Salário para o cargo de Vendedor por catálogos
CBO 5241-05 > Vendedores em domicílio

Vendedor por catálogos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Vendem produtos e serviços em residências e escritórios; planejam e discutem metas e estratégias de venda. Contatam, visitam e entrevistam clientes; demonstram produtos, avaliam o perfil dos clientes e fecham contratos de vendas. Orientam, informam e visitam clientes no pós-venda; acompanham entrega de produtos, requisitam manutenção de produtos. Relacionam-se com setores da empresa.

Quanto ganha um Vendedor por catálogos

Um Vendedor por catálogos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.063,34 e R$ 2.956,36, com a média salarial de R$ 1.454,42 e o salário mediana em R$ 1.236,27 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Vendedor por catálogos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.454,42 17.453,03 363,60 6,77
1º Quartil 1.063,34 12.760,12 265,84 4,95
Salário Mediana 1.236,27 14.835,24 309,07 5,75
3º Quartil 2.254,65 27.055,76 563,66 10,49
Teto Salarial 2.956,36 35.476,32 739,09 13,75


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Vendedores e prestadores de serviços do comércio
      • Vendedores a domicílio, ambulantes e em bancas
        • Vendedores em domicílio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.171 - 4.687 1.953,03 1.171,48 1.356,06 3.869,84 4.687,27
Curitiba - PR 1.055 - 2.658 1.382,99 1.055,42 1.100,00 2.194,08 2.657,53
Belo Horizonte - MG 1.094 - 2.661 1.438,03 1.093,96 1.195,43 2.196,95 2.661,01
Rio de Janeiro - RJ 1.160 - 3.434 1.704,25 1.160,08 1.375,01 2.835,29 3.434,18
Santa Luzia - MG 1.057 - 1.361 1.074,90 1.057,45 1.059,18 1.123,44 1.360,74
Contagem - MG 1.075 - 1.840 1.191,56 1.074,57 1.077,00 1.518,83 1.839,65
Goiânia - GO 995 - 2.242 1.283,08 995,42 1.130,00 1.851,05 2.242,04
Porto Alegre - RS 1.108 - 2.647 1.455,27 1.108,06 1.228,00 2.185,14 2.646,70
Fortaleza - CE 1.044 - 1.884 1.197,26 1.044,20 1.100,00 1.555,30 1.883,83
Campinas - SP 1.277 - 2.831 1.579,07 1.276,75 1.344,00 2.337,30 2.831,00
Salvador - BA 1.051 - 2.100 1.280,16 1.051,28 1.200,00 1.734,12 2.100,41
Montes Claros - MG 1.045 - 1.359 1.064,32 1.045,00 1.045,00 1.122,29 1.359,36
Brasília - DF 1.053 - 2.147 1.314,35 1.053,41 1.200,00 1.772,62 2.147,05
Recife - PE 1.048 - 2.023 1.258,01 1.047,72 1.150,00 1.670,08 2.022,86
Ribeirão Preto - SP 1.086 - 2.384 1.393,15 1.086,08 1.262,09 1.968,36 2.384,13
Londrina - PR 1.049 - 2.131 1.322,21 1.048,99 1.290,00 1.759,40 2.131,04
São José dos Pinhais - PR 1.258 - 2.527 1.558,21 1.258,35 1.398,00 2.086,34 2.527,04
São José dos Campos - SP 1.319 - 2.158 1.483,14 1.319,15 1.401,00 1.781,74 2.158,10
João Pessoa - PB 1.072 - 1.960 1.234,45 1.072,23 1.110,00 1.618,02 1.959,79
Aracaju - SE 1.051 - 1.629 1.145,26 1.051,05 1.093,00 1.344,72 1.628,77


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.145 - 3.532 1.702,27 1.144,81 1.356,06 2.916,05 3.532,01
Minas Gerais 1.052 - 2.144 1.263,58 1.051,96 1.108,00 1.770,04 2.143,93
Paraná 1.068 - 2.539 1.443,86 1.067,86 1.366,00 2.096,07 2.538,82
Rio Grande do Sul 1.142 - 2.701 1.507,97 1.142,16 1.316,50 2.230,24 2.701,33
Santa Catarina 1.225 - 2.859 1.602,23 1.224,78 1.391,00 2.360,34 2.858,91
Rio de Janeiro 1.170 - 2.803 1.532,77 1.170,17 1.295,00 2.314,03 2.802,83
Bahia 1.043 - 1.862 1.208,56 1.043,40 1.124,00 1.537,56 1.862,33
Goiás 1.006 - 2.157 1.267,57 1.006,11 1.120,00 1.780,45 2.156,53
Pernambuco 1.040 - 1.883 1.209,91 1.039,99 1.100,00 1.554,32 1.882,64
Ceará 1.044 - 1.780 1.173,52 1.044,30 1.099,00 1.469,76 1.780,21
Espírito Santo 1.085 - 2.000 1.261,87 1.084,79 1.143,93 1.651,34 2.000,15
Maranhão 1.065 - 1.566 1.151,57 1.065,13 1.110,71 1.293,27 1.566,45
Pará 1.040 - 1.723 1.189,07 1.040,29 1.153,21 1.422,73 1.723,26
Paraíba 1.062 - 2.394 1.318,67 1.062,49 1.110,00 1.976,22 2.393,66
Mato Grosso 1.067 - 2.700 1.436,83 1.067,13 1.171,00 2.229,46 2.700,38
Mato Grosso do Sul 1.130 - 2.302 1.381,53 1.130,44 1.226,00 1.900,30 2.301,71
Distrito Federal 1.053 - 2.147 1.314,35 1.053,41 1.200,00 1.772,62 2.147,05
Sergipe 1.034 - 1.618 1.138,46 1.034,27 1.093,00 1.336,08 1.618,30
Rondônia 1.110 - 1.890 1.251,11 1.110,47 1.178,00 1.560,80 1.890,49
Piauí 1.074 - 1.611 1.153,95 1.073,66 1.105,58 1.330,41 1.611,43
Rio Grande do Norte 1.042 - 1.715 1.147,43 1.041,71 1.055,00 1.416,14 1.715,28
Amazonas 1.051 - 6.051 2.086,18 1.051,39 1.155,00 4.995,81 6.051,07
Alagoas 1.046 - 2.663 1.359,94 1.046,01 1.100,00 2.198,89 2.663,36
Acre 1.028 - 1.485 1.110,75 1.027,88 1.100,00 1.226,43 1.485,49
Amapá 1.041 - 1.479 1.092,19 1.041,18 1.045,00 1.220,81 1.478,68
Tocantins 1.070 - 1.712 1.169,85 1.070,28 1.087,68 1.413,84 1.712,48
Roraima 1.060 - 1.477 1.106,61 1.059,98 1.076,25 1.219,48 1.477,07


Principais locais de trabalho

Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.


O que é preciso para trabalhar na área dos Vendedores em domicílio

A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Vendedor por catálogos

Vendedores em domicílio devem:

  • fechar contratos de venda;
  • relacionar-se com setores da empresa;
  • planejar vendas;
  • participar de eventos;
  • levantar o perfil do consumidor;
  • visitar consumidor;
  • acompanhar clientes no pós-venda;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • comunicar-se;
    • requisitar material de divulgação;
    • divulgar produtos por meio de panfletos;
    • demonstrar benefícios do produto;
    • discutir estratégias de venda com o superior;
    • solicitar dados do cliente;
    • emitir nota fiscal e recibos;
    • participar de cursos de reciclagem da área;
    • discriminar tipos de produto;
    • verificar necessidades;
    • comprar produtos para demonstração;
    • visitar clientes no período de garantia;
    • convidar o cliente para visitar a empresa;
    • demonstrar produtos por meio de amostras;
    • dar provas de responsabilidade;
    • agir com ética;
    • avaliar o perfil por meio de contato telefônico;
    • participar de feiras relacionadas à área;
    • dar provas de boa dicção;
    • definir formas de pagamento;
    • enviar correspondências aos consumidores;
    • requisitar manutenção de produtos na garantia;
    • demonstrar produtos em eventos;
    • receber pagamento do produto;
    • verificar o poder aquisitivo;
    • assessorar na renovação de contratos;
    • encaminhar vendas efetuadas ao setor competente;
    • requisitar material de consumo;
    • planejar metas de venda com o superior;
    • demonstrar persuasão;
    • entrevistar clientes em potencial;
    • explicar as características dos produtos;
    • protocolar contrato;
    • preencher contrato do produto vendido;
    • solicitar documentos comprobatórios para filiação;
    • organizar-se;
    • pesquisar novos nichos de mercado;
    • motivar-se;
    • preparar cadastro de potenciais clientes;
    • avaliar o perfil por meio de computador;
    • planejar novas regiões de venda com o superior;
    • calcular o custo do produto;
    • apresentar produtos por meio de fitas de vídeo;
    • demonstrar empatia;
    • preencher romaneio (folha de pedidos);
    • esclarecer dúvidas sobre produtos;
    • definir produtos adequados ao perfil;
    • contratar pessoas para divulgar produtos;
    • explicar objetivos da visita;
    • promover reunião para lançamento de produtos;
    • dar provas de controle emocional;
    • confirmar cadastramento de clientes;
    • participar de palestras relacionadas à área;
    • manter boa apresentação pessoal;
    • tirar medidas para cálculos de custos de produtos;
    • acompanhar entrega de produtos na expedição;
    • orientar sobre dúvidas de contrato;
    • auxiliar consumidor na escolha dos produtos;
    • atualizar tabela de valores;
    • demonstrar conhecimento do produto;
    • solicitar indicação de clientes potenciais;
    • orientar clientes em caso de ocorrência de evento;
    • pagar vendas efetuadas à fornecedora;
    • programar execução de serviços;
    • utilizar noções de informática;
    • agendar horários para visitas;
    • contatar consumidor por telefone;
    • enviar brindes;
    • informar ao cliente sobre novos produtos;
    • fazer entrega de produtos;
    • fazer itinerário de visitas;
    • checar ficha cadastral do cliente;
    • explicar formas de pagamento;
    • apresentar tabelas de preços;


    Setores que mais contratam Vendedor por catálogos no mercado de trabalho

    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Atividades de teleatendimento
    • Promoção de vendas
    • Serviços de funerárias
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
    • Representantes comerciais e agentes do comércio de mercadorias em geral não especializado
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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