Salário para o cargo de Técnico de telecomunicações (telefonia)
CBO 3133-15 > Técnicos em telecomunicações

Técnico de telecomunicações (telefonia) - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam na elaboração de projetos de telecomunicação, instalam, testam e realizam manutenções preventiva e corretiva de sistemas de telecomunicações. Supervisionam tecnicamente processos e serviços de telecomunicações. Reparam equipamentos e prestam assistência técnica aos clientes, ministram treinamentos, treinam equipes de trabalho e elaboram documentação técnica.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em eletroeletrônica e fotônica
        • Técnicos em telecomunicações

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em telecomunicações

O exercício desse cargo requer formação técnica de nível médio na área de telecomunicações.


Funções e atividades do Técnico de telecomunicações (telefonia)

Técnicos em telecomunicações devem:

  • testar sistemas de telecomunicações;
  • instalar sistemas de telecomunicações;
  • ministrar treinamento;
  • elaborar documentação técnica;
  • participar na elaboração de projetos de telecomunicações;
  • realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações;
  • supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar assistência técnica ao cliente;
  • reparar equipamentos;

Atividades

  • instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações;
  • corrigir as falhas do sistema de telecomunicações;
  • testar conexões;
  • configurar os softwares do equipamento;
  • supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro;
  • avaliar entroncamento;
  • verificar a infraestrutura;
  • absorver novas tecnologias;
  • elaborar rotinas de teste;
  • identificar falhas no sistema de telecomunicações;
  • trabalhar em equipe;
  • detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas;
  • substituir componentes do sistema;
  • identificar a instrumentação necessária;
  • demonstrar habilidade de autodesenvolvimento;
  • contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe;
  • configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto;
  • consultar especificações e normas técnicas;
  • analisar relatórios técnicos;
  • levantar dados e informações do projeto;
  • ministrar treinamento em novas tecnologias;
  • quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra;
  • demonstrar habilidade de leitura e redação;
  • fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico;
  • elaborar esquemas para projetos;
  • instalar cabeamento;
  • verificar alimentação do sistema;
  • medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos;
  • treinar usuário final;
  • ativar o sistema;
  • demonstrar poder de concentração;
  • orientar equipes de trabalho;
  • interpretar especificações e normas técnicas;
  • ministrar treinamento em área específica;
  • manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente;
  • dominar terminologia técnica em outros idiomas;
  • interagir com os clientes;
  • definir plataforma de equipamentos;
  • verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações;
  • executar rotinas de teste;
  • elaborar esquemas;
  • especificar mão-de-obra;
  • demonstrar iniciativa;
  • verificar o fornecimento de energia;
  • levantar o custo do projeto;
  • intermediar relações entre cliente e empresa;
  • redimensionar a rede;
  • efetuar ajustes do sistema;
  • consultar manual de instalação;
  • prospectar novos negócios para empresa;
  • avaliar a necessidade de conserto;
  • avaliar desempenho de equipes de trabalho;
  • demonstrar habilidade de comunicação;
  • programar o sistema de telecomunicações;
  • trocar componentes;
  • distribuir tarefas para equipes de trabalho;
  • avaliar condições de funcionamento dos equipamentos;
  • efetuar ajustes;
  • acompanhar teste de laboratório;
  • acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas;
  • elaborar relatórios de desempenho;
  • orientar sobre aplicações de soluções técnicas;
  • especificar planos de trabalho;
  • especificar equipamentos (comutação, transmissão, rede e comunicação de dados);
  • fixar componentes de sistemas de telecomunicações;
  • reprogramar o sistema de telecomunicações;
  • configurar equipamentos no projeto;
  • redimensionar equipamentos;
  • treinar equipe de trabalho;
  • demonstrar habilidade manual;
  • organizar o tempo;
  • demonstrar conhecimentos básicos de informática;
  • avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes;
  • capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação;
  • demonstrar criatividade para resolver problemas;
  • efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações;
  • efetuar interligações dos equipamentos;
  • demonstrar visão espacial;


Setores que mais contratam Técnico de telecomunicações (telefonia) no mercado de trabalho

  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Outras atividades de telecomunicações
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços de engenharia
  • Serviços de entrega rápida
  • Serviço móvel especializado - sme
  • Comércio atacadista de componentes eletrônicos e equipamentos de telefonia e comunicação
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




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