Salário para o cargo de Técnico em administração de comércio exterior
CBO 3513-10 > Técnicos em administração

Técnico em administração de comércio exterior - Descrição, atividades e funções do cargo

Controlam rotina administrativa. Realizam atividades em recursos humanos e intermedeiam mão-de-obra para colocação e recolação. Atuam na área de compras e assessoram a área de vendas. Intercambiam mercadorias e serviços e executam atividades nas áreas fiscal e financeira.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos das ciências administrativas
        • Técnicos em administração

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em administração trabalham em qualquer atividade econômica onde haja atividades administrativas, na condição de assalariados com carteira assinada. O trabalho é presencial, executado em equipe, com supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário pode ser diurno ou noturno. Os profissionais, em sua rotina de trabalho, permanecem durante longos períodos, em posições desconfortáveis, trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em administração

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino médio completo, preferencialmente com o curso técnico de nível médio na área de atuação. O exercício pleno das ocupações ocorre com um a dois anos de experiência. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Técnico em administração de comércio exterior

Técnicos em administração devem:

  • executar atividades nas Áreas fiscal e financeira;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar na Área de compras;
  • intercambiar mercadorias e serviços;
  • controlar rotina administrativa;

Atividades

  • emitir documentos diversos;
  • participar da movimentação e controle de estoques;
  • solicitar informações;
  • classificar elementos de despesas;
  • fiscalizar recolhimento de encargos públicos de firmas terceirizadas;
  • acompanhar desembaraço aduaneiro;
  • evidenciar comprometimento;
  • executar serviços de apoio administrativo;
  • controlar fluxos de documentos fiscais;
  • elaborar documentos administrativos;
  • organizar rotina diária;
  • tomar iniciativa;
  • elaborar prestações de conta;
  • dominar idiomas estrangeiros;
  • arquivar documentos;
  • conferir documentos;
  • agir com ética profissional;
  • solicitar cotação de preços;
  • negociar variações de taxas de câmbio com instituições financeiras;
  • definir método de trabalho;
  • apresentar soluções;
  • pesquisar situação legal da empresa;
  • protocolar documentos;
  • atuar com flexibilidade;
  • acompanhar alterações da legislação vigente;
  • atualizar cadastro geral;
  • demonstrar facilidade de comunicação verbal e escrita;
  • atender cliente;
  • conferir recebimento de materiais;
  • operacionar o sistema integrado de comércio exterior (siscomex);
  • acompanhar validade de documentos legais;
  • controlar atividades através de dados estatísticos;
  • analisar documentação de exportação e importação;
  • controlar documentação de serviços terceirizados ao longo do contrato;
  • elaborar cronogramas;
  • fornecer informações para auditorias;
  • acompanhar trânsito da mercadoria exportada ou importada;
  • programar embarque e desembarque de mercadorias e serviços;
  • trabalhar em equipe;
  • agir com tolerância;
  • agir com eficiência e eficácia;
  • reservar praças;
  • adequar atividade à legislação vigente;
  • buscar aprimoramento profissional;
  • contratar serviços de despachante, seguros, transporte e terceiros;


Setores que mais contratam Técnico em administração de comércio exterior no mercado de trabalho

  • Atividades de despachantes aduaneiros
  • Construção de edifícios
  • Locação de mão-de-obra temporária




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