Salário para o cargo de Vendedor de plano de saúde
CBO 5241-05 > Vendedores em domicílio

Vendedor de plano de saúde - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Vendem produtos e serviços em residências e escritórios; planejam e discutem metas e estratégias de venda. Contatam, visitam e entrevistam clientes; demonstram produtos, avaliam o perfil dos clientes e fecham contratos de vendas. Orientam, informam e visitam clientes no pós-venda; acompanham entrega de produtos, requisitam manutenção de produtos. Relacionam-se com setores da empresa.

Quanto ganha um Vendedor de plano de saúde

Um Vendedor de plano de saúde trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.115,46 e R$ 2.673,48, com a média salarial de R$ 1.454,42 e o salário mediana em R$ 1.236,27 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Vendedor de plano de saúde

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.454,42 17.453,03 363,60 6,77
1º Quartil 1.115,46 13.385,53 278,87 5,19
Salário Mediana 1.236,27 14.835,24 309,07 5,75
3º Quartil 2.038,91 24.466,96 509,73 9,48
Teto Salarial 2.673,48 32.081,81 668,37 12,44


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Vendedores e prestadores de serviços do comércio
      • Vendedores a domicílio, ambulantes e em bancas
        • Vendedores em domicílio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.171 - 4.687 1.953,03 1.171,48 1.356,06 3.869,84 4.687,27
Curitiba - PR 1.055 - 2.658 1.382,99 1.055,42 1.100,00 2.194,08 2.657,53
Belo Horizonte - MG 1.094 - 2.661 1.438,03 1.093,96 1.195,43 2.196,95 2.661,01
Rio de Janeiro - RJ 1.160 - 3.434 1.704,25 1.160,08 1.375,01 2.835,29 3.434,18
Santa Luzia - MG 1.057 - 1.361 1.074,90 1.057,45 1.059,18 1.123,44 1.360,74
Contagem - MG 1.075 - 1.840 1.191,56 1.074,57 1.077,00 1.518,83 1.839,65
Goiânia - GO 995 - 2.242 1.283,08 995,42 1.130,00 1.851,05 2.242,04
Porto Alegre - RS 1.108 - 2.647 1.455,27 1.108,06 1.228,00 2.185,14 2.646,70
Fortaleza - CE 1.044 - 1.884 1.197,26 1.044,20 1.100,00 1.555,30 1.883,83
Campinas - SP 1.277 - 2.831 1.579,07 1.276,75 1.344,00 2.337,30 2.831,00
Salvador - BA 1.051 - 2.100 1.280,16 1.051,28 1.200,00 1.734,12 2.100,41
Montes Claros - MG 1.045 - 1.359 1.064,32 1.045,00 1.045,00 1.122,29 1.359,36
Brasília - DF 1.053 - 2.147 1.314,35 1.053,41 1.200,00 1.772,62 2.147,05
Recife - PE 1.048 - 2.023 1.258,01 1.047,72 1.150,00 1.670,08 2.022,86
Ribeirão Preto - SP 1.086 - 2.384 1.393,15 1.086,08 1.262,09 1.968,36 2.384,13
Londrina - PR 1.049 - 2.131 1.322,21 1.048,99 1.290,00 1.759,40 2.131,04
São José dos Pinhais - PR 1.258 - 2.527 1.558,21 1.258,35 1.398,00 2.086,34 2.527,04
São José dos Campos - SP 1.319 - 2.158 1.483,14 1.319,15 1.401,00 1.781,74 2.158,10
João Pessoa - PB 1.072 - 1.960 1.234,45 1.072,23 1.110,00 1.618,02 1.959,79
Aracaju - SE 1.051 - 1.629 1.145,26 1.051,05 1.093,00 1.344,72 1.628,77


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.145 - 3.532 1.702,27 1.144,81 1.356,06 2.916,05 3.532,01
Minas Gerais 1.052 - 2.144 1.263,58 1.051,96 1.108,00 1.770,04 2.143,93
Paraná 1.068 - 2.539 1.443,86 1.067,86 1.366,00 2.096,07 2.538,82
Rio Grande do Sul 1.142 - 2.701 1.507,97 1.142,16 1.316,50 2.230,24 2.701,33
Santa Catarina 1.225 - 2.859 1.602,23 1.224,78 1.391,00 2.360,34 2.858,91
Rio de Janeiro 1.170 - 2.803 1.532,77 1.170,17 1.295,00 2.314,03 2.802,83
Bahia 1.043 - 1.862 1.208,56 1.043,40 1.124,00 1.537,56 1.862,33
Goiás 1.006 - 2.157 1.267,57 1.006,11 1.120,00 1.780,45 2.156,53
Pernambuco 1.040 - 1.883 1.209,91 1.039,99 1.100,00 1.554,32 1.882,64
Ceará 1.044 - 1.780 1.173,52 1.044,30 1.099,00 1.469,76 1.780,21
Espírito Santo 1.085 - 2.000 1.261,87 1.084,79 1.143,93 1.651,34 2.000,15
Maranhão 1.065 - 1.566 1.151,57 1.065,13 1.110,71 1.293,27 1.566,45
Pará 1.040 - 1.723 1.189,07 1.040,29 1.153,21 1.422,73 1.723,26
Paraíba 1.062 - 2.394 1.318,67 1.062,49 1.110,00 1.976,22 2.393,66
Mato Grosso 1.067 - 2.700 1.436,83 1.067,13 1.171,00 2.229,46 2.700,38
Mato Grosso do Sul 1.130 - 2.302 1.381,53 1.130,44 1.226,00 1.900,30 2.301,71
Distrito Federal 1.053 - 2.147 1.314,35 1.053,41 1.200,00 1.772,62 2.147,05
Sergipe 1.034 - 1.618 1.138,46 1.034,27 1.093,00 1.336,08 1.618,30
Rondônia 1.110 - 1.890 1.251,11 1.110,47 1.178,00 1.560,80 1.890,49
Piauí 1.074 - 1.611 1.153,95 1.073,66 1.105,58 1.330,41 1.611,43
Rio Grande do Norte 1.042 - 1.715 1.147,43 1.041,71 1.055,00 1.416,14 1.715,28
Amazonas 1.051 - 6.051 2.086,18 1.051,39 1.155,00 4.995,81 6.051,07
Alagoas 1.046 - 2.663 1.359,94 1.046,01 1.100,00 2.198,89 2.663,36
Acre 1.028 - 1.485 1.110,75 1.027,88 1.100,00 1.226,43 1.485,49
Amapá 1.041 - 1.479 1.092,19 1.041,18 1.045,00 1.220,81 1.478,68
Tocantins 1.070 - 1.712 1.169,85 1.070,28 1.087,68 1.413,84 1.712,48
Roraima 1.060 - 1.477 1.106,61 1.059,98 1.076,25 1.219,48 1.477,07


Principais locais de trabalho

Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.


O que é preciso para trabalhar na área dos Vendedores em domicílio

A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Vendedor de plano de saúde

Vendedores em domicílio devem:

  • planejar vendas;
  • visitar consumidor;
  • fechar contratos de venda;
  • relacionar-se com setores da empresa;
  • participar de eventos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • levantar o perfil do consumidor;
  • acompanhar clientes no pós-venda;

  • Atividades

    • demonstrar persuasão;
    • dar provas de boa dicção;
    • confirmar cadastramento de clientes;
    • explicar as características dos produtos;
    • definir formas de pagamento;
    • solicitar dados do cliente;
    • checar ficha cadastral do cliente;
    • participar de feiras relacionadas à área;
    • informar ao cliente sobre novos produtos;
    • planejar novas regiões de venda com o superior;
    • dar provas de controle emocional;
    • visitar clientes no período de garantia;
    • orientar sobre dúvidas de contrato;
    • pesquisar novos nichos de mercado;
    • requisitar material de consumo;
    • discutir estratégias de venda com o superior;
    • atualizar tabela de valores;
    • enviar brindes;
    • manter boa apresentação pessoal;
    • avaliar o perfil por meio de computador;
    • demonstrar benefícios do produto;
    • acompanhar entrega de produtos na expedição;
    • calcular o custo do produto;
    • promover reunião para lançamento de produtos;
    • requisitar material de divulgação;
    • verificar o poder aquisitivo;
    • programar execução de serviços;
    • explicar objetivos da visita;
    • utilizar noções de informática;
    • demonstrar conhecimento do produto;
    • solicitar documentos comprobatórios para filiação;
    • tirar medidas para cálculos de custos de produtos;
    • preparar cadastro de potenciais clientes;
    • demonstrar empatia;
    • apresentar produtos por meio de fitas de vídeo;
    • preencher contrato do produto vendido;
    • divulgar produtos por meio de panfletos;
    • verificar necessidades;
    • agir com ética;
    • dar provas de responsabilidade;
    • contratar pessoas para divulgar produtos;
    • protocolar contrato;
    • organizar-se;
    • demonstrar produtos por meio de amostras;
    • comprar produtos para demonstração;
    • motivar-se;
    • agendar horários para visitas;
    • receber pagamento do produto;
    • participar de palestras relacionadas à área;
    • convidar o cliente para visitar a empresa;
    • enviar correspondências aos consumidores;
    • planejar metas de venda com o superior;
    • assessorar na renovação de contratos;
    • demonstrar produtos em eventos;
    • auxiliar consumidor na escolha dos produtos;
    • entrevistar clientes em potencial;
    • comunicar-se;
    • avaliar o perfil por meio de contato telefônico;
    • discriminar tipos de produto;
    • fazer itinerário de visitas;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • apresentar tabelas de preços;
    • requisitar manutenção de produtos na garantia;
    • emitir nota fiscal e recibos;
    • encaminhar vendas efetuadas ao setor competente;
    • definir produtos adequados ao perfil;
    • pagar vendas efetuadas à fornecedora;
    • explicar formas de pagamento;
    • contatar consumidor por telefone;
    • solicitar indicação de clientes potenciais;
    • participar de cursos de reciclagem da área;
    • fazer entrega de produtos;
    • preencher romaneio (folha de pedidos);
    • orientar clientes em caso de ocorrência de evento;
    • esclarecer dúvidas sobre produtos;


    Setores que mais contratam Vendedor de plano de saúde no mercado de trabalho

    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Atividades de teleatendimento
    • Promoção de vendas
    • Serviços de funerárias
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
    • Representantes comerciais e agentes do comércio de mercadorias em geral não especializado
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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