiânia - GO 1.256 - 3.028 1.736,56 1.255,64 1.600,00 2.500,00 3.028,08
Guarulhos - SP 1.452 - 5.466 2.077,88 1.452,00 1.518,92 4.512,78 5.466,01
Maceió - AL 1.100 - 1.578 1.241,91 1.100,00 1.302,72 1.302,73 1.577,91
Criciúma - SC 1.334 - 3.210 1.800,80 1.334,00 1.450,00 2.650,00 3.209,76
Manaus - AM 1.192 - 1.906 1.348,38 1.192,25 1.300,00 1.574,00 1.906,48
Joaçaba - SC 1.325 - 2.301 1.552,22 1.325,00 1.500,00 1.900,00 2.301,34
Itabirito - MG 1.209 - 1.710 1.295,42 1.209,26 1.304,90 1.411,67 1.709,86
Londrina - PR 1.500 - 3.026 1.972,56 1.500,00 2.088,00 2.498,08 3.025,75


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.405 - 6.534 2.683,07 1.405,09 1.977,15 5.394,54 6.534,02
Rio de Janeiro 1.204 - 4.430 2.082,02 1.203,59 1.606,52 3.657,80 4.430,44
Rio Grande do Sul 1.242 - 3.293 1.716,15 1.241,69 1.437,00 2.719,09 3.293,44
Minas Gerais 1.091 - 2.343 1.378,04 1.091,13 1.240,00 1.934,43 2.343,03
Paraná 1.286 - 3.824 1.953,90 1.286,27 1.700,00 3.157,39 3.824,32
Santa Catarina 1.322 - 2.820 1.652,12 1.321,85 1.436,00 2.328,35 2.820,17
Pernambuco 1.093 - 3.173 1.647,63 1.092,66 1.240,00 2.619,53 3.172,85
Bahia 1.073 - 3.160 1.522,03 1.072,96 1.209,30 2.608,70 3.159,74
Pará 1.111 - 1.783 1.276,85 1.110,82 1.258,74 1.472,42 1.783,44
Goiás 1.062 - 2.607 1.531,74 1.062,49 1.450,90 2.151,98 2.606,54
Ceará 1.100 - 2.532 1.443,18 1.099,72 1.347,78 2.090,25 2.531,78
Paraíba 1.094 - 2.594 1.392,16 1.094,25 1.269,85 2.141,28 2.593,58
Mato Grosso 1.045 - 2.230 1.309,16 1.045,00 1.100,00 1.841,40 2.230,35
Amazonas 1.100 - 1.831 1.249,14 1.100,00 1.200,00 1.512,00 1.831,38
Tocantins 1.079 - 1.917 1.263,52 1.078,70 1.130,31 1.582,78 1.917,11
Alagoas 1.064 - 1.578 1.193,58 1.063,67 1.201,36 1.302,73 1.577,90
Distrito Federal 1.299 - 4.345 2.100,80 1.298,66 1.717,50 3.587,64 4.345,46
Rondônia 1.128 - 2.423 1.473,37 1.128,00 1.503,99 2.000,75 2.423,37
Espírito Santo 1.086 - 3.135 1.696,42 1.085,56 1.537,47 2.588,65 3.135,44
Maranhão 1.045 - 1.872 1.185,76 1.045,00 1.100,00 1.545,28 1.871,69
Mato Grosso do Sul 1.195 - 2.235 1.364,56 1.195,00 1.200,00 1.845,22 2.234,99
Sergipe 1.045 - 1.591 1.124,14 1.045,00 1.069,00 1.313,56 1.591,02
Rio Grande do Norte 1.045 - 2.180 1.248,57 1.045,00 1.100,00 1.800,00 2.180,21
Acre 1.048 - 1.744 1.202,51 1.047,90 1.128,60 1.440,00 1.744,17


Principais locais de trabalho

Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) os profissionais da família trabalham, basicamente, no comércio atacadista e varejista, na construção e na prestação de serviços , podendo ser encontrados também em outras atividades, como a indústria. Montam vitrines e estandes em feiras e eventos, criam e desenvolvem campanhas temáticas voltadas para a comercialização de produtos, cuidam da circulação das pessoas e da otimização da apresentação dos produtos internamente às lojas, concebem e executam projetos de design de interiores, levando em conta a estética, a funcionalidade e a ergonomia. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes multidisciplinares, predominantemente por conta própria, na maioria das vezes sem supervisão. Podem trabalhar em horários variados ou irregulares, conforme as necessidades de seus clientes. Eventualmente, em algumas ocupações, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, como alta temperatura ou em posições desconfortáveis por longos períodos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

O exercício das ocupações da família, atualmente, não requer um nível de escolaridade determinado, pois no mercado convivem profissionais com formação na prática, cursos de curta duração, cursos técnicos de nível médio e formação universitária. Conforme a tendência de profissionalização que se verifica na área, pode-se afirmar que é desejável formação técnica de nível médio ou universitária, dependendo da ocupação. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Vitrinista

Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • interpretar as necessidades do cliente;
  • elaborar projeto executivo;
  • atrair o consumidor;
  • pesquisar produtos e materiais;
  • executar o projeto;
  • conceber o projeto (design de interiores, vitrines, espaços diversos e eventos);
  • acompanhar o projeto;

  • Atividades

    • alocar pontos hidráulicos;
    • divulgar trabalhos na mídia;
    • demonstrar criatividade;
    • alocar pontos de ar condicionado;
    • demonstrar capacidade de objetividade;
    • alocar pontos elétricos;
    • pesquisar tendências;
    • demonstrar capacidade de visão espacial;
    • pesquisar preços de produtos e serviços;
    • alocar pontos de telefonia;
    • selecionar produtos;
    • gerenciar obra ou projeto;
    • montar espaços que destaquem o produto;
    • especificar os materiais a serem utilizados;
    • supervisionar execução do projeto;
    • planejar a circulação;
    • indicar outros profissionais;
    • orçar projeto;
    • criar peças especiais;
    • elaborar o cronograma;
    • elaborar planta de distribuição dos espaços internos;
    • realizar programação visual de espaços comerciais (merchandising);
    • criar móveis e produtos;
    • definir leiaute da ambientação;
    • fazer ajustes ao projeto;
    • apresentar em modelos e/ou maquetes soluções para o ambiente;
    • elaborar estudos preliminares;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • fazer manutenção programada do projeto;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • demonstrar senso estético;
    • distribuir volumes no espaço;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • apresentar sugestões;
    • adaptar o projeto às normas;
    • criar ambientes temáticos e estéticos;
    • contratar serviços especializados;
    • acompanhar execução orçamentária;
    • fazer levantamento métrico e fotográfico;
    • demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
    • definir programa de ações;
    • colaborar no desenvolvimento de produtos e materiais;
    • participar de exposições, mostras e feiras;
    • pesquisar mercado;
    • entrevistar cliente;
    • representar graficamente soluções para o ambiente (desenho manual, autocad etc);
    • adaptar projeto à vida útil de produto e materiais;
    • providenciar atrativos sensoriais no ambiente;
    • assessorar o cliente para aprovação de produtos;
    • coordenar equipes;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • definir limites orçamentários do projeto;
    • apresentar portfolio ao cliente;
    • adaptar projeto às condições do ambiente;
    • apresentar estudo preliminar ao cliente;
    • adaptar materiais;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • conceber programação visual para espaços comerciais (merchandising);
    • pesquisar linhas de produtos conforme target do cliente;
    • criar ambiente favorável ao consumo;
    • adequar os elementos já existentes ao espaço;
    • avaliar viabilidade do projeto;
    • demonstrar trabalho in loco;
    • personalizar espaço arquitetônico ou físico;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • alocar pontos para informática;
    • alocar pontos de iluminação;
    • substituir o produto na vitrina já montada;
    • demonstrar flexibilidade;
    • avaliar o resultado do projeto;
    • identificar expectativas e necessidades do cliente;
    • testar produtos, materiais e ferramentas;
    • estabelecer contrato de trabalho;
    • escolher escala cromática para o ambiente;
    • selecionar fornecedores;
    • sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico;


    Setores que mais contratam Vitrinista no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de calçados
    • Comércio varejista de artigos esportivos
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Fotocópias
    • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Impressão de material para uso publicitário
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio varejista de plantas e flores naturais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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