Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
- Técnicos das ciências administrativas
- Técnicos em administração
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Técnicos em administração trabalham em qualquer atividade econômica onde haja atividades administrativas, na condição de assalariados com carteira assinada. O trabalho é presencial, executado em equipe, com supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário pode ser diurno ou noturno. Os profissionais, em sua rotina de trabalho, permanecem durante longos períodos, em posições desconfortáveis, trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em administração
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino médio completo, preferencialmente com o curso técnico de nível médio na área de atuação. O exercício pleno das ocupações ocorre com um a dois anos de experiência. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Técnico em administração de comércio exterior
Técnicos em administração devem:
- executar atividades nas Áreas fiscal e financeira;
- demonstrar competências pessoais;
- atuar na Área de compras;
- intercambiar mercadorias e serviços;
- controlar rotina administrativa;
Atividades
- emitir documentos diversos;
- participar da movimentação e controle de estoques;
- solicitar informações;
- classificar elementos de despesas;
- fiscalizar recolhimento de encargos públicos de firmas terceirizadas;
- acompanhar desembaraço aduaneiro;
- evidenciar comprometimento;
- executar serviços de apoio administrativo;
- controlar fluxos de documentos fiscais;
- elaborar documentos administrativos;
- organizar rotina diária;
- tomar iniciativa;
- elaborar prestações de conta;
- dominar idiomas estrangeiros;
- arquivar documentos;
- conferir documentos;
- agir com ética profissional;
- solicitar cotação de preços;
- negociar variações de taxas de câmbio com instituições financeiras;
- definir método de trabalho;
- apresentar soluções;
- pesquisar situação legal da empresa;
- protocolar documentos;
- atuar com flexibilidade;
- acompanhar alterações da legislação vigente;
- atualizar cadastro geral;
- demonstrar facilidade de comunicação verbal e escrita;
- atender cliente;
- conferir recebimento de materiais;
- operacionar o sistema integrado de comércio exterior (siscomex);
- acompanhar validade de documentos legais;
- controlar atividades através de dados estatísticos;
- analisar documentação de exportação e importação;
- controlar documentação de serviços terceirizados ao longo do contrato;
- elaborar cronogramas;
- fornecer informações para auditorias;
- acompanhar trânsito da mercadoria exportada ou importada;
- programar embarque e desembarque de mercadorias e serviços;
- trabalhar em equipe;
- agir com tolerância;
- agir com eficiência e eficácia;
- reservar praças;
- adequar atividade à legislação vigente;
- buscar aprimoramento profissional;
- contratar serviços de despachante, seguros, transporte e terceiros;
Setores que mais contratam Técnico em administração de comércio exterior no mercado de trabalho
- Atividades de despachantes aduaneiros
- Construção de edifícios
- Locação de mão-de-obra temporária