Salário para o cargo de Técnico de comutação telefônica
CBO 3133-15 > Técnicos em telecomunicações

Técnico de comutação telefônica - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam na elaboração de projetos de telecomunicação, instalam, testam e realizam manutenções preventiva e corretiva de sistemas de telecomunicações. Supervisionam tecnicamente processos e serviços de telecomunicações. Reparam equipamentos e prestam assistência técnica aos clientes, ministram treinamentos, treinam equipes de trabalho e elaboram documentação técnica.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em eletroeletrônica e fotônica
        • Técnicos em telecomunicações

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Principais locais de trabalho

Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em telecomunicações

O exercício desse cargo requer formação técnica de nível médio na área de telecomunicações.


Funções e atividades do Técnico de comutação telefônica

Técnicos em telecomunicações devem:

  • prestar assistência técnica ao cliente;
  • testar sistemas de telecomunicações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações;
  • elaborar documentação técnica;
  • reparar equipamentos;
  • realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações;
  • ministrar treinamento;
  • participar na elaboração de projetos de telecomunicações;
  • instalar sistemas de telecomunicações;

Atividades

  • ministrar treinamento em novas tecnologias;
  • supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro;
  • elaborar esquemas para projetos;
  • contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe;
  • verificar a infraestrutura;
  • consultar manual de instalação;
  • programar o sistema de telecomunicações;
  • distribuir tarefas para equipes de trabalho;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar habilidade de leitura e redação;
  • demonstrar criatividade para resolver problemas;
  • avaliar entroncamento;
  • avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes;
  • reprogramar o sistema de telecomunicações;
  • organizar o tempo;
  • elaborar esquemas;
  • redimensionar equipamentos;
  • quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra;
  • demonstrar iniciativa;
  • acompanhar teste de laboratório;
  • consultar especificações e normas técnicas;
  • avaliar condições de funcionamento dos equipamentos;
  • orientar equipes de trabalho;
  • elaborar relatórios de desempenho;
  • configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto;
  • dominar terminologia técnica em outros idiomas;
  • verificar o fornecimento de energia;
  • efetuar ajustes do sistema;
  • ministrar treinamento em área específica;
  • efetuar ajustes;
  • verificar alimentação do sistema;
  • instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações;
  • trocar componentes;
  • identificar falhas no sistema de telecomunicações;
  • instalar cabeamento;
  • definir plataforma de equipamentos;
  • treinar usuário final;
  • manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente;
  • ativar o sistema;
  • interpretar especificações e normas técnicas;
  • medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos;
  • redimensionar a rede;
  • levantar o custo do projeto;
  • especificar mão-de-obra;
  • substituir componentes do sistema;
  • fixar componentes de sistemas de telecomunicações;
  • treinar equipe de trabalho;
  • fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico;
  • avaliar desempenho de equipes de trabalho;
  • orientar sobre aplicações de soluções técnicas;
  • prospectar novos negócios para empresa;
  • verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações;
  • efetuar interligações dos equipamentos;
  • interagir com os clientes;
  • identificar a instrumentação necessária;
  • corrigir as falhas do sistema de telecomunicações;
  • acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas;
  • elaborar rotinas de teste;
  • demonstrar habilidade manual;
  • efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações;
  • levantar dados e informações do projeto;
  • detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas;
  • configurar os softwares do equipamento;
  • demonstrar conhecimentos básicos de informática;
  • capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação;
  • absorver novas tecnologias;
  • especificar equipamentos (comutação, transmissão, rede e comunicação de dados);
  • demonstrar habilidade de comunicação;
  • configurar equipamentos no projeto;
  • executar rotinas de teste;
  • testar conexões;
  • intermediar relações entre cliente e empresa;
  • avaliar a necessidade de conserto;
  • analisar relatórios técnicos;
  • especificar planos de trabalho;
  • demonstrar poder de concentração;
  • demonstrar habilidade de autodesenvolvimento;
  • demonstrar visão espacial;


Setores que mais contratam Técnico de comutação telefônica no mercado de trabalho

  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Outras atividades de telecomunicações
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços de engenharia
  • Serviços de entrega rápida
  • Serviço móvel especializado - sme
  • Comércio atacadista de componentes eletrônicos e equipamentos de telefonia e comunicação
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




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