Salário para o cargo de Agente de recrutamento e seleção
CBO 3513-15 > Técnicos em administração

Agente de recrutamento e seleção - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Controlam rotina administrativa. Realizam atividades em recursos humanos e intermedeiam mão-de-obra para colocação e recolação. Atuam na área de compras e assessoram a área de vendas. Intercambiam mercadorias e serviços e executam atividades nas áreas fiscal e financeira.

Quanto ganha um Agente de recrutamento e seleção

Um Agente de recrutamento e seleção trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.308,03 e R$ 8.551,99, com a média salarial de R$ 3.026,35 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Agente de recrutamento e seleção

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.026,35 36.316,23 756,59 14,26
1º Quartil 1.308,03 15.696,33 327,01 6,16
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 9,42
3º Quartil 6.522,11 78.265,31 1.630,53 30,73
Teto Salarial 8.551,99 102.623,83 2.138,00 40,29


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos das ciências administrativas
        • Técnicos em administração

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.453 - 10.544 3.974,44 1.453,32 2.614,50 8.705,24 10.544,04
Curitiba - PR 1.376 - 5.339 2.376,16 1.376,46 1.800,00 4.407,55 5.338,55
Rio de Janeiro - RJ 1.489 - 5.965 2.756,29 1.489,11 2.200,00 4.924,74 5.964,99
Barueri - SP 1.290 - 7.978 2.895,26 1.289,84 1.678,00 6.586,90 7.978,25
Blumenau - SC 1.443 - 3.664 2.081,25 1.442,86 1.873,00 3.025,24 3.664,26
Porto Alegre - RS 1.489 - 5.447 2.476,33 1.489,03 1.997,68 4.497,45 5.447,44
Campinas - SP 1.433 - 6.628 2.937,21 1.432,70 2.400,00 5.472,15 6.628,04
Belo Horizonte - MG 1.489 - 8.507 3.165,50 1.488,93 2.000,00 7.023,53 8.507,12
Goiânia - GO 1.529 - 5.715 2.870,47 1.529,29 2.554,00 4.718,56 5.715,26
Mogi das Cruzes - SP 1.370 - 4.189 2.218,51 1.370,16 2.148,00 3.458,47 4.189,00
São Bernardo do Campo - SP 1.378 - 4.090 2.043,42 1.377,51 1.700,00 3.376,54 4.089,76
Salvador - BA 1.045 - 3.429 1.472,13 1.045,00 1.045,00 2.831,18 3.429,21
Santo André - SP 1.210 - 3.666 1.874,14 1.210,06 1.600,00 3.026,71 3.666,04
Recife - PE 1.111 - 5.787 2.326,83 1.111,36 1.118,00 4.777,47 5.786,61
Fortaleza - CE 1.337 - 3.569 2.036,74 1.337,41 1.993,56 2.946,91 3.569,39
Jundiaí - SP 1.226 - 3.699 2.184,16 1.226,20 2.213,33 3.054,17 3.699,30
Contagem - MG 1.580 - 3.075 1.839,34 1.579,97 1.654,65 2.538,63 3.074,86
Sorocaba - SP 1.197 - 2.379 1.497,76 1.196,76 1.415,68 1.963,82 2.378,64
Extrema - MG 1.110 - 2.969 1.656,02 1.109,90 1.500,00 2.451,50 2.969,33
São José dos Campos - SP 1.194 - 3.906 1.884,67 1.193,59 1.500,00 3.224,49 3.905,60


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.382 - 9.334 3.502,33 1.381,93 2.300,00 7.705,99 9.333,73
Paraná 1.368 - 5.206 2.346,54 1.368,48 1.800,00 4.298,42 5.206,38
Santa Catarina 1.316 - 3.524 1.868,59 1.315,81 1.588,00 2.909,21 3.523,72
Minas Gerais 1.198 - 5.016 2.202,84 1.198,26 1.700,00 4.141,03 5.015,74
Rio de Janeiro 1.479 - 5.850 2.737,51 1.479,33 2.320,70 4.829,77 5.849,96
Rio Grande do Sul 1.449 - 5.031 2.399,04 1.448,66 2.000,00 4.153,84 5.031,25
Pernambuco 1.082 - 4.699 1.900,18 1.082,01 1.272,15 3.879,36 4.698,80
Goiás 1.214 - 5.367 2.540,34 1.213,72 2.100,00 4.430,75 5.366,65
Bahia 1.045 - 4.122 1.650,25 1.045,00 1.045,00 3.403,17 4.122,02
Ceará 1.352 - 3.742 2.101,01 1.352,19 2.000,00 3.089,74 3.742,39
Rio Grande do Norte 1.049 - 2.276 1.264,41 1.049,40 1.084,65 1.878,72 2.275,56
Mato Grosso 1.131 - 4.477 1.979,81 1.131,02 1.200,00 3.696,13 4.476,86
Distrito Federal 1.098 - 6.407 2.205,30 1.098,00 1.329,12 5.290,00 6.407,41
Amazonas 1.456 - 5.626 2.281,83 1.455,77 1.734,81 4.645,09 5.626,28
Piauí 1.159 - 2.512 1.844,63 1.158,53 2.073,00 2.074,00 2.512,09
Paraíba 1.093 - 2.514 1.803,69 1.093,41 2.073,00 2.075,40 2.513,79
Espírito Santo 1.098 - 5.088 2.420,28 1.098,00 2.346,50 4.200,69 5.088,00


Principais locais de trabalho

Técnicos em administração trabalham em qualquer atividade econômica onde haja atividades administrativas, na condição de assalariados com carteira assinada. O trabalho é presencial, executado em equipe, com supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário pode ser diurno ou noturno. Os profissionais, em sua rotina de trabalho, permanecem durante longos períodos, em posições desconfortáveis, trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em administração

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino médio completo, preferencialmente com o curso técnico de nível médio na área de atuação. O exercício pleno das ocupações ocorre com um a dois anos de experiência. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Agente de recrutamento e seleção

Técnicos em administração devem:

  • executar atividades nas Áreas fiscal e financeira;
  • intercambiar mercadorias e serviços;
  • assessorar Área de venda;
  • realizar atividades em recursos humanos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • controlar rotina administrativa;
  • intermediar mão-de-obra para colocação e recolocação;
  • atuar na Área de compras;

  • Atividades

    • conferir processos licitatórios;
    • proceder entrada no processo de seguro desemprego;
    • atuar com flexibilidade;
    • acompanhar trânsito da mercadoria exportada ou importada;
    • divulgar resultado do processo seletivo;
    • participar de comissões de licitação;
    • atualizar cadastro geral;
    • participar do processo de homologação de rescisão contratual;
    • organizar propostas de treinamentos;
    • conferir frequência;
    • solicitar informações;
    • participar da correção da prova do processo seletivo;
    • atender cliente;
    • efetuar cálculos estatísticos;
    • acompanhar validade de documentos legais;
    • executar serviços de apoio administrativo;
    • reservar praças;
    • fiscalizar recolhimento de encargos públicos de firmas terceirizadas;
    • agir com tolerância;
    • controlar fluxos de documentos fiscais;
    • contatar clientes;
    • contatar empresas;
    • controlar benefícios concedidos;
    • operacionar o sistema integrado de comércio exterior (siscomex);
    • pesquisar situação legal da empresa;
    • negociar variações de taxas de câmbio com instituições financeiras;
    • elaborar organograma;
    • emitir documentos diversos;
    • divulgar processo seletivo;
    • conferir recebimento de materiais;
    • conferir lançamentos da folha de pagamento;
    • entrevistar candidato;
    • classificar elementos de despesas;
    • fornecer cotações de preços;
    • apresentar soluções;
    • organizar processos de contratação de serviços e produtos;
    • arquivar documentos;
    • precificar produtos;
    • divulgar informações em veículos diversos;
    • elaborar prestações de conta;
    • participar da elaboração de provas de seleção;
    • participar da avaliação de currículo;
    • controlar afastamentos;
    • contratar serviços de despachante, seguros, transporte e terceiros;
    • evidenciar comprometimento;
    • acompanhar processos seletivos até a finalização;
    • aplicar provas de seleção;
    • prestar informações acerca de direitos trabalhistas;
    • demonstrar facilidade de comunicação verbal e escrita;
    • organizar rotina diária;
    • acompanhar venda e pós-venda;
    • cadastrar candidato;
    • executar serviços de caixa e tesouraria;
    • acompanhar alterações da legislação vigente;
    • convocar candidatos aptos a ocuparem vaga;
    • disponibilizar holerite;
    • coletar informações para rescisão contratual;
    • elaborar fluxograma;
    • participar da elaboração e da divulgação de editais de licitação;
    • elaborar notas de empenho;
    • solicitar cotação de preços;
    • aplicar legislação para fins de recolhimento;
    • viabilizar processo de admissão;
    • calcular férias;
    • solicitar atestado de saúde ocupacional dos empregados das empresas terceirizadas;
    • trabalhar em equipe;
    • controlar transferência de funcionários;
    • captar vagas;
    • efetuar cálculos rescisórios;
    • montar processo seletivo;
    • dominar idiomas estrangeiros;
    • verificar certidão negativa junto ao fgts e inss;
    • controlar ativo fixo;
    • recomendar margem de desconto;
    • elaborar cronogramas;
    • conferir documentos;
    • elaborar documentos administrativos;
    • gerar informações e guias para recolhimento de encargos sociais;
    • controlar férias de funcionários;
    • programar embarque e desembarque de mercadorias e serviços;
    • participar da movimentação e controle de estoques;
    • destinar recursos orçamentários;
    • controlar atividades através de dados estatísticos;
    • tomar iniciativa;
    • protocolar documentos;
    • pré-selecionar candidatos;
    • definir método de trabalho;
    • analisar exigências para ocupação de vagas;
    • assessorar em atividades de treinamento e desenvolvimento;
    • adequar atividade à legislação vigente;
    • controlar documentação de serviços terceirizados ao longo do contrato;
    • analisar documentação de exportação e importação;
    • comprar serviços e produtos;
    • administrar despesas com fundo fixo;
    • buscar aprimoramento profissional;
    • fornecer informações para auditorias;
    • agir com eficiência e eficácia;
    • orientar clientes;
    • lançar informações na base de dados da folha de pagamentos;
    • encaminhar crédito bancário da folha de pagamentos;
    • acompanhar desembaraço aduaneiro;
    • agir com ética profissional;


    Setores que mais contratam Agente de recrutamento e seleção no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Atividades de teleatendimento
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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