Salário para o cargo de Vitrinista
CBO 3751-10 > Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

Vitrinista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Projetam e executam soluções para espaços internos residenciais, comerciais, industriais visando a estética, o bem-estar e o conforto. Criam e projetam vitrines, ambientes comerciais, industriais e de eventos que destaquem e valorizem o produto, projetam programações visuais com os objetivos de estimular o consumo de produtos e de informar o consumidor.

Quanto ganha um Vitrinista

Um Vitrinista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.261,09 e R$ 4.228,63, com a média salarial de R$ 1.976,84 e o salário mediana em R$ 1.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Vitrinista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.976,84 23.722,08 494,21 9,14
1º Quartil 1.261,09 15.133,05 315,27 5,83
Salário Mediana 1.500,00 18.000,00 375,00 6,93
3º Quartil 3.224,93 38.699,17 806,23 14,91
Teto Salarial 4.228,63 50.743,51 1.057,16 19,55


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Decoradores e vitrinistas
        • Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.475 - 7.096 3.060,05 1.475,25 2.323,03 5.858,39 7.095,86
Rio de Janeiro - RJ 1.223 - 4.920 2.319,41 1.222,51 1.846,00 4.061,81 4.919,79
Recife - PE 1.135 - 3.347 1.804,36 1.134,89 1.827,96 2.763,41 3.347,13
Salvador - BA 1.084 - 4.204 1.810,33 1.084,09 1.345,00 3.470,50 4.203,58
Campinas - SP 1.423 - 4.857 2.130,68 1.422,83 1.513,50 4.010,31 4.857,41
Curitiba - PR 1.277 - 4.222 2.037,45 1.277,01 1.700,00 3.485,47 4.221,70
Porto Alegre - RS 1.254 - 4.678 2.217,09 1.253,91 1.951,00 3.862,00 4.677,77
João Pessoa - PB 1.111 - 1.548 1.216,74 1.110,67 1.269,85 1.278,32 1.548,34
Fortaleza - CE 1.143 - 2.768 1.534,53 1.142,86 1.347,78 2.285,24 2.767,95
Belo Horizonte - MG 1.148 - 3.261 1.664,84 1.147,64 1.400,00 2.691,91 3.260,52
Brasília - DF 1.299 - 4.345 2.100,80 1.298,66 1.717,50 3.587,64 4.345,46
Maringá - PR 1.584 - 5.113 2.358,83 1.584,41 1.800,00 4.221,33 5.113,01
Goiânia - GO 1.256 - 3.028 1.736,56 1.255,64 1.600,00 2.500,00 3.028,08
Guarulhos - SP 1.452 - 5.466 2.077,88 1.452,00 1.518,92 4.512,78 5.466,01
Criciúma - SC 1.334 - 3.210 1.800,80 1.334,00 1.450,00 2.650,00 3.209,76
Maceió - AL 1.100 - 1.578 1.241,91 1.100,00 1.302,72 1.302,73 1.577,91
Joaçaba - SC 1.325 - 2.301 1.552,22 1.325,00 1.500,00 1.900,00 2.301,34
Belém - PA 1.210 - 1.947 1.366,37 1.210,38 1.317,46 1.607,78 1.947,39
Londrina - PR 1.500 - 3.026 1.972,56 1.500,00 2.088,00 2.498,08 3.025,75
Nova Iguaçu - RJ 1.185 - 1.647 1.262,64 1.184,50 1.233,80 1.360,00 1.647,27


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.405 - 6.534 2.683,07 1.405,09 1.977,15 5.394,54 6.534,02
Rio de Janeiro 1.204 - 4.430 2.082,02 1.203,59 1.606,52 3.657,80 4.430,44
Rio Grande do Sul 1.242 - 3.293 1.716,15 1.241,69 1.437,00 2.719,09 3.293,44
Minas Gerais 1.091 - 2.343 1.378,04 1.091,13 1.240,00 1.934,43 2.343,03
Paraná 1.286 - 3.824 1.953,90 1.286,27 1.700,00 3.157,39 3.824,32
Santa Catarina 1.322 - 2.820 1.652,12 1.321,85 1.436,00 2.328,35 2.820,17
Bahia 1.073 - 3.160 1.522,03 1.072,96 1.209,30 2.608,70 3.159,74
Pernambuco 1.093 - 3.173 1.647,63 1.092,66 1.240,00 2.619,53 3.172,85
Pará 1.111 - 1.783 1.276,85 1.110,82 1.258,74 1.472,42 1.783,44
Goiás 1.062 - 2.607 1.531,74 1.062,49 1.450,90 2.151,98 2.606,54
Ceará 1.100 - 2.532 1.443,18 1.099,72 1.347,78 2.090,25 2.531,78
Paraíba 1.094 - 2.594 1.392,16 1.094,25 1.269,85 2.141,28 2.593,58
Amazonas 1.100 - 1.831 1.249,14 1.100,00 1.200,00 1.512,00 1.831,38
Mato Grosso 1.045 - 2.230 1.309,16 1.045,00 1.100,00 1.841,40 2.230,35
Tocantins 1.079 - 1.917 1.263,52 1.078,70 1.130,31 1.582,78 1.917,11
Distrito Federal 1.299 - 4.345 2.100,80 1.298,66 1.717,50 3.587,64 4.345,46
Alagoas 1.064 - 1.578 1.193,58 1.063,67 1.201,36 1.302,73 1.577,90
Rondônia 1.128 - 2.423 1.473,37 1.128,00 1.503,99 2.000,75 2.423,37
Espírito Santo 1.086 - 3.135 1.696,42 1.085,56 1.537,47 2.588,65 3.135,44
Maranhão 1.045 - 1.872 1.185,76 1.045,00 1.100,00 1.545,28 1.871,69
Sergipe 1.045 - 1.591 1.124,14 1.045,00 1.069,00 1.313,56 1.591,02
Mato Grosso do Sul 1.195 - 2.235 1.364,56 1.195,00 1.200,00 1.845,22 2.234,99
Rio Grande do Norte 1.045 - 2.180 1.248,57 1.045,00 1.100,00 1.800,00 2.180,21
Acre 1.048 - 1.744 1.202,51 1.047,90 1.128,60 1.440,00 1.744,17


Principais locais de trabalho

Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) os profissionais da família trabalham, basicamente, no comércio atacadista e varejista, na construção e na prestação de serviços , podendo ser encontrados também em outras atividades, como a indústria. Montam vitrines e estandes em feiras e eventos, criam e desenvolvem campanhas temáticas voltadas para a comercialização de produtos, cuidam da circulação das pessoas e da otimização da apresentação dos produtos internamente às lojas, concebem e executam projetos de design de interiores, levando em conta a estética, a funcionalidade e a ergonomia. Desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes multidisciplinares, predominantemente por conta própria, na maioria das vezes sem supervisão. Podem trabalhar em horários variados ou irregulares, conforme as necessidades de seus clientes. Eventualmente, em algumas ocupações, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, como alta temperatura ou em posições desconfortáveis por longos períodos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio)

O exercício das ocupações da família, atualmente, não requer um nível de escolaridade determinado, pois no mercado convivem profissionais com formação na prática, cursos de curta duração, cursos técnicos de nível médio e formação universitária. Conforme a tendência de profissionalização que se verifica na área, pode-se afirmar que é desejável formação técnica de nível médio ou universitária, dependendo da ocupação. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Vitrinista

Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser (nível médio) devem:

  • acompanhar o projeto;
  • atrair o consumidor;
  • pesquisar produtos e materiais;
  • executar o projeto;
  • interpretar as necessidades do cliente;
  • elaborar projeto executivo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • conceber o projeto (design de interiores, vitrines, espaços diversos e eventos);

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • estabelecer contrato de trabalho;
    • providenciar atrativos sensoriais no ambiente;
    • definir programa de ações;
    • supervisionar execução do projeto;
    • distribuir volumes no espaço;
    • adaptar projeto à vida útil de produto e materiais;
    • demonstrar capacidade de objetividade;
    • montar espaços que destaquem o produto;
    • fazer levantamento métrico e fotográfico;
    • adequar os elementos já existentes ao espaço;
    • avaliar viabilidade do projeto;
    • criar móveis e produtos;
    • demonstrar senso estético;
    • selecionar produtos;
    • contratar serviços especializados;
    • colaborar no desenvolvimento de produtos e materiais;
    • coordenar equipes;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • elaborar o cronograma;
    • fazer ajustes ao projeto;
    • personalizar espaço arquitetônico ou físico;
    • apresentar estudo preliminar ao cliente;
    • demonstrar capacidade de visão espacial;
    • pesquisar preços de produtos e serviços;
    • demonstrar flexibilidade;
    • selecionar fornecedores;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • definir leiaute da ambientação;
    • indicar outros profissionais;
    • demonstrar criatividade;
    • orçar projeto;
    • alocar pontos hidráulicos;
    • alocar pontos de iluminação;
    • pesquisar tendências;
    • sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico;
    • planejar a circulação;
    • representar graficamente soluções para o ambiente (desenho manual, autocad etc);
    • criar ambiente favorável ao consumo;
    • apresentar portfolio ao cliente;
    • conceber programação visual para espaços comerciais (merchandising);
    • identificar expectativas e necessidades do cliente;
    • pesquisar linhas de produtos conforme target do cliente;
    • demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
    • alocar pontos de ar condicionado;
    • alocar pontos para informática;
    • divulgar trabalhos na mídia;
    • apresentar em modelos e/ou maquetes soluções para o ambiente;
    • especificar os materiais a serem utilizados;
    • alocar pontos de telefonia;
    • adaptar projeto às condições do ambiente;
    • assessorar o cliente para aprovação de produtos;
    • escolher escala cromática para o ambiente;
    • realizar programação visual de espaços comerciais (merchandising);
    • acompanhar execução orçamentária;
    • elaborar planta de distribuição dos espaços internos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • substituir o produto na vitrina já montada;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • elaborar estudos preliminares;
    • gerenciar obra ou projeto;
    • definir limites orçamentários do projeto;
    • adaptar materiais;
    • fazer manutenção programada do projeto;
    • testar produtos, materiais e ferramentas;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • avaliar o resultado do projeto;
    • apresentar sugestões;
    • alocar pontos elétricos;
    • demonstrar trabalho in loco;
    • adaptar o projeto às normas;
    • participar de exposições, mostras e feiras;
    • criar ambientes temáticos e estéticos;
    • criar peças especiais;
    • entrevistar cliente;
    • pesquisar mercado;


    Setores que mais contratam Vitrinista no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de calçados
    • Comércio varejista de artigos esportivos
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Fotocópias
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Gestão de ativos intangíveis não-financeiros
    • Impressão de material para uso publicitário
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio varejista de plantas e flores naturais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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