Salário para o cargo de Técnico de telecomunicações (telefonia)
CBO 3133-15 > Técnicos em telecomunicações

Técnico de telecomunicações (telefonia) - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam na elaboração de projetos de telecomunicação, instalam, testam e realizam manutenções preventiva e corretiva de sistemas de telecomunicações. Supervisionam tecnicamente processos e serviços de telecomunicações. Reparam equipamentos e prestam assistência técnica aos clientes, ministram treinamentos, treinam equipes de trabalho e elaboram documentação técnica.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em eletroeletrônica e fotônica
        • Técnicos em telecomunicações

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em telecomunicações

O exercício desse cargo requer formação técnica de nível médio na área de telecomunicações.


Funções e atividades do Técnico de telecomunicações (telefonia)

Técnicos em telecomunicações devem:

  • supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações;
  • realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações;
  • testar sistemas de telecomunicações;
  • elaborar documentação técnica;
  • instalar sistemas de telecomunicações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar assistência técnica ao cliente;
  • reparar equipamentos;
  • participar na elaboração de projetos de telecomunicações;
  • ministrar treinamento;

Atividades

  • analisar relatórios técnicos;
  • instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações;
  • especificar equipamentos (comutação, transmissão, rede e comunicação de dados);
  • verificar alimentação do sistema;
  • demonstrar poder de concentração;
  • verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações;
  • treinar equipe de trabalho;
  • especificar planos de trabalho;
  • prospectar novos negócios para empresa;
  • efetuar interligações dos equipamentos;
  • manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente;
  • instalar cabeamento;
  • elaborar esquemas;
  • quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra;
  • demonstrar habilidade de leitura e redação;
  • consultar especificações e normas técnicas;
  • levantar o custo do projeto;
  • detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas;
  • fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico;
  • verificar o fornecimento de energia;
  • especificar mão-de-obra;
  • redimensionar a rede;
  • ativar o sistema;
  • avaliar condições de funcionamento dos equipamentos;
  • elaborar relatórios de desempenho;
  • testar conexões;
  • trocar componentes;
  • substituir componentes do sistema;
  • executar rotinas de teste;
  • ministrar treinamento em novas tecnologias;
  • configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto;
  • identificar a instrumentação necessária;
  • trabalhar em equipe;
  • capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação;
  • avaliar a necessidade de conserto;
  • elaborar rotinas de teste;
  • demonstrar habilidade de comunicação;
  • demonstrar criatividade para resolver problemas;
  • medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos;
  • supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro;
  • verificar a infraestrutura;
  • levantar dados e informações do projeto;
  • avaliar desempenho de equipes de trabalho;
  • efetuar ajustes do sistema;
  • demonstrar conhecimentos básicos de informática;
  • identificar falhas no sistema de telecomunicações;
  • redimensionar equipamentos;
  • fixar componentes de sistemas de telecomunicações;
  • elaborar esquemas para projetos;
  • acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas;
  • treinar usuário final;
  • ministrar treinamento em área específica;
  • programar o sistema de telecomunicações;
  • demonstrar iniciativa;
  • consultar manual de instalação;
  • corrigir as falhas do sistema de telecomunicações;
  • organizar o tempo;
  • demonstrar visão espacial;
  • orientar sobre aplicações de soluções técnicas;
  • reprogramar o sistema de telecomunicações;
  • interpretar especificações e normas técnicas;
  • configurar os softwares do equipamento;
  • demonstrar habilidade de autodesenvolvimento;
  • contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe;
  • interagir com os clientes;
  • intermediar relações entre cliente e empresa;
  • orientar equipes de trabalho;
  • dominar terminologia técnica em outros idiomas;
  • acompanhar teste de laboratório;
  • efetuar ajustes;
  • efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações;
  • definir plataforma de equipamentos;
  • avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes;
  • absorver novas tecnologias;
  • avaliar entroncamento;
  • configurar equipamentos no projeto;
  • distribuir tarefas para equipes de trabalho;
  • demonstrar habilidade manual;


Setores que mais contratam Técnico de telecomunicações (telefonia) no mercado de trabalho

  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Outras atividades de telecomunicações
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços de engenharia
  • Serviços de entrega rápida
  • Serviço móvel especializado - sme
  • Comércio atacadista de componentes eletrônicos e equipamentos de telefonia e comunicação
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




Profissões em Destaque:

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