Salário para o cargo de Técnico de saneamento
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Técnico de saneamento - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Técnico de saneamento

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • realizar vistorias técnicas;
  • padronizar procedimentos técnicos;
  • planejar o trabalho;
  • supervisionar equipes;
  • orçar obras;
  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • preservar o meio ambiente;
  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • supervisionar obras;
  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar trabalhos em laboratório;

Atividades

  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • relatar anomalias aos superiores;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • trabalhar em equipe;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • empregar normas técnicas;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • analisar contrato de obras;
  • supervisionar campanha educativa;
  • elaborar composições unitárias;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • fiscalizar obras;
  • preparar o local de trabalho;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • demonstrar criatividade;
  • elaborar relatórios;
  • analisar origem das solicitações;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • emitir parecer técnico;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • agir com iniciativa;
  • submeter o projeto à aprovação;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • registrar alterações de serviços;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • dominar softwares específicos;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • propor ações preventivas;
  • especificar materiais;
  • detalhar o projeto;
  • solicitar projetos complementares;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • estudar projetos;
  • treinar equipes;
  • verificar tipo de vistoria;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • identificar fontes de poluição;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • cotar insumos e serviços;
  • elaborar memorial descritivo;
  • analisar dados coletados;
  • controlar parâmetros desejados;
  • identificar procedimentos técnicos;
  • emitir ordem de compra;
  • elaborar anteprojeto;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • negociar propostas;
  • preparar ensaios;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • requisitar materiais;
  • calcular ensaios;
  • atender às necessidades do cliente;
  • identificar as características dos resíduos;
  • gerenciar logística;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • programar os serviços;
  • elaborar cronograma;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • fazer vistoria técnica;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • aplicar ações corretivas;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • discutir o projeto;
  • programar a execução dos serviços;
  • coletar amostras;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • elaborar croqui;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • revisar os projetos;
  • emitir relatório final;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • atuar com liderança;
  • verificar condições técnicas do local;
  • elaborar propostas de venda;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • elaborar memória de cálculo;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • realizar medições;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • atuar com ousadia;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • fixar parâmetros técnicos;
  • realizar ensaios;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;


Setores que mais contratam Técnico de saneamento no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




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