Salário para o cargo de Técnico de saneamento
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Técnico de saneamento - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Técnico de saneamento

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • orçar obras;
  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • realizar vistorias técnicas;
  • preservar o meio ambiente;
  • planejar o trabalho;
  • supervisionar obras;
  • realizar trabalhos em laboratório;
  • demonstrar competências pessoais;
  • padronizar procedimentos técnicos;
  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • supervisionar equipes;

Atividades

  • controlar parâmetros desejados;
  • emitir relatório final;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • estudar projetos;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • negociar propostas;
  • aplicar ações corretivas;
  • cotar insumos e serviços;
  • solicitar projetos complementares;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • especificar materiais;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • calcular ensaios;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • preparar ensaios;
  • analisar dados coletados;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • fixar parâmetros técnicos;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • programar a execução dos serviços;
  • identificar fontes de poluição;
  • emitir ordem de compra;
  • atuar com liderança;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • elaborar anteprojeto;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • verificar condições técnicas do local;
  • analisar origem das solicitações;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • demonstrar criatividade;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • gerenciar logística;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • registrar alterações de serviços;
  • trabalhar em equipe;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • atender às necessidades do cliente;
  • identificar as características dos resíduos;
  • atuar com ousadia;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • elaborar croqui;
  • dominar softwares específicos;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • detalhar o projeto;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • agir com iniciativa;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • elaborar memorial descritivo;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • emitir parecer técnico;
  • propor ações preventivas;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • elaborar memória de cálculo;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • elaborar propostas de venda;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • identificar procedimentos técnicos;
  • requisitar materiais;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • treinar equipes;
  • discutir o projeto;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • realizar ensaios;
  • submeter o projeto à aprovação;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • fazer vistoria técnica;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • supervisionar campanha educativa;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • revisar os projetos;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • realizar medições;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • coletar amostras;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • programar os serviços;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • empregar normas técnicas;
  • elaborar composições unitárias;
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • preparar o local de trabalho;
  • verificar tipo de vistoria;
  • elaborar relatórios;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • fiscalizar obras;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • elaborar cronograma;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • analisar contrato de obras;


Setores que mais contratam Técnico de saneamento no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




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