Salário para o cargo de Vendedor porta a porta
CBO 5241-05 > Vendedores em domicílio

Vendedor porta a porta - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Vendem produtos e serviços em residências e escritórios; planejam e discutem metas e estratégias de venda. Contatam, visitam e entrevistam clientes; demonstram produtos, avaliam o perfil dos clientes e fecham contratos de vendas. Orientam, informam e visitam clientes no pós-venda; acompanham entrega de produtos, requisitam manutenção de produtos. Relacionam-se com setores da empresa.

Quanto ganha um Vendedor porta a porta

Um Vendedor porta a porta trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.115,46 e R$ 2.673,48, com a média salarial de R$ 1.454,42 e o salário mediana em R$ 1.236,27 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Vendedor porta a porta

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.454,42 17.453,03 363,60 6,77
1º Quartil 1.115,46 13.385,53 278,87 5,19
Salário Mediana 1.236,27 14.835,24 309,07 5,75
3º Quartil 2.038,91 24.466,96 509,73 9,48
Teto Salarial 2.673,48 32.081,81 668,37 12,44


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Vendedores e prestadores de serviços do comércio
      • Vendedores a domicílio, ambulantes e em bancas
        • Vendedores em domicílio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.171 - 4.687 1.953,03 1.171,48 1.356,06 3.869,84 4.687,27
Curitiba - PR 1.055 - 2.658 1.382,99 1.055,42 1.100,00 2.194,08 2.657,53
Belo Horizonte - MG 1.094 - 2.661 1.438,03 1.093,96 1.195,43 2.196,95 2.661,01
Rio de Janeiro - RJ 1.160 - 3.434 1.704,25 1.160,08 1.375,01 2.835,29 3.434,18
Santa Luzia - MG 1.057 - 1.361 1.074,90 1.057,45 1.059,18 1.123,44 1.360,74
Contagem - MG 1.075 - 1.840 1.191,56 1.074,57 1.077,00 1.518,83 1.839,65
Goiânia - GO 995 - 2.242 1.283,08 995,42 1.130,00 1.851,05 2.242,04
Porto Alegre - RS 1.108 - 2.647 1.455,27 1.108,06 1.228,00 2.185,14 2.646,70
Fortaleza - CE 1.044 - 1.884 1.197,26 1.044,20 1.100,00 1.555,30 1.883,83
Campinas - SP 1.277 - 2.831 1.579,07 1.276,75 1.344,00 2.337,30 2.831,00
Salvador - BA 1.051 - 2.100 1.280,16 1.051,28 1.200,00 1.734,12 2.100,41
Montes Claros - MG 1.045 - 1.359 1.064,32 1.045,00 1.045,00 1.122,29 1.359,36
Brasília - DF 1.053 - 2.147 1.314,35 1.053,41 1.200,00 1.772,62 2.147,05
Recife - PE 1.048 - 2.023 1.258,01 1.047,72 1.150,00 1.670,08 2.022,86
Ribeirão Preto - SP 1.086 - 2.384 1.393,15 1.086,08 1.262,09 1.968,36 2.384,13
Londrina - PR 1.049 - 2.131 1.322,21 1.048,99 1.290,00 1.759,40 2.131,04
São José dos Pinhais - PR 1.258 - 2.527 1.558,21 1.258,35 1.398,00 2.086,34 2.527,04
São José dos Campos - SP 1.319 - 2.158 1.483,14 1.319,15 1.401,00 1.781,74 2.158,10
João Pessoa - PB 1.072 - 1.960 1.234,45 1.072,23 1.110,00 1.618,02 1.959,79
Aracaju - SE 1.051 - 1.629 1.145,26 1.051,05 1.093,00 1.344,72 1.628,77


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.145 - 3.532 1.702,27 1.144,81 1.356,06 2.916,05 3.532,01
Minas Gerais 1.052 - 2.144 1.263,58 1.051,96 1.108,00 1.770,04 2.143,93
Paraná 1.068 - 2.539 1.443,86 1.067,86 1.366,00 2.096,07 2.538,82
Rio Grande do Sul 1.142 - 2.701 1.507,97 1.142,16 1.316,50 2.230,24 2.701,33
Santa Catarina 1.225 - 2.859 1.602,23 1.224,78 1.391,00 2.360,34 2.858,91
Rio de Janeiro 1.170 - 2.803 1.532,77 1.170,17 1.295,00 2.314,03 2.802,83
Bahia 1.043 - 1.862 1.208,56 1.043,40 1.124,00 1.537,56 1.862,33
Goiás 1.006 - 2.157 1.267,57 1.006,11 1.120,00 1.780,45 2.156,53
Pernambuco 1.040 - 1.883 1.209,91 1.039,99 1.100,00 1.554,32 1.882,64
Ceará 1.044 - 1.780 1.173,52 1.044,30 1.099,00 1.469,76 1.780,21
Espírito Santo 1.085 - 2.000 1.261,87 1.084,79 1.143,93 1.651,34 2.000,15
Maranhão 1.065 - 1.566 1.151,57 1.065,13 1.110,71 1.293,27 1.566,45
Pará 1.040 - 1.723 1.189,07 1.040,29 1.153,21 1.422,73 1.723,26
Paraíba 1.062 - 2.394 1.318,67 1.062,49 1.110,00 1.976,22 2.393,66
Mato Grosso 1.067 - 2.700 1.436,83 1.067,13 1.171,00 2.229,46 2.700,38
Mato Grosso do Sul 1.130 - 2.302 1.381,53 1.130,44 1.226,00 1.900,30 2.301,71
Distrito Federal 1.053 - 2.147 1.314,35 1.053,41 1.200,00 1.772,62 2.147,05
Sergipe 1.034 - 1.618 1.138,46 1.034,27 1.093,00 1.336,08 1.618,30
Rondônia 1.110 - 1.890 1.251,11 1.110,47 1.178,00 1.560,80 1.890,49
Piauí 1.074 - 1.611 1.153,95 1.073,66 1.105,58 1.330,41 1.611,43
Rio Grande do Norte 1.042 - 1.715 1.147,43 1.041,71 1.055,00 1.416,14 1.715,28
Amazonas 1.051 - 6.051 2.086,18 1.051,39 1.155,00 4.995,81 6.051,07
Alagoas 1.046 - 2.663 1.359,94 1.046,01 1.100,00 2.198,89 2.663,36
Acre 1.028 - 1.485 1.110,75 1.027,88 1.100,00 1.226,43 1.485,49
Amapá 1.041 - 1.479 1.092,19 1.041,18 1.045,00 1.220,81 1.478,68
Tocantins 1.070 - 1.712 1.169,85 1.070,28 1.087,68 1.413,84 1.712,48
Roraima 1.060 - 1.477 1.106,61 1.059,98 1.076,25 1.219,48 1.477,07


Principais locais de trabalho

Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.


O que é preciso para trabalhar na área dos Vendedores em domicílio

A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Vendedor porta a porta

Vendedores em domicílio devem:

  • visitar consumidor;
  • planejar vendas;
  • levantar o perfil do consumidor;
  • participar de eventos;
  • fechar contratos de venda;
  • acompanhar clientes no pós-venda;
  • demonstrar competências pessoais;
  • relacionar-se com setores da empresa;

  • Atividades

    • demonstrar conhecimento do produto;
    • demonstrar produtos por meio de amostras;
    • planejar metas de venda com o superior;
    • confirmar cadastramento de clientes;
    • enviar brindes;
    • verificar o poder aquisitivo;
    • comunicar-se;
    • acompanhar entrega de produtos na expedição;
    • requisitar material de divulgação;
    • pagar vendas efetuadas à fornecedora;
    • receber pagamento do produto;
    • participar de feiras relacionadas à área;
    • fazer entrega de produtos;
    • solicitar indicação de clientes potenciais;
    • avaliar o perfil por meio de computador;
    • atualizar tabela de valores;
    • definir formas de pagamento;
    • promover reunião para lançamento de produtos;
    • demonstrar persuasão;
    • demonstrar benefícios do produto;
    • encaminhar vendas efetuadas ao setor competente;
    • tirar medidas para cálculos de custos de produtos;
    • calcular o custo do produto;
    • assessorar na renovação de contratos;
    • definir produtos adequados ao perfil;
    • preencher romaneio (folha de pedidos);
    • visitar clientes no período de garantia;
    • preencher contrato do produto vendido;
    • agendar horários para visitas;
    • manter boa apresentação pessoal;
    • divulgar produtos por meio de panfletos;
    • explicar objetivos da visita;
    • dar provas de boa dicção;
    • fazer itinerário de visitas;
    • demonstrar empatia;
    • emitir nota fiscal e recibos;
    • convidar o cliente para visitar a empresa;
    • planejar novas regiões de venda com o superior;
    • demonstrar produtos em eventos;
    • orientar clientes em caso de ocorrência de evento;
    • protocolar contrato;
    • avaliar o perfil por meio de contato telefônico;
    • organizar-se;
    • preparar cadastro de potenciais clientes;
    • pesquisar novos nichos de mercado;
    • discriminar tipos de produto;
    • explicar as características dos produtos;
    • participar de palestras relacionadas à área;
    • dar provas de controle emocional;
    • agir com ética;
    • requisitar material de consumo;
    • solicitar dados do cliente;
    • explicar formas de pagamento;
    • contratar pessoas para divulgar produtos;
    • participar de cursos de reciclagem da área;
    • auxiliar consumidor na escolha dos produtos;
    • informar ao cliente sobre novos produtos;
    • esclarecer dúvidas sobre produtos;
    • motivar-se;
    • entrevistar clientes em potencial;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • programar execução de serviços;
    • comprar produtos para demonstração;
    • dar provas de responsabilidade;
    • solicitar documentos comprobatórios para filiação;
    • apresentar tabelas de preços;
    • discutir estratégias de venda com o superior;
    • orientar sobre dúvidas de contrato;
    • apresentar produtos por meio de fitas de vídeo;
    • checar ficha cadastral do cliente;
    • contatar consumidor por telefone;
    • utilizar noções de informática;
    • enviar correspondências aos consumidores;
    • requisitar manutenção de produtos na garantia;
    • verificar necessidades;


    Setores que mais contratam Vendedor porta a porta no mercado de trabalho

    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Atividades de teleatendimento
    • Promoção de vendas
    • Serviços de funerárias
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
    • Representantes comerciais e agentes do comércio de mercadorias em geral não especializado
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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