Salário para o cargo de Vendedor de consórcio
CBO 5241-05 > Vendedores em domicílio

Vendedor de consórcio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Vendem produtos e serviços em residências e escritórios; planejam e discutem metas e estratégias de venda. Contatam, visitam e entrevistam clientes; demonstram produtos, avaliam o perfil dos clientes e fecham contratos de vendas. Orientam, informam e visitam clientes no pós-venda; acompanham entrega de produtos, requisitam manutenção de produtos. Relacionam-se com setores da empresa.

Quanto ganha um Vendedor de consórcio

Um Vendedor de consórcio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.452,77 e R$ 3.240,60, com a média salarial de R$ 1.828,45 e o salário mediana em R$ 1.576,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Vendedor de consórcio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.828,45 21.941,40 457,11 8,42
1º Quartil 1.452,77 17.433,24 363,19 6,69
Salário Mediana 1.576,00 18.912,00 394,00 7,25
3º Quartil 2.471,42 29.657,07 617,86 11,37
Teto Salarial 3.240,60 38.887,25 810,15 14,91


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Vendedores e prestadores de serviços do comércio
      • Vendedores a domicílio, ambulantes e em bancas
        • Vendedores em domicílio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.412 - 4.752 2.152,24 1.412,00 1.650,00 3.923,31 4.752,03
São Caetano do Sul - SP 1.809 - 2.777 2.087,55 1.809,22 2.037,00 2.292,99 2.777,33
Curitiba - PR 1.428 - 3.078 1.875,73 1.427,67 1.800,00 2.541,00 3.077,74
Campinas - SP 1.456 - 2.607 1.660,30 1.455,80 1.500,00 2.152,57 2.607,26
Hortolândia - SP 1.412 - 2.087 1.547,47 1.412,00 1.534,00 1.723,27 2.087,27
Fortaleza - CE 1.412 - 2.414 1.594,43 1.412,00 1.500,00 1.993,36 2.414,42
Belo Horizonte - MG 1.412 - 2.762 1.661,04 1.412,00 1.472,00 2.280,54 2.762,26
Rio de Janeiro - RJ 1.412 - 3.536 1.848,98 1.412,00 1.530,00 2.918,98 3.535,56
Belém - PA 1.412 - 2.436 1.588,50 1.412,00 1.427,00 2.010,93 2.435,69
Goiânia - GO 1.412 - 2.719 1.638,00 1.412,00 1.450,00 2.244,64 2.718,77
São José dos Campos - SP 1.665 - 2.387 1.827,40 1.665,05 1.837,00 1.970,38 2.386,58
Brasília - DF 1.414 - 2.966 1.715,38 1.414,35 1.510,00 2.448,57 2.965,78
Recife - PE 1.412 - 2.381 1.578,03 1.412,00 1.450,00 1.966,16 2.381,47
Santa Luzia - MG 1.412 - 1.889 1.464,49 1.412,00 1.458,00 1.559,92 1.889,42
Joinville - SC 1.412 - 3.112 1.735,56 1.412,00 1.412,00 2.569,64 3.112,43
Porto Alegre - RS 1.412 - 3.566 1.917,69 1.412,00 1.711,50 2.944,43 3.566,38
Sorocaba - SP 1.412 - 2.893 1.710,09 1.412,00 1.516,00 2.388,63 2.893,19
Macapá - AP 1.412 - 1.890 1.457,28 1.412,00 1.427,00 1.560,12 1.889,67
São Leopoldo - RS 1.543 - 2.353 1.671,75 1.542,54 1.600,00 1.942,43 2.352,72
Juazeiro do Norte - CE 1.412 - 1.863 1.455,72 1.412,00 1.437,00 1.537,99 1.862,87


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.436 - 3.588 1.982,49 1.435,55 1.810,00 2.962,64 3.588,43
Minas Gerais 1.412 - 2.927 1.691,89 1.412,00 1.466,00 2.416,71 2.927,19
Paraná 1.474 - 3.331 1.956,36 1.474,40 1.808,00 2.750,28 3.331,22
Rio Grande do Sul 1.491 - 3.582 1.977,65 1.491,19 1.720,00 2.957,43 3.582,12
Santa Catarina 1.495 - 3.365 1.971,37 1.494,63 1.800,00 2.778,02 3.364,82
Ceará 1.412 - 2.223 1.538,15 1.412,00 1.437,00 1.835,30 2.222,97
Rio de Janeiro 1.412 - 3.037 1.742,39 1.412,00 1.523,00 2.507,23 3.036,84
Goiás 1.412 - 2.930 1.678,57 1.412,00 1.450,00 2.419,41 2.930,46
Pará 1.412 - 2.372 1.572,88 1.412,00 1.427,00 1.958,13 2.371,74
Pernambuco 1.412 - 2.224 1.530,59 1.412,00 1.420,00 1.836,13 2.223,97
Bahia 1.412 - 2.485 1.593,90 1.412,00 1.450,00 2.051,58 2.484,94
Paraíba 1.413 - 1.968 1.488,96 1.412,52 1.450,00 1.624,94 1.968,18
Mato Grosso 1.413 - 4.568 2.142,85 1.412,63 1.554,00 3.771,07 4.567,63
Maranhão 1.412 - 2.280 1.550,94 1.412,00 1.455,00 1.882,62 2.280,28
Espírito Santo 1.437 - 3.310 1.796,77 1.436,98 1.468,00 2.732,87 3.310,14
Piauí 1.415 - 1.942 1.469,33 1.414,97 1.424,64 1.603,34 1.942,02
Rondônia 1.440 - 2.618 1.670,69 1.439,94 1.506,00 2.161,72 2.618,34
Distrito Federal 1.414 - 2.966 1.715,38 1.414,35 1.510,00 2.448,57 2.965,78
Mato Grosso do Sul 1.439 - 4.398 2.088,47 1.438,53 1.616,00 3.630,92 4.397,88
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.026 1.478,45 1.412,00 1.412,00 1.672,38 2.025,63
Amapá 1.412 - 1.887 1.457,44 1.412,00 1.427,00 1.558,06 1.887,17
Sergipe 1.412 - 1.976 1.476,99 1.412,00 1.412,00 1.631,75 1.976,42
Alagoas 1.412 - 2.035 1.478,95 1.412,00 1.412,00 1.680,34 2.035,28
Acre 1.412 - 1.883 1.448,62 1.412,00 1.412,00 1.554,34 1.882,66
Amazonas 1.412 - 2.255 1.537,74 1.412,00 1.412,00 1.861,96 2.255,26
Tocantins 1.423 - 3.842 1.873,95 1.423,43 1.440,00 3.172,31 3.842,39
Roraima 1.412 - 2.015 1.473,54 1.412,00 1.412,00 1.663,50 2.014,88


Principais locais de trabalho

Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.


O que é preciso para trabalhar na área dos Vendedores em domicílio

A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Vendedor de consórcio

Vendedores em domicílio devem:

  • relacionar-se com setores da empresa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • acompanhar clientes no pós-venda;
  • participar de eventos;
  • levantar o perfil do consumidor;
  • fechar contratos de venda;
  • visitar consumidor;
  • planejar vendas;

  • Atividades

    • pesquisar novos nichos de mercado;
    • explicar objetivos da visita;
    • definir produtos adequados ao perfil;
    • verificar necessidades;
    • tirar medidas para cálculos de custos de produtos;
    • informar ao cliente sobre novos produtos;
    • pagar vendas efetuadas à fornecedora;
    • preparar cadastro de potenciais clientes;
    • discriminar tipos de produto;
    • checar ficha cadastral do cliente;
    • demonstrar produtos em eventos;
    • fazer entrega de produtos;
    • explicar as características dos produtos;
    • comunicar-se;
    • confirmar cadastramento de clientes;
    • participar de palestras relacionadas à área;
    • calcular o custo do produto;
    • definir formas de pagamento;
    • agendar horários para visitas;
    • participar de cursos de reciclagem da área;
    • planejar novas regiões de venda com o superior;
    • demonstrar conhecimento do produto;
    • entrevistar clientes em potencial;
    • agir com ética;
    • demonstrar produtos por meio de amostras;
    • promover reunião para lançamento de produtos;
    • explicar formas de pagamento;
    • visitar clientes no período de garantia;
    • manter boa apresentação pessoal;
    • avaliar o perfil por meio de computador;
    • contratar pessoas para divulgar produtos;
    • contatar consumidor por telefone;
    • requisitar manutenção de produtos na garantia;
    • requisitar material de consumo;
    • orientar sobre dúvidas de contrato;
    • utilizar noções de informática;
    • planejar metas de venda com o superior;
    • dar provas de controle emocional;
    • demonstrar benefícios do produto;
    • organizar-se;
    • motivar-se;
    • programar execução de serviços;
    • dar provas de boa dicção;
    • apresentar tabelas de preços;
    • enviar correspondências aos consumidores;
    • discutir estratégias de venda com o superior;
    • avaliar o perfil por meio de contato telefônico;
    • enviar brindes;
    • assessorar na renovação de contratos;
    • apresentar produtos por meio de fitas de vídeo;
    • esclarecer dúvidas sobre produtos;
    • fazer itinerário de visitas;
    • auxiliar consumidor na escolha dos produtos;
    • dar provas de responsabilidade;
    • convidar o cliente para visitar a empresa;
    • emitir nota fiscal e recibos;
    • atualizar tabela de valores;
    • demonstrar persuasão;
    • requisitar material de divulgação;
    • receber pagamento do produto;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • solicitar dados do cliente;
    • verificar o poder aquisitivo;
    • encaminhar vendas efetuadas ao setor competente;
    • comprar produtos para demonstração;
    • solicitar documentos comprobatórios para filiação;
    • demonstrar empatia;
    • divulgar produtos por meio de panfletos;
    • protocolar contrato;
    • preencher contrato do produto vendido;
    • solicitar indicação de clientes potenciais;
    • orientar clientes em caso de ocorrência de evento;
    • acompanhar entrega de produtos na expedição;
    • participar de feiras relacionadas à área;
    • preencher romaneio (folha de pedidos);


    Setores que mais contratam Vendedor de consórcio no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Promoção de vendas
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços de funerárias
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Agências de publicidade
    • Administração de consórcios para aquisição de bens e direitos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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