O Estenotipista em ´close caption´ (CBO 3515-15) opera a máquina estenótipo, registrando a fala – discurso, depoimento ou outra - com rapidez e correção. Transforma os sinais estenográficos em texto. Pode operar o estenótipo conectado a computador. Pode atuar a distância, utilizando ferramentas de comunicação (internet ou linha telefônica) para encaminhamento dos registros. Segue padrões estabelecidos pela ética profissional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Também chamado de Escrevente técnico estenotipista · Estenotipista · Estenotipista técnico judiciário · Estenotipista técnico parlamentar · Estenotipista ´free lancer´
Transforma as falas - discursos, depoimentos ou outras - em sinais estenográficos, operando a máquina estenótipo.
Transforma os sinais estenográficos em texto, podendo ajustá-lo à redação técnica e editá-lo para uma publicação.
Pode operar o estenótipo conectado ao computador, que permite - com uso de software específico - a transformação automática dos sinais estenográficos em texto, além de gravação em arquivo.
Opera o estenótipo presencialmente ou a distância.
Presencialmente, pode prestar serviços especializados em tribunais, transcrevendo depoimentos e elaborando relatório mensal das audiências realizadas.
A distância, utiliza ferramentas de comunicação para encaminhamento dos registros. Pode enviar legenda oculta ("closed caption"), que reproduz falas em tempo real, a uma emissora de televisão ou a outro meio de comunicação, via internet ou linha telefônica.
Organiza e arquiva - em meios físico e eletrônico - informações e documentos.
A leitura combina volume de profissionais ativos, saldo entre admissões e desligamentos, intensidade de rotatividade e movimento dos últimos trimestres. O CBO 3515-15 se encontra hoje em zona de sob pressão.
O exercício dessas ocupações requer curso técnico de nível médio completo para os técnicos em secretariado e estenotipista. A escolaridade para o taquígrafo pode variar de nível médio a superior completo. Adicionalmente, requer-se curso de especialização de mais de quatrocentas horas-aula.
Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Ciências exatas e informática | Matemática e estatística | Matemática aplicada | 3 | 2 | 2 |
| Tecnologia da informação e comunicação | Informática | 3 | 3 | 3 | |
| Internet | 4 | 3 | 3 | ||
| Outros conhecimentos de tecnologias da informação e comunicação - software - sistema de transcrição para estenotipia | 4 | 4 | 5 | ||
| Ciências sociais aplicadas | Comunicação | Outros conhecimentos de comunicação - comunicação empresarial | 3 | 3 | 3 |
| Outros conhecimentos de comunicação - norma técnica da abnt relacionada a legendas ocultas (closed caption) | 3 | 3 | 4 | ||
| Direito | Legislação aplicada à área ocupacional | 3 | 3 | 3 | |
| Linguística, letras e artes | Línguas | Português: comunicação oral e escrita | 4 | 4 | 4 |
| Português: leitura e interpretação de textos | 4 | 3 | 4 | ||
| Português instrumental | 4 | 3 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de línguas - português: estruturação lógica de textos | 3 | 3 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de línguas - português: gírias, neologismos e regionalismos em linguagem oral | 4 | 3 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de línguas - português: redação de legendas ocultas (closed caption) em linguagem escrita | 4 | 4 | 5 | ||
| Outros conhecimentos de línguas - português: redação técnica | 3 | 3 | 3 |
| Campo | Tópico | Saber | Domínio | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|---|---|
| Administração, gestão e negócios | Administração e gestão | Outros conhecimentos de administração e gestão - papel do estenotipista em audiências de tribunais | 4 | 3 | 5 |
| Levantamento de informações | Outros conhecimentos de levantamento de informações - pesquisa, organização e sistematização de informações | 3 | 3 | 3 | |
| Planejamento e controle da produção (pcp) | Planejamento do trabalho | 4 | 4 | 4 | |
| Processos administrativos e organizacionais | Outros conhecimentos de processos administrativos e organizacionais - estenótipo: características, modo de operar e cuidados com a máquina | 5 | 5 | 5 | |
| Outros conhecimentos de processos administrativos e organizacionais - modo de operação da máquina estenótipo acoplada ao computador | 4 | 4 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de processos administrativos e organizacionais - o papel do estenotipista em empresas | 3 | 3 | 4 | ||
| Outros conhecimentos de processos administrativos e organizacionais - prática em estenotipia: velocidade na operação | 5 | 5 | 5 | ||
| Saúde e segurança | Ergonomia | 3 | 4 | 4 | |
| Saúde ocupacional | 3 | 3 | 3 | ||
| Segurança no trabalho | 3 | 3 | 3 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| comunicação | Compreensão oral | 5 | 5 |
| Escuta ativa | 5 | 5 | |
| Compreensão escrita | 3 | 3 | |
| Expressão escrita | 3 | 3 | |
| Raciocínio | Raciocínio concreto para seguir instruções | 4 | 4 |
| Raciocínio abstrato para resolução de problemas | 3 | 3 | |
| Raciocínio analítico | 3 | 3 | |
| Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting) | 2 | 2 | |
| Trabalho com números | Transcrição de dados | 4 | 4 |
| Compreensão numérica | 3 | 3 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades físicas | Flexibilidade de extensão | 3 | 3 |
| Habilidades psicomotoras | Estabilidade (firmeza) braço-mão | 4 | 4 |
| Precisão de controle | 4 | 3 | |
| Destreza dos dedos (ou digital) | 5 | 5 | |
| Destreza manual | 4 | 4 | |
| Coordenação multimembros | 2 | 2 | |
| Tempo de reação (ou de resposta) | 4 | 4 | |
| Velocidade de movimento dos membros | 5 | 5 | |
| Velocidade de pulso-dedos | 4 | 4 | |
| Habilidades sensoriais | Atenção auditiva | 5 | 5 |
| Localização de som | 3 | 3 | |
| Reconhecimento de fala | 5 | 5 | |
| Clareza de fala | 3 | 3 | |
| Sensibilidade auditiva | 4 | 4 | |
| Visão de perto (ou a curta distância) | 4 | 4 | |
| Outras habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais (especificar: ....) | Outras - sensibilidade tátil | 4 | 5 |
| Tipo | Capacidade | Recorrência | Peso |
|---|---|---|---|
| Habilidades interpessoais | Trabalho em equipe | 5 | 5 |
| Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas... | 3 | 3 | |
| Troca de informações | 3 | 3 | |
| Fornecimento de informações | 4 | 4 | |
| Cooperação | 5 | 5 | |
| Habilidades operacionais | Aplicação de técnicas que envolvem algumas variáveis concretas e específicas | 3 | 3 |
| Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas | 2 | 2 | |
| Aplicação de princípios tecnológicos de baixa complexidade | 2 | 2 | |
| Habilidades organizacionais | Análise de garantia de qualidade | 3 | 3 |
| Outras habilidades práticas (especificar: ....) | Outras - trabalho sob pressão | 4 | 4 |
| Tipo | Postura | Peso |
|---|---|---|
| Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho | Autonomia na execução das tarefas que lhe foram atribuídas | 3 |
| Avaliação de trabalho ou atividade | Avaliação do próprio desempenho, com alguma orientação | 3 |
Trabalham em órgãos públicos e setores empresariais, tendo vínculo formal de emprego. Atuam de forma individual, normalmente sem supervisão e em ambientes fechados. Os horários são diurno para os taquígrafos e com revezamento de turnos para os demais. No exercício de algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como por exemplo trabalhar sob pressão, em posições desconfortáveis por períodos prolongados, bem como estar expostos aos efeitos de ruído intenso.
O Estenotipista em ´close caption´ (CBO 3515-15) pertence à família dos Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas, dentro do grande grupo dos técnicos de nível médio .
O código é CBO 3515-15 (ou CBO 351515 sem o hífen), dentro da família 3515 (Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas), no grande grupo 3 (Técnicos de nível médio ).
Opera a máquina estenótipo, registrando a fala – discurso, depoimento ou outra - com rapidez e correção. Transforma os sinais estenográficos em texto. Pode operar o estenótipo conectado a computador. Pode atuar a distância, utilizando ferramentas de comunicação (internet ou linha telefônica) para encaminhamento dos registros. Segue padrões estabelecidos pela ética profissional, normas técnicas e n…
Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.
A jornada predominante é de 43 horas semanais, em regime CLT, no horário comercial.