Salário para o cargo de Técnico em hidrometria (obras de saneamento)
CBO 3122-10 > Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Técnico em hidrometria (obras de saneamento) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de construção de obras de infra-estrutura. Auxiliam engenheiros no desenvolvimento de projetos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. Estruturam o serviço de coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservação do meio ambiente. Realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais e equipamentos. Padronizam procedimentos técnicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em construção civil, de edificações e obras de infraestrutura
        • Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuição de água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras atividades empresariais. Podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. Esses profissionais são empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sob supervisão ocasional. Estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e, muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura)

O exercício do cargo de Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) requer curso técnico de nível médio em construção civil - edificações, ou cursos afins, e registro no crea. Esses profissionais estão aptos a atuar em laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra e venda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentos topográficos e elaborando projetos. Atingem o pleno exercício da profissão depois de um a dois anos de prática profissional na área.


Funções e atividades do Técnico em hidrometria (obras de saneamento)

Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) devem:

  • realizar trabalhos em laboratório;
  • padronizar procedimentos técnicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preservar o meio ambiente;
  • supervisionar equipes;
  • realizar vendas e compras de materiais e equipamentos;
  • orçar obras;
  • supervisionar obras;
  • fazer levantamento e tabulação de dados;
  • estruturar coleta de resíduos sólidos;
  • desenvolver projetos de infraestrutura;
  • realizar vistorias técnicas;
  • planejar o trabalho;

Atividades

  • avaliar perfil de fornecedores e, ou clientes;
  • calcular ensaios;
  • instruir equipes de trabalho para a preservação do meio ambiente;
  • gerenciar arquivo técnico;
  • elaborar escalas de horários de trabalho;
  • realizar medições;
  • realizar inspeções técnicas de materiais e, ou equipamentos;
  • elaborar memória de cálculo;
  • identificar as características dos resíduos;
  • programar a execução dos serviços;
  • instalar equipamentos para coleta de dados;
  • verificar se a obra está sendo executada de acordo com o projeto e normas técnicas;
  • coletar dados referentes à fauna e flora;
  • gerenciar logística;
  • levantar dados quantitativos de projetos;
  • dimensionar recursos (humanos, materiais e equipamentos);
  • elaborar planilhas dos ensaios realizados;
  • negociar propostas;
  • implantar roteiros de coleta e, ou varrição;
  • dominar conhecimentos técnicos pertinentes à área de atuação;
  • atender às metas preestabelecidas;
  • atender às necessidades do cliente;
  • participar do desenvolvimento de materiais e produtos alternativos;
  • demonstrar capacidade de autodesenvolvimento;
  • aprovar roteiro de coleta;
  • aplicar ações corretivas;
  • elaborar memorial descritivo;
  • pesquisar novas tecnologias;
  • realizar visitas técnicas junto a fornecedores e, ou clientes;
  • demonstrar conhecimento em informática básica;
  • contatar fornecedores e, ou clientes;
  • participar da montagem e revisão de manuais técnicos;
  • montar banco de dados com as informações de solos e bacias hidrográficas;
  • elaborar propostas de venda;
  • verificar a utilização de equipamentos de proteção;
  • comunicar-se em idioma estrangeiro;
  • especificar materiais e equipamentos;
  • verificar condições de uso dos equipamentos;
  • cadastrar fornecedores e, ou clientes;
  • participar do desenvolvimento das normas e procedimentos;
  • elaborar registro do problema (croqui, fotografias, filmagens e medições);
  • implantar projetos de reflorestamento e recuperação de matas;
  • registrar dados para alimentar o projeto ´as built´;
  • estruturar campanhas de prevenção e combate a incêndios;
  • elaborar cronograma;
  • emitir relatório de viabilidade técnico-financeira;
  • acompanhar a execução e o cronograma dos serviços;
  • preparar amostras de acordo com as especificações;
  • trabalhar de acordo com normas de higiene, saúde e segurança no trabalho;
  • participar da elaboração e revisão das normas e procedimentos;
  • fixar parâmetros técnicos;
  • fiscalizar obras;
  • revisar os projetos;
  • elaborar cronograma físico-financeiro;
  • analisar dados coletados;
  • demonstrar raciocínio lógico e abstrato;
  • fiscalizar a elaboração e análise final de projetos terceirizados;
  • preparar ensaios;
  • verificar tipo de vistoria;
  • atuar com capacidade de gerenciar;
  • fornecer dados para elaboração da eia, rima, rca e pca;
  • treinar equipes;
  • comunicar-se corretamente nas formas verbal e escrita;
  • discutir o projeto;
  • requisitar materiais;
  • analisar origem das solicitações;
  • elaborar projetos de infraestrutura;
  • preparar o local de trabalho;
  • propor soluções para resolução de problemas;
  • diagnosticar a realidade do local;
  • elaborar anteprojeto;
  • emitir parecer técnico;
  • efetuar vistorias e perícias técnicas circundantes ao ecossistema local;
  • estudar projetos;
  • analisar contrato de obras;
  • sugerir formas de minimização de impactos ambientais;
  • elaborar planilhas de custos diretos e indiretos;
  • coletar amostras;
  • verificar condições técnicas do local;
  • elaborar planta cadastral da região;
  • realizar ensaios;
  • realizar demonstração técnica do produto;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • dominar softwares específicos;
  • elaborar relatórios;
  • elaborar roteiro de coleta e, ou varrição;
  • atuar com ousadia;
  • alterar projeto de acordo com imprevistos da obra;
  • participar da elaboração de planos de segurança das áreas de mananciais;
  • emitir relatório final;
  • especificar materiais;
  • propor ações preventivas;
  • supervisionar o cumprimento de tarefas;
  • identificar possíveis causas do problema;
  • elaborar croqui;
  • compatibilizar possíveis interferências de projetos;
  • providenciar carteira de habilitação;
  • registrar alterações de serviços;
  • dominar normas técnicas e de procedimento;
  • fazer vistoria técnica;
  • ajustar modificações nos roteiros;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • emitir ordem de compra;
  • empregar normas técnicas;
  • detalhar o projeto;
  • identificar fontes de poluição;
  • cotar insumos e serviços;
  • supervisionar serviços de recuperação de áreas degradadas;
  • atuar com liderança;
  • controlar a qualidade dos produtos e serviços;
  • respeitar normas, leis e decretos ambientais;
  • elaborar composições unitárias;
  • supervisionar a execução dos serviços de acordo com cronograma;
  • programar os serviços;
  • planejar a forma de obtenção dos dados;
  • planejar campanhas educativas para coleta de resíduos sólidos;
  • fiscalizar aplicação de normas e regulamentos;
  • agir com iniciativa;
  • controlar parâmetros desejados;
  • identificar procedimentos técnicos;
  • trabalhar em equipe;
  • submeter o projeto à aprovação;
  • contatar órgãos municipais, estaduais ou federais para possibilitar a execução do trabalho;
  • relatar anomalias aos superiores;
  • elaborar o projeto ´as built´;
  • supervisionar campanha educativa;
  • efetuar levantamento topográfico;
  • solicitar projetos complementares;
  • codificar materiais e, ou equipamentos;


Setores que mais contratam Técnico em hidrometria (obras de saneamento) no mercado de trabalho

  • Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas
  • Serviços de engenharia
  • Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas
  • Construção de edifícios
  • Captação, tratamento e distribuição de água
  • Imunização e controle de pragas urbanas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Gestão de redes de esgoto
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de limpeza
  • Outras obras de engenharia civil
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades relacionadas a esgoto
  • Construção de obras-de-arte especiais
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Testes e análises técnicas
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
  • Atividades de atendimento hospitalar




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