Salário para o cargo de Vendedor por catálogos
CBO 5241-05 > Vendedores em domicílio

Vendedor por catálogos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Vendem produtos e serviços em residências e escritórios; planejam e discutem metas e estratégias de venda. Contatam, visitam e entrevistam clientes; demonstram produtos, avaliam o perfil dos clientes e fecham contratos de vendas. Orientam, informam e visitam clientes no pós-venda; acompanham entrega de produtos, requisitam manutenção de produtos. Relacionam-se com setores da empresa.

Quanto ganha um Vendedor por catálogos

Um Vendedor por catálogos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.452,77 e R$ 3.240,60, com a média salarial de R$ 1.828,45 e o salário mediana em R$ 1.576,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Vendedor por catálogos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.828,45 21.941,40 457,11 8,42
1º Quartil 1.452,77 17.433,24 363,19 6,69
Salário Mediana 1.576,00 18.912,00 394,00 7,25
3º Quartil 2.471,42 29.657,07 617,86 11,37
Teto Salarial 3.240,60 38.887,25 810,15 14,91


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Vendedores e prestadores de serviços do comércio
      • Vendedores a domicílio, ambulantes e em bancas
        • Vendedores em domicílio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.412 - 4.752 2.152,24 1.412,00 1.650,00 3.923,31 4.752,03
São Caetano do Sul - SP 1.809 - 2.777 2.087,55 1.809,22 2.037,00 2.292,99 2.777,33
Curitiba - PR 1.428 - 3.078 1.875,73 1.427,67 1.800,00 2.541,00 3.077,74
Campinas - SP 1.456 - 2.607 1.660,30 1.455,80 1.500,00 2.152,57 2.607,26
Hortolândia - SP 1.412 - 2.087 1.547,47 1.412,00 1.534,00 1.723,27 2.087,27
Fortaleza - CE 1.412 - 2.414 1.594,43 1.412,00 1.500,00 1.993,36 2.414,42
Belo Horizonte - MG 1.412 - 2.762 1.661,04 1.412,00 1.472,00 2.280,54 2.762,26
Rio de Janeiro - RJ 1.412 - 3.536 1.848,98 1.412,00 1.530,00 2.918,98 3.535,56
Belém - PA 1.412 - 2.436 1.588,50 1.412,00 1.427,00 2.010,93 2.435,69
Goiânia - GO 1.412 - 2.719 1.638,00 1.412,00 1.450,00 2.244,64 2.718,77
São José dos Campos - SP 1.665 - 2.387 1.827,40 1.665,05 1.837,00 1.970,38 2.386,58
Brasília - DF 1.414 - 2.966 1.715,38 1.414,35 1.510,00 2.448,57 2.965,78
Recife - PE 1.412 - 2.381 1.578,03 1.412,00 1.450,00 1.966,16 2.381,47
Santa Luzia - MG 1.412 - 1.889 1.464,49 1.412,00 1.458,00 1.559,92 1.889,42
Joinville - SC 1.412 - 3.112 1.735,56 1.412,00 1.412,00 2.569,64 3.112,43
Porto Alegre - RS 1.412 - 3.566 1.917,69 1.412,00 1.711,50 2.944,43 3.566,38
Sorocaba - SP 1.412 - 2.893 1.710,09 1.412,00 1.516,00 2.388,63 2.893,19
Macapá - AP 1.412 - 1.890 1.457,28 1.412,00 1.427,00 1.560,12 1.889,67
São Leopoldo - RS 1.543 - 2.353 1.671,75 1.542,54 1.600,00 1.942,43 2.352,72
Juazeiro do Norte - CE 1.412 - 1.863 1.455,72 1.412,00 1.437,00 1.537,99 1.862,87


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.436 - 3.588 1.982,49 1.435,55 1.810,00 2.962,64 3.588,43
Minas Gerais 1.412 - 2.927 1.691,89 1.412,00 1.466,00 2.416,71 2.927,19
Paraná 1.474 - 3.331 1.956,36 1.474,40 1.808,00 2.750,28 3.331,22
Rio Grande do Sul 1.491 - 3.582 1.977,65 1.491,19 1.720,00 2.957,43 3.582,12
Santa Catarina 1.495 - 3.365 1.971,37 1.494,63 1.800,00 2.778,02 3.364,82
Ceará 1.412 - 2.223 1.538,15 1.412,00 1.437,00 1.835,30 2.222,97
Rio de Janeiro 1.412 - 3.037 1.742,39 1.412,00 1.523,00 2.507,23 3.036,84
Goiás 1.412 - 2.930 1.678,57 1.412,00 1.450,00 2.419,41 2.930,46
Pará 1.412 - 2.372 1.572,88 1.412,00 1.427,00 1.958,13 2.371,74
Pernambuco 1.412 - 2.224 1.530,59 1.412,00 1.420,00 1.836,13 2.223,97
Bahia 1.412 - 2.485 1.593,90 1.412,00 1.450,00 2.051,58 2.484,94
Paraíba 1.413 - 1.968 1.488,96 1.412,52 1.450,00 1.624,94 1.968,18
Mato Grosso 1.413 - 4.568 2.142,85 1.412,63 1.554,00 3.771,07 4.567,63
Maranhão 1.412 - 2.280 1.550,94 1.412,00 1.455,00 1.882,62 2.280,28
Espírito Santo 1.437 - 3.310 1.796,77 1.436,98 1.468,00 2.732,87 3.310,14
Piauí 1.415 - 1.942 1.469,33 1.414,97 1.424,64 1.603,34 1.942,02
Rondônia 1.440 - 2.618 1.670,69 1.439,94 1.506,00 2.161,72 2.618,34
Distrito Federal 1.414 - 2.966 1.715,38 1.414,35 1.510,00 2.448,57 2.965,78
Mato Grosso do Sul 1.439 - 4.398 2.088,47 1.438,53 1.616,00 3.630,92 4.397,88
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.026 1.478,45 1.412,00 1.412,00 1.672,38 2.025,63
Amapá 1.412 - 1.887 1.457,44 1.412,00 1.427,00 1.558,06 1.887,17
Sergipe 1.412 - 1.976 1.476,99 1.412,00 1.412,00 1.631,75 1.976,42
Alagoas 1.412 - 2.035 1.478,95 1.412,00 1.412,00 1.680,34 2.035,28
Acre 1.412 - 1.883 1.448,62 1.412,00 1.412,00 1.554,34 1.882,66
Amazonas 1.412 - 2.255 1.537,74 1.412,00 1.412,00 1.861,96 2.255,26
Tocantins 1.423 - 3.842 1.873,95 1.423,43 1.440,00 3.172,31 3.842,39
Roraima 1.412 - 2.015 1.473,54 1.412,00 1.412,00 1.663,50 2.014,88


Principais locais de trabalho

Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.


O que é preciso para trabalhar na área dos Vendedores em domicílio

A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Vendedor por catálogos

Vendedores em domicílio devem:

  • planejar vendas;
  • visitar consumidor;
  • fechar contratos de venda;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de eventos;
  • levantar o perfil do consumidor;
  • relacionar-se com setores da empresa;
  • acompanhar clientes no pós-venda;

  • Atividades

    • fazer entrega de produtos;
    • demonstrar produtos em eventos;
    • utilizar noções de informática;
    • preencher romaneio (folha de pedidos);
    • convidar o cliente para visitar a empresa;
    • checar ficha cadastral do cliente;
    • assessorar na renovação de contratos;
    • comprar produtos para demonstração;
    • acompanhar entrega de produtos na expedição;
    • confirmar cadastramento de clientes;
    • demonstrar benefícios do produto;
    • definir formas de pagamento;
    • receber pagamento do produto;
    • agendar horários para visitas;
    • avaliar o perfil por meio de computador;
    • auxiliar consumidor na escolha dos produtos;
    • participar de cursos de reciclagem da área;
    • demonstrar persuasão;
    • orientar sobre dúvidas de contrato;
    • comunicar-se;
    • demonstrar produtos por meio de amostras;
    • dar provas de responsabilidade;
    • atualizar tabela de valores;
    • encaminhar vendas efetuadas ao setor competente;
    • dar provas de boa dicção;
    • programar execução de serviços;
    • informar ao cliente sobre novos produtos;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • avaliar o perfil por meio de contato telefônico;
    • participar de palestras relacionadas à área;
    • apresentar tabelas de preços;
    • demonstrar empatia;
    • enviar correspondências aos consumidores;
    • discutir estratégias de venda com o superior;
    • explicar objetivos da visita;
    • discriminar tipos de produto;
    • dar provas de controle emocional;
    • calcular o custo do produto;
    • motivar-se;
    • enviar brindes;
    • preencher contrato do produto vendido;
    • tirar medidas para cálculos de custos de produtos;
    • solicitar indicação de clientes potenciais;
    • verificar necessidades;
    • pesquisar novos nichos de mercado;
    • requisitar material de consumo;
    • organizar-se;
    • agir com ética;
    • apresentar produtos por meio de fitas de vídeo;
    • fazer itinerário de visitas;
    • protocolar contrato;
    • entrevistar clientes em potencial;
    • preparar cadastro de potenciais clientes;
    • contratar pessoas para divulgar produtos;
    • requisitar material de divulgação;
    • esclarecer dúvidas sobre produtos;
    • promover reunião para lançamento de produtos;
    • explicar formas de pagamento;
    • explicar as características dos produtos;
    • solicitar documentos comprobatórios para filiação;
    • solicitar dados do cliente;
    • pagar vendas efetuadas à fornecedora;
    • contatar consumidor por telefone;
    • participar de feiras relacionadas à área;
    • requisitar manutenção de produtos na garantia;
    • orientar clientes em caso de ocorrência de evento;
    • visitar clientes no período de garantia;
    • divulgar produtos por meio de panfletos;
    • planejar novas regiões de venda com o superior;
    • definir produtos adequados ao perfil;
    • manter boa apresentação pessoal;
    • verificar o poder aquisitivo;
    • planejar metas de venda com o superior;
    • demonstrar conhecimento do produto;
    • emitir nota fiscal e recibos;


    Setores que mais contratam Vendedor por catálogos no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Promoção de vendas
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços de funerárias
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Agências de publicidade
    • Administração de consórcios para aquisição de bens e direitos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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