Salário para o cargo de Vendedor porta a porta
CBO 5241-05 > Vendedores em domicílio

Vendedor porta a porta - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Vendem produtos e serviços em residências e escritórios; planejam e discutem metas e estratégias de venda. Contatam, visitam e entrevistam clientes; demonstram produtos, avaliam o perfil dos clientes e fecham contratos de vendas. Orientam, informam e visitam clientes no pós-venda; acompanham entrega de produtos, requisitam manutenção de produtos. Relacionam-se com setores da empresa.

Quanto ganha um Vendedor porta a porta

Um Vendedor porta a porta trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.452,77 e R$ 3.240,60, com a média salarial de R$ 1.828,45 e o salário mediana em R$ 1.576,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Vendedor porta a porta

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.828,45 21.941,40 457,11 8,42
1º Quartil 1.452,77 17.433,24 363,19 6,69
Salário Mediana 1.576,00 18.912,00 394,00 7,25
3º Quartil 2.471,42 29.657,07 617,86 11,37
Teto Salarial 3.240,60 38.887,25 810,15 14,91


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Vendedores e prestadores de serviços do comércio
      • Vendedores a domicílio, ambulantes e em bancas
        • Vendedores em domicílio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.412 - 4.752 2.152,24 1.412,00 1.650,00 3.923,31 4.752,03
São Caetano do Sul - SP 1.809 - 2.777 2.087,55 1.809,22 2.037,00 2.292,99 2.777,33
Curitiba - PR 1.428 - 3.078 1.875,73 1.427,67 1.800,00 2.541,00 3.077,74
Campinas - SP 1.456 - 2.607 1.660,30 1.455,80 1.500,00 2.152,57 2.607,26
Hortolândia - SP 1.412 - 2.087 1.547,47 1.412,00 1.534,00 1.723,27 2.087,27
Fortaleza - CE 1.412 - 2.414 1.594,43 1.412,00 1.500,00 1.993,36 2.414,42
Belo Horizonte - MG 1.412 - 2.762 1.661,04 1.412,00 1.472,00 2.280,54 2.762,26
Rio de Janeiro - RJ 1.412 - 3.536 1.848,98 1.412,00 1.530,00 2.918,98 3.535,56
Belém - PA 1.412 - 2.436 1.588,50 1.412,00 1.427,00 2.010,93 2.435,69
Goiânia - GO 1.412 - 2.719 1.638,00 1.412,00 1.450,00 2.244,64 2.718,77
São José dos Campos - SP 1.665 - 2.387 1.827,40 1.665,05 1.837,00 1.970,38 2.386,58
Brasília - DF 1.414 - 2.966 1.715,38 1.414,35 1.510,00 2.448,57 2.965,78
Recife - PE 1.412 - 2.381 1.578,03 1.412,00 1.450,00 1.966,16 2.381,47
Santa Luzia - MG 1.412 - 1.889 1.464,49 1.412,00 1.458,00 1.559,92 1.889,42
Joinville - SC 1.412 - 3.112 1.735,56 1.412,00 1.412,00 2.569,64 3.112,43
Porto Alegre - RS 1.412 - 3.566 1.917,69 1.412,00 1.711,50 2.944,43 3.566,38
Sorocaba - SP 1.412 - 2.893 1.710,09 1.412,00 1.516,00 2.388,63 2.893,19
Macapá - AP 1.412 - 1.890 1.457,28 1.412,00 1.427,00 1.560,12 1.889,67
São Leopoldo - RS 1.543 - 2.353 1.671,75 1.542,54 1.600,00 1.942,43 2.352,72
Juazeiro do Norte - CE 1.412 - 1.863 1.455,72 1.412,00 1.437,00 1.537,99 1.862,87


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.436 - 3.588 1.982,49 1.435,55 1.810,00 2.962,64 3.588,43
Minas Gerais 1.412 - 2.927 1.691,89 1.412,00 1.466,00 2.416,71 2.927,19
Paraná 1.474 - 3.331 1.956,36 1.474,40 1.808,00 2.750,28 3.331,22
Rio Grande do Sul 1.491 - 3.582 1.977,65 1.491,19 1.720,00 2.957,43 3.582,12
Santa Catarina 1.495 - 3.365 1.971,37 1.494,63 1.800,00 2.778,02 3.364,82
Ceará 1.412 - 2.223 1.538,15 1.412,00 1.437,00 1.835,30 2.222,97
Rio de Janeiro 1.412 - 3.037 1.742,39 1.412,00 1.523,00 2.507,23 3.036,84
Goiás 1.412 - 2.930 1.678,57 1.412,00 1.450,00 2.419,41 2.930,46
Pará 1.412 - 2.372 1.572,88 1.412,00 1.427,00 1.958,13 2.371,74
Pernambuco 1.412 - 2.224 1.530,59 1.412,00 1.420,00 1.836,13 2.223,97
Bahia 1.412 - 2.485 1.593,90 1.412,00 1.450,00 2.051,58 2.484,94
Paraíba 1.413 - 1.968 1.488,96 1.412,52 1.450,00 1.624,94 1.968,18
Mato Grosso 1.413 - 4.568 2.142,85 1.412,63 1.554,00 3.771,07 4.567,63
Maranhão 1.412 - 2.280 1.550,94 1.412,00 1.455,00 1.882,62 2.280,28
Espírito Santo 1.437 - 3.310 1.796,77 1.436,98 1.468,00 2.732,87 3.310,14
Piauí 1.415 - 1.942 1.469,33 1.414,97 1.424,64 1.603,34 1.942,02
Rondônia 1.440 - 2.618 1.670,69 1.439,94 1.506,00 2.161,72 2.618,34
Distrito Federal 1.414 - 2.966 1.715,38 1.414,35 1.510,00 2.448,57 2.965,78
Mato Grosso do Sul 1.439 - 4.398 2.088,47 1.438,53 1.616,00 3.630,92 4.397,88
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.026 1.478,45 1.412,00 1.412,00 1.672,38 2.025,63
Amapá 1.412 - 1.887 1.457,44 1.412,00 1.427,00 1.558,06 1.887,17
Sergipe 1.412 - 1.976 1.476,99 1.412,00 1.412,00 1.631,75 1.976,42
Alagoas 1.412 - 2.035 1.478,95 1.412,00 1.412,00 1.680,34 2.035,28
Acre 1.412 - 1.883 1.448,62 1.412,00 1.412,00 1.554,34 1.882,66
Amazonas 1.412 - 2.255 1.537,74 1.412,00 1.412,00 1.861,96 2.255,26
Tocantins 1.423 - 3.842 1.873,95 1.423,43 1.440,00 3.172,31 3.842,39
Roraima 1.412 - 2.015 1.473,54 1.412,00 1.412,00 1.663,50 2.014,88


Principais locais de trabalho

Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.


O que é preciso para trabalhar na área dos Vendedores em domicílio

A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Vendedor porta a porta

Vendedores em domicílio devem:

  • acompanhar clientes no pós-venda;
  • levantar o perfil do consumidor;
  • participar de eventos;
  • relacionar-se com setores da empresa;
  • visitar consumidor;
  • planejar vendas;
  • fechar contratos de venda;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • solicitar dados do cliente;
    • enviar correspondências aos consumidores;
    • tirar medidas para cálculos de custos de produtos;
    • demonstrar empatia;
    • calcular o custo do produto;
    • agendar horários para visitas;
    • definir formas de pagamento;
    • orientar clientes em caso de ocorrência de evento;
    • protocolar contrato;
    • definir produtos adequados ao perfil;
    • manter boa apresentação pessoal;
    • acompanhar entrega de produtos na expedição;
    • comprar produtos para demonstração;
    • dar provas de responsabilidade;
    • receber pagamento do produto;
    • solicitar indicação de clientes potenciais;
    • agir com ética;
    • demonstrar conhecimento do produto;
    • preparar cadastro de potenciais clientes;
    • dar provas de controle emocional;
    • fazer entrega de produtos;
    • preencher contrato do produto vendido;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • participar de palestras relacionadas à área;
    • demonstrar benefícios do produto;
    • confirmar cadastramento de clientes;
    • verificar necessidades;
    • contatar consumidor por telefone;
    • entrevistar clientes em potencial;
    • encaminhar vendas efetuadas ao setor competente;
    • demonstrar produtos por meio de amostras;
    • requisitar manutenção de produtos na garantia;
    • esclarecer dúvidas sobre produtos;
    • requisitar material de divulgação;
    • avaliar o perfil por meio de computador;
    • planejar novas regiões de venda com o superior;
    • apresentar tabelas de preços;
    • auxiliar consumidor na escolha dos produtos;
    • fazer itinerário de visitas;
    • demonstrar produtos em eventos;
    • explicar objetivos da visita;
    • apresentar produtos por meio de fitas de vídeo;
    • participar de feiras relacionadas à área;
    • assessorar na renovação de contratos;
    • solicitar documentos comprobatórios para filiação;
    • discriminar tipos de produto;
    • pagar vendas efetuadas à fornecedora;
    • checar ficha cadastral do cliente;
    • atualizar tabela de valores;
    • dar provas de boa dicção;
    • programar execução de serviços;
    • utilizar noções de informática;
    • convidar o cliente para visitar a empresa;
    • pesquisar novos nichos de mercado;
    • planejar metas de venda com o superior;
    • demonstrar persuasão;
    • divulgar produtos por meio de panfletos;
    • comunicar-se;
    • requisitar material de consumo;
    • preencher romaneio (folha de pedidos);
    • verificar o poder aquisitivo;
    • orientar sobre dúvidas de contrato;
    • promover reunião para lançamento de produtos;
    • enviar brindes;
    • explicar formas de pagamento;
    • motivar-se;
    • visitar clientes no período de garantia;
    • avaliar o perfil por meio de contato telefônico;
    • participar de cursos de reciclagem da área;
    • explicar as características dos produtos;
    • emitir nota fiscal e recibos;
    • discutir estratégias de venda com o superior;
    • organizar-se;
    • informar ao cliente sobre novos produtos;
    • contratar pessoas para divulgar produtos;


    Setores que mais contratam Vendedor porta a porta no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Promoção de vendas
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços de funerárias
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Agências de publicidade
    • Administração de consórcios para aquisição de bens e direitos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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