Salário para o cargo de Técnico em construção civil (obras de saneamento)
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Técnico em construção civil (obras de saneamento) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Técnico em construção civil (obras de saneamento)

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • realizar vistorias técnicas;
  • padronizar procedimentos técnicos;
  • planejar o trabalho;
  • supervisionar obras;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • preservar o meio ambiente;
  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • orçar obras;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • supervisionar equipes;
  • realizar trabalhos em laboratório;

Atividades

  • realizar medições;
  • calcular ensaios;
  • identificar fontes de poluição;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • emitir ordem de compra;
  • elaborar relatórios;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • elaborar cronograma;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • detalhar o projeto;
  • supervisionar campanha educativa;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • analisar contrato de obras;
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • identificar procedimentos técnicos;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • fixar parâmetros técnicos;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • elaborar memória de cálculo;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • realizar ensaios;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • atuar com ousadia;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • requisitar materiais;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • elaborar anteprojeto;
  • elaborar propostas de venda;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • fazer vistoria técnica;
  • preparar o local de trabalho;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • estudar projetos;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • atender às necessidades do cliente;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • treinar equipes;
  • elaborar composições unitárias;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • programar os serviços;
  • propor ações preventivas;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • emitir relatório final;
  • demonstrar criatividade;
  • especificar materiais;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • fiscalizar obras;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • elaborar croqui;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • verificar tipo de vistoria;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • registrar alterações de serviços;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • agir com iniciativa;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • discutir o projeto;
  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • atuar com liderança;
  • revisar os projetos;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • submeter o projeto à aprovação;
  • coletar amostras;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • solicitar projetos complementares;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • controlar parâmetros desejados;
  • programar a execução dos serviços;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • identificar as características dos resíduos;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • aplicar ações corretivas;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • dominar softwares específicos;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • analisar dados coletados;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • negociar propostas;
  • empregar normas técnicas;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • elaborar memorial descritivo;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • cotar insumos e serviços;
  • preparar ensaios;
  • gerenciar logística;
  • verificar condições técnicas do local;
  • emitir parecer técnico;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • analisar origem das solicitações;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • trabalhar em equipe;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;


Setores que mais contratam Técnico em construção civil (obras de saneamento) no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Supervisor de trens
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Supervisor de trens