Salário para o cargo de Técnico de comutação telefônica
CBO 3133-15 > Técnicos em telecomunicações

Técnico de comutação telefônica - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam na elaboração de projetos de telecomunicação, instalam, testam e realizam manutenções preventiva e corretiva de sistemas de telecomunicações. Supervisionam tecnicamente processos e serviços de telecomunicações. Reparam equipamentos e prestam assistência técnica aos clientes, ministram treinamentos, treinam equipes de trabalho e elaboram documentação técnica.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em eletroeletrônica e fotônica
        • Técnicos em telecomunicações

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em telecomunicações

O exercício desse cargo requer formação técnica de nível médio na área de telecomunicações.


Funções e atividades do Técnico de comutação telefônica

Técnicos em telecomunicações devem:

  • elaborar documentação técnica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar na elaboração de projetos de telecomunicações;
  • ministrar treinamento;
  • prestar assistência técnica ao cliente;
  • instalar sistemas de telecomunicações;
  • testar sistemas de telecomunicações;
  • realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações;
  • supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações;
  • reparar equipamentos;

Atividades

  • efetuar ajustes do sistema;
  • avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes;
  • verificar alimentação do sistema;
  • elaborar rotinas de teste;
  • capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação;
  • especificar planos de trabalho;
  • executar rotinas de teste;
  • elaborar esquemas;
  • levantar dados e informações do projeto;
  • verificar a infraestrutura;
  • fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico;
  • avaliar entroncamento;
  • contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe;
  • instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações;
  • elaborar relatórios de desempenho;
  • efetuar ajustes;
  • detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas;
  • demonstrar habilidade de leitura e redação;
  • absorver novas tecnologias;
  • definir plataforma de equipamentos;
  • organizar o tempo;
  • levantar o custo do projeto;
  • orientar sobre aplicações de soluções técnicas;
  • redimensionar equipamentos;
  • treinar usuário final;
  • treinar equipe de trabalho;
  • demonstrar visão espacial;
  • trocar componentes;
  • instalar cabeamento;
  • efetuar interligações dos equipamentos;
  • efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações;
  • substituir componentes do sistema;
  • programar o sistema de telecomunicações;
  • interpretar especificações e normas técnicas;
  • ministrar treinamento em novas tecnologias;
  • configurar equipamentos no projeto;
  • dominar terminologia técnica em outros idiomas;
  • reprogramar o sistema de telecomunicações;
  • elaborar esquemas para projetos;
  • interagir com os clientes;
  • ativar o sistema;
  • identificar falhas no sistema de telecomunicações;
  • trabalhar em equipe;
  • distribuir tarefas para equipes de trabalho;
  • demonstrar habilidade manual;
  • especificar equipamentos (comutação, transmissão, rede e comunicação de dados);
  • corrigir as falhas do sistema de telecomunicações;
  • demonstrar conhecimentos básicos de informática;
  • quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra;
  • configurar os softwares do equipamento;
  • analisar relatórios técnicos;
  • consultar manual de instalação;
  • prospectar novos negócios para empresa;
  • especificar mão-de-obra;
  • demonstrar poder de concentração;
  • consultar especificações e normas técnicas;
  • supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro;
  • configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto;
  • demonstrar criatividade para resolver problemas;
  • verificar o fornecimento de energia;
  • ministrar treinamento em área específica;
  • redimensionar a rede;
  • manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente;
  • avaliar condições de funcionamento dos equipamentos;
  • demonstrar habilidade de autodesenvolvimento;
  • orientar equipes de trabalho;
  • medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos;
  • avaliar desempenho de equipes de trabalho;
  • testar conexões;
  • identificar a instrumentação necessária;
  • fixar componentes de sistemas de telecomunicações;
  • demonstrar habilidade de comunicação;
  • demonstrar iniciativa;
  • acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas;
  • intermediar relações entre cliente e empresa;
  • acompanhar teste de laboratório;
  • verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações;
  • avaliar a necessidade de conserto;


Setores que mais contratam Técnico de comutação telefônica no mercado de trabalho

  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
  • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Outras atividades de telecomunicações
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
  • Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Serviços de engenharia
  • Serviços de entrega rápida
  • Serviço móvel especializado - sme
  • Comércio atacadista de componentes eletrônicos e equipamentos de telefonia e comunicação
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Atividades de teleatendimento
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




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