Salário para o cargo de Técnico de inspeção e especificação de materiais e equipamentos de obras de saneamento
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Técnico de inspeção e especificação de materiais e equipamentos de obras de saneamento - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Técnico de inspeção e especificação de materiais e equipamentos de obras de saneamento

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • orçar obras;
  • realizar vistorias técnicas;
  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • supervisionar obras;
  • demonstrar competências pessoais;
  • padronizar procedimentos técnicos;
  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • planejar o trabalho;
  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • supervisionar equipes;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • realizar trabalhos em laboratório;
  • preservar o meio ambiente;

Atividades

  • dominar softwares específicos;
  • identificar procedimentos técnicos;
  • preparar o local de trabalho;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • elaborar anteprojeto;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • fiscalizar obras;
  • propor ações preventivas;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • solicitar projetos complementares;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • detalhar o projeto;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • demonstrar criatividade;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • fazer vistoria técnica;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • revisar os projetos;
  • verificar condições técnicas do local;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • programar os serviços;
  • aplicar ações corretivas;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • trabalhar em equipe;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • elaborar cronograma;
  • analisar origem das solicitações;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • preparar ensaios;
  • realizar medições;
  • atender às necessidades do cliente;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • elaborar composições unitárias;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • discutir o projeto;
  • programar a execução dos serviços;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • elaborar propostas de venda;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • identificar as características dos resíduos;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • supervisionar campanha educativa;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • emitir relatório final;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • verificar tipo de vistoria;
  • analisar dados coletados;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • requisitar materiais;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • elaborar relatórios;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • treinar equipes;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • identificar fontes de poluição;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • coletar amostras;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • atuar com ousadia;
  • realizar ensaios;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • elaborar memória de cálculo;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • elaborar memorial descritivo;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • gerenciar logística;
  • atuar com liderança;
  • negociar propostas;
  • analisar contrato de obras;
  • emitir parecer técnico;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • emitir ordem de compra;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • empregar normas técnicas;
  • calcular ensaios;
  • fixar parâmetros técnicos;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • controlar parâmetros desejados;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • cotar insumos e serviços;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • estudar projetos;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • registrar alterações de serviços;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • especificar materiais;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • elaborar croqui;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • agir com iniciativa;
  • submeter o projeto à aprovação;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;


Setores que mais contratam Técnico de inspeção e especificação de materiais e equipamentos de obras de saneamento no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




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