Salário para o cargo de Técnico de saneamento
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Técnico de saneamento - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Técnico de saneamento

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • realizar trabalhos em laboratório;
  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar o trabalho;
  • supervisionar obras;
  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • padronizar procedimentos técnicos;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • realizar vistorias técnicas;
  • orçar obras;
  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • supervisionar equipes;
  • preservar o meio ambiente;

Atividades

  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • elaborar relatórios;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • elaborar composições unitárias;
  • fazer vistoria técnica;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • fiscalizar obras;
  • emitir relatório final;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • identificar fontes de poluição;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • analisar origem das solicitações;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • gerenciar logística;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • atender às necessidades do cliente;
  • controlar parâmetros desejados;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • revisar os projetos;
  • verificar tipo de vistoria;
  • elaborar croqui;
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • trabalhar em equipe;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • especificar materiais;
  • emitir parecer técnico;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • elaborar propostas de venda;
  • supervisionar campanha educativa;
  • atuar com ousadia;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • coletar amostras;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • preparar o local de trabalho;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • elaborar cronograma;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • propor ações preventivas;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • elaborar anteprojeto;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • realizar medições;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • emitir ordem de compra;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • registrar alterações de serviços;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • cotar insumos e serviços;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • elaborar memorial descritivo;
  • calcular ensaios;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • verificar condições técnicas do local;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • fixar parâmetros técnicos;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • dominar softwares específicos;
  • treinar equipes;
  • realizar ensaios;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • empregar normas técnicas;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • analisar dados coletados;
  • aplicar ações corretivas;
  • agir com iniciativa;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • estudar projetos;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • discutir o projeto;
  • demonstrar criatividade;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • negociar propostas;
  • requisitar materiais;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • solicitar projetos complementares;
  • identificar as características dos resíduos;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • analisar contrato de obras;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • submeter o projeto à aprovação;
  • preparar ensaios;
  • programar a execução dos serviços;
  • atuar com liderança;
  • programar os serviços;
  • elaborar memória de cálculo;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • detalhar o projeto;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • identificar procedimentos técnicos;


Setores que mais contratam Técnico de saneamento no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




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