Salário para o cargo de Vitrinista
CBO 3751-10 > Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

Vitrinista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Projetam e executam soluções para espaços internos residenciais, comerciais, industriais visando a estética, o bem-estar e o conforto. Criam e projetam vitrines, ambientes comerciais, industriais e de eventos que destaquem e valorizem o produto, projetam programações visuais com os objetivos de estimular o consumo de produtos e de informar o consumidor.

Quanto ganha um Vitrinista

Um Vitrinista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.139,36 e R$ 4.798,07, com a média salarial de R$ 1.976,84 e o salário mediana em R$ 1.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Vitrinista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.976,84 23.722,08 494,21 9,14
1º Quartil 1.139,36 13.672,33 284,84 5,27
Salário Mediana 1.500,00 18.000,00 375,00 6,93
3º Quartil 3.659,21 43.910,56 914,80 16,91
Teto Salarial 4.798,07 57.576,85 1.199,52 22,18


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Decoradores e vitrinistas
        • Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.475 - 7.096 3.060,05 1.475,25 2.323,03 5.858,39 7.095,86
Rio de Janeiro - RJ 1.223 - 4.920 2.319,41 1.222,51 1.846,00 4.061,81 4.919,79
Recife - PE 1.135 - 3.347 1.804,36 1.134,89 1.827,96 2.763,41 3.347,13
Salvador - BA 1.084 - 4.204 1.810,33 1.084,09 1.345,00 3.470,50 4.203,58
Campinas - SP 1.423 - 4.857 2.130,68 1.422,83 1.513,50 4.010,31 4.857,41
Curitiba - PR 1.277 - 4.222 2.037,45 1.277,01 1.700,00 3.485,47 4.221,70
Porto Alegre - RS 1.254 - 4.678 2.217,09 1.253,91 1.951,00 3.862,00 4.677,77
Fortaleza - CE 1.143 - 2.768 1.534,53 1.142,86 1.347,78 2.285,24 2.767,95
João Pessoa - PB 1.111 - 1.548 1.216,74 1.110,67 1.269,85 1.278,32 1.548,34
Belo Horizonte - MG 1.148 - 3.261 1.664,84 1.147,64 1.400,00 2.691,91 3.260,52
Brasília - DF 1.299 - 4.345 2.100,80 1.298,66 1.717,50 3.587,64 4.345,46
Maringá - PR 1.584 - 5.113 2.358,83 1.584,41 1.800,00 4.221,33 5.113,01
Guarulhos - SP 1.452 - 5.466 2.077,88 1.452,00 1.518,92 4.512,78 5.466,01
Goiânia - GO 1.256 - 3.028 1.736,56 1.255,64 1.600,00 2.500,00 3.028,08
Criciúma - SC 1.334 - 3.210 1.800,80 1.334,00 1.450,00 2.650,00 3.209,76
Maceió - AL 1.100 - 1.578 1.241,91 1.100,00 1.302,72 1.302,73 1.577,91
Belém - PA 1.210 - 1.947 1.366,37 1.210,38 1.317,46 1.607,78 1.947,39
Londrina - PR 1.500 - 3.026 1.972,56 1.500,00 2.088,00 2.498,08 3.025,75
Itabirito - MG 1.209 - 1.710 1.295,42 1.209,26 1.304,90 1.411,67 1.709,86
Joaçaba - SC 1.325 - 2.301 1.552,22 1.325,00 1.500,00 1.900,00 2.301,34


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.405 - 6.534 2.683,07 1.405,09 1.977,15 5.394,54 6.534,02
Rio de Janeiro 1.204 - 4.430 2.082,02 1.203,59 1.606,52 3.657,80 4.430,44
Rio Grande do Sul 1.242 - 3.293 1.716,15 1.241,69 1.437,00 2.719,09 3.293,44
Minas Gerais 1.091 - 2.343 1.378,04 1.091,13 1.240,00 1.934,43 2.343,03
Paraná 1.286 - 3.824 1.953,90 1.286,27 1.700,00 3.157,39 3.824,32
Santa Catarina 1.322 - 2.820 1.652,12 1.321,85 1.436,00 2.328,35 2.820,17
Pernambuco 1.093 - 3.173 1.647,63 1.092,66 1.240,00 2.619,53 3.172,85
Bahia 1.073 - 3.160 1.522,03 1.072,96 1.209,30 2.608,70 3.159,74
Pará 1.111 - 1.783 1.276,85 1.110,82 1.258,74 1.472,42 1.783,44
Goiás 1.062 - 2.607 1.531,74 1.062,49 1.450,90 2.151,98 2.606,54
Ceará 1.100 - 2.532 1.443,18 1.099,72 1.347,78 2.090,25 2.531,78
Paraíba 1.094 - 2.594 1.392,16 1.094,25 1.269,85 2.141,28 2.593,58
Mato Grosso 1.045 - 2.230 1.309,16 1.045,00 1.100,00 1.841,40 2.230,35
Amazonas 1.100 - 1.831 1.249,14 1.100,00 1.200,00 1.512,00 1.831,38
Tocantins 1.079 - 1.917 1.263,52 1.078,70 1.130,31 1.582,78 1.917,11
Distrito Federal 1.299 - 4.345 2.100,80 1.298,66 1.717,50 3.587,64 4.345,46
Alagoas 1.064 - 1.578 1.193,58 1.063,67 1.201,36 1.302,73 1.577,90
Rondônia 1.128 - 2.423 1.473,37 1.128,00 1.503,99 2.000,75 2.423,37
Espírito Santo 1.086 - 3.135 1.696,42 1.085,56 1.537,47 2.588,65 3.135,44
Maranhão 1.045 - 1.872 1.185,76 1.045,00 1.100,00 1.545,28 1.871,69
Mato Grosso do Sul 1.195 - 2.235 1.364,56 1.195,00 1.200,00 1.845,22 2.234,99
Sergipe 1.045 - 1.591 1.124,14 1.045,00 1.069,00 1.313,56 1.591,02
Rio Grande do Norte 1.045 - 2.180 1.248,57 1.045,00 1.100,00 1.800,00 2.180,21
Acre 1.048 - 1.744 1.202,51 1.047,90 1.128,60 1.440,00 1.744,17


Principais locais de trabalho

Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) os profissionais da família trabalham, basicamente, no comércio atacadista e varejista, na construção e na prestação de serviços , podendo ser encontrados também em outras atividades, como a indústria. Montam vitrines e estandes em feiras e eventos, criam e desenvolvem campanhas temáticas voltadas para a comercialização de produtos, cuidam da circulação das pessoas e da otimização da apresentação dos produtos internamente às lojas, concebem e executam projetos de design de interiores, levando em conta a estética, a funcionalidade e a ergonomia. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes multidisciplinares, predominantemente por conta própria, na maioria das vezes sem supervisão. Podem trabalhar em horários variados ou irregulares, conforme as necessidades de seus clientes. Eventualmente, em algumas ocupações, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, como alta temperatura ou em posições desconfortáveis por longos períodos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

O exercício das ocupações da família, atualmente, não requer um nível de escolaridade determinado, pois no mercado convivem profissionais com formação na prática, cursos de curta duração, cursos técnicos de nível médio e formação universitária. Conforme a tendência de profissionalização que se verifica na área, pode-se afirmar que é desejável formação técnica de nível médio ou universitária, dependendo da ocupação. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Vitrinista

Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • conceber o projeto (design de interiores, vitrines, espaços diversos e eventos);
  • interpretar as necessidades do cliente;
  • atrair o consumidor;
  • elaborar projeto executivo;
  • acompanhar o projeto;
  • pesquisar produtos e materiais;
  • executar o projeto;

  • Atividades

    • definir programa de ações;
    • estabelecer contrato de trabalho;
    • escolher escala cromática para o ambiente;
    • avaliar viabilidade do projeto;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar capacidade de objetividade;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • apresentar estudo preliminar ao cliente;
    • pesquisar preços de produtos e serviços;
    • indicar outros profissionais;
    • montar espaços que destaquem o produto;
    • pesquisar tendências;
    • pesquisar mercado;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • definir leiaute da ambientação;
    • apresentar sugestões;
    • assessorar o cliente para aprovação de produtos;
    • criar móveis e produtos;
    • elaborar estudos preliminares;
    • participar de exposições, mostras e feiras;
    • pesquisar linhas de produtos conforme target do cliente;
    • apresentar portfolio ao cliente;
    • representar graficamente soluções para o ambiente (desenho manual, autocad etc);
    • definir limites orçamentários do projeto;
    • adequar os elementos já existentes ao espaço;
    • demonstrar senso estético;
    • fazer levantamento métrico e fotográfico;
    • orçar projeto;
    • realizar programação visual de espaços comerciais (merchandising);
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • planejar a circulação;
    • personalizar espaço arquitetônico ou físico;
    • sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico;
    • elaborar o cronograma;
    • providenciar atrativos sensoriais no ambiente;
    • demonstrar trabalho in loco;
    • selecionar fornecedores;
    • gerenciar obra ou projeto;
    • identificar expectativas e necessidades do cliente;
    • avaliar o resultado do projeto;
    • colaborar no desenvolvimento de produtos e materiais;
    • alocar pontos para informática;
    • alocar pontos de iluminação;
    • criar ambientes temáticos e estéticos;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • criar peças especiais;
    • coordenar equipes;
    • divulgar trabalhos na mídia;
    • supervisionar execução do projeto;
    • distribuir volumes no espaço;
    • elaborar planta de distribuição dos espaços internos;
    • adaptar projeto à vida útil de produto e materiais;
    • adaptar projeto às condições do ambiente;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
    • conceber programação visual para espaços comerciais (merchandising);
    • fazer ajustes ao projeto;
    • alocar pontos hidráulicos;
    • selecionar produtos;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • alocar pontos de ar condicionado;
    • fazer manutenção programada do projeto;
    • contratar serviços especializados;
    • alocar pontos de telefonia;
    • demonstrar capacidade de visão espacial;
    • apresentar em modelos e/ou maquetes soluções para o ambiente;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • testar produtos, materiais e ferramentas;
    • entrevistar cliente;
    • especificar os materiais a serem utilizados;
    • criar ambiente favorável ao consumo;
    • adaptar o projeto às normas;
    • substituir o produto na vitrina já montada;
    • acompanhar execução orçamentária;
    • adaptar materiais;
    • alocar pontos elétricos;


    Setores que mais contratam Vitrinista no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de calçados
    • Comércio varejista de artigos esportivos
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Fotocópias
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
    • Impressão de material para uso publicitário
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio varejista de plantas e flores naturais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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